Jude, o Obscuro

Jude, o Obscuro Thomas Hardy

Resenhas - Jude, o obscuro

Monica.Fusco 18/05/2020

Jude, o obscuro
Jude, o obscuro, de Thomas Hardy é um romance do século XIX que conta a história de Jude que sonha em ser um professor universitário em uma época muito difícil.

Eric 14/03/2024

Quantas cruzes uma vida é capaz de carregar?
Judas, O Obscuro é uma tragédia em todos os seus sentidos. Acompanhamos uma história de desesperança, marginalização, incompreensão, repressão social e pessimismo. O romance de formação de Hardy é uma antítese entre a tentativa de viver a felicidade e a necessidade de seguir convenções tradicionais para garantir a "sobrevivência" na sociedade.

Judas é um jovem ambicioso, apaixonado pela educação, que sonha em viver de sua inteligência. Porém, para um pobre como ele, a sabedoria não só exige estudo, como também custa caro. Paralelamente às suas ambições acadêmicas, os relacionamentos amorosos com Arabella e Sue o levam à ruptura com os dogmas do casamento e da religião, colocando-o em conflito com a moralidade de sua época.

A obra oferece momentos de grande emoção, nos fazendo sentir como se estivéssemos acompanhando uma grande novela. Isso ocorre, certamente, pela facilidade com que nos conectamos ao protagonista e pelas reviravoltas que sua vida dá diante dos infortúnios. Hardy constrói uma narrativa sólida e crível, com destaque para um desenvolvimento psicológico robusto e complexo.

Por outro lado, discrepância é uma característica singular ao longo de toda a narrativa, já que o protagonista acumula mais dores do que alegrias, assim como todos os personagens coadjuvantes, tornando a "Obscuridade" do título algo passível de compartilhamento.

Diante de tamanha infelicidade, gradativamente, a narrativa assume tons mais opacos. As desigualdades atingem seu ápice, caracterizadas por uma dolorosa tragédia que revela muito sobre como a sociedade consegue sufocar aqueles que optam por seguir caminhos opostos aos socialmente determinados pelas convenções sociais. E é aí que reside a atemporalidade do texto, ao expressar, ironicamente, a despersonalização como uma suposta solução para a convivência em comunidade, mesmo que a consequência seja a degradação do espírito e a solidão.

Quantas vezes repensamos nossas maneiras de ser apenas para encaixar dentro de um padrão? Ou pelo menos tentar?

Recomendo a leitura.

bruno ereno 01/12/2023

Pesado
Só de ser uma obra indicada por fernanda montenegro já carrega uma expectativa.
uma história densa de desilusão em todos os campos da vida. um tanto difícil de ler até captar o estilo sa escrira. acredito que poderia ter o mesmo impacto se contado em metade do tamanho. entendo que na época os autores se estendiam mais por ser publicado em partes nos jornais e que quanto maior, mais dinheiro eles ganhavam. tal qual o conde de monte cristo.

Odair 17/02/2021

Jude
Interessante como os padrões impostos por uma sociedade pode afetar de forma tão incisiva a vida das pessoas em determinados momentos. O livro também nos mostra como algumas pessoas são tão egoístas, frias e manipuladoras para alcançar seus objetivos.

gimellomiranda 08/07/2020

Resenha: Jude, o obscuro
Em síntese: surpreendente! Enrolei muito para ler esse livro e pensei que a leitura seria muito arrastada, especialmente em se tratando de um clássico de Thomas Hardy.
De fato, não é um livro leve. É uma leitura bastante crítica e traz um contexto histórico bem completo do período em que se passa (Inglaterra na era vitoriana). Hardy traz uma história de Jude de uma forma pessimista, retratando as dificuldades de um jovem sem perspectivas que deseja seguir com a carreira académicas e que, no desenrolar da trama envolve-se com duas mulheres: Arabella, a primeira esposa, e Sue, o amor de Jude.

Essa edição da TAG é muito bonita e possui notas de rodapé que indicam os trechos que foram retirados na publicação em folhetim por serem consideradas ?indecentes?, além de um guia cronológico e um comparativo com as cidades fictícias mencionadas por Hardy e os locais que de fato foram inspiração para o livro.

Acho que cabe a advertência que é um livro triste e pesado, mas que vale muito a pena ser lido pela forma crítica e brilhante como o autor pontuou tantas amarras da sociedade da época, a rigidez das instituições e o mal causado por toda essa pressão e falta de empatia social.

É uma obra incrível e que faz jus ao título de clássico, pois sempre será atual. Recomendo a leitura!

