Such a Fun Age: A Novel (English Edition)

Such a Fun Age: A Novel (English Edition) Kiley Reid

Resenhas - Such a Fun Age

Talia.Moniz 04/08/2021

Racismo nos estados unidos
Livro bastante bom, com tópicos bem interessantes para a nossa sociedade, no sentido de narrar de forma simples o racismo internalizado. Infelizmente, não foi uma leitura que me prendeu muito, demorando algum tempo para o acabar, mas é algo que varia de pessoa para pessoa. Ainda assim, é uma leitura interessante para se entender o racismo que ainda existe em século XXI, numa sociedade onde "já não existe racismo".

Luiza.Cabral 05/06/2021

Muito bom!
Adorei ouvir o audiobook! Bem leve e com poder de nos fazer refletir muito sobre o quão sutil o racismo pode se apresentar na nossa sociedade.

Lari 11/01/2022

Um livro que te pega nos detalhes
Pros: Essa autora te faz ficar com raiva de todo mundo na maior parte do livro, mas é quando ela traz os pensamentos de Alix e Kelly que você percebe o quanto eles acreditam estar fazendo o certo; tanto Kelly quanto Alix poderiam ser qualquer um de nós, em diversos momentos que nós mesmos vemos suas ações como mesquinhas e egotistas; apesar de ter raiva de ficar com raiva de Emira também durante a leitura e ter vontade de sacudir essa garota diversas vezes, nunca saberemos como teríamos agido se fôssemos nos em seu lugar; eu amei como a autora te mostra a diferença entre as duas nos detalhes: o celular de Emira está sempre no carregador por ser um modelo ultrapassamos, o tempo de sobra que Alix tem para escrever o seu livro sem ser cobrada, o quanto Kelly parece ser incrível por se revoltar com os ataques racistas mais óbvios e falha em perceber o quanto ele mesmo perpétua o racismo estrutural; o último capítulo resume de maneira incrível esse livro

Cons: pode parecer parado, óbvio e até meio novela das 7 em alguns momentos, mas não tira o impacto da história

* Recomendo para: quem procura leituras cotidianas sobre racismo

Julia Rodrigues 02/09/2021

Definitivamente não foi o livro que me venderam, mas mesmo assim fala de racismo de uma forma que nunca vi antes na literatura de ficção.

Aqui, vemos a violência e invisibilidade que uma jovem babá negra é submetida, seja pelas tentativas que sua chefe faz de "salvá-la", ou pela fetichização por um dos únicos personagens masculinos do livro.

Emira, a personagem principal, no entanto, se sente perdida e não tem controle da sua vida em nenhuma parte da obra e parece não ter nem mesmo quando o livro acaba.

Os personagens secundários me parecem muito caricatos, principalmente as amigas de Emira, caindo no estereótipo da "garota negra" que é famoso nos EUA.

O início e o fim da obra são eletrizantes, mas entre eles o livro se dá em um ritmo muito truncado, lento, o que me fez quase desistir da leitura.

Definitivamente, não é o que eu esperava e nem o que os booktubers estrangeiros dizem sobre a obra. Para a primeira publicação da autora, é um bom livro. Estou animada para ver o que mais ela pode nos trazer e como sua escrita evoluirá.

Clara 19/03/2021

tudo

Heloísa 04/08/2020

uma daquelas leituras que vai muito além dos acontecimentos e plots da narrativa. perfeito.

Isadora Oliveira 12/11/2020

gostei bastante da escrita e da alternância dos capítulos entre as visões de Emira e Alix. o final foi apenas parcialmente como eu esperava/queria, mas entendo completamente o porquê de como terminou

aninha 06/05/2022

e olha que eu nem gosto de criança
fiquei muito triste com o final, queria elas se reencontrando no futuro, queria a doida toda lascada sei lá, mas é muito real o fim mesmo, de que as coisas dão certo mas não do jeito que a gente espera/quer e etc. ai meu coraçãozinho

Mica 14/02/2022

Review on @reading.with.mica
"I don't need you to be mad that it happened. I need you to be mad that it just like... happens."

Review on @reading.with.mica

Mick 31/01/2022

gente que livro
"such a fun age" retrata a vida de Emira, uma jovem de 25 anos que não sabe o que fazer da vida. tem bicos em um partido político e outro como babá de uma família extremamente rica.
o que eu mais gostei foi a forma como o livro tem duas protagonistas (Emira e a mãe pra qual ela trabalha, Alix) com vivências completamente opostas e valores parecidos.
Aly é a feministona "yaas queen" que vê seus funcionários como família, o que é interessante de ser lido ao notar que essa é uma experiência américa branca (quantos de vcs tiveram babás ou empregadas? qual era a cor delas? elas eram família certo, até serem demitidas). Enquanto Emira apenas quer uma vida estável, quer se encontrar, mas infelizmente se embola na vida (e principalmente sentimentos) da sua patroa.

pensando agora, mesmo o livro sendo sobre racismo e as diferenças entre cada personagem, o livro em si é sobre Alix. Alix; a mãe ausente, Alix: nostálgica da sua juventude, Alix: trabalhadora feminista, Alix: perdida.

Paloma 05/03/2021

Leitura bem razoável. Eu entendi que a trata do racismo estrutural. A autora quis mostrar o quanto ele pode ser sutil. Mas eu não consegui me importar com as personagens. Achei que a narrativa se arrastou demais pra chegar no clímax, ou talvez fosse eu sem paciência. A única parte que valeu a pena foi o final mesmo.

feyrrearcheron 25/11/2020

citando a Kerry Washington em Little Fires Everywhere ? White women always wanna be friends with their made?. Such a fun age chegará no BR nos próximos dias e é ótimo ressaltar a importância desse livro sobre raça e privilégio, o quanto ele vai além das páginas em um contraste enorme entre as dificuldades da comunidade x o falso suporte das ?Karens? da vida
feyrrearcheron 25/11/2020minha estante
maid*

oCanabrava 23/01/2021

Such a Fun Age trata sobre racismo, e especialmente sobre o racismo praticado por pessoas que realmente acreditam que não são racistas e que são "cheias de boas intenções".

O livro tem ritmo, tom e ótimos personagens.

Marina 21/03/2021

Uma história que é ao mesmo tempo surpreendente e ao mesmo tempo te faz pensar que ela pode estar acontecendo agora mesmo com alguém. O livro é engraçado e leve, mesmo discutindo assuntos difíceis como o racismo.
O relacionamento da Emira com a Briar é tudo.