Um estudo em vermelho

Um estudo em vermelho Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas -

_marcela 31/01/2024

Divertido
Foi minha primeira leitura desse universo e eu gostei bastante. Sherlock é um personagem muito bom de verdade e toda a inteligência e a investigação dele são oque fazem o livro bom.

Na capítulo do assassino/justiceiro eu não aproveitei totalmente, me perdi e não gostei muito, mas o personagem foi bem legal pra trama. De qualquer jeito a história por inteiro é muito boa.

Recomendo.

Rocha 26/01/2024

Achei q só gostava de romances?
Sempre pensei que só fosse cativada por um livro se nele tivesse romance (não que esse não tenha um certo tipo), mas Sherlock Holmes me mostrou que não.
Já é o segundo livro investigativo que leio e me cativa, por mais que a parte dois me deixou meio confusa não foi difícil terminar.

Sofia136 25/01/2024

(Não sei criar um título ;-;)
Foi o primeiro livro que li sobre Sherlock Holmes. Pra ser sincera, sempre tive medo de ler e ficar sem entender nada, mas apesar de estar sempre pesquisando uma palavra ou outra, gostei muito da história! A escrita não é difícil de entender e você consegue aprender sobre outras culturas, modos de vida em outra época. E é muito legal ler as conversas de Holmes e Watson! Me apaixonei por Um Estudo em Vermelho :)

Rafaela1947 20/01/2024

Interessante aprender dedução com as explicações de Holmes. Gostei da escrita. Fácil e intrigante. Quando comecei, tive logo vontade de ler todo o livro. Recomendo!

vitAria80 14/01/2024

Acompanhei à série de Sherlock Holmes interpretada pelo Benedict Cumberbatch que ganhou uma grande consideração minha, ao ler o livro vemos uma aventura semelhante a qualquer outra de sherlock, mas o que me fez perder a estigma foi à monótona história do ?culpado? a qual não existia necessidade de ser colocada em mais de 50 páginas.
Pedro1590 14/01/2024minha estante
Simmmmm?! A parte do deserto que faltou não passar ?

Andréia 05/01/2024

Adoração por Sherlock
Já perdi as contas de quantas vezes li os livros da série do Sherlock, e sei que irei ler novamente muitas.
É minha série de investigação favorita, e Um Estudo em Vermelho é um começo incrível para conhecer e amar Sherlock e suas habilidades incríveis de dedução.

Melissa.Vieira 31/12/2023

O encontro de Holmes e Watson!
Em "Um estudo em Vermelho", conhecemos a história de como o doutor Watson conheceu Holmes e o primeiro caso do detetive que ele acompanhou: um homem que foi encontrado morto em uma casa abandonada sem sinais de agressão. Ao longo da história, Watson nos apresenta os hábitos e habilidades do amigo que aos poucos vai descobrindo e que futuramente seriam uma marca registrada dele.

Gostei muito do caso, achei bem interessante. A história de como Holmes e Watson se conheceram também foi uma grata surpresa. Recomendo!

deb.nassif 31/12/2023

Sherlock é inabalável
Ler Sherlock é sempre muito bom.
Saber como ele e o Watson se conheceram, é melhor ainda!
Sherlock é inabalável, inatingível e insuportável, Watson que o diga.

Cosme 15/12/2023

Até que ponto vai a determinação de alguém?
Esse estudo em vermelho mostra que por mais velhos sejam os pecados, ele voltam pra te atormentar... E como a vingança é algo que pode mover um indivíduo.

Dr.Batista 15/12/2023

Excelente história!
O livro é dividido em duas partes. Quando terminei a primeira, estava certo de que era a melhor das duas partes, o que foi inexoravelmente refutado quando terminei a segunda parte do livro. Foi o primeiro da série Sherlock Holmes que li e estou ávido para ler os próximos volumes!

Lenlen 09/12/2023

Eu amo Sherlock Holmes e a forma como ele desvenda os mistérios das histórias, gostei mt dessa obra e irei ler as próximas na ordem

nickyeomie 08/12/2023

Benedict Cumberbatch e Martin Freeman: melhores escolhas!
Quando eu e minha mãe assistimos a série Sherlock, protagonizada por Benedict Cumberbatch como Sherlock e Martin Freeman como dr. Watson, nós gostamos tanto que procuramos os livros para ler toda a saga. Porém, na época, eu não gostava muito de ler, e acabou que só minha mãe leu os livros. Depois de anos, com o novo hábito da leitura, conversando com meu irmãozinho Daniel, combinamos de ler juntos Harry Potter. Mas, acontece que tem uma entidade que não me deixou ler HP com ele, e ela se chama: universidade! Por conta dos estudos, acabei adiando minhas leituras, e ele continuou, terminando a saga de HP. Ele disse que não sabia mais o que ler, já que Harry Potter não é apenas um livro, é basicamente um estilo de vida kkkkkk. Então, sabendo eu que ele tinha a coleção de Sherlock Holmes também, me veio a ideia na cabeça que, dessa vez, iríamos ler juntos (obrigada universidade, por me liberar para essa tarefa haha)

E, aqui estou eu, totalmente arrependida de não ter lido antes essa obra maravilhosa. Confesso que no início foi um pouco difícil pegar o ritmo, já que o tempo todo eu tentava lembrar da série e ligar os pontos, porém já faz muito tempo que assisti, e isso atrapalhou um pouco. Mas, a partir da parte 2 foi que realmente a leitura fluiu. A escrita é muito fácil, tendo apenas algumas palavras que não conhecia, que serviram para enriquecimento de vocabulário. Os momentos são descritos muito bem, o que contribui para a imaginação completa da cena, e é IMPOSSÍVEL não associar os dois personagens do livro aos dois personagens da série. Estou com altas expectativas para os próximos!! E isso sim que é um suspense leve, mas excepcional! ??

(Obs.: segundo da Maratona Encanto do Natal - ? O calor da lareira: Um livro com a capa majoritariamente da cor vermelha)

maria cecília 04/12/2023

O clássico e nada entediante Sherlock Holmes.
Um Estudo em Vermelho é onde a história magnífica de um detetive amador se inicia.
Que Sherlock Holmes é um dos maiores clássicos de todos os tempos não há dúvidas, tanto que quem não conhece a história pode até mesmo acreditar que ele realmente existiu.

O fato é que o livro ser narrado por Watson e não por Sherlock traz todo o tempero.
Certamente Watson representa mais o público leitor que se dispõe a conhecer a história: aquela pessoa curiosa, que gosta de uma fofoca, um mistério. E é aí que está a graça do livro.

Você acaba descobrindo as coisas junto com Watson, e não com Sherlock, que demonstra ter um poder de pensamento além do normal e que se fosse narrar uma história, seria de fato mais didático e o livro teria no máximo 10 páginas.

Entretanto, apesar do livro divertir, questionar e induzir a curiosidade, se torna muito repetitivo no final, onde o culpado conta como foi o crime e Holmes basicamente repete as mesmas coisas.
Se fosse tudo revelado verbal e unicamente pelo Sherlock, acredito, que traria ainda mais credibilidade à ele e a seu primeiro grande feito, um estudo em vermelho.