Jude, o Obscuro

Jude, o Obscuro Thomas Hardy

Resenhas - Jude, o obscuro

Nado 21/05/2020

Desnecessariamente longo
Uma história tocante, de um homem que tem em sua vida duas mulheres que estão à frente de seu tempo. Uma história de amor, ódio e possessão que marcou muito quando publicado. Porém, como a obra foi lançada em formato folhetim há mais de 1 século, a história ficou muito extensa com trechos desnecessários para um livro, com situações repetidas ao longo do tempo. Recomendo a leitura, porém com a ressalva de que tem que ter dedicação e objetividade para lê-lo.
skuser02844 06/09/2020minha estante
Concordo, muito enrolado. E não gostei muito da história também

Nado 06/09/2020minha estante
A história eu até gostei, mas 1/3 das páginas seria o suficiente.

skuser02844 06/09/2020minha estante
Verdade

Paola 07/02/2021minha estante
Um livro a frente de seu tempo.

gabrielleabr_ 18/02/2024minha estante
Reginaldo, estou na metade do livro e já concordo com você. Estou precisando reunir toda a minha força de vontade pra prosseguir rs.

Bernardo Luiz 06/09/2021

Esse cara não teve um dia de paz, Obscuro pra ele foi pouco
Judas, o Obscuro um livro que li com bastante curiosidade pelo título que carrega, e de fato faz muito jus a história miserável e dramática do pobre Judas Fawley. Um homem que sofreu a vida toda desde da infância até seu leito de morte.

A história conta toda a vida de Judas, começando pela sua infância que ja era sofrida, órfão de ambos os pais, foi criado pela tia que o explorava e o tratava super mal. Durante seu crescimento criou sonhos de se tornar um Erudito e morar numa cidade grande onde os maiores e mais bem sucedidos pensadores da época, viviam e trabalhavam. Esse foi o maior sonho da vida de Judas, e logicamente como diz o título, tudo deu errado.

Toda vida amorosa de Judas também foi uma enorme tragédia. As duas mulheres que ele se relacionou a vida toda, o fizeram sofrer de diversas maneiras, levando a depressão e vicio em álcool. Parecia que uma maldição estava em pose da vida do pobre Judas , onde tudo na vida dele mesmo que parecesse que daria certo, mais cedo ou mais tarde, dava tudo errado.

Um livro de narrativa lenta e cansativa, nos deixando frustrado e de coração partido em diversas passagens, da vida miserável e obuscura que esse pobre personagem teve, o livro apesar de ser escrito tão antigamente toca em assuntos pesadíssimos até nos dias de hoje, como depressão, vícios, suicidios , e toda as consequências de viver uma vida infeliz. Não foi um livro que eu gostei, mas reconheço a qualidade da obra de se desprender dos padrões de uma vida feliz e de criar um personagem perfeito que todos amam, esse livro é o contrário de tudo isso, e pela época que foi escrito, o autor sem duvidas estava à frente do seu tempo. A história pode despertar alguns gatilhos em algumas pessoas, de diversas formas, por isso eu não recomendo a leitura, so quis fazer minha resenha e expor a minha opinião do que achei desse classico britânico.

