Bula para uma vida inadequada

Bula para uma vida inadequada Yuri Al´Hanati

Resenhas - Bula para uma vida inadequada

Camila 06/07/2020

Surpreendeu!
Conheci o autor através do seu canal no YouTube(Livrada!) desde ja me identifiquei pelo jeito sincero e o gosto literario pelos russos que ele possui. Logo comprei seu livro como forma de incentiva-lo e conhecer mais sobre o seu trabalho. As crônicas são muito boas, ele descreve as minúcias do cotidiano que nos passam despercebidos de uma forma sublime!! Escritas desde 2013 a 2019 vc vai acompanhando o amadurecimento da escrita deste autor! Banheiro de rodoviária , uma fé possível, meu vizinho violinista, o vicio de ficar sozinho, a velha pele, beber a própria solidão já estão marcadas no livro físico como as preferidas.. ja tenho vontade de ler novamente.

Karen.Franca 06/05/2020

Sinto que o escritor se esforçou, mas falta espontaneidade. Sua condição e olhar de privilegiado transborda em cada página, fica difícil criar alguma empatia com a histórias contadas... É justamente nas narrativas de viagem que ele consegue uma crônica um pouco melhor. Ainda assim a prepotência está presente. Ele escreve bem, mas falta maturidade.
Daniela Botelho 22/04/2023minha estante
Achei EXATAMENTE o mesmo

Val Alves 21/07/2020

Crônicas para o jovem adulto se identificar
O jovem adulto, por volta dos 30, vai se identificar facilmente com os textos desse livro.

De repente a falta de respostas para tantas coisas cede espaço para a solidão - prefere-se hoje falar em solitude- e para aqueles momentos que paramos para meditar sobre coisas que jamais sonharíamos numa década anterior: tipo lembrar da infância como se ela estivesse muito distante ou pensar sobre o fim da vida. As memórias ganham sentidos diferentes e se tornam boas histórias para serem compartilhadas.
Mas ainda assim parecemos imaturos...

Eu não sei se é disso que se trata o livro ou se é só percepção minha. Muitas vezes o que se está percebendo nas entrelinhas de fato não está lá; não no que o autor quis dizer, mas em nós mesmos. Ler crônicas parece um pouco com ler poesia, só que sem o lirismo.

Os textos desse livro tem algumas características que aprecio nas crônicas: são curtos, fáceis de ler, tem um humor moderado e dá vontade de ler um atrás do outro, sem pausas. Sobre essa última característica prefiro evitar e me frear pois, lendo pausadamente, sinto que a leitura ganha mais sentido porque me permite matutar por um tempo nas memórias que vão surgindo; às vezes abruptamente e de forma desordenada, outras vezes bem lúcidas e incrivelmente similares, terminando em associações inesperadas.
Poderia ter o dobro de textos e ainda assim não seria cansativo de se ler.
Michel 22/07/2020minha estante
Sou um jovem adulto, por volta dos 40, rsrs... E sua resenha me fez pensar em algo que anda acontecendo comigo recentemente: estou conseguindo, casualmente, recordar de instantes que não me lembrava mais de minha infância. Parece bobo: algumas coisas que usei, breves conversas desimportantes, a forma com que brincava quase sempre sozinho... Obrigado por sua indicação, vou marcar esse livro.

Val Alves 22/07/2020minha estante
Acho que vc devia escrever crônicas, Michel. Seria muito interesante.

Michel 25/07/2020minha estante
Há algum tempo não escrevo, porém no blog têm algumas crônicas que me arrisquei, rs... Aliás, eu estou pensando em publicar uma coletânia delas, ano que vem. Até já fiz registro, rs;

Danilo Andrade 24/11/2023

Ode à solidão
Inadequação foi algo que sempre me perseguiu em maioria das minhas interações com o mundo externo. Aquela sensação de ver todos inebriados pela mesma música, mas que aos meus ouvidos não passam de estridências.

Yuri de forma magistral, faz recortes deste sentimento em diversas situações ordinárias, e sempre com um olhar interessante, escrita magnética, e referenciais profusos. Enfim, ótima leitura para perceber como a agudeza de espírito enriquece as mínimas trivialidades existenciais.

Procyon 03/12/2023

Bula para uma vida adequada ? comentário
Uma sociedade de párias, onde párias não são párias. No mundo de hoje, inadequação é adequação.

Há uma certa contradição no livro no sentido de que, ao mesmo tempo em que o autor se coloca como um ?cidadão do mundo? (um flâneur pós-moderno), há um certo distanciamento, como se apenas o outro fosse reduzido a um número de CPF, como se apenas o ?eu? notasse as pequenas coisas e todo resto do mundo seja hedonista, invasivo e insensível. Enfim, a preferência pela síntese me incomoda um pouco, eu gosto é de firulas ? e é com firulas que se faz literatura. (Não vi Kafka aqui, só vi citações a Kafka e a situações forçosamente kafkianas.)

