O Ponto Zero da Revolução

O Ponto Zero da Revolução Silvia Federici

Resenhas - O ponto zero da revolução

manda 20/04/2024

Amo lê a Silvia porque sinto que ela sempre me abre os "olhos" para situações que passam despercebida para nós mulheres, situações em que somos exploradas e que não nós damos conta, situações em que governantes que são financiados por agentes a mando do capital em que exploram países periféricos através de ajuda humanitária e que acaba destruindo comunidades e modos de vida em nome de um dito progresso.

Evelin.Lourena 22/02/2024

O livro é constituído da junção de vários artigos publicados pela própria autora ao longo dos anos. Ele fala sobre como a atividade doméstica não remunerada atrapalha o desenvolvimento das mulheres. Pois, em um mundo capitalista que tudo é moeda de troca, ficar sem receber nada desenvolvendo algum trabalho, é o mesmo que permanecer à margem da sociedade.
Achei interessante tudo que a autora trouxe. Me fez abrir os olhos para o nosso cotidiano e perceber que o trabalho não remunerado é um projeto político estruturante do sistema capitalista.

Eduarda.Garcia 06/11/2023

A exploração cotidiana sendo finalmente reconhecida!
Li O Ponto Zero da Revolução em 2022, como leitura complementar de uma cadeira na faculdade de Letras na UFRGS. Naquela época, apesar de ter ficado embasbacada com o conteúdo e ter sido vítima de uma senhora ressaca literária, não quis escrever uma resenha pois temia a recepção do tema. Entretanto, ontem fiz a prova do ENEM e fiquei extasiada quando li a proposta de redação e vi que era sobre a invisibilidade do trabalho realizado por mulheres e meninas dentro de casa, seja trabalho doméstico limpando, cozinhando ou cuidando de irmãos, filhos, avó ou avô. Eu havia, algumas semanas atrás, revisitado o conteúdo da cadeira que me apresentou o Feminismo Socialista e pensei que seria ótimo se o tema da redação desse ano tivesse alguma ligação com o tópico citado, pois, pensei eu, é algo tão importante mas tão pouco discutido. Consegui citar Silvia e a célebre frase "O que eles chamam de amor, nós chamamos de trabalho não remunerado". Usei a proposta para expressar o que vem me corroendo por dentro desde que li a obra dela. E hoje, vendo a repercussão da proposta e os comentários, fico triste com os comentários que li, de homens e até mesmo mulheres dizendo que o tema era confuso ou até mesmo idiota, sem sentido. Pois bem, mulheres que sentem a exploração não sentiram dificuldade em entender ou dissertar, mas homens e mulheres que concordam com tal prática e não vêem problema na divisão injusta de tarefas, esses sim, não conseguiram desenvolver algo a favor dos direitos das mulheres a uma coisa tão simples como qualidade de vida! O trabalho doméstico exclusivo às mulheres é exaustivo, injusto e letal! Seguirei expressando minha felicidade pela luta de Silvia estar sendo reconhecida e amplamente difundida!

Jorlaíne 16/10/2023

A exploração do trabalho afetivo feminino
Que somos exploradas cotidianamente já sabemos.
Mas a Federici agora me mostrou o quanto trabalhamos de graça a partir do uso de uma ideologia presente na sociedade de que devemos cuidar da casa e dos filhos por amor, sem esperar nenhum retorno financeiro deste trabalho.
Eu comecei a leitura com uma forma de pensar e terminei com outra. E eu amo livros que fazem isso comigo!
Recomendo muito a leitura.

Carla.Floores 10/06/2023

Abrangente
Engana-se quem pensa que trata-se apenas de um livro sobre o feminismo. Temas como política, economia e luta de classes também são colocados em pauta.
Agricultura de subsistência, direitos reprodutivos, trabalho assalariado e trabalho "invisível", exploração, capitalismo, comunismo, guerra.
Diferente de muitas autoras brancas, Silvia aborda questões raciais e de gênero.

Julia.Dani 08/01/2023

O Ponto Zero da Revolução
O livro é composto por um compilado de textos da Silvia Federici, que focam principalmente na questão do trabalho doméstico. Eu gosto muito da Federici porquê ela sempre trás muitas fontes e referências em tudo que ela escreve, além de escrever tão bem que a leitura se torna muito fluída. Ela também tem uma forma discursiva feroz que faz com o leitor se sinta como se ela estivesse discursando em um palanque a meio metro de distância. É uma leitura muito necessária para a formação política das pessoas.

Sidélia 17/08/2022

Precisa de leituras anteriores
Esse livro é um compilado de textos e reflexões da autora que ela mesma organizou. No próprio texto tem uma série de indicações nas notas de rodapé.

A pesquisa comeu solta! ?

Uma leitura descompromissada é possível, tem alguns textos que são datados e é importante entender qual era o pensamento feminista da época pq a Silvia tinha um diálogo constante com os movimentos e ou respondia a esses movimentos ou se inscrevia neles com as devidas críticas.

Anotei algumas indicações de textos que estão no próprio livro e acho que assim, não precisa ser pesquisadora, mas conhecer as bases e o contexto histórico das 3 ondas do feminismo já ajuda.

Recomendo e desejo boa leitura!

Ronnayse 20/02/2022

O livro traz diversos artigos publicados por Silvia Federici ao longo dos anos sobre trabalho doméstico, reprodução e luta feminista.

“O ponto zero é tanto um local de perda completa quanto um local de possibilidades, pois quando todas as posses e ilusões foram perdidas é que somos levados a encontrar, inventar, lutar por novas formas de vida e reprodução.”

