Economia Donut

Economia Donut Kate Raworth

Resenhas - Economia Donut

Karina.Rocha 03/10/2023

Um futuro possível
Proporcionar que os limites entre o que mais tem, e o que menos tem, tenha uma distância menos exorbitante é urgente.

Japa 15/05/2022

Recomendo muito
É um livro que contempla acadêmicos, estudantes e mesmo leigos.

Apesar de ser um assunto com várias pontas e eixos, a autora consegue traduzir o assunto pra uma linguagem de fácil entendimento.

Não é um livro completo: pra quem quiser se aprofundar no assunto é necessário ler mt mais coisas. Mesmo assim o livro é extremamente interessante, gostei bastante.

Marcelo.Barbosa 11/04/2022

A autora identifica muito bem alguns erros das teorias econômicas e a impossibilidade física de crescimento eterno, porém suas propostas de como resolver esse problema deixam a desejar. Uma das principais características do capitalismo é que ele não é um jogo de soma zero, o que significa que todos podem crescer, desde que a economia cresça. Mas se isso não acontece, para alguns ficarem mais ricos, outros obrigatoriamente terão que ficar mais pobres. E esse problema é completamente ignorado no livro.

Ina 21/11/2021

SIMPLESMENTE PERFEITO, a descrição da economia circular, uma maneira diferente e racional de pensar e toda a estrutura capitalista que gira sobre nos. A autora descreve com as palavras fáceis e com facil entendimento.

Manços 16/05/2021

Para repensar
A autora mostra que todo crescimento infinito é ruim e ao provar isso, ela nos questiona sobre a economia pública, as escolhas do país e nosso estilo de vida.

Porém, o livro é um tanto quanto repetitivo.

Hugo.Lousada 06/05/2021

Muuito bom
Revolucionário. Bom demais esse livro. Peguei emprestado e comecei a ler com pouca expectativa.

No começo me pareceu uma leitura mediana, de propostas medianas, mas me surpreendi. Discordo de várias coisas que a autora propõe mas é uma leitura muito interessante, que desperta outros eixos de pensamento no leitor. Achei muito massa!

É bem mais do que apenas sobre economia: é sobre sociologia, história, ecologia, capitalismo, raciocínio financeiro... Super recomendo.

Renata.Padua 08/03/2021

6 estrelas
Uma leitura necessária para todo cidadão do século XXI. Esse livro ganhou a minha admiração, assim como sua autora, pois é extremamente completo em suas análises. Ele amarra as pontas e nos traz um panorama assustadoramente completo da atual situação da humanidade. Como diz a capa, é um livro acessível a qualquer pessoa, ele democratiza a economia e é brilhante ao expor um erro crasso de seus fundadores ao tentarem defini-la nos mesmos moldes da física de Newton, se colocando como meros observadores de leis universais e imutáveis, quando na verdade a unidade básica da economia, o ser humano, ao contrário do átomo, é um ser senciente, imprevisível, mutável, circunstancial e influenciável. Não há lei universal que consiga prever o comportamento humano! Portanto a economia nunca poderá ser definida por curvas diferenciais ou leis matemáticas perfeitas (medida talvez, mas não DEFINIDA). É ainda mais brilhante como essa revelação é exposta através dos próprios pais da economia: a baixíssima taxa de assertividade de seus modelos, suas auto críticas a seus trabalhos, a incoerência de sua meta de crescimento infinito que nem mesmo eles conseguem explicar, etc.
Outro ponto alto da leitura é a introdução do conceito de pensamento sistêmico, em contrapartida ao linear atual, e sua visionária estratégia de mudança baseada em figuras, se aproveitando do conhecimento sobre seu profundo impacto no cérebro humano, para trazer a tração na mudança do pensamento econômico e social. Enfim, uma leitura 6 estrelas, sem absolutamente nenhuma ressalva, pode mergulhar neste livro que não há como se arrepender do investimento.