A bengala de Chaplin

A bengala de Chaplin Flavio Dias

Resenhas - A bengala de Chaplin

Maíra Marques | @literamai 17/05/2019

Siga: @literamai
❝O que me é mais difícil no escrever é a ausência de descanso.❞

Esse livro foi um grande desafio! Saí da minha zona de conforto com essa parceria e embarquei numa aventura totalmente diferente de tudo o que já vi. Flávio Dias utiliza da metalinguística, onde o objetivo da mensagem é a própria linguagem. "Como assim, Mai?" Ele foi inédito! É preciso que o leitor participe ativamente do livro para que a leitura dê certo. E pode ter certeza: Minha experiência com esse livro será totalmente diferente da que você terá, e é aí que está a magia!

❝(...) os fantasmas são aqueles que mais sofrem em uma casa mal-assombrada, como era a casa da sua memória.❞

No livro há exercícios de escrita com canetas coloridas (a famosa bic de quatro cores), para que você, leitor, exercite sua mente. No decorrer da história ele vai narrar a vida de Jackson, mas tem que se atentar: Ao mesmo tempo que o narrador conta a história do escritor, ele também narra a história de seus livros, os quais ele também é um personagem! Confuso? Sim, um pouco. hahaha Mas tudo faz sentido quando você está envolvido na história. A escrita do Flávio é envolvente e não deixa que você perca o foco. Além disso, ele viaja durante os anos, indo e voltando, narrando eventos importantes da historia do Brasil e do mundo.

❝Eu queria aquela outra existência, aquele outro lado do trapézio que eu não conhecia. Aquilo que eu nunca entendi e que certas pessoas chamam de vida.❞

O livro tem como cenário Vevey, na Suíça (local onde Flávio vive atualmente) e Florianópolis, Brasil. Jackson e sua amante Lola, protagonista de seus livros e o amor de sua vida, são personagens que você não pode deixar de conhecer. "A Bengala de Chaplin" é uma leitura para quem gosta de desafios e sair da zona de conforto, se é isso que você quer, vem conhecer a história de Jackson. ♡

❝Memória é sempre rascunho. E qualquer tentativa de passá-la a limpo está condenada, já desde o princípio, ao fracasso.❞

site: https://www.instagram.com/literamai

@vetleitora 01/10/2019

A bengala de Chaplin

Autor: Flavio Dias
Ebook disponível no Kindle ( https://amzn.to/2olOtAP através desse link você ajuda o IG, ou acesse o link na bio no instagram @leituratodososdias)
4’8

‘’Os fantasmas são aqueles que mais sofrem em uma casa mal-assombrada, como era a casa da sua memória’’

Hora meus leitores, o que falar dessa leitura maravilhosa, totalmente diferente das minhas leituras habituais. O livro é um exercício narrativo para a mente e muito criativo no qual todos os personagens e eventos são fictícios.

O autor utiliza da metalinguística, onde os verbetes explicam a própria palavra, confuso? Super (ao menos para mim), mas no decorrer da leitura você vai entendendo, adorei também o toque poético que a leitura me proporcionou.

A obra nos proporciona viajar para alguns lugares como: Vevey na beira do lago léman (me apaixonei por Vevey nessa leitura), Santa Catarina e Paris, servem como cenários para esta incrível leitura.

Temos aqui duas narrações, primeiro Jackson um escritor de sucesso e o segundo, um escritor que guarda seus escritos na gaveta, ou seja, não foram publicados. A dança que ocorre nessa obra é quando os narradores entrecruzam-se, então meus leitores é preciso estar totalmente atento para não confundir-se durante a leitura. Conhecemos também a Lola e a Helen duas personagens muito queridas que apitam essa obra.

Além do fato dos dois personagens serem escritores, temos a estátua de charlie chaplin que realmente existe e está localizada em Vevey na Suíça, a bengala dessa estátua foi roubada diversas vezes. Tal roubo serviu de inspiração para os autores dentro da obra. Achei isso muito excitante durante a leitura, sendo a bengala um elemento muito especial.

Recomendo essa viagem ousada para todos vocês, eu amei a minha experiência e carregarei comigo para sempre.

Beijinhos da leitura e até a próxima.