Uma janela em Copacabana

Uma janela em Copacabana Luiz Alfredo Garcia-Roza

Resenhas - uma janela em copacabana

Luh 08/09/2023

Um suspense policial que prende sua atenção do início ao fim. Leitura fácil, porém com detalhes que te faz viajar nos cenários e personagens. Esperava mais do final, mas por outro lado, retrata bem a realidade brasileira. Super indico.

NathAlia278 16/04/2023

Oq eu achei do livro:
Eu não gostei muito do livro, e achei muito sem sal a última página. Eu não sou muito fã desses estilos de livro mas achei que seria melhor.

Wolsey 08/04/2023

Excelente!
Uma série que vem melhorando a cada livro.
Uma Janela em Copacabana traz o melhor do estilo do autor.
Não é tão sombrio como Achados e Perdidos, mas chega a ser mais instigante que todos os anteriores. Prende o leitor e dá pra ler em pouco tempo.
Os finais peculiares são o fecho de ouro em todos os livros e a verossimilhança dos personagens com o padrão real torna a leitura mais prazerosa.
Pena que a série acaba daqui a 5 livros.

Rafa.Dulce 15/07/2022

Verossimilhança do mundo policial
Com uma leitura fácil, Luiz Alfredo Garcia-Roza constrói uma narrativa bastante interessante, precisa e muito agradável para quem conhece a zona sul do Rio de Janeiro, já que parece que estamos andando junto com o delegado Espinoza. O final é bem surpreendente!

Alê Guimarães 18/02/2022

Romance policial
Um romance policial ambientado em Copacabana e que faz parte de uma série se outros com o personagem Espinosa. Não me cativou muito e acho que faltou um pouco de ritmo.

Hagamis 17/02/2022

Só isso?
Começando pelo fluxo de escrita.
É bom, mas com algumas intervenções no meio. Como se digirisse por uma estrada límpida e de repente seu carro quebrasse e depois voltasse ao normal tudo em 5 minutos.
Personagens: eu simplesmente ODEIO o protagonista. Não que ele tenha feito algo significativo ou ruim.
Simplesmente não consigo gostar de um quarentão com péssimos hábitos, tirando o gosto dele por leitura não tem nada que eu possa me identificar.
Minhas personagens favoritas foram Serena e Irene. Meus amores, mulheres maravilhosas. Apesar de alguns deslizes...
Desfecho: fiquei decepcionada com a conclusão. Tinha que ser o Brasil, para que o livro terminasse desse jeito.
Teve um acontecimento que tinha elevado minha expectativas, e ai teria um grande plot twist, uma OPORTUNIDADE INCRÍVEL! Mas blé.
Perderam e pegaram um caminho mais seguro.

Foi uma leitura diferente. Diria que razoável é ideal pra esse livro.

k.j. 15/11/2021

medíocre tal qual a investigação
é bom, não gostei muito da escrita do autor, mas é uma ótima pedida para se entreter e só;

para uma história de investigação, muito pouco é investigado, só tem raros vislumbres e pouca coisa substancial, bem raso.

fiquei curioso pelo fim, pois a história não se concluía e quando o final veio, bem, foi apenas okay.

Cissa 27/10/2021

?Uma janela em Copacabana?, de Luiz Alfredo Garcia-Roza.
Eu, particularmente, achei uma leitura muito bem elaborada, e o livro me prendeu a cada página que eu lia. Quanto mais eu lia, mais queria saber o que poderia acontecer, fora as teorias que eu ia criando enquanto lia.

Já vi inúmeros filmes com a trama policial como ênfase, e este livro de Garcia-Roza conta, em especial, a história do delegado Espinosa - um homem residente do bairro Peixoto, na zona norte do Rio de Janeiro - durante o caso da morte, inicialmente, de três companheiros da Décima Segunda DP.

