Entes queridos

Resenhas -

Pandora 20/08/2022

Mais um favorito
Que leitura foi essa?!?!

Meu primeiro contato com o trabalho de Vera Giaconi e já quero ler tudo o que ela escreve. Aqui a autora consegue a difícil façanha de escrever um livro de contos onde todos são bons. Alguns ótimos, alguns excelentes. Nenhum mais ou menos.

Sánchez Rivera, ao analisar o último e impressionante conto deste livro, Reunión, escreve o seguinte (tradução livre): “Me interessa destacar a noção do fantástico como parte do cotidiano e a possibilidade de que esse elemento insólito possa ser interpretado como uma metáfora de temas ou preocupações do ser humano e do seu mundo. (…) considero a cotidianidade do fantástico como ferramenta literária para criticar a realidade e a sociedade contemporâneas.” [1]

Especialmente neste Reunión, o extraordinário se faz presente, assim como em “Distância de Resgate”, de Samanta Schweblin, de forma que atemoriza pelo insólito, mas que pode ser explicado racionalmente pelo metafórico. Nisto consiste a genialidade na escrita das duas.

Porém neste Seres Queridos, ao contrário do trabalho de Schweblin, onde o estranho é presença regular, Reunión é uma exceção. A maioria das histórias trata do tema família de uma forma que parece bem simples; é possível se reconhecer e identificar conhecidos e situações análogas a tantas ouvidas ou presenciadas por aí. No entanto, a escrita de Giaconi é repleta de nuances psicológicos que criam subcamadas nestas relações.

Como em Survivor, em que o querer bem e o ressentimento andam juntos; Dumas, onde o poder não é suficiente para reter o que é mais precioso; Pirañas, onde as alianças familiares se fazem de acordo com as conveniências do momento; Limbo, onde a raiva surge pela desesperança; Bienaventurados, onde a sensação de igualdade se revela uma utopia. E estes são só alguns exemplos.

Para além de todas as coisas que nos são importantes, incluindo nossos entes queridos, Vera Giaconi transcorre com brilhantismo sobre a questão de sermos humanos, com todas as nossas desumanidades.

CONTOS DESTE LIVRO:
Bienaventurados
Carne
Reunión

Notas:
[1] Una familia insólita: la cotidianeidad de lo fantástico en el relato “Reunión” de Vera Giaconi, por Jorge Antonio Sánchez Rivera - XXIX Congreso Internacional de Literatura y Estudios Hispánicos.

Seres queridos foi publicado no Brasil com o título de Entes Queridos pela DBA Editora, com tradução de Bruno Cobalchini Mattos.

Vera Giaconi é uruguaia e mora na Argentina. Seres Queridos é o seu segundo livro de contos e foi um dos cinco finalistas do Premio Internacional de Narrativa Breve Ribera del Duero 2015.

monick 02/02/2022

seres queridos
Entes queridos é o primeiro livro da uruguaia publicado no Brasil - embora já possamos ver um de seus contos na revista Puñado - e fala sobre essas pessoas que tendo ou não laços de sangue conosco, formam nossa família ou uma rede próxima. São os irmãos, pais e tias mas também o médico com quem se consulta há anos ou a amiga de infância. Mas, ao contrário do que se pode esperar de um livro sobre entes próximos, Vera Giaconi fala do conflito sempre existente nas relações e que dispensam familiaridade. São pequenos conflitos, nada aqui é muito extravagante, e que por isso se tornam ainda mais palpáveis. Além disso, alguns contos tem como pano de fundo a história ditatorial uruguaia que, apesar de não ser nem de longe um tema central, foi o aspecto que mais chamou minha atenção. Os contos não são muito longos e a escrita de Giaconi faz com que tudo passe num piscar de olhos.

@buenos_livros 17/06/2022

Entes Queridos - Vera Giaconi ??
?Não estava preocupada com isso. Sabia exatamente o que havia sentido ao escutá-la, não tinha dúvida e tampouco se sentia confusa, e não estava disposta a ouvir explicações de ninguém, muito menos a aceitar outras interpretações.?
. 46/2022
. Entes Queridos (2021)
. Vera Giaconi ??
. Tradução: Bruno Cobalchini Mattos
. Contos | 154p. | Livro
. @dbaeditora
. Retratos íntimos de famílias desfeitas, reunidas ou despedaçadas. Cada história mergulha em personagens complexos e pensamentos demasiado humanos. Muito bem escrito, com ritmo e boa estrutura, cada conto teria potencial de ser uma história maio. Muito bom!
. ????????

Thais.Carvalho 06/12/2023

O livro traz histórias curtas que apresentam a intimidade, conflitos, sentimentos e afetos nas relações entre entes queridos.

Rafa Silvelane 23/09/2022

Não estava esperando nada e recebi tudo.
Adorei essa leitura, meu primeiro contato com a escrita da autora que é Uruguaia-argentina.
Um livro composto por dez contos e não sei de qual gostei mais, achei uma leitura super gostosa, já quero ler mais da autora.