Thaise @realidadeliteral 30/04/2020

Surpreendente!
Você alguma vez já enrolou muito para ler um livro por ter certeza que a leitura dele ia ser arrastada, se tratando de um clássico, ou por conta do autor, e quando finalmente criou coragem se surpreendeu e descobriu que a leitura não era nada do que você pensava?
Foi exatamente isso que aconteceu com o livro Jude, O Obscuro, que foi indicação da Fernanda Montenegro para a caixinha da @taglivros de maio de 2019. Sim, demorei quase um ano pra pegar ele pra ler, mal sabia eu o quanto ia amar esse livro e o quanto sua leitura seria rápida e prazerosa.
Em Jude, O Obscuro temos um romance de formação que acompanha a vida de Jude Fawley desde sua infância, quando foi morar com uma tia após ficar órfão e por meio de um professor que lhe causava grande inspiração, sua passagem pela adolescência estudando para poder entrar para a universidade e sua vida adulta quando descobre que seus sonhos eram muito ambiciosos e suas paixões poderiam destruí-lo.
Com uma crítica social ferrenha, Thomas Hardy nos mostra que a Inglaterra vitoriana não era muito diferente do que o que acontece hoje em dia. O jovem Jude que tinha todos os requisitos para ser um universitário promissor vê seu sonho ruir por conta de sua classe social, a universidade só estava disponível para os que poderiam pagar por ela e uma vida toda de trabalho duro não seria suficiente para Jude que nasceu pobre.
A igreja também não escapa as alfinetadas de Hardy, e junto vem as críticas aos relacionamentos engessados da época. E aqui preciso chamar atenção para dois personagens a frente do seu tempo nessa história, Sue, a prima de Jude, pela qual ele se apaixona após seu casamento catastrófico com Arabella, e que é uma mulher a frente de seu tempo, ela me deu um pouco de ódio por não saber o que queria nunca? Deu, mas ela não conseguia viver com as normas impostas e mesmo assim essas normas a pressionaram até o fim. Sue é considerada uma das primeiras personagens feministas dos livros, mesmo o autor não reconhecendo isso.
E o professor Richard Phillotson, aquele professor do Jude criança, que tem um papel importante em sua vida adulta e tem atitudes muito a frente do seu tempo, pessoa evoluída gente, amo!
Thomas Hardy apanhou muito após publicar esse livro, e não foi por menos, ele criticou as principais instituições de seu tempo, o que não mudou muito após tantos anos e torna esse romance tão atual. E fez tudo isso com uma escrita tão fluida e tão gostosa de ler que você nem percebe até ser totalmente arrebatado pela obra, e olha que tem uns momentos que são difíceis de engolir.
Meus mais sinceros agradecimentos a Fernanda Montenegro e a Tag por trazer essa nova tradução e nos conceder a oportunidade de conhecer essa grande obra da literatura universal! Nem preciso dizer que é leitura mais que recomendada né?

Gabrielli 03/09/2023

Uma das grandes surpresas do ano
A escrita de Hardy é lindíssima e envolvente, o enredo me prendeu do início ao fim. Ainda que discorde do autor em alguns pontos e odeie muito os personagens por ele construídos, é impossível não dar crédito ao autor por essa obra maravilhosa, cheia de temas capciosos, que foi muito polêmico em sua época. Recomendo muito!

Carolina.Gomes 07/03/2021

Judas: obscuro e azarado
Jude tem um sonho de estudar e chegar a universidade, porém, sua origem humilde constitui o grande óbice à sua ascensão social e intelectual.

Ao longo do romance, Hardy tece duras críticas a sociedade e ao casamento.
O enredo é bom, mas o desenrolar da narrativa é muito lento. A historia poderia ser contada em menos capítulos.

A personagem Sue, q tinha tudo para ser incrível, se revela extremamente chata. Jude é o eterno coitado: vitima da sociedade, do mundo e de si mesmo.

Nos últimos capítulos há uma reviravolta macabra, mas para mim, o romance realmente não empolgou.

Ler esse livro, com uma mensagem tão pessimista, no cenário pandêmico q estamos vivendo definitivamente, para mim, não foi uma boa escolha.

Ao final, fica o questionamento: estaríamos realmente condenados a ter um destino inflexível submetidos às leis biológicas e sociais?

Dandara Marques 26/03/2009

Trágico, sem dúvida, mas lindo. Judas é de uma pureza e persistência impressionantes. Pretendo ler de novo.

Valério 15/03/2017

Busca e queda
Um livro que retrata uma época onde a ascensão social era quase impossível, a não ser por golpes de sorte.
Judas passa sua juventude estudando e sonhando em sair de seu povoado para ir para Christminster City, local que acredita concentrar grandes estudiosos. Sem recursos, sem ajuda, sem guia, sem escola e sem apoio. Mas Judas é obstinado e estuda sozinho, guarda tudo que ganha para comprar livros e os lê e relê sozinho. Aprende outras línguas (sozinho).
O roteiro de uma história como essa geralmente mostra o protagonista conseguindo superar as adversidades e ser reconhecido pelo seu esforço e talento.
Aqui temos uma realidade mais dura e mais próxima do mundo no final do século XIX.
Judas acaba se envolvendo com uma mulher somente interessada em arranjar um marido e não em compartilhar de seus sonhos (grande erro de muitos casamentos, aliás).
E é esorraçado em todas as suas tentativas de ser admitido em universidades.
Decepções seguidas e críveis, que tornam o livro pesado, sofrido. Li com o coração oprimido pelo sentimento de impotência contra o mundo.
Judas se afasta de tudo que ama em busca de tudo que sonha.
Se ficará sem quaisquer dos dois, não posso contar. Leia, sofra como eu sofri, reflita como eu refleti. Grande livro.
Tiago 13/11/2017minha estante
undefined

