Such a Fun Age: A Novel (English Edition)

Such a Fun Age: A Novel (English Edition) Kiley Reid

Resenhas - Such a Fun Age

Amanda 22/01/2023

Comprei esse livro uns anos atrás só porque estava barato e resolvi ler agora naquela onda de "se eu não ler agora, vou tirar da lista" e foi uma leitura surpreendente. É uma história muito leve, mas que lida com temas difíceis de uma maneira muito gostosa de ler. A autora oscila entre as perspectivas de um capítulo ao outro, de modo que conseguimos entender a motivação de cada personagem e fazer nossos próprios julgamentos. Eu aproveitei muito a leitura e recomendo muito.

clarys 18/07/2022

uma ideia boa, mas mal desenvolvida
O livro trata sobre temas super importantes, e faz diversas críticas, mas em vários momentos parece só uma história com personagens irritantes. Mesmo assim acho um livro importante de se ler, nada extremamente necessário mas

helena 11/05/2022

fiquei muito interessada nos temas que esse livro aborda, como o fetiche que muita gente branca tem por pessoas negras, e toda aquela questão de ?white savior?, mas eu me decepcionei muuuuuitooo com o livro

primeiro que achei a forma como essas críticas foram feitas muito superficial, em um ponto parecia que isso não era o tema central do livro, mas sim a relação/briga estupida da alix com o kelley, que eu sinceramente não podia ligar menos. como vi outra resenha falando, parecia que a emira, que é a personagem principal, só tava lá para fazer uma ponte entre os dois e dar mais palco pra essa ?briga?deles

eu entendo o que o livro queria criticar, eu acho muito importante os assuntos que ele se propõe a discutir, mas acho que em alguns momentos ele poderia ser mais explícito do que só deixar, a todo o momento, as atitudes meio ?escondidas? (entendo o propósito de fazer isso, so queria que pelo menos mostrasse explicitamente como isso é errado)

se fosse só isso que me incomodou no livro eu realmente aumentava a nota, mas o que realmente me fez não gostar foram os personagens. eu simplesmente não ligava pra nenhum deles, claramente a alix foi feita pra gente odiar ela pq ela é uma psicopata, mas nem a emira eu conseguia aguentar. as amigas das duas são insuportáveis, os diálogos são MUITO mal feitos, ninguém fala daquele jeito.

o final foi super apressado, não entendi nada que aconteceu, fiquei completamente confusa e não senti que ele concluiu nada.

eu acho que pelos temas e pela forma como os personagens incomodam (o que eu acho e espero que seja proposital), ele é muito importante pra ser lido, e eu morro de vontade de dar ele para algumas pessoas específicas lerem, pra ser aprendem alguma coisa e verem como o racismo não aparece só de um jeito. mas muitos detalhes me fizeram odiar a experiência de ler o livro, por isso dei 2.5 (o que nem é tão ruim, é a metade de 5, é bem razoável para mim)

aninha 06/05/2022

e olha que eu nem gosto de criança
fiquei muito triste com o final, queria elas se reencontrando no futuro, queria a doida toda lascada sei lá, mas é muito real o fim mesmo, de que as coisas dão certo mas não do jeito que a gente espera/quer e etc. ai meu coraçãozinho

Mica 14/02/2022

Review on @reading.with.mica
"I don't need you to be mad that it happened. I need you to be mad that it just like... happens."

Review on @reading.with.mica

Mick 31/01/2022

gente que livro
"such a fun age" retrata a vida de Emira, uma jovem de 25 anos que não sabe o que fazer da vida. tem bicos em um partido político e outro como babá de uma família extremamente rica.
o que eu mais gostei foi a forma como o livro tem duas protagonistas (Emira e a mãe pra qual ela trabalha, Alix) com vivências completamente opostas e valores parecidos.
Aly é a feministona "yaas queen" que vê seus funcionários como família, o que é interessante de ser lido ao notar que essa é uma experiência américa branca (quantos de vcs tiveram babás ou empregadas? qual era a cor delas? elas eram família certo, até serem demitidas). Enquanto Emira apenas quer uma vida estável, quer se encontrar, mas infelizmente se embola na vida (e principalmente sentimentos) da sua patroa.

pensando agora, mesmo o livro sendo sobre racismo e as diferenças entre cada personagem, o livro em si é sobre Alix. Alix; a mãe ausente, Alix: nostálgica da sua juventude, Alix: trabalhadora feminista, Alix: perdida.