Carol.Cuofano 12/08/2019

Gostei da estreia
Essa delicinha é o primeiro livro do Yuri do @bloglivrada e nele estão reunidas crônicas publicadas no portal A Escotilha entre 2015 e 2019, além de crônicas inéditas.

Tem de tudo um pouco: crônicas engraçadas, reflexivas, relatos de viagem... Sempre escritas de forma muito objetiva e com um olhar peculiar para as situações (só os cronistas têm essa capacidade)

Como acontece com todos os livros que são coletâneas de textos, eu amei muitos e não gostei de alguns (poucos por sinal). A linguagem de todos os textos é envolvente e dinâmica.
Gostei muito do livro! Leitura super recomendada.

Lacerda 20/08/2019

Prepotente
O autor que ser o clichê dos grandes escritores: pose com os cotovelos apoiados na mesa, olhar penetrante, taça de vinho ao lado e tudo isso numa fotografia em preto e branco, mas na verdade ele é um jovem arrogante, se achando superior aos demais, com uma linguagem bem adolescente. As crônicas de viagem, quando ele sai do seu lugar de conforto, rendem textos melhores e menos pedantes.

Carolina CM 29/07/2019

Foca nas crônicas de viagem
Vamos aclarar duas coisas: 1- crônica não é meu gênero preferido, esse livro veio parar nas minhas mãos através de um sorteio; 2- valorizo a coragem de uma pessoa escrever. Com tanto livro bom e escritores excelentes, a pessoa ter a coragem de escrever, publicar e dar a cara à tapa, está valendo. Sobre o livro, gostei. Li em algumas horas, é fluido, tem uma pegada adolescente em algumas crônicas, mas sempre é divertido ver Curitiba retratada na literatura já que temos tão poucos escritores. Lá para o fim do livro tem uma coletânea de crônicas de viagem do leste europeu que valem muito a pena. Gostei em especial de "Mar com sonhos de rio" e "A hospitalidade Sérvia".

pedro villar 02/06/2023

Destaque para Banheiro de rodoviária; Natal na Fazenda; Janela para o Real; Beber a própria solidão e Distância. A última em especial.

Raquel Pedruzzi 06/03/2020

Bom começo !
Gostei do livro! Recomendo!
Como tenho um humor mais sarcástico e tbm adoro viagens, o livro veio às mãos certas. Só penso que poderia haver mais contos de viagens - os melhores pra mim - e que a qtde. de referências e linguagem poderia ser menos rebuscada. Mas entendo que até isso faz parte do sarcasmo que é ferramenta do autor: vocês que olhem o Google ou dicionário seus vermes incultos ! Hahaha

Nicolle 26/03/2020

O que seria uma vida inadequada.
Eu nunca havia lido nada de Yuri, mas me chamou atenção a formação dele e o lirismo com que ele escreve sobre coisas triviais que na verdade não são tão triviais, eu diria que até são complexas, pois fazem parte daquilo que nos torna únicos. A solidão constante em suas linhas atiça o coração e os sentimentos de quem se identifica com a sensação de não-pertencimento ao mundo comum, dos prazos, das convenções sociais, das aparências.

Profundamente tocada com essa escrita. ?

Heloiza 12/04/2020

A leitura é fluída, terminei em uma tarde.
O autor compartilha seus sentimentos e leitura do mundo sobre algumas situações do cotidiano e nas relações que a sociedade julga como 'adequadas'.
Me identifiquei em alguns aspectos, como por exemplo a sensação sobre multidões, comportamentos de grupo e as relações familiares.

Alan 31/07/2022

Crônicas muito bem escritas. A forma como o autor descreve as coisas do cotidiano é fascinante. Um tipo de escrita que inspira

Rafael V. 10/01/2023

Leve e superficial
Como uma boa crônica, permeia assuntos e temas de forma leve e superficial, o título é pretensioso, pois o livro não é sobre uma vida inadequada, mas um elogio a solidão.

As crônicas a partir da página 100 são melhores, falam sobre viagens ao Oriente e de forma mais poética sobre o tema explorado ao longo do livro.
Danilo Andrade 24/11/2023minha estante
acho que com "inadequada", ele tem por premissa justamente o sentimento de não pertencimento, alheamento ao seu entorno, por isso "inadequada", salvo engano, pensamento explícito na primeira crônica.

Daniela Botelho 22/04/2023

Me desculpe quem gostou, mas achei chato e pedante. Evito falar minha opinião aqui pq sempre sou atacada - não recebo opiniões divergentes, e sim ataques - mas esse achei bem chato. Talvez alguém goste, sei lá.