Compaixão

Compaixão Fernando Morais

Resenhas - Compaixão

Clube do Farol 08/08/2022

Resenha por Elis Finco @efinco
Olá, leitor e leitora do Clube. Hoje venho falar de um livro que nos remete a uma frase muito usada no meio literário; que é a leitura que nos faz “sair da zona de conforto” dos livros que habitualmente lemos, porém asseguro que esse convite se faz ainda maior nessa obra.

Compaixão, apesar do que alguns podem erroneamente pensar, não é um livro de autoajuda, e sim um texto que nos faz pensar, refletir e literalmente “sair da zona de conforto”, tanto literária, quando de nossa rotina de vida, tanto emocional quanto diária. Um texto instigante e, de certa forma, duro para com nossos paradigmas, e que de forma hábil me levou a repensar, perguntar, criticar até que novos conceitos fossem formados, e um novo modo de ver e viver em sociedade enquanto indivíduo ou integrante de um grupo fosse criado, substituindo o anterior.

Eu fiquei impressionada com a fluidez do texto, que fez com que eu me sentisse em um auditório intimista, durante uma palestra interativa e, mesmo com a seriedade dos temas propostos e abordados, leve e divertida. Ora, quem nunca se viu em uma situação como a do autor, ao ser visto dirigindo um carro velho, não tem como não deixar de sorrir diante o absurdo dela.

De forma simples, conceitos antropológicos são levantados a partir do ponto de partida da compaixão, com ilustrações de vivências que mostram de maneira clara e pedagógica os conceitos anteriormente colocados pelo autor. Outra coisa que muito me impressionou, e de forma positiva devo salientar, foi o fato de que questões como atitudes que em um primeiro momento são “cheias de compaixão” e, quando colocadas à luz da realidade, se mostram tão “fakes” quanto as correntes que circulam em aplicativos de conversas. E outras tão simples, como servir, são na realidade o cerne da compaixão.

Alguns pontos me tocaram de maneira profunda, como o fato da compaixão não carecer de uma situação de vulnerabilidade para que a mesma seja praticada. Apesar de que eu penso que, mesmo não estando vulnerável socialmente, o conceito colocado possa ser aplicado quando a falta da compaixão acarreta a falta de empatia e doenças sociais, como preconceito para com o diferente, a minoria, “o outro”. De que, a compaixão enquanto assistencialismo não basta, mesmo sendo necessária. Que o principal é “não dar apenas o peixe, e sim ensinar a pescar”.

E sobre esse prisma, somos convidados a observar o tempo presente enquanto esse está acontecendo e se tornando passado, e moldando o que virá ser nosso futuro. Porém esse exercício mostra com uma clareza dura o que é o tempo das redes sociais, das conversas cada vez mais via tecnologia e o afastamento das pessoas na vida real. Que para mim, nesse ponto temos o maior incômodo desse exercício. Que nos obriga a olhar mais de perto o que tendemos a não nos dar conta, ou “esquecemos” enquanto sociedade, porque simplesmente não queremos ver. Por serem visões distintas quanto ao tempo e ao social.

A abordagem do discurso vazio de verdade, onde a retórica não condiz com as atitudes, e até total falta delas, é direto e cercado de fatos que sustentam a abordagem de forma precisa e concisa. Que mostra que ao fazermos escolhas, além de uma renúncia, gera no ato uma responsabilidade. E com isso um convite desafiador a tornar a compaixão um ato de cidadania, de respeito à existência do outro enquanto pessoa dotada de direitos e deveres iguais ao do que pratica a compaixão, assim nos levando a outros conceitos que devemos não somente entender, mas colocar em prática no nosso modo de agir e viver. E assim, somos levados de volta ao primeiro capítulo, onde somos confrontados com o fato de que a morte é que coloca a vida em perspectiva, a inevitabilidade do fim que refresca nossa memória para ausência da imortalidade. Seja essa morte física ou social enquanto moral e costumes.

Esse livro não é em momento nenhum um "guia em alguns passos" para ser alguém que viva a compaixão em plenitude. Mas sim, um convite aberto a olhar, indagar e sim discordar da abordagem do autor de como o conceito está distorcido e a vivência fora do contexto. Um desconforto altamente recomendável a todos que sabem que "pensar é existir". E que viver é mais que existir, é agir!

Fica a super dica, inclusive como presente para o dia dos pais. Uma edição impecável, uma capa lindíssima, diagramação fantástica em papel pólen, um texto maravilhoso e sem erros de digitação ou ortografia.

site: http://www.clubedofarol.com/2019/07/resenha-compaixao.html

Bebeto 21/07/2021

O que é ter compaixão ?
Um livro que apresenta outros conceitos da compaixão, questionando e trazendo eles no nosso cotidiano.
São conceitos interessantes, bem apresentados e que você consegue tirar boas lições.

micaela 21/06/2020

O Que é compaixão?
Cheio de debates a cerca do que é compaixão, por que é tão importante a termos sem almejar nada em troca e em como um ato tão nobre como esse se perde em meio a uma sociedade atual tão pouco compassiva.

