Conselhos Sobre o Trabalho Intelectual

Conselhos Sobre o Trabalho Intelectual Louis Riboulet

Resenhas - Conselhos sobre o trabalho intelectual

Thayane Oliveira 10/03/2024

5/5
O livro é maravilhoso, muitos conselhos. Não me senti lendo, me senti em um profundo diálogo com o autor. A leitura é profunda e edificante. Um verdadeiro bálsamo sobre a ansiedade e procrastinação do nosso século, causada pelo excesso, seja de informação, cobrança e auto cobrança. O livro também é um chamado a vida intelectual e a vocação espiritual e propósito.

GabrielBoone 09/01/2024

Prolegômenos de filosofia
Escrito por Louis Riboulet, pedagogo, pedagogistas e professor de Francês e filosofia na instituição de Norte-Dame de Valbenoîte, o livro "Conselhos sobre o trabalho intelectual" é simplesmente uma obra que se faz muito íntima a quem lê, o autor faz o uso de muitas citações e de grandes nomes de homens admiráveis para nos dar exemplos que por sua vez nos fazem viajar de tempos em tempos. A sensação ao ler esta obra, foi de conversar com o próprio autor, receber conselhos que são pérolas preciosas para todos aqueles que caminham em busca de uma vida intelectual saudável e combustível para aqueles que perseguem seus nobres ideias.
O autor aconselha que tenhamos um ideal nobre e que batalhemos dia após dia para conquista-lo. Um ideal superior determina nossa maneira de viver, organiza nossa conduta, conduz nosso ardor para o bem, e nos dá a cada dia a coragem necessária para continuar as tarefas iniciadas.
Quão ricos são estes conselhos.
Remete a ideia de que o homem tem de ser senhor de sua Vontade, que deve dominar a si mesmo, desde as paixões até as frivolidades.
Nos aconselha também a querer pouca coisa, mas querer muito este pouco. E importante saber o que queremos e nos consagrar inteiramente. Não basta também apenas começar bem, mas ir até o fim.
Queria compartilhar mais sobre tantos outros conselho, mas acredito que estes são as bases para iniciar e instigar sua leitura.

Luca.Hosken 07/12/2023

Uma mesa redonda com os sábios
Esse livro faz parte de uma leitura ordenada que iniciei e estou satisfeitíssimo com a sua leitura, chega a dar uma dor em ter acabado mas com certeza voltarei nele para mais lições e outras compreensões.

Se trata de diversos conselhos e orientações sobre como se doar a uma vida de estudos com trechos, exemplos e citações dos que de fato viveram isso.

Trazem muitas questões religiosas mas gostei da abordagem que sempre se foca na busca pela verdade através do trabalho intelectual e desse esforço contínuo de quem busca algo mais profundo aliado a um trabalho de espírito.

Saio dessa leitura com a sensação de mudança sublime na minha vida pessoal e mais compreensivo nos meus estudos!

Recomendo demais

Joany 29/06/2023

?Viam aut inveniam aut faciam?
(Ou encontro uma via, ou abro uma)

Ótimo para quem quer começar a estudar filosofia.

Um ótima introdução a uma jornada sem fim. Me despertou uma imensa vontade de conhecer outras leituras do mesmo gênero. É um livro grandioso, um ótimo direcionamento, mas ainda é só o início de algo muito maior.

Tiago.Costa 12/05/2023

Gostei. É um livro que tem muitos conselhos que daria para vc colocar em prática no seu dia a dia. Gostei bastante. Top.

Zaqueu 13/02/2023

Conselhos práticos.
Não venho de uma tradição de leitores e escritores porém sei o quanto a leitura mudou a minha vida.Lembro quando ganhei meu primeiro livro e comecei a ler e nunca mais parei depois disso.Lembro do espanto que tive ao pegar a literatura russa o quanto aquilo me impressionou, depois veio Tolkien e Lewis enfim foram tanto encontros com pessoas que de certa forma já não estão entre a gente mais que deixaram obras primas e que faz nos refletir o quanto precisamos nos conhecer e o quanto somos ignorantes diante da pura verdade.
Sobre essa leitura não poderia ter sido diferente, pois com um copilado de experiências de vários escritores,Louis Riboulet passa os conselhos de como devemos nos portar diante da sociedade,como deve ser a nossa organização de estudos,nossas conversações,administração do tempo,estar sempre em contato com Deus pois é ele que tem toda a fonte de sabedoria e que irá nos mostrar o caminho da verdade.Sempre com muita humildade é preciso ter em mente que não somos donos da verdade pois já se passaram grandes homens e mulheres e deixaram um legado e no entanto nunca houve um só que não teve todas as respostas da vida e dos mistérios da mesma.Vivemos numa era de uma superficialidade sem tamanha onde o que impera é o ego e a soberba em sempre ter razão, estamos sempre defendendo aquilo que achamos estar certo e esse livro faz a gente se esforçar ainda mais e cavar mais fundo em tudo o que acreditamos e sairmos talvez quem sabe da "bolha" que criamos diante da nossa vida.

