Ichigo-ichie

Ichigo-ichie Francesc Miralles

Resenhas - Ichigo-ichie

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Ana Júlia 15/11/2023

Encontros são únicos e singulares
Este livro é uma preciosidade. Simples, profundo, e com muitas dicas aplicáveis. Conheci a filosofia Ichigo-ichie por acaso, vendo uma reportagem, e se tornou inesquecível a tradução feita, "encontros são únicos e singulares". Lembro que na época anotei a frase e fiquei tão reflexiva que tatuei para eternizar. O livro passa pelo aprofundamento do conceito trazendo tradições japonesas - como a cerimonia do chá. Esta possui um ritual que reflete as bases que controem uma vida com o entendimento e a valorização do ichigo-ichie. O nosso presente está acontecendo no agora, e é uma grande perda nos mantermos tanto no passado, remoendo situações, como no futuro, projetando possibilidades infinitas. Tudo o que ocorre neste momento é singular e não se repetirá e ichigo-ichie me ensinou que eu não preciso me entristecer com esse pensamento, mas olhar e viver o agora com esperança e de forma dedicada, compreendendo conscientemente que se trata de um momento único.

Cine 16/12/2021

Muitos ensinamentos
Esse livro de certa forma me marcou, ele fala da importância de viver o momento presente, tendo em vista que nada podemos fazer pelo que passou e pelo que está por vir. O autor fala de como devemos valorizar cada momento presente e aproveitar as oportunidades que surgem. A vida não se repete.
JP 16/12/2021minha estante
Amo demais ?

Thamiris.Treigher 18/07/2022

Encantador ?
"Ichigo-ichie" é tão maravilhoso que eu adotei oficialmente pra minha vida. Eu já adotava de certa forma o seu significado, mas conhecer sua origem, seus significados, suas nuances e sua prática fez com que se tornasse OFICIAL: quero que minha vida seja sempre ichigo-ichie!

Ichigo-ichie é uma expressão japonesa que significa "o que estamos vivendo agora não se repetirá nunca mais", evidenciando o fato de cada momento ser único e um tesouro. Essa expressão surgiu há séculos em meio às tradicionais cerimônias do chá, no Japão.

O primeiro registro escrito do Ichigo-ichie consta de um caderno de anotações de mestre do chá Yamanoue Soji, em 1588, no qual se lia: "Deverá tratar teu anfitrião como se o encontro só ocorresse uma única vez durante sua vida".

A partir dessa premissa, os autores trazem um livro leve e encantador. Durante a leitura eu me sentia no Japão, em meio às cerejeiras, tomando chá com pessoas sábias. A leitura me fez refletir sobre minha postura, e fiquei feliz de saber que, na maioria das vezes, vivo dessa forma; e me fez ficar atenta sobre como ampliar esse conceito na minha rotina.

Eu tive um pouco de receio do livro ser de autoajuda barata, mas algo me dizia que eu ia adorar, pois a sabedoria e a estética japonesa me encantam muito. E eu estava certa. O livro não traz fórmulas mirabolantes, repetitivas, cansativas e sem profundidade. Pelo contrário! Mostra como praticar no dia a dia e nas nossas diversas relações, das formas mais simples. Simplicidade é uma característica Ichigo-ichie!

Muito encantada com esse livro! ????

Carolina.Gomes 18/07/2022minha estante
Q delícia! Eu gosto desse tipo de leitura. Me conforta e me ajuda. Pq não ler?

Thamiris.Treigher 18/07/2022minha estante
Exatamente, Carol. Sempre gosto de ler um livro assim que faz bem pra alma!

Aline @contandoleituras 21/05/2021

Quantos ensinamentos a cultura japonesa tem para nos passar.
Aprendi muito com esse livro!

Amanda.Dourado 13/12/2021

Maravilhoso
Livro super sensível, encantador e singelo. Nos faz refletir sobre nossa existência e dar valor aos instantes.

Clara Xavier @araclana 19/03/2020

Perfeito!
É tão bom ler um livro que reafirma tudo que vc já acredita! É gratificante e estimulante.

Lommy 05/09/2022

Respirar
O livro trás os conceitos e motivos para se fixar no presente e vivenciar cada momento como se fosse ser vivido uma única vez (basicamente eles vão mesmo)

TataTargaryen 18/05/2023

Maravilhoso ??
Ensinamentos leves e profundos ao mesmo tempo para buscar um estilo de vida mais significativo. Uma excelente leitura.