Não é uma leitura fácil. Não só pelo conteúdo, mas pelas cargas e reflexões que traz pra nós, mulheres. Silvia traz temas que precisam ser olhados de forma diferente, que, embora visto por alguns(algumas) ainda se repetem com o passar do tempo.
No entanto, mesmo não sendo fácil, não é uma leitura cansativa pois Silvia é muito clara e coerente em suas colocações.

“A sexualidade para nós é sempre acompanhada por ansiedade (...) A comercialização do corpo feminino torna impossível que nos sintamos confortáveis com o nosso corpo, independentemete de suas medidas ou formas. (...) É por isso que, magras ou gordas, de nariz grande ou pequeno, altas ou baixas, nós todas odiamos o próprio corpo. Nós o odiamos porque estamos acostumadas a vê-lo através de um olhar externo.”

A leitura de “O Ponto Zero da Revolução” nos possibilita pensar as relações que, para nós mulheres, são postas como normais e esperadas que realizemos. Silvia nos mostra que o que nos é ensinado desde muito tempo como normal e “atribuição do sexo feminino” na realidade não passa de um sistema de produção e reprodução que é imprescindível para a organização de uma nova divisão sexual do trabalho.
Diversas são as reflexões sobre a desvalorização da mulher e do trabalho doméstico que ela realiza para o mundo capitalista.

“Eles dizem que é amor / Nós dizemos que é trabalho não remunerado.”

“Está claro que nenhuma mudança positiva pode ocorrer na vida das mulheres se não houver uma profunda transformação nas políticas sociais e econômicas e nas prioridades sociais.”

jhdep 21/12/2021

Lugar de mulher é numa sociedade emancipada
Silvia com sua escrita de fácil acesso e sua capacidade de transitar pelas mais diversas áreas do conhecimento sempre me rende momentos de muito aprendizado. Dessa vez, focaliza a questão do trabalho de reprodução como crucial para a organização de uma nova divisão sexual do trabalho. Nos mostra como o neoliberalismo tem criado uma dependência dos países do sul global que tem minado diversas formas de vida comunal, além de contrapor análises feministas corporativistas e marxistas autonomistas que insistem em enxergar na atual conjuntura uma transição pos-capitalista de emancipação, que só será possível com a queda do atual sistema de produção e a valorização da cooperação a partir de uma perspectiva internacionalista, feminista e ecologicamente consciente.

Giulia Bendassoli 11/12/2021

reflexivo
O livro foi organizado com artigos publicados pela autora. Fisicamente o livro é lindo, a tradução do coletivo Sycorax é muito bem feita e parece que os originais foram escritos em português.
Os textos ajudam a pensar e completar as ideias do Calibã e a Bruxa.
Acho que ler os dois é importante para entender a perspectiva da autora.

Mari Guerra 01/11/2021

Fui ler esse livro muito na vibe de "Calibã e a bruxa" e confesso que me decepcionei um pouco. É um bom livro de estudo, má não deixa de ser maçante.
É apenas uma reunião de artigos, geralmente focados na situação dos EUA há algumas décadas, então tem muita coisa que eu senti falta de um contexto ou até mesmo de ser reescrito.
Tem muita coisa importante e valida nesse livro, justamente por isso acho que uma escolha editorial melhor teria sido limpar alguns artigos.

Maju 23/08/2021

Livro impecável
Imaginei que o Calibã e a Bruxa seria o meu livro favorito da vida, até eu ler O Ponto Zero da Revolução. Acho que Federici é brilhante durante toda a escrita, que não é cansativa, muito clara e extremamente coerente. Eu aprendi demais!
Por mim esse livro será minha "bíblia", cada dia abro em um capítulo/ subcapítulo e leio o ensinamento.

Marina 30/07/2021

Transformadoras referências de Silvia
Apesar de não ser uma leitura tão fácil, pelo tanto de conteúdo, referências e cargas que carrega, levando mais tempo para ler que o normal, confesso que transformou minha realidade como dona de casa, sendo um divisor de águas para um processo que já estava acontecendo, me libertando da escravidão! Silvia se mostra necessária falando de temas que precisam ser olhados e que apesar do tempo, ainda se repetem. Recomendo!

Camila0831 26/06/2021

Ponto de partida
Este livro me possibilitou repensar as relações que para nós mulheres são postas como normais e esperadas ao nosso sexo. A relação que temos com o trabalho doméstico ainda tem muito que ser discutida, ainda mais em um país como o Brasil. Se um ponto de partida, essa obra é fundamental se desejarmos conseguir a transformação de nosso cotidiano.

anita 14/05/2021

sendo bem honesta, me decepcionei um pouco com esse livro. criei muita expectativa porque lembro de ler Calibã e a Bruxa e me apaixonar, mas esse aqui não me conquistou. talvez porque agora eu esteja com uma capacidade crítica maior, depois de algumas poucas leituras marxistas, ou esse realmente não seja do mesmo nível do outro. apesar de achar as análises de Silvia muito certeiras em alguns momentos, especialmente as históricas, é como se o posicionamento dela não correspondesse a altura. percebi um caráter reformista que ela tenta pintar como revolucionário, mas que não dá pra engolir. isso fica muito claro desde os primeiros momento do livro, especialmente, no capítulo inicial e a defesa do ?trabalho doméstico assalariado? como um pontapé de verdadeira emancipação. que diabos é isso kkkkkk? parece, realmente, que em alguns momentos ela se contradiz dentro da própria compreensão. já em outros momentos, como a análise do papel da ONU, por exemplo, e do imperialismo, ela é brilhante! claro que a bicha é foda e tudo mais, e continuarei admirando, mas as críticas tão aí.
Debs 14/05/2021minha estante
opa, bom ler seu comentário sobre o livro. estou terminando o calibã e a bruxa e minha expectativa pro ponto zero estava colossal. agora qnd for lê-lo estarei com os pés no chão hehe