Ana 24/04/2023

"Quanto mais longe vou menos certo me vejo."
Publicado em folhetins no final do século XIX, Jude, o obscuro, é um clássico da era Vitoriana escrito pelo autor Thomas Hardy. É sombrio, deprimente e pingente, assim como a realidade que ele apresenta. Aqui temos um protagonista, Jude é um menino pobre que sonha em mudar de cidade, entrar para a universidade e se tornar um erudito. Mas quantos mais tenta se desvencilhar das amarras sociais em que está preso, piora sua situação. Acredito que pode ser considerado um romance de Formação já que acompanhamos boa parte de sua vida. Hardy aqui faz duras criticas aos valores e crenças da sociedade da época como a rigidez das convenções sociais e a extrema dificuldade de ascender socialmente, preconceitos de classe e gênero, casamento compulsório, o elitismo e a discriminação no meio acadêmico e a religião usada como instrumento de poder. É um livro pessimista, denso, cru , triste e honesto, que aborda aspirações nunca realizadas e constrói personagens humanos e complexos. Se um livro deve ser como um machado que quebra o mar gelado em nós, esse com certeza é um exemplo disso. Espetacular!!!!

pabloegc 13/11/2020

Um livro custoso mas que compensa.
Demorei bastante tempo para acabar esse livro mas posso dizer foi uma experiência única, a historia de Jude é complexa, "apaixonante", triste e real. A luta do personagem pelos seus sonhos (diga-se de passagem, cultivados desde sua tenra idade) e as imposições que a vida lhe apresenta. ENFIM UM CLÁSSICO.

Bells 17/03/2022

"Percebo que deve haver qualquer coisa de errado nas nossas fórmulas sociais: para descobri-lo, haveria necessidade de homens ou mulheres mais clarividentes do que eu - se é que alguém o possa fazer, em nossos dias. Porque quem é que sabe o que é bom para o homem neste mundo? E quem pode dizer a um homem o que haverá, depois dele, debaixo do sol?"

otxjunior 19/03/2015

Judas o Obscuro, Thomas Hardy
Um dos últimos romances do escritor vitoriano e mais conhecido por ter sido banido na época por seu conteúdo "imoral", Judas o Obscuro é um estudo de personagem poderoso. O Judas (ou Jude) do título é um pobre trabalhador de uma região do interior da Inglaterra, no fim do século XIX, que sonha com uma vida melhor, de evolução intelectual e espiritual. Ingressar numa universidade da cidade vizinha, a exemplo de seu professor, torna-se uma obsessão ao jovem Judas que por uma série de enlaces amorosos e obstáculos sociais vê sua meta perdendo os contornos da realidade. Este é apenas um exemplo de um desejo frustrado de um personagem desse livro, cuja obtenção parece independente de suas ações. Nesse sentido, a segunda metade desta obra é especialmente desoladora. Thomas Hardy parece furioso contra os rígidos códigos sociais, econômicos e religiosos que regem os indivíduos.
Para citar um exemplo, o autor, em boa parte do livro, defende teses sobre o casamento. Observa especificamente como uniões extraoficiais parecem funcionar em contraponto aos infelizes matrimônios. Hardy aponta, sobre vários aspectos, a falência dessa instituição. Muitas das críticas, inclusive, continuam válidas. É fácil perceber o escândalo que provocou na época, pelos relacionamentos extraconjugais ou apenas não institucionalizados que permeiam a vida obscura de Judas. Além dele, outros personagens, tão bem desenvolvidos quanto, se destacam. Sue Bridehead, prima de Judas, surge como sua alma gêmea, alguém a frente de seu tempo, cujas ideias rivalizam as convenções morais vigentes. Seu arco narrativo surpreende e é quase tão pungente quanto o do protagonista.
Mais do que belas descrições do ambiente bucólico inglês, a prosa se sobressai pela coragem desse escritor desiludido pelos rituais do mundo "civilizado". Seus personagens pouco práticos não são poupados por escolherem rotas diferentes das geralmente aceitas. Tampouco os leitores, que são gradativamente lançados numa espiral das mais intensas emoções.
Arsenio Meira 23/03/2015minha estante
Bela resenha, Osman!
Já tô com meu exemplar. Logo, logo embarco na prosa do Hardy.