Klein 20/09/2022

Completo
Um livro muito completo que tira várias dúvidas sobre a vida intelectual e nos inspira ao citar exemplos de grandes pensadores que passaram por determinada situação. O conhecimento do autor é vasto. Mais um dos livros ? junto com O Trabalho Intelectual do Guiton e o A Vida Intelectual do Sertillanges ? que com certeza jamais abandonarei pois sua utilidade, conhecimento e inspiração são para a vida toda.

felipe.demattos.94 10/06/2022

Preciosidade
Um livro que, como já disse, leio com 20 anos de atraso. Contudo ha 20 eu teria maturidade para compreende-lo e levar a serio a sua lição? Possivelmente não.

São tantos ensinamentos edificantes que sou grata por ter tido o privilégio de lê-lo, e provavelmente voltarei a ler num futuro não tão distante.
Levi Leal 13/06/2022minha estante
??????

13marcioricardo 11/10/2021

Excelente.
Excelente livro que nos traz as principais dicas para uma vida intelectual. O autor expõe suas ideias e as complementa com citações de grandes intelectuais. Tem um cariz bem religioso, como outros livros do gênero, mas ainda assim merece cinco estrelas.

Vinícius 04/09/2021

Muito além de conselhos
O trabalho intelectual é exaltado de forma sublime e magestosa por conselhos de vários autores: filósofos, compositores de músicas clássicas, escritores, físicos e matemáticos, eternizados em sua época, levando o leitor a vislumbrar na vida intelectual um caminho para ter uma vida plena de ensinamentos e lições para toda existência na terra. Um obra Excelente!

Joaozinho, Artista 09/01/2021

Conselhos sobre a direção do estudo
O autor no livro da vários conselhos básicos para os jovens e fala que para você ser um intelectual, você precisa abdicar de muitas coisas do seu dia a dia para o estudo e não achar que sabe tudo só porque tem bons professores ou estudou em lugares bons. O autor fala em seu livro que é preciso manter o foco no seu objeto de estudo e da uma bronca nos jovens que acham tudo saber e não percebem a sua ignorância em vários temas e cita também as péssimas leituras sobre a desculpa de " o importante é ler algo", porque uma leitura superficial pode agitar o espirito do estudante e desvia-lo do seu objetivo. As obras de ficção e romance segundo o autor são boas, mas na dose certa ou elas podem fazer com que a pessoa viva em uma realidade que não é a sua...

Fooks 01/09/2020

Riboulet traça todas as características inerentes ao trabalho intelectual,bem como o espírito e a postura do trabalhador.Acreditando na força dos exemplos,ele demonstra como um intelectual deve se portar,cultivar suas faculdades,permanecer em pé frente as adversidades e manter sua fé,tudo isso a partir da exposição de figuras como Pasteur,Montaigne,Lacordaire,Le Verrier,Ozanam,Montalembert,Bède,São Tomás de Aquino,entre outros. Também cita trechos do Vida Intelectual (Padre A.D.Sertillanges) e do Jules Payot.Recomendo pela completude da obra e seu conteúdo importantíssimo,entretanto vale ressaltar que por vezes a exposição de vários exemplos pode ser um pouco cansativa,dependendo do assunto tratado pelo autor.

Rafaela de Kássia 30/07/2020

?Eis um guia perfeito para os jovens?, como diz o prefácio
Trata-se de um livro que inspira e aconselha, que dá ótimos exemplos de escritores, cientistas, artistas e outros profissionais que se dedicaram ao seu trabalho com afinco e consistência, nas mais variadas condições e circunstâncias.

Os capítulos contém indicações para definir o ideal do estudante (imprescindível para se obter bons frutos e sair da armadilha do diletantismo); promover o autoconhecimento, a fim de delinear o ideal de vida e agir de acordo; manter o entusiasmo, que ?suaviza as asperezas do caminho? e favorece o cumprimento das tarefas.

Se você procura por motivação e bons conselhos para organizar sua vida de trabalho e estudos, com certeza este livro lhe será útil!