"Somente um coração que experimentou o sofrimento, a dor ou a morte de seus semelhantes saberá apreciar com o devido cuidado o dom da vida, dando sentido ao que é importante e verdadeiro com muito mais profundidade e zelo pelo ar que respira."

Compaixão não é um livro de autoajuda como muitos que baterem os olhos irão pensar que é, é acima de tudo um livro que traz um discurso que vale a pena ser lido.

Permeado por uma narrativa intensa e que traz diversos outros pensadores, estudiosos e ativistas que falaram sobre o tema compaixão. Afinal, o que é esse sentimento com raízes tão humanas que nos rodeia cada vez menos?

"Preocupamo-nos em estar presentes na vida, pois há gente que só existe e não vive, e para isso temos que nos fazer presentes no outro e em tudo o que está à nossa volta.

site: https://www.instagram.com/p/B4FOP7ThzIr/

Thaís @thanoslivros 18/09/2019

Reflexivo
Quando recebi esse livro em parceria com a @novo_conceito, imaginei que seria um livro de autoajuda. Mas, logo nas primeiras páginas percebi o quanto estava enganada já que a intenção do autor é nos levar a uma boa e importante reflexão sobre o que é compaixão e suas variadas formas e maneiras de desenvolver essa ação.
Moraes vai dissertando sobre o tema, nos dando exemplos do cotidiano, até mesmo de situações vivenciadas por ele mesmo, o que faz com que o assunto seja melhor apresentado e o aprendizado ainda mais absorvidos.

É fato que, ao término da leitura, fica a ideia de que a compaixão precisa ser trabalhada em todos os momentos, ser incorporada nos menores e maiores gestos, seja onde for e com quem for. Uma leitura reflexiva e que edifica.

Deixo agora, alguns quotes que dão uma pequena mostra do que encontramos no livro:

“A compaixão tem que ser totalizante, não atrelar unicamente os que muito têm e os que nada têm."

"Na dimensão do amor, a compaixão é a verdade que se manifesta no mais terno olhar, no abraço acolhedor, no simples fato de estar presente no outro."

Recomendo esta obra pois acredito que todos deveriam reservar, pelo menos, algumas horas para reflexão de um assunto que engrandece a alma.

Beijo, Thaís 💜

site: www.instagram.com/thanoslivros

Taize @viagemliteral 14/09/2019

Diferente do que muitos pensam, "Compaixão" não se trata de um livro de autoajuda, mas um livro que nos leva para um lado mais filosófico.
Podemos perceber um trabalho minucioso do autor Fernando Moraes , citando alguns filósofos e abordando uma questão que precisamos praticar no nosso dia-a-dia, de forma que venha a desencadear o sentimento de compaixão, solidariedade e empatia de maneira pura e verdadeira, não apenas num momento de fragilidade, mas também nos momentos de conquistas e alegrias.
???
Para que possa ser melhor internalizado a questão abordada na obra, aproveito o ensejo e deixo abaixo algumas citações!
???
?"Compaixão também é um sentimento de alegria, e não precisa ser concebida somente na dor do outro."
???
?"Quando adotamos a compaixão como exercício cotidiano, estamos na verdade dizendo aos outros: 'Eu vejo você'."
???
?"Não é necessário que exista uma situação de vulnerabilidade para praticar a compaixão."
???
?"Somente um coração que experimentou o sofrimento, a dor ou a morte de seus semelhantes saberá aplicar com o devido cuidado o dom da vida, dando sentido ao que é importante e verdadeiro com muito mais profundidade e zelo..."
???
Sem dúvidas essa é uma leitura pra tirar muita gente da zona de conforto, trazendo consigo muitos questionamentos e sobretudo ensinamentos, pois a compaixão é algo que necessitamos exercer todos os dias, tanto em casa, como trabalho, nas ruas, por onde quer que passemos.

Sara | @saraliteraria 11/09/2019

Somos parte de um todo!
Nessas páginas o Fernando aborda diferentes temas relacionados com a compaixão, como: "compaixão e solidariedade", "compaixão e liberdade", "compaixão e justiça social", etc. Sendo um assunto pouco abordado pela filosofia, como o próprio autor cita, acredito que o trabalho aqui feito foi bastante esclarecedor. Compaixão merece atenção, e mais do que isso: precisamos aplicar ela em nossas vidas!

Se ler com bastante atenção, o livro é repleto de reflexões que nos levam a avaliar nossas próprias atitudes diante das diferenças em relação aos outros. Será que você está agindo com compaixão? Tem ajudado o seu próximo, mesmo quando as coisas também não vão bem com você? Vivemos em um mundo competitivo e individualista... Empatia é de extrema importância!

Jaque @blogmalucadoslivros 26/06/2019

Afinal, o que é compaixão?
Quando recebi este livro em parceria com a editora Novo conceito eu não sabia o que esperar, e acabou sendo uma ótima leitura, daquelas que a gente enche de marcação e leva alguns aprendizados.

