A Rede de Alice

A Rede de Alice Kate Quinn

Resenhas - A rede de Alice

Sara.Pasetto 16/04/2024

A Rede de Alice de Kate Quinn narra através de Charlie e Eve acontecimentos da Primeira Guerra Mundial e eventos posteriores a Segunda Guerra Mundial que se entrelaçam, com muitos detalhes históricos que é meu objetivo de leitura e quase 100% verídicos, como a autora explica no final.

Com certeza a história de Eve como espiã me prendeu bem mais que a de Charlie, que é mais dramática e romântica.

Ver que mulheres tiveram papéis fundamentais na Guerra me deixam orgulhosa e ao mesmo tempo triste, pois quase não se falam delas.

Luiza.Paranagua 08/04/2024

Diferente
Para falar a verdade eu já estou um pouco saturada de historias europeia/americanas sobre guerra, mas essa me pegou e senti que saiu do de sempre. Adorei as personagens também e torci muito por elas, adoraria assistir uma minissérie.

Luana0612 29/03/2024

Amo romances históricos!
A rede de Alice é uma história fictícia inspirada na realidade das redes de espionagem ocorridas durante a primeira guerra mundial, mostrando ao mundo o trabalho e a importância das mulheres nesse período.
Mulheres tendem a ser esquecidas em toda história, sendo completamente invisibilizadas, desde o trabalho doméstico, até o confronto direto na guerra. São excluídas por inúmeros motivos, que vão desde o desdém pela mulher, que ainda é fortemente descredibilizada em todas as áreas que atua, até a ideia de que ser feminina implica necessariamente em ser passiva, evitar confrontos e se demonstrar fraca.
Sendo assim, as mulheres da rede de Alice rompem esses paradigmas e os utilizam de forma brilhante com o intuito de conquistar inteligentemente informações cruciais para derrotar seus oponentes.
Incrível ver como Kate Quinn soube relatar brilhantemente a trajetória dessas incríveis mulheres!

Marcela115 12/03/2024

Ficção dos tempos de guerra, o livro conta a história de duas mulheres diferentes que acabam tendo um ponto em comum. A autora faz um excelente trabalho apresentando duas linhas do tempo, situadas na 1ª e 2ª Guerras Mundiais, deixando a leitura bem fluida! Boa leitura, recomendo!

Jose151 05/03/2024

Tenho esse livro desde de 2019 e julguei muito pela capa, só agora decidi ler, me arrependo muito de não ter lido antes.
Simplesmente perfeito, cada detalhe descrito, cada cena, os personagens e o que deixa o livro ainda melhor é saber que 80% dele é baseado em fatos reais. Histórias tiradas de cartas e livros antigos, historia que nunca foram contadas na escola e isso me fez refletir muito sobre como as mulheres sobreviveram e foram importantes na guerra e não só os militares como muitos pensam. Eu super indico e leria mil vezes se pudesse.

Erica 03/03/2024

Muito bom!
E no final, ficou melhor ainda quando vi que muito da história era real.

Mapa de personagens:

Finn Kilgore
René Bordelon

Rafa 29/02/2024

We can do It!
Que livro sensacional! Ler sobre o papel das mulheres na segunda e primeira guerra mundial, é inspirador! Não sabia da existência da Rede de Alice e conhecer mais, nossa me deixou fascinada! É de uma coragem, de uma força e resiliência, que faltam palavras pra descrever.

indayaripardo 27/02/2024

Não sei pq demorei tanto
A rede de Alice conta a história de uma espiã recrutada para uma das maiores redes de espionagem durante a 1º guerra Mundial, Evellyn Gardiner era uma secretária invisível na sociedade, até que um militar enxerga nela a possibilidade de torná-la uma espiã. E ela se torna uma pupila para a rainha mestre da Rede de Alice, em paralelo conta a história de Charlotte Saint Clair, uma jovem de 19 anos grávida que procura sua prima que desapareceu na adolescência. O destino das suas se cruzam quando Charlotte procura Evellyn para ajudá-la a encontrar sua prima e descobrem um inimigo em comum: René, o homem que arruinou a vida de Eve durante a sua espionagem.
Elas viajam a França inteira acompanhadas de Finn, um escocês protetor e charmoso com quem Charlie terá um romance.
Seu inimigo conseguiu fugir? O passado de ambos são repletos de perdas, mas qual será o futuro?

