Happiness #10

Happiness #10 Shuzo Oshimi

Resenhas - Happiness #10

Clara.Mariana 04/04/2024

Uma grande surpresa
Comecei a leitura da série sem me informar além da sinopse do vol 1, então não sabia o que esperar.
Para minha surpresa, senti empatia, raiva, tristeza, incredulidade, amor... foi um misto de sentimentos inimaginado.
É uma ótima leitura, com momentos tensos que me fizerem questionar a idade mínima de leitura (acredito que deveria ser +16 pelo menos). O traço das ilustrações são bonitos e com detalhes de riqueza que complementam muito bem o diálogo.

Durante a leitura, vi alguns comentários que diziam que o final seria previsível, particularmente não achei previsível. Na verdade, praticamente nada na história se torna previsível. Não é meu gênero favorito, mas a história é instigante e vale muito a pena ser lida. Além do contexto psicossocial.

couto 25/03/2024

Muito bom.
Um mangá curto, que não tenho a coleção completa, mas decidi ler dessa vez através de outras fontes. Cheio de alusões a capítulos anteriores, com cenas bizarras e extremamente detalhadas, o final foi meio que feliz. A nora que aparece no início some durante o mangá e volta sendo apenas um cérebro, o que não foi o desfecho que eu esperava para a história.

Lella.bunn 04/01/2024

Impressões finais
Comecei a ler por conta da capa, desde o primeiro volume claro, a obra é incrivelmente bonita. A mistura das técnicas da arte ao decorrer dos capítulos da uma sensação de que não se trata de 'apenas mais um manga', o conjunto da arte, de certa forma delicada, mais a história macabra deixa a obra mais instigante e viciante. Tive uma leitura rápida e surpreendente, consegui realmente me concentrar na história sem qualquer pausa, parecia até mesmo um filme e com toda a certeza Shouzo Oshimi entrou para a minha lista de artistas favoritos.
E se por um acaso ainda não tenha terminado ou lido a história, recomendo que tenha o estomago forte e que aproveite a leitura o mais demoradamente possível, pois eu já estou com saudade.

Melissa349 28/12/2023

Tudo menos "Happiness"
Aqui teve tudo o oposto de felicidade;
Teve tristeza, desgraça, decepção...
Teve violência, loucura, canibalismo, tudo o que é oposto "Happiness"...
Foi uma experiência que muitas vezes fez meu estômago se revirar, me deu repulsa, me fez lacrimejar. Mas mesmo com tudo isso, foi uma leitura e tanto, uma história crua e realista da vida, acredito que num mundo onde existam mesmo vampiros, a realidade se aproxima muito mais dessa versão aqui, do que das outras histórias de vampiro que vemos por aí com certa romantização.

Paulo 26/12/2023

Não vou entrar em detalhes sobre o volume final, mas ele vai se debruçar sobre o tema da felicidade como o próprio autor vai mencionar em seu posfácio. O que significa a felicidade para pessoas que viveram à parte da sociedade por tanto tempo? Para Makoto, o distanciamento dos seres humanos vai se tornando cada vez maior. Percebemos isso no volume passado e o encontro com a seita só fez isso se agravar mais e mais. Ele é um vampiro e ele já não tem mais muitas coisas em comum com os seres humanos. Para Yukiko, o que o encontro com Makoto representou? Os leitores vão descobrir se ainda existe a chama de um amor que começou a se desenvolver na época do colegial ou se era uma necessidade de terminar algo que ela havia começado. No caso, era a busca pela pessoa que a ajudou, que lhe estendeu a mão em um momento de sua vida em que ela estava fragilizada. E, para Masami, encontrar Deus na forma de Makoto terá sido o suficiente? Na edição anterior ele dizia que se sentia divino ao devorar a carne de Yuuki, a quem ele considerava um ser divino. Mas, o que realmente significava a felicidade para ele? Ser imortal? Ter sentimentos? Poder ser livre?

