Jude el oscuro

Jude el oscuro Thomas Hardy

Resenhas - Jude, o obscuro

Rebeca 22/04/2024minha estante
Ah, eu achei essa resenha massa! Nunca li o livro, não está na minha lista, mas fiquei tão curiosa que fui caçar mais resenhas negativas no Goodreads (acho que você pode gostar dessa: https://www.goodreads.com/review/show/1950171291).

Eu amei "Longe deste insensato mundo", mas comecei "Tess" e não engatou (apesar de gostar muitíssimo da minissérie). Ainda vou tentar de novo.

Beto 16/03/2024

Que livro profundo, sentimental, reflexivo e tão bem escrito. Quando nos deparamos com personagens tão humanos, tão verdadeiros é certo que temos em mãos uma obra de um grande autor.

Adorei acompanhar a história de Judas, porém não é uma leitura fácil, por certo, em diversos momentos o senti deveras prolixo e cansativo.
Mas, possivelmente será uma das melhores leituras desse ano. Recomendo!

Oba: Pequeno Pai Tempo você tem todo meu amor ??

?Ensina-me a viver de modo a que possa temer tão pouco o túmulo quanto o meu leito?

KelenDZ 15/03/2024

Aqui acompanhamos toda a triste vida de Judas.
No decorrer do livro, ele sofre várias privações, conflitos com seus relacionamentos amorosos versus os costumes praticados pela sociedade da época, frustrações por não alcançar seus sonhos, e vários outros percalços.
Final triste e revoltante.

Eric 14/03/2024

Quantas cruzes uma vida é capaz de carregar?
Judas, O Obscuro é uma tragédia em todos os seus sentidos. Acompanhamos uma história de desesperança, marginalização, incompreensão, repressão social e pessimismo. O romance de formação de Hardy é uma antítese entre a tentativa de viver a felicidade e a necessidade de seguir convenções tradicionais para garantir a "sobrevivência" na sociedade.

Judas é um jovem ambicioso, apaixonado pela educação, que sonha em viver de sua inteligência. Porém, para um pobre como ele, a sabedoria não só exige estudo, como também custa caro. Paralelamente às suas ambições acadêmicas, os relacionamentos amorosos com Arabella e Sue o levam à ruptura com os dogmas do casamento e da religião, colocando-o em conflito com a moralidade de sua época.

A obra oferece momentos de grande emoção, nos fazendo sentir como se estivéssemos acompanhando uma grande novela. Isso ocorre, certamente, pela facilidade com que nos conectamos ao protagonista e pelas reviravoltas que sua vida dá diante dos infortúnios. Hardy constrói uma narrativa sólida e crível, com destaque para um desenvolvimento psicológico robusto e complexo.

Por outro lado, discrepância é uma característica singular ao longo de toda a narrativa, já que o protagonista acumula mais dores do que alegrias, assim como todos os personagens coadjuvantes, tornando a "Obscuridade" do título algo passível de compartilhamento.

Diante de tamanha infelicidade, gradativamente, a narrativa assume tons mais opacos. As desigualdades atingem seu ápice, caracterizadas por uma dolorosa tragédia que revela muito sobre como a sociedade consegue sufocar aqueles que optam por seguir caminhos opostos aos socialmente determinados pelas convenções sociais. E é aí que reside a atemporalidade do texto, ao expressar, ironicamente, a despersonalização como uma suposta solução para a convivência em comunidade, mesmo que a consequência seja a degradação do espírito e a solidão.

Quantas vezes repensamos nossas maneiras de ser apenas para encaixar dentro de um padrão? Ou pelo menos tentar?

Recomendo a leitura.

gabrielleabr_ 04/03/2024

Nada de bom vem depois do adjetivo obscuro
Essa leitura foi a prova que é importante não se deixar enfeitiçar por um bom projeto gráfico. A edição de "Jude, o obscuro" feita pela TAG é simplesmente magnífica, mas não poderia dizer o mesmo do livro. Afirmo: não gostei. Mas é por não ter afeição por livros que me deprimem.

A história conta a vida de Jude, um jovem pobre que sonha em estudar em uma grande universidade. Ele vive em uma sociedade em que a ascensão social é muito difícil, e por isso, segue perseguindo o seu sonho (quase utópico) enquanto a vida acontece.

Corroborando com boa parte das resenhas sobre essa história, a ação da trama só vai acontecer a partir da página 200. Se você sobreviver à primeira metade do livro, consegue se deparar com horrores que a gente não deseja nem para o pior inimigo.

Uma problemática da escrita do Hardy é que ele dá pouco crédito às personagens mulheres. Sempre caricatas e de pouquíssima estima para os personagens. Me fez pegar ranço do Jude em alguns momentos.

Como sou uma pessoa que é frequentemente impactada pela história que lê, não recomendo a leitura para quem se angustia com facilidade (a menos que procure por uma inquietação momentânea).