Lari 11/01/2022

Um livro que te pega nos detalhes
Pros: Essa autora te faz ficar com raiva de todo mundo na maior parte do livro, mas é quando ela traz os pensamentos de Alix e Kelly que você percebe o quanto eles acreditam estar fazendo o certo; tanto Kelly quanto Alix poderiam ser qualquer um de nós, em diversos momentos que nós mesmos vemos suas ações como mesquinhas e egotistas; apesar de ter raiva de ficar com raiva de Emira também durante a leitura e ter vontade de sacudir essa garota diversas vezes, nunca saberemos como teríamos agido se fôssemos nos em seu lugar; eu amei como a autora te mostra a diferença entre as duas nos detalhes: o celular de Emira está sempre no carregador por ser um modelo ultrapassamos, o tempo de sobra que Alix tem para escrever o seu livro sem ser cobrada, o quanto Kelly parece ser incrível por se revoltar com os ataques racistas mais óbvios e falha em perceber o quanto ele mesmo perpétua o racismo estrutural; o último capítulo resume de maneira incrível esse livro

Cons: pode parecer parado, óbvio e até meio novela das 7 em alguns momentos, mas não tira o impacto da história

* Recomendo para: quem procura leituras cotidianas sobre racismo

Julia Rodrigues 02/09/2021

Definitivamente não foi o livro que me venderam, mas mesmo assim fala de racismo de uma forma que nunca vi antes na literatura de ficção.

Aqui, vemos a violência e invisibilidade que uma jovem babá negra é submetida, seja pelas tentativas que sua chefe faz de "salvá-la", ou pela fetichização por um dos únicos personagens masculinos do livro.

Emira, a personagem principal, no entanto, se sente perdida e não tem controle da sua vida em nenhuma parte da obra e parece não ter nem mesmo quando o livro acaba.

Os personagens secundários me parecem muito caricatos, principalmente as amigas de Emira, caindo no estereótipo da "garota negra" que é famoso nos EUA.

O início e o fim da obra são eletrizantes, mas entre eles o livro se dá em um ritmo muito truncado, lento, o que me fez quase desistir da leitura.

Definitivamente, não é o que eu esperava e nem o que os booktubers estrangeiros dizem sobre a obra. Para a primeira publicação da autora, é um bom livro. Estou animada para ver o que mais ela pode nos trazer e como sua escrita evoluirá.

anpanjulia 12/08/2021

Uma história leve e relevante
Depois de muitas recomendações de youtubers que acompanho, eu finalmente li esse livro (descobri enquanto lia que já existe uma versão em português). A história me surpreendeu positivamente por tratar de assuntos sérios e importantes em nossa sociedade atual de uma forma leve e realista, além de mostrar muito bem as nuances dos personagens e sua capacidade de (através de suas próprias narrações) nos fazerem odiar eles de qualquer forma.

A escrita da autora é muito fluida e torna a leitura fácil e prazerosa, além de ter me deixado absurdamente investida a ponto de não conseguir largar o livro quando cheguei nos últimos capítulos.

Outro ponto muito interessante foi a humanidade dos personagens - acredito que todo mundo conheça alguém como a Emira, Alix ou Kelley, que são complexos e cheios de defeitos, mas que fazem as coisas que julgam ser o melhor com as ferramentas que têm. Como já mencionei, ter um tema tão complexo e importante quanto o racismo exposto de maneira leve e straight to the point é bem interessante e, através de personagens humanos e com quem é possível se identificar, torna possível uma auto-crítica acerca dos pensamentos e atitudes que muitas vezes acabamos reproduzindo. Ótima oportunidade para olhar para si e para o seu entorno.

Um último comentário que não vou marcar como spoiler, pois todo mundo que ler esse livro vai entender: é impossível não odiar a Alix! Ela começa muito bem intencionada e eu achei que era só implicância minha, mas aos poucos a gente vai percebendo pelos pensamentos dela mesmo o quanto ela controla a própria narrativa (vocês vão entender quando chegarem lá), e o quanto isso é problemático para todo mundo que a cerca. Enfim, me estressei muito com ela.
anpanjulia 12/08/2021minha estante
Ah, esqueci de mencionar na resenha, mas o único motivo pra ter dado 4 ao invés de 5 estrelas foi o fato de eu ter achado o final bem corrido (o que não significa que foi ruim) e isso meio que me fez estranhar considerando o restante da história.

Talia.Moniz 04/08/2021

Racismo nos estados unidos
Livro bastante bom, com tópicos bem interessantes para a nossa sociedade, no sentido de narrar de forma simples o racismo internalizado. Infelizmente, não foi uma leitura que me prendeu muito, demorando algum tempo para o acabar, mas é algo que varia de pessoa para pessoa. Ainda assim, é uma leitura interessante para se entender o racismo que ainda existe em século XXI, numa sociedade onde "já não existe racismo".

Luiza.Cabral 05/06/2021

Muito bom!
Adorei ouvir o audiobook! Bem leve e com poder de nos fazer refletir muito sobre o quão sutil o racismo pode se apresentar na nossa sociedade.

katarinafp 09/05/2021

Me prendeu do início ao fim, uma leitura bem instigante que aborda temas de extrema relevância..Emira você merece o mundo.