Fiquei em cima do muro em relação à arte dessa edição. Tem umas sequências belíssimas na primeira metade do mangá. Oshimi mostrou o quanto consegue entregar sensações e sentimentos sem o emprego de balões de diálogo. Há um momento no início do capítulo 46 em que Makoto e Yukiko se olham. Eles passam duas páginas nessa troca de olhares e os sentimentos transbordam pelas páginas. Uma comunicação silenciosa que diz muito sobre como os dois ainda mantinham sentimentos em relação um ao outro. Mas, que dez anos de distância fez com que estes sentimentos se transformassem em outra coisa. São quadros curtos mostrando ora os olhos, ora os rostos deles. Lindíssimo. Toda a primeira metade demonstra esse trabalho de Oshimi com a hachura em sua melhor forma. Já a segunda metade achei meio apressada com alguns quadros faltando uma apuração de detalhes. Só vou destacar o capítulo dedicado à história da Nora que ficou bem legal. Queria ver o Oshimi desenhando cenários no passado japonês com mais frequência.

Como balanço final, Happiness é um bom mangá. Não vai se tornar aquele mais inesquecível de sua coleção, mas é uma história rara no sentido de que não é um estilo de histórias tão exploradas assim pelos mangakas no Japão. É um terror psicológico que se envereda de vez em quando pelo sobrenatural. Mas, é aquele sobrenatural que mesmo sendo parte da história principal, não é o ponto focal da história. Oshimi escreve sobre pessoas, e explora como indivíduos com problemas sociais se desenvolvem ao serem expostos a situações adversas. A história se desenvolve com bastante cuidado e é eficiente em nos fazer nos importar com os personagens. E Oshimi é bem esperto ao reduzir bem o núcleo de personagens, lhe dando mais tempo e oportunidade de aprofundá-los como um todo. O final da narrativa é um pouco apressado e ele mais conta o que aconteceu do que mostra. E isso me incomodou já que ele poderia ter sido mais sutil nesse ponto. Não sei se ele quis terminar tudo nesse décimo volume, mas a sensação que ficou é de que a história precisava de pelo menos um volume a mais. Mas, escolhas são escolhas. Sobre a arte, sem dúvida ela não será o ponto pelo qual você, leitor, vai adquirir o mangá. Oshimi sabe ser um bom artista, mas não é algo comum e a gente pode colocar nos dedos de uma mão quais são as edições que se destacam por isso.

site: www.ficcoeshumanas.com.br

Gaby 02/12/2023

Fim da saga
Eu sinceramente esperava MUITO mais por esse final e não achei grande coisa, custei um pouco pra entender na verdade.
No começo dos volumes eu achei que a história estava tomando um rumo bom, porém quando foi chegando mais para o final eu senti que muita coisa foi se perdendo na história.
Foi uma experiência legal, primeira vez que li uma série de mangás físicos, mas não recomendaria para outras pessoas, mesmo que gostem desse gênero.

Tata279 02/12/2023

Gostei bastante, o final pra mim ficou um pouquinho confuso. Mas no geral é uma boa leitura ??????

sadbroccolitree 30/10/2023

Incrível
Fácil uma das melhores histórias de vampiro que li nos últimos anos, devorei todos os volumes de uma vez e fiquei tão impressionado, que quero reler em breve!

juliaarcheron 22/10/2023

'Happiness' é um mangá de fantasia com vampiros. Pelo título, eu esperava uma história de romance, mas foi bem diferente. 'Happiness' é uma história cheia de ação, adrenalina e drama. O desfecho foi muito satisfatório, gosto quando o livro mostra a vida de cada personagem depois do fim da trama. Depois de tanto sofrer, a Yukiko finalmente teve seu final feliz; fiquei feliz do reencontro dela com o Makoto no finalzinho. Minha única ressalva seria abordar mais a história da Nora. Eu amei demais esse mangá! Valeu super a pena ter acompanhado os 10 volumes. *importante ressaltar que a história tem muita violência e muitos gatilhos.

