A Noiva de Cristo

Resenhas - A Noiva de Cristo

Picassio 03/04/2011

O preparo da Noiva
NOSSO PROPÓSITO
Swindoll apresenta primeiramente o propósito básico para chegar ao motivo fundamental pelo qual a igreja existe, tem que se perguntar: “por quê?”.
Aprendi que o propósito básico da igreja é glorificar ao Senhor nosso Deus acima de todas as coisas. (1 Co 10:31).
Deus está interessado que o glorifiquemos até mesmo em nosso próprio corpo. Na maneira como o tratamos e o que fazemos com ele. (1 Co 6:20).
Nosso único propósito, a razão básica para a nossa existência, é dar glória máxima ao nosso Deus. (Rm 15:5-6).
Devemos ser um exemplo de glorificação a Deus, os outros não verão as suas obras e não glorificaram a você, pois saberão que tudo o que você faz é para a glória de Deus. (Mt 5:16).
Como ocorre o ato de glorificar a Deus?
1. Cultivando o hábito de incluir o Senhor Deus em cada segmento de sua vida.
2. Recusando-se a esperar ou aceitar qualquer glória que pertença a Deus.
3. Mantendo com Deus um relacionamento prioritário mais importante do que qualquer outro na terra.
a) Para ajudá-lo a cultivar o hábito de incluir o Senhor Deus em todos os segmentos de sua vida, encontre-se com Ele freqüentemente e a sós.
b) Recusar-se a esperar ou aceitar qualquer parte da glória, admita abertamente sua luta com o orgulho.
NOSSO OBJETIVO
Achei muito importante e bem aplicativo as dez declarações que o autor apresenta sobre o ministério. Que são:
1- O fundamento do ministério é o caráter.
2- A natureza do ministério é o serviço.
3- O motivo do ministério é o amor.
4- A medida do ministério é o sacrifício.
5- A autoridade do ministério é a submissão.
6- O propósito do ministério é a glória de Deus.
7- As ferramentas do ministério são a Palavra de Deus e a oração.
8- O privilégio do ministério é o crescimento.
9- O poder do ministério é o Espírito Santo.
10- O modelo do ministério é Jesus Cristo.
O autor nos apresenta quatro objetivos importantes como igreja.
“Os que aceitaram a mensagem foram batizados, e naquele dia houve um acréscimo de cerca de três mil pessoas.
Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.
Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos.
Todos os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum.
Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade.
Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em suas casas, e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração,
louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava todos os dias os que iam sendo salvos”.
Atos 2:41-47
O primeiro é o CULTO. Em Atos 2:42 esta escrito a palavra “perseverança”, Lucas usa um termo grego que sugere uma fidelidade constante, sincera. A mesma palavra original aparece em Atos 1:14 e 6:4, ambas as vezes referindo-se à oração. Quando os primeiros santos se reuniam, intensidade e ardente devoção se misturavam com apaixonada dedicação. Seu CULTO não era uma produção desanimada aprendida de cor. Eles participavam. E mandavam ver. Neste mesmo versículo 42 de Atos capítulo dois menciona que eles partiam o pão e oravam juntos.
O segundo objetivo para a igreja é a APRENDIZAGEM
No verso 44 os que vieram a ser conhecidos como os que criam, que sugere que um corpo objetivo de verdades mutuamente abraçadas. Segundo atos 4:4, a igreja cresceu à medida que muitos dos que ouviram a palavra creram. Diante deste objetivo observe três situações que merecem ser observadas.
1. Quando o conhecimento permanecer teórico, cuidado. Ele logo gerará indiferença ou arrogância.
2. Quando a pregação e o ensino não são equilibrados pelo amor e pela graça, cuidado. A arrogância não esta longe.
3. Quando o ensino se tornar um fim em si mesmo, cuidado. Nesse ponto, a instrução bíblica está chegando perigosamente perto de ser bibliolatria.
O terceiro objetivo para a igreja é a COMUNHÃO. A igreja é uma comunidade de fiéis que demonstram interesse genuíno uns pelos outros.
Quando Koinonia aparece no Novo Testamento, sempre dá a idéia de união, o compartilhar de algo juntos ou tomar parte em algo juntos.
A próxima e último objetivo da igreja é a EXPRESSÃO verdadeira, a igreja é um corpo que busca os outros. Ela não é um corpo que não restringe suas mãos a si mesmas. Em Atos 2:43-46 encontramos uma situação crescente. Havia amor. Havia aceitação. Havia vulnerabilidade, compaixão, interesse, atração e doação.
Observe quatro coisas importantes no evangelismo da Igreja primitiva.
1- Eles nunca se limitaram à reunião da igreja.
2- O evangelismo era sempre iniciado pelo cristão.
3- O evangelismo geralmente estava ligado a outro evento ou experiência desconexo.
4- O evangelismo nunca foi algo que alguém fosse forçado ou manipulado a fazer.
Como última observação realista para o futuro da igreja.
Primeiro, a profundidade da igreja é determinada por sua qualidade de culto e instrução.
Segundo, a largura da igreja, é determinada pelo compromisso dessa igreja com comunhão e evangelismo.