Quando Tudo Ruir

Quando Tudo Ruir Lola Salgado

Resenhas - Quando Tudo Ruir

A soma de todas as páginas 22/03/2024

Intenso!!!
Não estava preparada para o que encontrei nessas páginas. Foi definitivamente uma das leituras mais impactantes que realizei nos últimos tempos. Daquelas que, nos tiram o chão, nos destroem em lágrimas, nos deixa com o coração estilhaçado.

Aqui vamos conhecer a trama que envolve Alana e Martin. Dois protagonistas que tem uma carga emocional gritante. Ela que tinha uma vida perfeita e ele que já está quebrado há um bom tempo.
Dois jovens com 17 anos que têm suas vidas jogadas num redemoinho de acontecimentos tristes demais.

Desde as primeiras páginas não somos poupados pelos acontecimentos que cercam esses jovens, e já ali no começo Martin fez com que eu me quebrasse com ele de formas inimagináveis. E sim, deixei Alana em segundo plano durante a leitura.

Sabe aquela sensação de incapacidade, frustração de não conseguir ajudar o próximo? Isso me destruiu. E quando achei que não podia ser pior, lá estava eu chorando litros por Martin novamente e as minhas sensações só dobravam de tamanho.

E quando eu achei que não poderia me quebrar mais a cada acontecimento vivido por Martin já no final do livro... li a nota da autora e não tenho palavras para descrever a sensação, é inenarrável.

Fiquei buscando formas para falar sobre essa leitura e não tenho como. Só posso dizer que enquanto eu viver e estiver com minha memória plena, vou carregar "Martin" para sempre dentro do meu coração.

Não sei quando vou superar essa leitura e definitivamente, acho que nunca irei.
E se você tem intenção de ler, atente-se aos gatilhos de ∆buso físico, ∆buso psicológico, ∆bandono parental, $uicidio, ∆utomutilação entre outros...
Martin se mostra a nós em camadas de realidade nua e crua, com detalhes extremamente intensos e impactantes.

Ah!!! Mas e o romance? O romance é de aquecer nosso coração. Alana, nos apresenta a força da superação, em uma caminhada nada fácil de se aceitar...

site: https://www.instagram.com/p/C2qdnlcLPRE/

Thwmaze. 15/02/2024

Lindo e triste
Eu não consigo transmitir em palavras tudo oque eu senti lendo esse livro, duas histórias lindas e um tanto quanto cruéis com seus donos se cruzam e se transformam em puro amor.
Em meio de tanto sofrimento nesse livro tivemos um pontinho de romance rsrs
História de Martin é muito cruel e não imagino a barra que foi passar por tudo isso, foi lindo ver a alana ajudando e apoiando da forma que conseguiu e emocionante ver ele curando as feridas deixadas pelo passado ( me lembrou muito a música matilda do Harry styles)
Sobre a alana foi muito bonito ver a evolução dela diante a um trauma e um acidente trágico, onde sua carreira foi destruída por uma irresponsável que não foi a própria, mostra muito o quanto no trânsito não estamos só indo a algum lugar temos que cuidar e zelar da nossa vida e de desconhecidos. Ver ela entendendo sua deficiência e superando todas as inseguranças que foram causadas pelo acidente foi muito bonito.
Eles se ajudaram e completaram diante a dor.

marcelly_ 03/03/2023

Muito, muito, mas muito, bom!
É o primeiro livro da autora que eu leio e embora aborde temas muito pesados, me vi e revivi cada trajetória como se fosse a Marcelly do passado. É uma história forte, mas necessária. No entanto, se você é sensível demais a certos temas, POR FAVOR, considere o aviso de gatilho e não leia.

Priscilalopesfr 09/07/2022

Pesado
O livro tem vários gatilhos, assuntos bem pesados e difíceis de serem tratados e entendo isso.
Talvez por isso achei que a leitura foi as vezes cansativa e em outros momentos mal desenvolvida.
Mas entendo que pra própria autora deve ter sido uma escrita bem difícil pela sua própria vivência

angel? 09/05/2022

lindo
livro nacional, lindo e maravilhoso. história muito pesada e importante e eu amei a forma como a autora tratou tudo isso

Denise518 31/03/2022

Ufa! Que história viu. Demorei pra terminar esse livro.
É uma história super pesada, triste, nos faz refletir bastante sobre coisas da vida.
Mas no final, deu tudo certo.

Mari 06/02/2022

Alerta de gatilhooo
Esse livro não é sobre um romance.....
Esse livro fala sobre a trajetória de duas pessoas que perderam tudo.

Uma história pesada com mt dor e com um recomeço no final, mostrando q vale a pena viver

Atenção: o livro fala sobre abuso sexual, violência doméstica, preconceitos, depressão.....

maluzinha 26/01/2022

esse livro é realmente um livro bem pesado então, se vc tem qualquer um dos gatilhos que são informados no início desse livro não leia tá bom?
esse livro me tocou de muitas formas, acho que principalmente de como ele é uma história de superação
nesse livro iremos conhecer a alana, que é uma garota que está completando o seu ensino médio e tem o seu maior sonho - que é ser uma modelo famosa - arrancado dela quando sofre um acidente - na frente de sua casa - e tem que amputar a perna esquerda
também iremos conhecer o martin, um menino extremamente fechado e misterioso que sofre agressões por parte do padrasto e da mãe - que vê e não faz nada
eles irão se conhecer no colégio - onde aluna estuda a vida toda - e inicialmente se estranham, mas o fato de os dois serem "excluídos" faz com que eles comecem a se aproximar
ao longo da história teremos o desenvolvimento do casal e de como eles se ajudaram mutuamente, a superar - e a aguentar - os desafios e os problemas pelos quais eles passam
agora que vcs já tem um pequeno resumo resumo da história, vou listar os pontos desse livro:

