Gramática Metódica da Língua Portuguesa

Gramática Metódica da Língua Portuguesa Napoleão Mendes de Almeida

Resenhas - Gramática Metódica da Língua Portuguesa

Roberto Petrúcio 22/08/2014

A melhor gramática de todos os tempos
Leio esta obra-prima desde 1984. É a meu ver a melhor gramática de português de todos os tempos. Cuidado, porém, pois o Mestre Napoleão é muito conservador em relação a certas questões, em que discorda de muitos festejados gramáticos atuais.
Este livro ensina mais que gramática, ensina estilo, filosofia, lógica.
Marcos.Antonio 13/02/2018minha estante
Napoleão era ranzinza por natureza e apegado à gramática mais antiga, que é o contrário de Marcos Bagno que defende a gramática que o povo fala, que é muito diferente da normativa. Vi Napoleão em um roda viva ser enfático em suas defesas dos pontos principais da gramática.

Fooks 29/11/2020

Ao professor Napoleão,obrigado!
Árduo trabalho ler uma gramática do inicio ao fim,seja ela qual for. Por vezes o cansaço batia,o olho pesava e meu espírito clamava por outras leituras.Entretanto,após muito esforço,concluí a majestosa Gramática Metódica do professor Napoleão Mendes e posso afirmar, sem sombra de dúvidas,que ela compõe o rol de melhores gramáticas já feitas em nosso país.Iniciando sua exposição gramatical através de considerações gerais acerca do método utilizado,o gramático nos ensina com maestria,a partir de uma divisão sistemática em fonética,morfologia e sintaxe,a última flor do lácio.Friso tal expressão usada para designar a língua portuguesa como a última da família latina pois,em tal exposição recebe-se uma gama de noções do latim,bem como contribuições da gramática histórica e comparativa.Em uma época como a atual,que muito se opina sobre mudanças na linguagem,invocando inúmeros argumentos ideólogos,a leitura de Napoleão Mendes torna-se obrigatória para retirar o véu de ignorância que inevitalvemente possuimos,graças o pobre ensino de português,em nosso país.

Polliana 08/05/2020

Mais de 4 meses estudando-a. Ainda não aprendi tudo o que devo, mas ao menos apreendi algumas coisas extremamente importantes, e daqui para frente ficará mais fácil refinar estes conhecimentos.

tiagonbraz 08/05/2021

Gramática Metódica da Língua Portuguesa, de Napoleão Mendes de Almeida
"É erro de consequências imprevisíveis acreditar que só os escritores profissionais têm a obrigação de saber escrever. Saber escrever a própria língua faz parte dos deveres cívicos. A língua é a mais viva expressão da nacionalidade. Como havemos de querer que respeitem nossa nacionalidade se somos os primeiros a descuidar daquilo que a exprime e representa, o idioma pátrio?"

Este livro foi um companheiro praticamente diário durante 4 meses. Pouco acostumado com leituras deste gênero, no início penei - e muito - para fazer a leitura fluir e efetivamente absorver o vasto conhecimento de nossa língua do Professor Napoleão. É impossível terminar este livro sem tornar-se um leitor e escritor melhor - seja qual for o objetivo da escrita.

Diversos "mitos" da língua são quebrados, e até mesmo ensinamentos da escola são expostos como equivocados. "Ter de" ou "ter que" fazer algo? Se ficou em dúvida, tenho uma dica: leia a Gramática.