Era uma vez...

Era uma vez... Monique Lavra...

Resenhas - Era uma vez...

Libera 27/04/2020

O livro é uma coletânea de contos escrito por cinco autoras, onde elas fazem uma releitura dos contos de fadas que conhecemos. Cada autor trouxe sua visão inspirando- se em diferentes contos, como Mulan, Branca de Neve, Bela Adormecida entre outros. O livro conta ainda com um lindo prefacio escrito por Simone O. Marques.

"Quando um contador de histórias chegava a uma tribo, vindo de uma viagem, todos se alegravam e se sentavam em volta da fogueira, porque sabiam que ele lhes trazia todo um mundo maravilhoso, que cabia bem ali, entre o povo."

Acho que todos vocês devem conhecer pelo menos um conto de fadas, e já devem ter imaginado viver em um. Entre as histórias "contadas" nesse livro, algumas autoras optaram por trazer magia mesmo para tempos atuais, outros quiseram adaptar totalmente a história, e ambos fizeram muito bem, pois a leitura é bem gostosa e você fica surpreso com as mudanças.
O primeiro conto foi inspirado em Mulan, uma história desconhecida para mim (Nunca li sobre a lenda nem assisti o filme da Disney). Mas gostei bastante do conto, do amor da personagem por seu pai, de toda sua força e coragem. Só fiquei  curiosa para saber mais sobre o Hans.

"Subitamente, como que cansado do jogo, ele mudou a fisionomia. Seu rosto se tornou cínico; seu olhar, malévolo."

O segundo conto inspirado em Cinderela, mas com um toque bem mais sombrio, onde além de sofrer na mão da vilã, a mocinha também sofre com seu próprio subconsciente, o final cabe ao leitor imaginar como será...
O terceiro conto, inspirado na Bela Adormecida, traz bastante magia, não espere nada parecido com o conto original, a autora repaginou bem a história. Foi um dos contos que mais gostei, as mudanças foram muito bem elaboradas.
O quarto conto inspirado em Chapeuzinho Vermelho trouxe de volta a menina na floresta, mas desta vez o lobo não era só um animal faminto, a história é mais complexa, traz alguns conflitos para Chapeuzinho.
O último conto é inspirado em Branca de Neve e é o conto que mais gostei.

"-Não acredito que caí no velho truque da maçã. Pensei que você seria um pouco mais criativa.Não herdou apenas o nome e a aparência da minha querida amiga Anabelle, mas também copia os truques dela.-"

Branca, uma criança muito desejada perdeu a mãe que morreu no parto.
Seu pai se casou de novo com Anabelle, e tudo estava bem até... À partir daí tudo muda, só posso dizer que a história foi muito criativa, com reviravoltas que nem eu esperava.
Leiam e me falem qual conto mexeu com sua imaginação!!!
Adriana Igrejas 21/07/2020minha estante
Oi, Libera. Desculpe levar tanto tempo para comentar. Eu meio que tinha abandonado um pouco o Skoob. Uso mais o Instagram e o Facebook. Obrigada pelos comentários e fico feliz que tenha gostado. Sou a autora de Flor de Magnólia. Você disse que ficou curiosa para saber mais sobre o Hans... Essa é a ideia, porque vou explicar esse mistério em um romance, um livro solo. Bjs.