Fabi 03/11/2023

Fantástico
Entrou para a lista dos melhores livros que já li e também para a lista dos mais pesados e tristes. O título não engana, é obscuro. Triste por todas as oportunidades e potencialidades que são perdidas nessa história. Triste pelo desencanto em todos os sonhos e ambições de Judas. Acompanhar toda a sua vida e perceber que o título se encaixa perfeitamente, dói. E dói na alma. Um órfão pobre criado pela tia sem nenhum tipo de afeto e incentivo tem a ambição de estudar, se formar, ser respeitado profissionalmente e trabalhar com dignidade. Até um determinado momento, ele direciona sua vida para essas conquistas, mas sua condição social e pessoas que cruzam o seu caminho o desvirtuam do seu objetivo. Uma série de decisões tomadas ora para satisfazer a sociedade e ora para tentar tomar as rédeas da vida novamente (mesmo que contrariando essa sociedade) mudam o seu destino. O livro é tão bem escrito que nós sentimos durante a leitura uma gama de sentimentos, principalmente, no meu caso, angústia. A Sue, prima e companheira de Judas, eu só fui entender e ter alguma empatia nas páginas finais. Achei genial a figura do Professor Phillotson ter diversos significados na vida de Judas. Arabela despertou um ódio e uma incredulidade por suas atitudes durante todo o livro. A frase "amável" dita no final sobre Judas pela viúva Edlin me fez desabar. Chorei mais do que na parte do "Pequeno Pai do Tempo". E eu adorei sentir tudo isso. Gosto de leitura que desestabiliza mesmo, que faz sentir e refletir. Fico imaginando a sociedade da época quando esse livro foi lançado cheio de críticas à educação elitista, religião, convenções sociais, instituição do casamento, classes sociais ... Apesar de estar doendo até agora (e sei que vai doer por muito tempo), amei a experiência. Até hoje eu tive vontade de colocar um personagem no colo ou num potinho de vidro: o Charlie de Flores para Algernon. Agora são dois. Embora Judas não tenha a inocência de Charlie e também seja responsável por suas escolhas, ele merecia um colo. Se eu escrever mais darei spoilers e não gosto disso.
"Quem éramos nós para pensarmos que podíamos agir como pioneiros!".

Elizangela 31/01/2021

Convenções
Confesso que empreendi a leitura mais por ter o livro em estante do que pelo interesse no tema. Mais achei a leitura interessante. Thomas Hardy narra a história peculiar de Jude. Jovem de origem humilde que aspira uma vida acadêmica e eclesiástica, mas que por conta das vicissitudes da vida acaba por não poder realizar suas aspirações. Temas como casamento, valores morais e sociedade se entrelaçam na trama cotidiana dos caminhos de Jude.

Thiago.Silva 22/11/2023

Livro desgraceira
Esqueça otimismo ou final feliz com esse livro. Aqui você irá ler uma sucessão de tragedias! Do começo ao fim, mas só piora ao longo da leitura. Apesar disso,é um livro que eu gostei muito, nao consegui largar até finaliza-lo. Recomendo a leitura? Sim. Mas sei que nem todos irão gostar

Danilo Palma 25/10/2020

O texto do Hardy é primoroso!
Como eu já suspeitava, o livro é carregado por um pessimismo avassalador, fato já divulgado sobre as últimas obras do autor.
Jude, O Obscuro foi publicado em 1895, mas não o texto na íntegra, pois como foi lançado em formato de folhetim foram retirados vários trechos por serem muito ?agressivos? para a época. Neste volume, o texto é integral.
Esse foi o último romance publicado pelo autor, que depois de sofrer diversas críticas pelos seus temas e formas de abordá-los passou a escrever somente poesia até o fim da vida.
O leitor que se debruçar sobre Jude esteja preparado. O foco narrativo é o matrimônio, e é uma história sem esperanças. O tema cria margem pra muita discussão e debate.
Hardy é considerado o último grande escritor vitoriano.

Renata.Bertagnoni 25/12/2023

Um dos livros que mais demorei para terminar, muita enrolação e alguns capítulos repetitivos. Para chegar na parte final acontecer tudo. Mas vale demais a leitura.

alexandre 09/04/2014

Trajetoria de vida que perdura ate os dias de hoje
A obra vai emocionando o leitor aos poucos.Apesar de se tratar de um romance do seculo 19,hoje existem muitos com a mesma trajetoria de vida de Judas....infelizmente

fabio.orlandini 11/01/2023

Muito triste
Se você não suporta tristeza e sofrimento, não leia esse livro. Sem dúvida a escrita de Thomas Hardy é magnífica e o livro nos faz refletir sobre muitos temas, de certa forma é até um pouco filosófico.

Nanda Alves 11/01/2024

O amor leva a destruição
Estou em êxtase com a conclusão do enredo. Uau!
Judas é um dos personagens principais, sua vida sempre foi horrenda, cheia de *********. Seu sonho era se tornar doutor, viver o mundo da universidade, fez tudo oque estava ao seu alcance para realizar tal objetivo, passou noites em claras estudando, aprendendo um novo idioma, doou um longo período da sua vida aos estudos. Mas infelizmente a faculdade era restrita a uma certa classe social do qual não fazia parte e nunca pode fazer. Como não pode realizar o seu sonho passou a viver uma vida comum, apaixonou se perdidamente por sua prima Sue, ao qual a amou com blasfêmia. Tudo oque queria era viver!
Seu fim foi trágico, não obteve êxito nos estudos, não obteve sucesso no amor. Não obteve sucesso em nenhuma área da vida.
Suas últimas palavras nesse plano foram amaldiçoando o dia em que nasceu.