Eu demorei anos pra terminar esse livro e agora que acabei não consigo dizer pq, ele é muito bom. Os últimos 20% do livro tem uma evolução envolvente, tem romance, suspense, mistério, amizade, perdão. Acho que o que me travou mais foi a construção da história de cada personagem, antes de liga-las de forma mais profunda.

Elizabeth 25/02/2024

Romance histórico inspirado na história real de Louise de Bettignies. O livro fala sobre a guerra, seus horrores, suas consequências? e o quanto ela é capaz de destruir cidades, famílias, seres humanos.
O livro é bom, mas o melhor foi conhecer um pouco da história de Louise.

Analice 18/02/2024

Melhor livro que li no último ano
Maravilhoso, envolvente, um romance histórico baseado em histórias reais de tirar o fôlego! Super recomendo!

Elaine 12/02/2024

A rede de Alice acaba de entrar para a lista dos meus livros preferidos.
A história é ambientada na primeira guerra mundial e pós segunda guerra. A autora fez uma construção sensacional da história, e ainda no final ela faz todas as justificativas históricas e fictícias sobre os fatos do livro.
Uma das coisas mais marcantes desse livro pra mim foi o fato de haver uma personagem gaga, importante ressaltar que não é comum as pessoas darem atenção à gagueira, menos comum ainda é a descrição tão precisa da autora nas falas da personagem (no final ela explica pq dessa descrição precisa). Eu me atentei a gagueira no livro pois, sou fonoaudióloga e trabalho especificamente com esse transtorno de fala, é muito importante que as pessoas que gaguejam tenham essa visibilidade.
Enfim, o livro é sensacional, uma narrativa ótima! Recomendo muito!

Isa 31/01/2024

Incrível!
Amei muito essa história, recomendo pra todo mundo. Me apeguei aos personagens, torci por cada um deles, e achei incrível conhecer sobre a rede de Alice, que de fato existiu.
Foi uma leitura bem fora da minha zona de conforto, ainda bem que peguei.
Apesar de grande, achei a escrita bem fluida. Pretendo ler outros livros da autora.

Beatricets 30/01/2024

História memorável
Aquela ficção baseada em fatos reais que te engole para uma realidade dura de encarar, mas extremamente bem construída e envolvente.
Esse livro foi uma baita surpresa pra mim. Pela capa, eu jamais escolheria lê-lo. Mas li graças ao clube de leitura que participo.

A construção profunda de personagens e a forma como os fatos históricos e o cenário de guerra se misturam com cenas de suspense, romance e drama, é realmente um dom de escrita da autora. Foram 500 páginas que poderiam ter sido 1000, e eu leria.

São duas personagens principais e duas narrativas em tempos diferentes: Charlie no presente pós guerra e Eve como espiã no período de guerra. Duas mulheres que se encontram em certo momento e por um certo motivo. Ambas buscam respostas e vingança.

Uma história que relata o trabalho de espionagem
feito por mulheres corajosas (a tal Rede de Alice), que eram muito subestimadas pelos homens, e que usam isso à seu favor: trabalham como espiãs para tirar informações importantes dos alemães sobre os ataques à França e, com isso, colaborar para o fim da guerra. Afinal, nada tão poderoso quanto a informação.

Mas esse romance vai muito além dos fatos históricos; o ritmo de leitura é rápido e não é cansativo. A Rede de Alice é uma história de luta e sofrimento, mas é também uma história muito forte e linda sobre laços de amizade.

Pra mim, uma das coisas mais incríveis que a autora conseguiu fazer foi criar uma personagem tão bem construída e que foi se transformando com o passar do tempo. A Eve do pós guerra é completamente diferente da Eve inocente do passado. Através dela, a autora conseguiu mostrar de forma brilhante os traumas e as marcas que uma guerra pode deixar nas pessoas. E a guerra afetou a sua forma de se relacionar com as pessoas, de encarar a vida, seu jeito de ser, de falar e de se enxergar. Eve é uma personagem extremamente bem construída e inesquecível, que carrega uma culpa e traumas inimagináveis.

Enfim, um livro memorável que quero panfletar muito por aí.

Ps: não deixe de ler as considerações finais da autora, ela explicita o que é ficção e o que é real. E olha que tem muita coisa real, você vai ficar chocado.