Shigeru Mizuki

Shigeru Mizuki's Hitler Shigeru Mizuki

Resenhas - Shigeru Mizuki's Hitler

@thereader2408 27/12/2021

A biografia em mangá do coisa ruim
Shigeru Mizuki's Hitler, originalmente chamado de Gekiga Hitle, é um mangá com detalhes biográficos sobre a vida e carreira política de Adolf Hitler. Foi publicado em série semanal em 1971, mas somente em 2015 foi traduzido e publicado em inglês, não sei dizer se há alguma tradução em português ou projeto de alguma editora a publicá-lo no futuro (por favor editoras!! queremos mais Mizuki), mas recomendo para quem tem o nível intermediário de inglês, pois vale muito a pena e a arte está uma beleza.

Já no início da história vemos imagens aleatórias que nos dão um vislumbre sobre as consequências das ações do Fünher. Vemos judeus se escondendo em um sótão, pilhas de corpos, um caminhão da SS se esgueirando pelas vielas de Paris, um comício nazista lotado. Então a história sofre uma digressão para a Viena de 1908, a adolescência de Hitler. Mizuki faz um apanhado histórico para tentar explicar o que foi Hitler e porque ele foi possível. O livro pode ser dividido em duas partes: na primeira parte vemos os anos de formação, ingresso na política e ascensão ao poder e na segunda vemos o desenrolar da Segunda Guerra Mundial.

Apesar da história ter o tom tenso e pragmático, ainda é possível ter um alívio cômico com as caras e bocas que Mizuki atribui a Hitler, Rudolph Hess e Benito Mussolini, isso dá um equilíbrio ao quadrinho. Um espetáculo à parte são os cenários que dão suporte a história, desenhados com um realismo incrível. Além disso, houve uma preocupação do artista em retratar o contexto histórico da época.

Vale destacar a forte tensão durante a escolha do novo chanceler da Alemanha em 1933, onde há intrigas, manipulações, muito jogo sujo e assassinatos. Parece até inventado, mas o que o Mizuki retratou aconteceu de verdade. Esse quadrinho é excelente para quem quer saber mais sobre a vida do homem que quase levou a Europa inteira a ruínas, mas não quer encarar um calhamaço de quase mil páginas.

Shigeru Mizuki faleceu aos 93 anos no fim de novembro de 2015, no mesmo mês em que Hitler foi lançado pela primeira vez em inglês. Ele perdeu um braço durante sua participação na segunda guerra, mas mesmo assim, se tornou um dos mais renomados mangakás japoneses.

@thereader2408