Bula para uma vida inadequada

Bula para uma vida inadequada Yuri Al´Hanati

Resenhas - Bula para uma vida inadequada

Luanabookclub 01/03/2024

Crônicas
A experiência foi boa, são crônicas sobre a vida, incluindo a solidão, as experiências e rotinas do autor. Bem escrito, apesar de pessoalmente eu me identificar com algumas poucas anedotas desse livro, outras foram meio white problem people... E a identificação comigo ficou distante

Procyon 03/12/2023

Bula para uma vida adequada ? comentário
Uma sociedade de párias, onde párias não são párias. No mundo de hoje, inadequação é adequação.

Há uma certa contradição no livro no sentido de que, ao mesmo tempo em que o autor se coloca como um ?cidadão do mundo? (um flâneur pós-moderno), há um certo distanciamento, como se apenas o outro fosse reduzido a um número de CPF, como se apenas o ?eu? notasse as pequenas coisas e todo resto do mundo seja hedonista, invasivo e insensível. Enfim, a preferência pela síntese me incomoda um pouco, eu gosto é de firulas ? e é com firulas que se faz literatura. (Não vi Kafka aqui, só vi citações a Kafka e a situações forçosamente kafkianas.)

Danilo Andrade 24/11/2023

Ode à solidão
Inadequação foi algo que sempre me perseguiu em maioria das minhas interações com o mundo externo. Aquela sensação de ver todos inebriados pela mesma música, mas que aos meus ouvidos não passam de estridências.

Yuri de forma magistral, faz recortes deste sentimento em diversas situações ordinárias, e sempre com um olhar interessante, escrita magnética, e referenciais profusos. Enfim, ótima leitura para perceber como a agudeza de espírito enriquece as mínimas trivialidades existenciais.

Aline 23/11/2023

"O vinho é a solidão engarrafada."
Uma série de crônicas, quer dizer, acho que são crônicas. Todas muito bem escritas, as minhas favoritas foram O vício de ficar sozinho e Beber a própria solidão.

Eliza.Obryen 19/07/2023

Bula para uma vida inadequada
Antes uma maldição formadora de párias, o deslocamento social é, hoje, o aspecto mais democrático da pós-modernidade. O estar fora de lugar é o tema destas crônicas. O flagrante cotidiano, usual do gênero, deixa um pouco de lado a perversão do voyeurismo para esboçar uma filosofia do estranhamento que, acima de tudo, celebra a solidão e a diferença. As crônicas deste livro formam uma bula: descrevem e prescrevem a vida inadequada, constroem com cenas o contraste entre a vontade de estar junto e a realidade de se estar só e tateiam, junto ao leitor, um entendimento comum sobre o fenômeno.

Anderson.Hoch 26/06/2023

Leia a Bula
Conheci o Yuri com seus desenhos num jornal aí... depois com o seu canal no YouTube e participando do desafio livrada e aí tive a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente.
Mas suas crônicas e sua Bula trazem reflexões, divagações, dúvidas e certezas cotidianas que só um olhar específico e atento ou despretensioso pode alcançar.
Grande leitura! Vale muito!

Iza 07/06/2023

Não me pegou como eu imaginava? Algumas passagens me pareceram meio forçadas e, com isso, acabei não conseguindo me conectar tanto quanto geralmente faço com minhas leituras. Enfim, não rolou por aqui.

pedro villar 02/06/2023

Destaque para Banheiro de rodoviária; Natal na Fazenda; Janela para o Real; Beber a própria solidão e Distância. A última em especial.

Daniela Botelho 22/04/2023

Me desculpe quem gostou, mas achei chato e pedante. Evito falar minha opinião aqui pq sempre sou atacada - não recebo opiniões divergentes, e sim ataques - mas esse achei bem chato. Talvez alguém goste, sei lá.

Rafael V. 10/01/2023

Leve e superficial
Como uma boa crônica, permeia assuntos e temas de forma leve e superficial, o título é pretensioso, pois o livro não é sobre uma vida inadequada, mas um elogio a solidão.

As crônicas a partir da página 100 são melhores, falam sobre viagens ao Oriente e de forma mais poética sobre o tema explorado ao longo do livro.
Danilo Andrade 24/11/2023minha estante
acho que com "inadequada", ele tem por premissa justamente o sentimento de não pertencimento, alheamento ao seu entorno, por isso "inadequada", salvo engano, pensamento explícito na primeira crônica.

Beatriz Kocsis 11/11/2022

Gostei muito das crônicas sobre viagens. As primeiras do livro não me pegaram muito, pra ser sincera. A última é PESADÍSSIMA e bateu forte por aqui.

Alan 31/07/2022

Crônicas muito bem escritas. A forma como o autor descreve as coisas do cotidiano é fascinante. Um tipo de escrita que inspira

Eduardo Mendes 09/01/2022

Existencialismo e inadequação
Bula Para Uma Vida Inadequada me chamou atenção pelo nome convidativo, além disso, a obra é uma coleção de contos publicados entre 2015 e 2019 por Yuri Al’Hanati do @bloglivrada. Acompanho o canal do Yuri e li alguns bons livros em 2021 em virtude de suas indicações e resenhas. Resolvi conhecer o cronista/escritor por trás do youtuber mais sarcástico do Brasil.

Gostei bastante dos temas abordados pelas crônicas, principalmente por me identificar com a forma do autor perceber não apenas o mundo ao seu redor, mas também o seu universo interior. Tive a impressão de que ele primeiro olha pra dentro de si mesmo, antes de direcionar seu olhar de cronista pra pequenas situações cotidianas que frequentemente passam despercebidas, como o dia a dia de um ambulante em “O vendedor de abacaxi”.

Bula Para Uma Vida Inadequada fala sobre existencialismo; a inadequação que já vem no título é um sentimento bastante explorado nos textos e compartilhado de forma bastante honesta e direta com o leitor em contos como “Eles estão lá, eu estou aqui”, “O vício de ficar sozinho” e “Anatomia da ansiedade”.

Em diversos momentos durante a leitura tive aquela sensação agridoce de me perceber experimentando o distanciamento, a solidão, a passagem do tempo, e o sentimento de não pertencimento que o autor consegue transmitir em textos curtos e simples, em frases como: "Hoje, como as pessoas da cidade, vou à praia – outra praia, que não é a minha praia – e o que para os outros é exílio, para mim é regresso."

Além do existencialismo e do “desgraçamento mental”, as crônicas sobre música e viagem, sempre com o humor afiado de Yuri também estão entre as minhas preferidas do livro, como “A hospitalidade russa”, “Meu capote soviético do mercado negro de Riga” e “O dia que a década de 90 acabou”.

O livro é uma ode à solidão, uma obra que conversa com o leitor sobre deslocamento, tanto social e afetivo, quanto emocional e até territorial. Mostrando que sentir-se sozinho muitas vezes é uma escolha, e que não há nada de errado nisso.

site: https://jornadaliteraria.com.br/bula-para-uma-vida-inadequada/

Marconi Moura 08/01/2022

7,0
O livro é uma coletânea de crônicas, publicadas pelo autor na revista cultural virtual A Escotilha. São textos muito curtos, bem escritos, em estilo fluído e linguagem fácil. O autor é jovem, mas já se mostra um bom cronista, com sensibilidade, cultura, melancolia... Por vezes, há abuso de citações, exagerando a imagem do autor "muito lido". Os temas são variados, são cenas do cotidiano do autor em Curitiba. Alguns textos (entre os melhores) abordam cenas de viagens do autor como mochileiro pelo exterior, especialmente no leste europeu.