Raíra 02/04/2024

Kelthy 12/05/2020

ERA UMA VEZ...
Era uma vez... Entre Princesas, Guerreiras e Bruxas - Adriana Igrejas, Cris Motta, Fabiana Cardoso, Helena Andrade, Monique Lavra ? Ler Editorial
? Quando a expressão ERA UMA VEZ... é ouvida, lida ou cantada, nossa mente se espalha, nosso coração se abre e mossa vida fica muito mais colorida.??
Nesse livro temos 5 contos, cada um escrito por uma autora, eles são baseados em contos que conhecemos desde criança, contudo eles têm toques do mundo real e fantasioso também, mesmo nos tempos atuais.?
1. Flor de Magnólia, inspirado na poesia e lenda a balada de Fa Mulan, (não conheço a lenda, mas conheci a princesa guerreira da Disney Mulan).?
?ERA UMA VEZ... uma jovem obstinada e guerreira, tentando conter o crime e realizar seu trabalho como policial militar na cidade do Rio de Janeiro??
Temos Mag uma policial brasileira, desde pequena ela tem um segredo, que se vim a ser descoberto, ela pode ser considerada louca. Ela se encontra em uma missão para salvar seu pai e a se mesmo.?
2. As doze badaladas da meia-noite baseado no conto de Cinderela.?
?ERA UMA VEZ... uma bela jovem que adorava cantar e estar em meio à natureza. ??
Aqui duas pessoas de classes sociais diferentes se apaixonam e pensam em viver felizes para sempre, mas o mundo real pode ser sombrio para o conto de fadas da Cinderela Mariella. ?
3. Nos braços de Morfeu, influenciado pelo conto da Bela adormecida, esse conto foi mesclado com lendas e mitos gregos.?
?ERA UMA VEZ...Isabela, a jovem que sofria de Transtorno de Ansiedade... Proximo de completar 18 anos, ela descobre uma profecia que ronda a sua família e, caso essa maldição se cumpra, o perigo pode se torna bem real.??
4. Vinculo Sombrio, baseado em Chapeuzinho Vermelho.?
?ERA UMA VEZ... uma menina que tinha o mundo perfeito, a mãe que a amava e um pai carinhoso.??
Depois de uma perda Diana teve seu mundo quebrado, e de volta a floresta ela conhece um passado sombrio da sua família e descobre que lobo mal nem sempre são animais famintos.?
5. Vermelha Como Sangue, inspirado no conto de Branca de Neve, mas bem diferente do que podíamos imaginar, onde bruxas se confrontam, não sabemos quem é boa ou má, com maldições, feitiços e magias.?
?ERA UMA VEZ... uma bela menina, com a pele alva como a neve, cabelos negros como a noite e lábios vermelhos como o sangue.??
Um livro que gostei do primeiro ao ultimo conto, todos com desfechos surpreendentes. Interessante o modo como as autoras mesclaram a fantasia dos contos de fadas com a realidade, sendo com magia ou não.
Adriana Igrejas 21/07/2020minha estante
Oi, Kelthy. Desculpe levar tanto tempo para comentar. Eu meio que tinha abandonado um pouco o Skoob. Uso mais o Instagram e o Facebook. Obrigada pelos comentários e fico feliz que tenha gostado. Sou a autora do Flor de Magnólia... Bjs!

Juliana @raizdeumlivro 26/01/2021

?ERA UMA VEZ 3,9?

?Esse livro é uma releitura baseada em alguns contos de fadas. Para quem já assistiu a maioria dos filmes ou já leu as histórias dos contos, pode identificar as referências nas histórias contadas aqui. Todas as autoras mesclam em seus contos a realidade com um toque de fantasia, às vezes nem todo vilão é o vilão, o papel pode estar invertido... ou não. Se vocês gostam de histórias assim, então recomendo esse.

?(Mulan) A policial Magnólia Lin combate o crime no Rio de Janeiro. Após um acidente com seu pai - que também é policial - ela entra na investigação dele como infiltrada para prender uma organização criminosa, enquanto isso sua vida amorosa está confusa já que ela não sabe se gosta do policial que trabalha ao seu lado ou de um fantasma que aparece para ela desde que era criança.

?(CINDERELA) Mariella se apaixona pelo filho dos donos da empresa em que ela e sua mãe trabalha. O casal está encantado com o namoro e não vão medir esforços para ficarem juntos, a questão é que a inveja está a espreita para acabar com esse amor.

?(A BELA ADORMECIDA) Isabela sofre de transtorno de ansiedade, sempre vive com medo das coisas ao seu redor por achar que tem algo esperando por ela. Perto de completar dezoito anos ela descobre uma profecia que ronda em sua família, em busca da verdade ela vai em uma aventura onde terá que testar sua coragem.

?(CHAPEUZINHO VERMELHO) Após a perda do pai, Diana e sua mãe se instalam em um chalé afastado para que assim pudessem ficar um pouco em paz e quem sabe seguir em frente. Num passeio pela floresta, ela conhece alguém que vai lhe contar uma verdade sobre seu pai que a deixa devastada. Essa verdade traz sérias consequências que irá abalar suas estruturas.

?(BRANCA DE NEVE) Branca é uma moça meiga e delicada que sempre teve o amor de seu pai, sua mãe faleceu no dia do seu parto e tudo que ela queria era que ele fosse feliz novamente, a chegada de Arabela fez com que isso se concretizasse. Mas o que Branca não sabe é que seu destino foi selado mesmo antes dela nascer, um destino que só outra pessoa poderia ajudá-la a evitar.

Camila1857 17/08/2021

Comecei a leitura com a expectativa nas alturas, talvez por isso alguns contos tenham me deixado frustada. Entre as releituras propostas recomendo o da Cinderela e da Branca de Neve, dois contos que utilizam elementos dos clássicos e, ainda assim, nos oferece uma história totalmente nova.