Celina 07/10/2022

vou pôr em prática todos os pontos que achei importante nesse livro: atenção plena, viver o momento presente tendo em mente que ele é único, "o que aconteceria se..." para pensar em outras alternativas, e etc.
gostei de lê-lo, sinto que foi um livro ideal e específico para o meu momento atual. não pode ser só coincidência kkkkkkk

DanielaF 19/08/2020

Leitura prazerosa
Um livro breve, com bastante ensinamentos na atenção plena, apreciação do momento, que tudo o que você vive é simplesmente único, e isso é lindo. Te dá no decorrer da leitura dicas de como aproveitar o momento e prestar atenção em sí e no mundo a sua volta.
Foi uma leitura breve, mas que foi profunda em meu âmago. Vou levar para a vida o que me foi mostrado. Sem dúvidas é um livro querido.
Que provavelmente vale a pena reler em vários momentos, não a única vez.

Asunción 14/01/2024

Ichigo-Ichie
Após a releitura de IKIGAI, livro que aborda a vida dos centenários de Okinawa e seus "segredos" para um vida longeva e feliz, comecei a ler outra obra de García e Miralles, nomeada "Ichigo-Ichie".
Diferentemente de Ikigai, que significa em tradução livre "razão de viver (ou ser)", Ichigo-Ichie é uma filosofia de viver o agora, e pode ser traduzido como "um momento, uma oportunidade".
Planejar o futuro pode nos trazer grandes picos de ansiedade, assim como pensar com frequência no passado pode nos causar angústias e arrependimentos. Pensando nisso, a cultura ichigo-ichie ensina a estarmos presentes no presente, sobretudo quando estamos dividindo o momento com outras pessoas importantes para nós.

Cada experiência, ainda que em circunstâncias parecida com outras, é única, por isso deve ser bem aproveitada, evitando que distrações nos desviem de nosso foco.
O termo "ichigo-ichie" faz parte da milenar cerimônia do chá, no Japão, mas pode ser também aplicado ao dia a dia, nos ajudando a criar conexões mais profundas, despertar nossos sentidos, e valorizar cada momento, conscientes de que ele nunca se repetirá da mesma forma

Lucas1429 06/01/2022

Viva O Agora!
Não é sobre viver o presente, e sim, estar presente. Cada momento de nossa vida, seja ele ruim ou bom, deve ser vivido. Devemos chorar, rir, gritar, sorrir e comemorar com toda a nossa intensidade. Só assim estaremos no momento presente e desfrutando dessa jornada fantástica que se chama vida.

Karol com kah 09/11/2020

Relaxante e inspirador
Excelente leitura. Escrita dinâmica e simples. Super recomendo

Sofro de ansiedade e depressão e ler esse livro me fez relaxar e me trouxe um conforto maravilhoso. Claro que ler bebendo vinho branco, sentada de baixo de uma árvore ajudou muito, hehehe.
Brincadeiras a parte, o livro me fez desejar transformar mais momentos da minha vida em Ichigo-ichie. Este livro me trouxe uma perspectiva diferente e me fez repensar como estou vivendo e como eu desejo viver.

Theyzy 18/04/2021

Dos seguidores de carpediem, segue ichigo-ichie
Para quem gosta de aproveitar o dia, temos o aproveitar o momento que ele jamais se repete. Nada como o agora com toda sua intensidade para fazer aproveitar cada segundo.

Café expresso 21/04/2021

Falar que aprendi com esse livro é pouco...eu me transformei, com certeza. E mais ainda, aprendi que mudanças nem sempre são vistas por todos os olhos. Muitas vezes as mudanças mais necessárias, só nós sabemos onde fazer acontecer.
Aprender que cada momento na vida é único, inclusive o momento em que me dediquei a estar aqui escrevendo sobre esse livro, é conhecer que cada instante da vida que passa, não retorna, e com isso, aprender a valorizar cada momento pois ele é único e merece toda dedicação do mundo.
Tudo o que vamos fazer na vida, é único. Todas as conversas, risadas, abraços...mesmo que a gente tente viver novamente os mesmos momentos, eles serão diferentes, mas únicos.
Então, cada coisa que for fazer, cada palavra que for oferecer, tenha sempre em mente que cada ação tem um impacto único na sua vida e na vida de outra pessoa, então faça com amor e dedicação, pois os momentos não voltam, eles se reconstroem.

Ichigo Ichie

1 | 2 | 3 | 4 | 5