angelica.martin 09/11/2021

Muita desgraça rolando
O final e o início do livro são muito bons, senti que o meio da uma enrolada legal. Vou citar a última frase que me impactou demais " Pode jurar isso de joelhos, sobre a santa cruz, tornar a jurá-lo até ficar rouca, mas não será verdade..nunca mais achou a paz, desde que saiu dos braços dele. E nunca mais há de achá-la enquanto não estiver como ele agora está" esse livro trata muito de ilusões perdidas, desencontros e fé cega também, apesar dos pesares eu gostei bastante.
Menard 10/11/2021minha estante
Esse livro é mto pesado, mas achei que retrata bem o que é a vida pra mtos, uma completa sucessão de desgraças.

angelica.martin 10/11/2021minha estante
Sim, fiquei com um sentimento gigante desesperança no final, credo

José 05/10/2021

Deliciosamente longo
Um livro que te pega pelos detalhes. São necessários tempo e paciência para a realização dessa leitura. Um livro com muitas faces, alguns assuntos importantes como: divórcio no século passado, o casamento como contrato, a falsa meritocracia e muitas outras discussões instigantes.
Pixlina 05/10/2021minha estante
Tenho ele há um bom tempo e ainda não li por ter me deparado com resenhas negativas sobre. Talvez um dia pegue ele da estante e resolva tirar minhas próprias conclusões.

Lala 27/01/2022

Chato
O livro começa bem até, a escrita do autor é boa, a infância e adolescência do Judas são até interessantes. Pra mim o negócio começou a desandar na parte dois, em Christminster. É tão tão enfadonho!
Acho que a coisa que mais contribuiu para a minha avaliação baixa foram os personagens que são todos INSUPORTÁVEIS. Juro, não tem um personagem legal nessa história. Todo mundo é chato (e não no bom sentido) kkk.
Primeiro, o Judas. No começo ele até tinha personalidade própria, dps ele virou um chato sem sal que só quer saber da Sue. O livro quer muito que você simpatize com o Judas e o drama dele. Parece que ele tá toda hora dizendo "Ó, olha leitor, o pobre Judas Fawley!Ele só sofre na vida, não se dá bem no amor!Sintam pena dele!Por favor!".
Mas eu não consegui me importar com o Judas, não torci por ele, já que ele não me despertou simpatia nenhuma. Acho que as únicas emoções que esse cara me causou foram estresse e tédio. Eu lia pensando "Que demora, vamo logo".
Segundo, a Sue. Mano, que raiva que eu peguei dessa personagem!Ela é a mais insuportável do livro. Em boa parte do livro ela é a criatura mais narcisista do mundo, tem um ceticismo com tudo, mas as ideias dela são "verdades absolutas" pra ela. Ela sempre tem que tá certa e é sonsa pra caramba.
Terceiro e mais importante, o romance entre os dois. Haja paciênciaaa!É uma enrolação, um tédio, um saco. A Sue fica iludindo ele aí dps diz que ama, fica junto e separa...aquele dileminha chato de "casa ou não casa". Ler as interações românticas dos dois era tipo tortura (mds, os fãs desse livro vão me matar kkkk).
Pra ser mais positiva na resenha, a última parte, assim como a primeira é interessante. Tem eventos trágicos chocantes que nos fazem entender a realidade vitoriana e que são muito bem escritos. O final tbm é bom.
O problema é que o meio (que é a maior parte) só me fez passar raiva e sair com ranço de todo mundo nessa história ?????
Kim 27/01/2022minha estante
Eu tenho esse livro na minha biblioteca, foi um presente de uma amiga, veio cheio de elogios, agora fiquei curioso. Será? Neste ano não dá. Em outro momento quem sabe... Gostei do seu ponto de vista.

Lala 27/01/2022minha estante
Tem bastante gente que gosta mesmo, acho que é mais questão de gosto. Eu n gostei muito, no caso kkkk, acho que só lendo pra saber

Raphael 01/03/2023minha estante
Eu também não gostei muito do livro, mas a gente precisa situá-lo no seu contexto histórico. No que representou para a sociedade da época, em que a separação era um tabu . Precisamos ler o que não está escrito no livro. Confesso, no entanto, que, em uma palavra, é um livro chato