No mais, é um livro que vai falar de amor, de casamento e o quanto que um pode vir desacompanhado do outro e vice-versa. Acima de tudo, fala de como um casamento sem amor pode adoecer alguém, e de como um amor sem casamento pode levar os envolvidos à ruína (considerando o século em que a trama acontece). Puro escândalo. Hoje, só mais uma história de uma época em que o casamento era supervalorizado. Que bom que vivemos outros tempos.

Day 01/03/2024

ME SINTO ENGANADA.
Falam tão bem desse livro, falam que é tão absurdamente triste, que esperei muito mais do que esse livro é. Esse livro é bem mediano e acredito que um surto coletivo. Um plot não faz um bom livro.

Aylane Nunes 01/03/2024

Expectativas foram criadas porém... não alcançadas.
Minha nota se dá pela narrativa que é tranquila e envolvente. Porém, não atendeu às minhas expectativas.
Recomendo a leitura por se tratar de um clássico bem escrito, mas para mim, achei bem linear e baixíssimo em reviravoltas.

Vanessa1913 27/02/2024

O autor não é redundante e consegue traspor a cena muito bem.
Jude cria muitas expectativas em um futuro inventado, porém se deixa levar facilmente pelo que os outros lhe dizem ser o correto, e se desvia de suas metas, causando culpa e arrependimento. Senti raiva em alguns momentos pelo fato de ele ceder tão facilmente às vontades das duas mulheres.

Cristiane 16/02/2024

Jude, o Obscuro é um dos livros mais trágicos e críticos que já li. Acompanhar a história de Jude é, ainda que triste, de uma beleza e grandiosidade esplêndida ao se considerar que, apesar dos infortúnios, Jude sempre optou por lutar pelo que ele queria.
A construção dos personagens é simplesmente perfeita. Acredito nunca ter me sentido tão próxima de personagens literários como me senti de Jude, Sue e Arabella. Eles são tão reais, quase tangíveis!
A leitura não é fácil e recomendar esse livro requer certo cuidado (acredito que nunca esquecerei de uma das tragédias, a pior), mas sem dúvidas é uma obra muito rica, em conhecimentos, sabedoria e visões de mundo.

Rayza.Figueiredo 31/01/2024

O livro mais triste que você lerá na sua vida
Aaah gente, que livro triste e cru; ficção da vida real ?
que pessoas tristes, de sonhos impossíveis e massacrados pela malfadada realidade de suas vidas miseráveis.

Judas era um órfão de pai e mãe, vindo de um casamento entre primos que deu errado, sob os quais surgiu um ?carma? de infelicidade matrimonial.
Foi criado pela tia, sem nenhum pingo de sentimento, apenas por obrigação de dar um teto e alimento. Não era, porém, amargurado; sempre teve um sonho de ir pra cidade grande estudar e se tornar um sábio, um erudito, e desde tenra idade começou a trabalhar pra juntar recursos para ir atras de seu sonho.
Nem preciso dizer q deu tudo errado pelo meio do caminho; alias, deu tudo errado desde sempre?
este livro não tem um início feliz, não tem meio feliz e muito menos um final feliz.
Hardy faz varias criticas à sociedade, mas a maior delas é sobre o matrimônio, o peso que ele obriga, principalmente, as mulheres a carregar. Os julgamentos que pessoas divorciadas enfrentam, e é um preconceito TÃO grande, a ponto de fazer uma família que está fora dos padrões sociais, ser completamente dizimada.

Não é um livro para ser lido rápido; é um livro lento e muito bem construído; o autor faz poucas divagações fora do contexto dos personagens principais, e tudo que ta ali é pra salientar o sofrimento ?

alerta ?? tema sensível de suicidio; se pode te trazer algum gatilho, sugiro que pule esta leitura.
Emilia.Reis 31/01/2024minha estante
deprimente, quero!

Rayza.Figueiredo 31/01/2024minha estante
hahahah leeeiiiaaa

Jordana Borges 31/01/2024minha estante
já quero ler, não posso ver uma tristeza que quero hahaha

Rayza.Figueiredo 31/01/2024minha estante
esse tem de sobra kkkkk

valentina 19/01/2024

Livro antigo, reflexões atuais
Maravilhoso, leitura extremamente envolvente, às vezes a escrita do autor é um pouco rebuscada demais e ele enrola para chegar no seu ponto, mas isso resulta em trechos muito impactantes. Apesar do enredo do livro contar uma história muito particular para a época em que foi escrito, muitas das reflexões feitas pelo autor e pelos personagens - sobre casamento, elitismo, academicismo, e a condição da mulher e do homem na sociedade - são bastante atuais, nos mostrando como a sociedade, com seus sistemas e pensamentos restritos, pode ser cruel com pessoas que desviam das normas mesmo que isso não cause nenhum mal a ninguém.

É um livro pessimista, mas a experiência me agradou muito, e é muito interessante ler o posfácio escrito oelo autor, em que ele conta as diversas reações que a publicação dessa história causou na época. Também recomendo a leitura de uma edição com notas do tradutor ou editor, pois algumas partes do livro foram censuradas na publicação original, e achei muito interessante saber quais exatamente.