1. os personagens

eu amei que nesse livro - apesar de possuir um foco muito grande nos personagens principais - na minha concepção, ainda conseguiu desenvolver bem os personagens secundários, e como ele conseguiu demonstrar a impotência que esses personagens sentiam por não conseguir ajudar de forma concreta, os nossos personagens principais
tanto a alana quanto o martin são muuito bem desenvolvidos e são retratados realmente como personagens que sofrem, que não conseguem superar os obstáculos inicialmente e também mostram que, mesmo recebendo apoio, as vezes não é suficiente
a alana tem total apoio de sua família ao longo do livro todo e mesmo assim sente dificuldade em superar a perda do seu sonho
claro que, com o apoio de sua família, tudo foi mais "fácil" pra ela - apesar de eu achar que fácil não é bem a palavra correta pro que eu quero dizer - e também acabou sendo mais rápido - acredito eu - o seu processo de aceitação, de que não tinha mais jeito, de que ela ia ter que viver com apenas uma perna e ponto

2. o martin

pro martin, o buraco dele é bem mais embaixo
não desmerecendo os desafios que a protagonista enfrenta, mas o martin é realmente o foco desse livro
a mãe dele é extremamente relapsa com ele e ignora completamente os abusos que esse menino sofre por parte do padrasto desde muito pequeno
ele sofre de depressão, ele se auto-mutila e tem ao longo de todo o livro pensamentos suicidas
a história dele é MUITO TRISTE - inclusive chorei demais -, é muito tocante e muito profunda
esse livro pra mim, conseguiu retratar que, mesmo tendo um motivo pra lutar, as vezes não é suficiente, as vezes o sofrimento é tão constante que - pra ele - não vale a pena tentar mais

3. a conexão com a história da autora

foi um choque pra mim, ao final do livro, descobrir que a autora desse livro é na verdade, a grande inspiração pra que o martin fosse escrito
saber da forma que essa mulher superou o transtorno que sofria, pra mim, foi muito bonito

4. a escrita

a escrita desse livro é muito envolvente, muito tocante, é linda
confesso que demorei um tempinho pra passar dos primeiros capítulos desse livro, pq já começa extremamente triste e pra mim já foi um baque de cara, mas o desenvolvimento do livro pra mim foi muito fluido

eu poderia listar mais 500 elogios a esse livro pq é muito bom, mas já tô com sono rs
leiam esse livro - se vc não tem nenhum gatilho
ele é muito bom ??

dorytitubeante 01/01/2022

Um livro pesado e cru, como (eu acho que) deve ser. Alana roubou a cena no começo por, principalmente, eu nunca ter visto algo que representasse a sua dor. Mas Martin foi me ganhando bem rápido também, afinal ele era quem tinha maior destaque na trama (e só fui descobrir o porquê no final). Enfim, é uma obra necessária, com algumas falhas que não comprometem tanto o enredo.

triz 08/12/2021

rico, fluído e cuidadoso
primeiro livro da lola salgado que leio e o que eu encontrei foi uma escrita rica, fluída e cuidadosa ao retratar temas tão pesados.

é o tipo de livro que merecia mais reconhecimento

Thalita134 28/09/2021

Lembre-se, sua vida importa muito. Você nunca está sozinho. Você é forte. Você é amado(a). E você consegue!

azrielvoir 06/09/2021

Sinceramente eu não esperava me sentir tão obrigada a escrever essa resenha, mas depois de ler outras que detonam esse livro me sinto na obrigação de defender algo que me tocou tanto.

Me senti acolhida pela escrita da Lola, de verdade, não tenho ideia de como descrever como amo cada palavrinha que ela escreve. Não consigo entender o porquê de estarem reclamando da escrita poética que ela aderiu a esse livro, é bem óbvio que seria assim, o assunto que o livro aborda não é algo leve, e julgando pelas notas da própria Lola qualquer um perceberia que isso foi a maneira que ela achou certa de contar. Eu respeito total a decisão da autora de ter colocado certas cenas, são difíceis de ler, óbvio, não tenho como negar. Mas achei uma decisão coerente, ela conseguiu transmitir a mensagem sem dizer com todas as palavras. A construção dos personagens, da dor deles, do romance entre eles, TUDO, e foi perfeito na minha opinião.

Eu necessito criticar a opinião das pessoas sobre os personagens. Nada deixou a desejar, eu me recuso a concordar e a entender quem realmente concorda sobre a Alana ser fútil, cara, ela perdeu a perna, literalmente uma parte do corpo, alguém que trabalhava com a própria imagem, como alguém pode concordar que a dor dela é exagerada demais? O Martin sofreu um enorme trauma, a vida dele rodava em torno disso, obviamente seria repetitivo se ele nunca mudou de ambiente. Só se torna cansativo se esse não for o seu estilo de leitura, é pra se emocionar, não é uma leitura leve.

É nítido como a autora se dedicou, deu tudo de si e o resultado não podia ser melhor.
anaana11 06/09/2021minha estante
eu chorei tanto lendo esse livro

azrielvoir 06/09/2021minha estante
sim, eu tbm