(...) Compadecer-se não significa apenas ser solidário: fundamentalmente, vai além da empatia, da capacidade de se colocar do outro."

A leitura também nos faz refletir sobre a generosidade de algumas pessoas, a ambição e a inércia de algumas pessoas perante as injustiças que às vezes acabam se tornando banais na nossa sociedade.

Compaixão foi uma daquelas leituras que me fizeram refletir, e que me fizeram concordar diversas vezes com autor, embora eu tenha discordado algumas vezes também. Recomendo!

site: https://www.instagram.com/p/BzGT1FpjVbN/

Fabi | @ps.leitura 16/06/2019

{resenha feita no blog PS Amo Leitura}
Compaixão: um sentimento que se caracteriza empatia em relação à tristeza alheia; desperta vontade em ajudar o próximo a superar os seus problemas. Neste lançamento da Editora Novo Conceito, Fernando Moraes vai nos apresentar grandes reflexões cotidianas.

Quando recebi esse livro em parceria com a editora, já imaginava que ele iria me trazer inúmeras reflexões e questionamentos e não foi diferente! O livro agregou bastante, principalmente o modo de enxergar algumas situações.

A cada capítulo de Compaixão, o autor mostra novos questionamentos como “compaixão e solidariedade”, “compaixão e empatia”, entre outros. Nesses pequenos capítulos vamos conhecendo um pouco mais sobre a sua experiência em cada aspecto e até mesmo nos identificando em outros. Afinal, como não nos identificar com as situações abordadas?

Na própria sinopse é apresentado que “para Fernando Moraes a compaixão é a consciência permanente de que existe o outro” e com isso conhecemos as situações abordadas. Em alguns momentos o autor narra alguns acontecimentos vividos e isso torna a leitura ainda mais real.

Esse foi meu primeiro contato com o autor Fernando Moraes e pelo que li nas sinopses dos seus outros livros (e até mesmo alguns citados de forma sutil neste livro) é perceptível todo estudo, toda vivência e todo conhecimento por trás do assunto abordado.

Este livro é um convite ao leitor a parar e refletir sobre as atitudes do dia-a-dia: você age com compaixão? Você consegue sentir empatia por alguém? Como você age quando vê alguém triste? Você consegue deixar seus problemas de lado por um tempo para ajudar o próximo?

Percebe como são pequenos questionamentos e que nunca paramos para pensar como reagimos nessa situação? “Quando adotamos a compaixão como exercício cotidiano, estamos na verdade dizendo aos outros: ‘eu vejo vocês’.” Você precisa sentir essa compaixão! Você precisa enxergar além de você.

Para muitos o livro pode ser caracterizado como autoajuda, mas na verdade é uma filosofia social. Um livro que te faz pensar melhor sobre você, suas atitudes e comportamento.

site: https://www.psamoleitura.com/2019/05/resenha-compaixao-de-fernando-moraes.html

Jessica 08/06/2019

Compaixão como conceito de totalidade, de Fernando Moraes
Nessa obra, o autor discorre sobre a Compaixão na verdadeira essência dela. Mostra que vai além do falar e do fazer para ser visto, o que acontece várias vezes. Tem pessoas que dizem que fazem o bem por se sentirem bem, mas para isso elas mostram o tempo todo nas redes sociais, pois a importância maior está ali, na aparência.
Traz muitas reflexões por meios de exemplos que podem ser vistos no dia a dia. Compaixão é sentir, se colocar no lugar de outra pessoa, enxergar além do próprio umbigo.
“Colocar o coração no centro da ação do outro é se esvaziar de imperfeições das diferenças e, com coragem, fazer da aceitação uma virtude. A compaixão é a alma do coração".
Cita a importância no SERVIR, que muitas vezes não é visto nem praticado, sendo que é um ato de compaixão. Também fala sobre o quantas vezes reclamamos, mas não paramos para agradecer as coisas boas da vida, como se reclamar fosse essencial, como se nossos problemas fossem os maiores do mundo e que todos devem se compadecer a eles devido ao grande ego do sofredor, sem reparar muitas vezes que aquele que passa por grandes dores está ali sorrindo e levando a vida. Servir de coração, sem cobranças, querer a melhora do outro é essencial.
“Compaixão para ser, ter, conviver, estar junto, ser uma extensão do outro, ponte, alento, consolo, abraço, acolhida, avivamento, empoderamento, contraponto, despertar, renovar, movimento, alegria, e, para isso e tantas outras coisas, sair do estado da inércia somente de receber para dever agir, existir, produzir, promover, fazer, compreender e dar vida ao que foi esquecido tanto nos outros como a nós mesmos.”
As reflexões são várias e fica a dica de ler esse livro para conhecer a Compaixão como conceito de totalidade e aplicar na vida.

Jessica #resenhaShippandoLivros

site: https://www.instagram.com/p/Byao_IEDvfn/