No fundo do poço

No fundo do poço Buchi Emecheta

Resenhas - No fundo do poço

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dudu 18/03/2021

Minha primeira inserção na escrita de Buchi Emecheta. Ótima primeira impressão!

A escrita apresenta um estilo simples, mas não permite ao leitor subestimar a inteligência de sua autoria.
A escrita nos conduz pela visão de alguém que já viveu muitas situações adversas e soube tirar ensinamentos proveitosos à sua experiência de vida.

O destaque fica pelo forte caráter autobiográfico da obra e pela visão positiva e bem humorada que a personagem principal apresenta em relação às dificuldades do seu cotidiano, às diferenças culturais e às críticas sociais - estas últimas estão fortemente presentes ao longo da história.

Uma pequena crítica é que o final deixa um pouco a desejar.

Lorrane Fortunato 20/06/2020

Sem palavras
Um livro extremamente maravilhoso. A escrita da autora é incrível. Estou sem palavras.

Mi 08/04/2024

Imigrante africana, mãe solteira de cinco filhos, moradora de apartamentos com instalações precárias, uma mulher sozinha em territórios estrangeiro Esses são os traços identitários que definem Adah, a protagonista do livro.

Nesta narrativa linear acompanhamos as dificuldades que Adah enfrenta entre estudar, trabalhar e cuidar dos filhos.

Em um dado momento ela se vê numa situação onde é obrigada a deixar o emprego para cuidar das crianças. E assim ela vai atrás de auxílio institucional para manter a família.
As ações governamentais são um suporte, porém o que fornecem é insuficiente para um viver digno.

Este livro representa a realidade de muita pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade em terras estrangeiras. Além de retratar o preconceito racial e xenofobia.

Pra mim não ficou claro se ela conseguiu concluir ou não a faculdade de Sociologia.

leiturasdabiaprado 30/06/2022

Depois do primeiro volume, Cidadã de Segunda Classe, eu esperava mais desse volume!
Um bom livro? Sim, mas menos potente que o primeiro!
Vale a leitura!

Margô 28/11/2021

Residencial, muvuca é amizade.
Recomendo mais uma obra de Bucchi Emecheta. Já estou sentindo uma certa intimidade com a autora, após ler o terceiro livro da mesma.
Nada se compara com as Alegrias da Maternidade. São contextos diferentes.
Aqui Emecheta marra a sua própria jornada em Londres, com 5 filhos pra alimentar, e prover, (sem ajuda do anônimo pai das crianças), de todas as necessidades, morando em um prédio de subúrbio, que a solidariedade é a "liga" que dá a felicidade das poucas alegrias que se tem por ali. Mais uma vez a amizade vencendo.

Se comparássemos ao Brasil, eu diria que, com exceção do rigor do frio, iria fazer muita diferença pra felicidade de milhares de brasileiros!( Lá não tem bala perdida...rss)

É uma leitura cativante. Você sempre vai querer saber o dia seguinte daqueles moradores que moram em um enorme prédio, e as peculiaridade dos mesmos.

Não é uma leitura impactante, e nem tão pouco monótona. É um diário bem narrado de uma moradora nigeriana que vive às agruras de ser expatriada.
Só recomendo que leiam antes ," Cidadã de segunda classe", que é a história de Adah, a nossa protagonista, ainda vivendo na Nigeria.
Contudo e por tudo, Gostei muito.
Tati 09/12/2021minha estante
Exatamente isso. Lemos numa sentada. Permite conhecer outras realidades. Lembra, de longe, mas lembra Quarto de despejo, dadas as diferenças de contexto e do quanto maior o abandono da cartolina no Brasil em relação a nossa protagonista em Londres. Mas, escassez é escassez aqui e lá e com filhos, ainda pior.

Margô 10/12/2021minha estante
Olá Tati! Preciso ler Cidadã de segunda classe... Curiosa pra acompanhar a jornada da Bucchi Emecheta antes de chegar em Londres...????

lailacruzs 11/02/2021

Excelente escolha
A história de Adah é muito boa para entendermos realidades distintas a nossa, principalmente no que diz respeito à mulher, de cor preta, mãe solteira e imigrante. A construção da história de Adah, seus filhos, sua vizinhança as instituições que a acompanham nos enriquece de alguma forma.