Newton_Lopez 15/10/2023

Conexão alem dos séculos?
*Resenha completa do mangá*

Happiness é uma obra que transcende a mera narrativa de vampiros, mergulhando profundamente na ideia de conexão. A história gira em torno das relações que os personagens estabelecem, seja com sua família biológica, as pessoas que elas encontram ao longo de suas jornadas, ou os amigos que se tornam essenciais para sua existência.
O que torna essa obra verdadeiramente emocionante é a maneira como essas conexões são exploradas e desenvolvidas ao longo de todo o mangá. Os sentimentos dos personagens são transmitidos de maneira excepcional, muitas vezes sem a necessidade de diálogos extensos. A expressão facial dos personagens e a narrativa visual desempenham um papel fundamental nesse aspecto, tornando a arte uma parte integral da experiência.
Sem entregar spoilers, posso dizer que o capítulo final é uma verdadeira revelação que esclarece o propósito de todos os acontecimentos na trama. Fiquei cativado por como todos os elementos se uniram e se encaixaram de maneira satisfatória, deixando-me com um sentimento de apreço profundo pela história.
Happiness é uma obra que vai além das expectativas e oferece uma experiência emocionante e visualmente impactante. É uma história que celebra a importância das conexões humanas e a maneira como elas moldam nossas vidas de maneira inesperada e significativa. Vale a pena ler e apreciar.

Dumbo2.0 03/10/2023

Harmonia
Sinto que é o final necessário, acho que a vida dos personagens foi muito bem trabalhada e gostei bastante da história no geral, não me arrependo em nada em ter gastado meu tempo lendo, uma obra muito legal e importante, retrata a vida, a humanidade, mas acima de tudo retrata as pessoas.

Thiago_x240 13/09/2023

Chocante
Que final chocante, aconteceu tudo que eu não queria, esperava e tinha esperança de acontecer o que eu queria, mas infelizmente foi totalmente ao contrário, confesso que me deixou com uma pulga atrás da orelha, sobre o que aconteceu com ele, pra onde foi e etc .

samarelooo 27/08/2023

There will be happiness after you
Precisei da ajuda de outras resenhas pra escrever essa aqui.
Happiness é um mangá sobrenatural e de suspense curto, de 50 volumes divido em 10 volumes, escrito e ilustrado por Shuzo Oshimi. Conta a história de Makoto Ozaki, um menino normal do ensino médio, que não chama muita atenção, que é usado por outros alunos de sua escola para favores. Ele não pensa muito sobre o que ele foi feito, o lugar dele na sociedade, e o que ele realmente é. Ele só aceita a arrogância de seus colegas. Até que uma noite isso muda, quando sai na rua a noite, sozinho, e uma vampira chamada Nora aparece, e o morde. Por algum motivo (explicado no final do volume 10) ela não o mata, e pergunta: ?você prefere morrer, ou viver como eu??. Em desespero, ele aceita viver, ela sorri e vai embora. Os efeitos da transformação ficam aparentes um tempo depois, seu corpo e sua personalidade mudam, e as pessoas em volta dele são afetados por isso.
Esse mangá com certeza não é uma história convencional de vampiros, e não acho que os vampiros sejam o que mais se destaca nessa história. É focada nos personagens, nos sentimentos deles. São poucos, mas são bem desenvolvidos.
Outra coisa, é que essa série tem pouco diálogo. Mas isso não é um problema, já que a arte desse mangá expressa tudo, sem precisar dizer. O uso de várias linhas desregulares, pra demonstrar sentimentos, o gore e etc.
Quando terminei o volume 10, senti uma sensação de vazio, e nem sei se entendi completamente a história, afinal, foram meses pra eu voltar pra happiness.
É isso, essa história é incrível. Não li mtos mangás então não tem como julgar, mas happiness foi o melhor.

OFF: I A ADAPTAÇÃO PRA ANIME? NADA AINDA?

Eduardo 31/05/2023

Intrigante, divertido
Utilizando essa como uma resenha geral para todos os volumes, devo dizer que a série teve altos e baixos. No geral, posso dizer que considerei a série toda uma média entre 3 e 3.5 estrelas.
Tem muitas partes intrigantes, pesadas e na maioria delas, me senti muito preso a história.
Algumas seções causam muita agonia ao leitor e te faz entrar bem no clima que o gênero da história se propõe a oferecer.

Achei que o final poderia ter sido um pouco melhor em alguns aspectos, mas não é como se fizesse toda a série não valer a pena.