Um estudo em vermelho

Um estudo em vermelho Sir Arthur Conan Doyle

Resenhas -

Lenlen 09/12/2023

Eu amo Sherlock Holmes e a forma como ele desvenda os mistérios das histórias, gostei mt dessa obra e irei ler as próximas na ordem

nickyeomie 08/12/2023

Benedict Cumberbatch e Martin Freeman: melhores escolhas!
Quando eu e minha mãe assistimos a série Sherlock, protagonizada por Benedict Cumberbatch como Sherlock e Martin Freeman como dr. Watson, nós gostamos tanto que procuramos os livros para ler toda a saga. Porém, na época, eu não gostava muito de ler, e acabou que só minha mãe leu os livros. Depois de anos, com o novo hábito da leitura, conversando com meu irmãozinho Daniel, combinamos de ler juntos Harry Potter. Mas, acontece que tem uma entidade que não me deixou ler HP com ele, e ela se chama: universidade! Por conta dos estudos, acabei adiando minhas leituras, e ele continuou, terminando a saga de HP. Ele disse que não sabia mais o que ler, já que Harry Potter não é apenas um livro, é basicamente um estilo de vida kkkkkk. Então, sabendo eu que ele tinha a coleção de Sherlock Holmes também, me veio a ideia na cabeça que, dessa vez, iríamos ler juntos (obrigada universidade, por me liberar para essa tarefa haha)

E, aqui estou eu, totalmente arrependida de não ter lido antes essa obra maravilhosa. Confesso que no início foi um pouco difícil pegar o ritmo, já que o tempo todo eu tentava lembrar da série e ligar os pontos, porém já faz muito tempo que assisti, e isso atrapalhou um pouco. Mas, a partir da parte 2 foi que realmente a leitura fluiu. A escrita é muito fácil, tendo apenas algumas palavras que não conhecia, que serviram para enriquecimento de vocabulário. Os momentos são descritos muito bem, o que contribui para a imaginação completa da cena, e é IMPOSSÍVEL não associar os dois personagens do livro aos dois personagens da série. Estou com altas expectativas para os próximos!! E isso sim que é um suspense leve, mas excepcional! ??

(Obs.: segundo da Maratona Encanto do Natal - ? O calor da lareira: Um livro com a capa majoritariamente da cor vermelha)

maria cecília 04/12/2023

O clássico e nada entediante Sherlock Holmes.
Um Estudo em Vermelho é onde a história magnífica de um detetive amador se inicia.
Que Sherlock Holmes é um dos maiores clássicos de todos os tempos não há dúvidas, tanto que quem não conhece a história pode até mesmo acreditar que ele realmente existiu.

O fato é que o livro ser narrado por Watson e não por Sherlock traz todo o tempero.
Certamente Watson representa mais o público leitor que se dispõe a conhecer a história: aquela pessoa curiosa, que gosta de uma fofoca, um mistério. E é aí que está a graça do livro.

Você acaba descobrindo as coisas junto com Watson, e não com Sherlock, que demonstra ter um poder de pensamento além do normal e que se fosse narrar uma história, seria de fato mais didático e o livro teria no máximo 10 páginas.

Entretanto, apesar do livro divertir, questionar e induzir a curiosidade, se torna muito repetitivo no final, onde o culpado conta como foi o crime e Holmes basicamente repete as mesmas coisas.
Se fosse tudo revelado verbal e unicamente pelo Sherlock, acredito, que traria ainda mais credibilidade à ele e a seu primeiro grande feito, um estudo em vermelho.

Bruna Lima 03/12/2023

Essa foi uma leitura que se dividiu em dois momentos: um fluido, e um que parecia outro livro, por vezes, até cansativo.

A história na primeira parte estava bastante divertida, adorei conhecer Holmes e Watson, como se deu o início das suas histórias.

Por mais que o Holmes explicasse os casos minimamente, não senti ficar tedioso, foi na segunda parte do livro que achei que estava lendo outra história, momento que o ritmo narrativo se perdeu, e tem uma ?quebra?.

