No fundo do poço

No fundo do poço Buchi Emecheta

Resenhas - No fundo do poço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

jsscmaria 26/03/2023

Mais uma escrita sensível da Buchi
Meu segundo livro da Buchi Emecheta e tenho certeza que ela é uma das vozes mais representativas da nossa época. Sensível e reflexiva, esse livro traz inquietações e notas importantes para todas. Vale demais a leitura.

Paty Gazza 18/03/2023

No fundo do poço foi onde essa leitura me deixou :(
Depois de ter lido a potência que é Cidadã de Segunda Classe, peguei No Fundo do Poço com muitas expectativas, mas infelizmente para mim ele ficou muito aquém em todos os aspectos - desde a escrita, meio simplista e travada, até a narrativa, que parece uma repetição das mesmas situações, sem muito desenvolvimento.

Esperava que ele fosse uma continuação mais direta de Cidadã (apesar de ter sido escrito primeiro, o que só fui descobrir depois de concluída a leitura), mas existe um gap muito grande entre um e outro, e em alguns momentos tive a sensação de que nem se tratava da mesma personagem.

Buchi, tivemos um pequeno percalço, mas saiba que ainda te amo tá ?

lendomecomjazz 07/02/2023

A escrita de Emecheta é muito fluída e gostei de ter uma experiência com capítulos tão curtos. Acompanhamos um momento da vida de Adah em que ela, longe da família e com seus filhos passam por um momento de realocação e uma das coisas que se tornam presentes na leitura é o sentimento de pertencimento em um coletivo num residencial para "famílias-problemas". Tem importantes reflexões e é uma obra importante considerando também ser de caráter autobiográfico com elementos ficcionais.

Gisele567 07/02/2023

No fundo do poço
A obra " No fundo do poço" de Buchi Emecheta, narra a história de vida de Adah, a personagem principal que também protagoniza "O preço da noiva" e "Cidadã de segunda classe". No último livro da trilogia "No fundo do poço" Adah se depara com as dificuldades de viver em um país que adotou como seu, a Inglaterra, e também de criar seus filhos nessa cultura, sem ao menos terem conhecido a terra Natal de Adah, Nigéria. Exemplo de personagem forte, pensante e com resiliência na busca de uma vida melhor, uma mulher que tem seu preço como noiva, considerada de segunda classe e chega ao fundo do poço, para tentar sair e progredir.

Rafaella 18/01/2023

Quem disse a eles que o diabo era negro?
Esse é o segundo livro da Buchi que eu leio e eu estou amando a escrita da autora, pois mesmo como uma escrita mais simples ela consegue dar intensidade ao que está contando.
Esse livro mostra o quão importante é a vida em comunidade, pois quando se tem pouco, as pessoas acabam se tornando o bem mais precioso. Além de mostrar o quão difícil é a realidade de mulheres negras e mães solo, mostrando que mesmo sendo inteligentes e trabalhadoras, as vezes elas acabam sendo dependentes do sistema e de auxílios por falta de oportunidade.

Amanda1585 05/01/2023

Esse é o terceiro livro que eu leio da autora e tudo que eu posso dizer é que os livros dela sempre emocionam.

Andrea 18/11/2022

O que são famílias problema?
A continuação da saga de Adah me despertou muitos incômodos sobre a nossa forma de olhar para as pessoas que são assistidas por programas de assistência social. Achei muito tocante quando a personagem percebe que aquelas pessoas com quem se vê obrigada a conviver no residencial Pussy passam a ser seu suporte emocional, uma vez que está longe de sua família. Refleti sobre a importância da vida comunitária, das trocas afetivas e da ajuda mútua que vão sendo cada vez menos valorizadas em nome da privacidade e do apelo às conquistas individuais.
Esperava um desfecho diferente, mas acho que faz parte da ideia que a autora queria passar.
A vida de Adah é contada de forma bastante realista, sem espaço para reviravoltas românticas e idealizadas.

Biblioteca Álvaro Guerra 08/09/2022

Livro escrito com bases em colunas que a autora escrevia para o periódico inglês New Statesman.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788583181200

PaulaFrancoNetto 16/08/2022

O livro anterior, Cidadã de Segunda Classe, é espetacular. Confesso que eu achava que mais coisas iriam se desenrolar relacionando um pouco aos eventos do primeiro livro. Achei que nesse a história gira em torno da mesma coisa... Imaginava o final um pouco mais impactante, com o retorno, talvez do seu ex marido...

Bela 25/07/2022

Continuação tímida
O final de ?Cidadã de Segunda Classe? foi intrigante, me deixou pendurada, esperando por uma continuação à altura do volume inicial. Infelizmente, não foi isso que ?No Fundo do Poço? entregou.
Esse livro nos conta a continuação da saga de Adah em Londres, dessa vez procurando uma casa ideal para sua família, porém num curto espaço de tempo. Não se vê muita evolução na história, nem nas personagens.
De qualquer forma, vale para matar a curiosidade sobre o futuro de Adah e família, e para apreciar a escrita de Buchi Emecheta.
PaulaFrancoNetto 16/08/2022minha estante
Eu também tive a mesma impressão! o primeiro livro foi tão espetacular que este deixou mto a desejar... achei que poderíamos ver mais desenrolar dos acontecimentos do primeiro livro...
Quem sabe o retorno no ex marido....

leiturasdabiaprado 30/06/2022

Depois do primeiro volume, Cidadã de Segunda Classe, eu esperava mais desse volume!
Um bom livro? Sim, mas menos potente que o primeiro!
Vale a leitura!

Livro da Mochila 20/03/2022

Adah no fundo do poço
Adah, a "cidadã de segunda classe", se divorcia e continua sua caminhada, agora com 5 filhos.
Por ironia do destino, descobre a 5ª gravidez assim que recebe sua carta de alforria.
Em no "No fundo do poço" , Adah descreve suas dificuldades e alegrias ao se mudar para o residencial que abriga as "famílias-problemas" dependentes do serviço social londrino.
Mas como sempre, nossa guerreira não se faz de vítima, passa a estudar, coloca seus filhos na escola, coloca como meta o futuro bem sucedido de cada criança que habita seu ser e o sonho de voltar à sua terra natal para morrer feliz e em paz.
Adah sai do "Fundo do Poço" , agora mora em um local limpo, confortável, mas nada acolhedor, pois o calor humano às vezes é raro nos bairros mais nobres...
"Cidadã de segunda classe" e "No fundo do poço" são histórias da vida de Buchi Emecheta, com alguns toques ficcionais, que me enchem de orgulho dessa mulher guerreira, que luta pelos seus e não desiste apesar dos percalços da vida.

site: https://instagram.com/livrodamochila

brunapcorreia 17/01/2022

A leitura desse livro foi indicação da Manuela d'Ávila.
Fala sobre uma imigrante nigeriana na Inglaterra e todas as dificuldades que ela passa por estar em um país diferente do seu, por ser negra, por ser divorciada e ter que criar cinco filho sozinha, enquanto tenta trabalhar e estudar, sem uma rede de apoio familiar.
A perspectiva da obra é interessante, mas achei a história toda muito superficial para conseguir me conectar.
Fiquei decepcionada.

Raysa Pinheiro 13/01/2022

Livro potente
O livro é a continuacao do "cidadã de segunda classe". A leitura é fluida e traz como temáticas a questão da migração, o feminismo e os problemas dos mais pobres na Inglaterra, em sua maioria migrantes, mulheres e mães abandonadas ou não por seus maridos. Eu amo o jeito que a Buchi Emecheta escreve.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6