A trama é carregada pelas seguinte questões: quem está matando policiais e por qual (ou quais) motivo(s)? Há bastante descrição dos lugares, o que eu acho um ponto extremamente positivo, além de abordar inúmeras outras temáticas, como a prostituição ainda presente, a ênfase da apresentação dos bairros e localidades do RJ e a atuação feminina, querendo ou não, no crime.

Confesso que o final pode decepcionar alguns leitores, mas, no meu caso em especial, não deixou tanto a desejar. Gostei da forma como o livro foi terminado, deixando a nossa própria mente tirar nossas próprias conclusões acerca do que realmente aconteceu durante a trama toda (no entanto, o discurso final nos leva a pensar como o Espinosa). Mas, ainda, nos dá a liberdade de escolher nosso próprio final. E logo depois que terminei a leitura, descobri que há mais uns 7 livros com a participação do personagem Espinosa (o que me deixou totalmente curiosa por esses outros livros, quem sabe eu não leia qualquer dia?)

Foi um tapa na minha própria cara de que devemos valorizar mais a leitura e cultura nacional! Excelente livro! (UERJ acertou em cheio escolhendo tal livro).

Dani.Giardin 15/06/2020

Ótimo suspense
Suspense bem escrito, rápido de ler, instigante e inteligente. Super indico!

Gláucia 26/08/2018

Uma Janela em Copacabana - Luiz Alfredo Garcia-Roza
Três policiais são mortos assim como sua amantes e como há muito em comum entre eles acredita-se se tratar de uma queima de arquivos e que eles estariam envolvidos em algum esquema de corrupção. O medo de ser a próxima vítima aparece no meio policial e o delegado Espinosa da 12º entra em ação.
Gosto de Espinosa, acumulador de livros (nos livros que li dele parece que nunca consegue concluir uma leitura) mas me incomoda o fato dele sempre se envolver com todas as mulheres que surgem ligadas de forma direta ou indireta ao caso, todas sempre muito bonitas e sensuais, corpo perfeito, etc.

SPOILER

Não consegui descobrir o criminoso, sou sempre muito devagar nisso. Só não consegui entender, acho que deixei passar, o motivo da morte de Serena.
Thiago 26/08/2018minha estante
Foi este livro que virou série?

Gláucia 26/08/2018minha estante
Foi sim. Tenho curiosidade de ver. Vc viu? Se sim recomenda?

Thiago 26/08/2018minha estante
Vi sim! Ela seria melhor se fosse mais curta!

Gláucia 26/08/2018minha estante
Onde passa?

GNT

Paulascrap 10/04/2018

Uma leitura morna!.
Um suspense policial bem morno, bem escrito mas só uma leitura para distrair, flui bem mas sem expectativas de enredo e desfecho. 📜Um caso policial que será investigado por Espinosa , três policiais são assassinados em sequência e algumas circunstâncias comprovam que estão interligadas e logo essas suspeitas de comprovam. Os policiais possuíam amantes que sabiam demais e também seriam vítimas do assassino e Espinosa precisaria protege-las. Do outro lado da rua , no prédio vizinho, uma mulher de sua janela poderia ser uma testemunha ocular desse crime e de forma intempestiva aluga o apartamento da frente, local do crime por acreditar que o criminoso viria atras dela em seu próprio apartamento e assim poderia vigia-lo e se proteger. Não foi uma leitura ruim mas absolutamente sem sal, talvez porque seja o quarto volume de uma série e achei os personagens nem fracos com um desfecho mais sem graça ainda.

Thaty 26/04/2017

Gosto muito desse autor
Gosto muito da cadência da escrita desse autor. Só o final que eu achei que ficou a desejar. Não gosto quando o personagem central que é o delegado ou investigador tem que explicar tudo. Gosto quando a trama se desenrola por si só é durante o desenrolar você vai encaixando as peças por si só.

Sussu 01/10/2012

Adorei como todos os livros do autor psicanalista que cria o suspense com maestria!