Penso que, se a segunda parte não tivesse sido assim, a história seria muito mais interessante, gostei também que logo nesse primeiro livro já temos os primeiros contatos com os jovens da Baker Street.

Leitura divertida, mas com altos e baixos.

camilly205 01/12/2023

ótimo livro
O livro é ótimo, a maneira como a história é narrada é sensacional, porém o motivo que me faz não dar 5 estrelas é que eu não gosto muito de quando o livro tem o foco voltado para uma outra história, mesmo que seja importante para o desfecho achei meio chato de ler.

Hevelyn.lopes 27/11/2023

Um livro viciante que prende o leitor do início ao fim, o raciocínio de sherlock holmes é impressionante, a partir do resultado obtido ele sequência os fatos e a partir de uma análise crítica, através de deduções extremamente precisas ele desvenda o crime.

Todo mundo deveria ler um livro assim antes de morrer.

Leonardo.Bittencou 13/11/2023

O começo de uma lenda
Um estudo em vermelho foi o começo da parceria entre Watson e Sherlock, uma das mais frutíferas de toda a literatura, houveram momentos em que o livro quase deixou a petição cair porém no final a história não me decepcionou, uma leitura necessária a alguém que goste do gênero.

Siqueira 08/11/2023

Perfeito!
Foi o primeiro livro de mistério que li, e eu simplesmente adorei! A história é muito boa, principalmente a segunda parte do livro (passei pano pro Hope). Recomendo!

Luiz Paulo Silvestre 06/11/2023

A narrativa a partir do dr. Watson é muito boa, ele é um personagem leve e curioso que deixa a identificação com o leitor muito fácil. Além de descobrir os mistérios dos casos, acompanhamos ele tbm na descoberta de quem é o sujeito excêntrico que está conhecendo e morando junto.

Fiquei só bem incomodado quando no meio da leitura, a história se transforma para contar a vida do assassino e dura quase um terço de todo livro e perde o que estava de mais interessante como a investigação e etc. Tirando isso, é uma aventura altamente recomendada.

thzaraujo 24/10/2023

Eu achei incrível! eu nunca tinha lido uma história do Sherlock ,foi meu primeiro livro dele e eu amei a trama,o mistério e eu li com tanta rapidez que eu acabei o livro em um dia!! eu simplesmente amei! ( recomendo!!)

samara389 20/10/2023

Pra quem gosta de um misterio
Um estudo em vermelho, é um otimo livro pra quem tá começando a ler misterio e casos de detetive, eu achei muito legal como foi se desenvolvendo a trama e a solução do caso perfeita!

Lady Potato 20/10/2023

Está longe de ser ruim, mal escrito ou sem sentido. Mas definitivamente eu não gosto desse tipo de história, achei extremamente chato e mesmo com 176 páginas tive que me esforçar pra terminar.

smiley.books 20/10/2023

Rache.
As aventuras de Holmes e Watson sempre foram algumas das minhas favoritas. Ler sobre mistérios é muito bom, e a amizade dos dois torna tudo ainda mais interessante. Foi muito legal saber como essa amizade literária tão icônica começou.
Sobre o livro, o que é mais gostei é que depois de o Sherlock resolver o caso e dizer quem é o assassino do Drebber e do Strangeson, mostra a história e as motivações por trás do crime do ponto de vista do próprio assassino. Assumo que, no final, achei meio justo o que aconteceu, mas leitor é assim, meio doido da cabeça. Recomendo.

gabrielavianaa 18/10/2023

Esse foi meu primeiro livro do aclamado sherlock holmes, li na sinopse que foi o primeiro livro dele então decidi que seria esse e realmente ele é um livro muito introdutório sobre o sherlock, conta como conheceu o dr watson.
Achei um livro bem escrito, com a escrita fácil de entender, a história me prendeu bastante (confesso que a segunda parte me prendeu um pouco mais), é um ótimo livro pra sair da ressaca literária.

Giovana1405 17/10/2023

Esse livro me fez de trouxa?
Eu simplesmente recomendo muito essa saga para quem gosta de mistério e ficção policial, as histórias trazem derrepentinamente outros rumos no meio do livro que no final vão se encaixando perfeitamente !!!