Terapia Afirmativa

Terapia Afirmativa Klecius Borges

Resenhas - Terapia Afirmativa

Luiza 04/06/2011

Muito senso comum, fala algumas besteiras sexistas também.
Não é direcionado para psicólogos, mas sim, para curiosos simpatizantes do tema.
Lecticia.Nunes 28/01/2020minha estante
Também achei meio sexista. Sobre o direcionamento para psicólogos, discordo um pouco. Ano passado mesmo tivemos um grupo concorrendo ao Conselho que apoiava a "cura gay", seria ingênuo achar que todo psicólogo tem mente aberta e sabe lidar com demandas LGBT+ da maneira correta, às vezes não sabem nem diferencias identidade de gênero e orientação sexual.

Rebeca 22/06/2020

Um livro técnico sobre a psicologia afirmativa, mas raso
Klecius Borges nos traz nesse livro um start para pensar sobre a importância de terapeutas/psicólogos especializados e com um aprofundamento maior no conhecimento sobre os lgbti+. Incluindo aí as dificuldades que passam de uma forma geral.
Ele alerta sobre os perigos de um psicólogo não preparado para receber essa comunidade e as especificações que rodeiam esse grupo.
Achei meio raso no sentido de fixar mais no grupo lésbicas e gays, apesar de ainda assim ser raso sobre esses dois grupos. Além disso, traz poucas informações à respeito dos conflitos internos, os conflitos externos e uma reflexão maior sobre como lidar com esse paciente de uma forma mais afirmativa.

Paula 15/06/2021

Com algumas passagens bacanas e válidas, mas fala muito superficialmente sobre o assunto. Talvez eu tenha colocado muita expectativa sobre.

Drigouvea 12/08/2013

Interessante. Questiono algumas coisas e gostaria de conversar com o autor sobre. Mas vale a pena.

Lecticia.Nunes 28/01/2020

Interessante, mas bem básico
Mesmo o livro sendo básico e meio senso comum, ainda sim considero que ele pode e deve ser lido por psicólogos. Apesar da existência das resoluções 01/1999 e 01/2018 do CRP sobre homossexuais e transgêneros, respectivamente, muitos psicólogos, formados e em formação, são muito preconceituosos, inclusive a chamada "cura gay" está voltando a ter força. Além da questão do preconceito, muitos profissionais e estudantes da Psicologia ainda não entendem o básico de orientação sexual ou identidade de gênero (apesar que esse último ponto não é abordado do livro), ou seja, mais um motivo para ler esse livro. Seria utópico demais afirmar que todos os psicólogos são livres de preconceitos e que entendem o básico da comunidade LGBT.
Como não existe muito material escrito no Brasil sobre a Terapia Afirmativa, considerei que esse livro era referência no tema, visto que foi o único livro que achei a respeito (o restante foi em artigo científico, que inclusive referenciaram o autor). No começo gostei bastante, mas depois percebi que o que me empolgou mais foi a existência de uma psicoterapia voltada para LGBTs do que o conteúdo do livro em si. Dentro da comunidade LGBT+ é bem evidente que o homem gay é muito mais visto do que a lésbica, e que os bissexuais são muitas vezes esquecidos. Achei que não encontraria isso nesse livro, mas não foi o que aconteceu. O primeiro ponto foi que em muitos momentos ele usa a palavra "gay" generalizando homens e mulheres homossexuais, e mesmo explicando que iria generalizar dessa forma para ficar mais fácil achei isso um ponto negativo, porque ele mesmo afirma que antigamente os estudos dos homens gays eram generalizados paras as lésbicas, ou seja, não se estudava especificamente sobre elas, e mesmo que seja uma questão de escolha de nomenclatura pelo autor isso me irritou um pouco.
Outro ponto que me incomodou foi que o autor deixou os bissexuais de lado no decorrer do livro, apesar de o subtítulo da obra incluir o grupo. Essa questão fica bem evidente no momento em que ele aborda a sexualidade: há cerca de duas páginas para a sexualidade da lésbica, quatro páginas para o gay e... zero para os bis. Como uma pessoa bi e interessada no assunto achei bem injusto, considero que a bissexualidade tem questões muito específicas que deveriam ter sido mais bem aprofundadas durante a obra. Sendo um livro de poucas páginas, não teria sido nenhum problema deixá-lo mais completo. Senti falta também de algo mais técnico relacionado à prática clínica e talvez um resumo sobre como outras abordagens lidam com a questão LGBT, sendo que o autor só falou da abordagem que segue, a junguiana.
Mas vamos para os pontos positivos: O livro é muito bem referenciado, anotei váários autores importantes sobre o tema (e descobri outro termo, "pink therapy", que me parece quase a mesma coisa que terapia afirmativa), o que é importante na Academia; o começo traz vários contextos históricos bem legais; há conceituações de homofobia bem legais que permitem que o psicólogo entenda mais as demandas do público LGBT+; o objetivo da terapia afirmativa fica bem esclarecido.

psi.anacavalheiro 21/09/2023

Achei um livro básico e com um pouco de senso comum. Creio que seja legal para adentrar ao conceito de Terapia Afirmativa, mas apenas isso. Em relação ao manejo e conceitos referentes as relações homossexuais e a forma de conduzir o processo psicoterapeutico achei abrangente demais e com alguns esteriótipos.