Bia 27/08/2021

"Família Problema "
Li sem sabe que esse era uma continuação, agora vou ter que ler o primeiro. Mas mesmo assim gostou muito.

Quantas mulheres iguais Adah temos no mundo?

O que não me agradou foi esse final em aberto.

Renata 14/06/2021

Fico imaginando se um dia Buchi Emecheta vai se aventurar em escrever livros que fujam do assunto de sempre: mãe de origem Africana e suas agruras.
Porque chega uma hora que cansa, e acho que ela tem muito talento para se ater a isso.
Há tanto a se falar dessa cultura tão rica, desse povo tão lindo e ao mesmo tempo marginalizado em outras culturas! Uma pena?
NazaSicil 27/06/2021minha estante
Ela já morreu, não poderá escrever mais nada.

Tuuh 30/05/2022minha estante
Faleceu em 2017, debilitada pela demência aos setenta e dois anos em Londres.

arethasoyombo 23/01/2024

"Uma pessoa negra precisa sempre ter um lugar, uma pessoa branca já tinha um de nascença"
Esse é o terceiro livro da Buchi Emecheta que eu li, sendo esse continuação de "Cidadã de Segunda Classe" um dos livros da literatura nigeriana que mais me marcaram.
Eu esperava que esse livro me marcasse tanto quanto "Cidadã de Segunda Classe", que me trouxe uma curiosidade muito grande em relação a vida da autora, que me fez me interessar e pesquisar mais ainda sobre ela e a família dela, já que o livro tem um quê meio autobiografico. No entanto, "No Fundo do poço" não me marcou tanto assim. A escrita de Buchi e fluida, o livro é interessante e aborda assuntos como pobreza, imigração, xenofobia e problemas sociais e raciais. Porém, se em "cidadã de segunda classe" a gente tem uma história que se desenrola, um enredo mais movimentado, na sua continuação em "no fundo do poço" podemos apenas acompanhar a vida triste e difícil de Adah enquanto moradora de um conjunto habitacional. Não só a vida dela, mas as dos vizinhos, filhos e etc.
Até eu entender que o livro seria apenas isso, eu ainda esperava um enredo mais interessante como eu pude sentir no primeiro livro.

Fabiana.Amorim 02/12/2020

Sempre uma boa leitura
Se você não leu nenhum livro de Buchi, comece pelas Alegrias da Maternidade. Este é continuação de Cidadã de Segunda Classe.
A leitura de Buchi sempre é uma delícia e bastante realista. Principalmente para quem precisa aprender a identificar o racismo e como a vida de uma mulher negra pode ser ainda mais difícil. Depois de um livro destes você ascende mais um degrau na sua humanidade. Se este livro não mudar em nada a sua vida e a sua visão sobre a mulher e sobre a dificuldade dos negros diante do racismo estrutural, você não entendeu nada. Leia de novo.

Marcianeysa 06/04/2024

O livro é muito tocante e bem escrito, narrando a vida de uma estrangeira na Inglaterra dos anos 60/70.

Patricia Milani 15/12/2021

Primeiro contato com a escrita da Buchi Emecheta e gostei bastante, o fato de conter traços autobiográficos faz a história ficar ainda mais rica. Em breve pretendo ler outros livros da autora.

andrealog 11/05/2020

Um soco de realidade
Nesse primeiro livro, que na verdade é uma continuação do cidadã de segunda classe, Bucho apresenta a dura realidade de Adah em se manter e os cinco filhos vivendo em condições precárias e dependente do sistema de amparo social do Reino Unido. As particularidades de um novo meio de se fazer parte de uma comunidade e, ao mesmo tempo, sentir-se estranha nesse caldeirão de múltiplos cidadãos

Suelen 22/10/2020

No Fundo do Poço
Após ler "Cidadã de Segunda Classe" eu fiquei me sentindo mal pela Adah, por todo o sofrimento e dificuldades que ela passou; mais triste ainda quando subentendi que a história se baseava na história real da autora.

Pelo enredo do primeiro livro e pelo título do segundo livro, imaginei que a história teria um desenrolar pior ainda, mas apesar de todas as dificuldades a Adah parecia mais tranquila e feliz nesse momento da história do que em toda sua vida.

Espero que tenha continuação para saber em que momento ela conseguiu realizar seus sonhos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6