As últimas notícias do Sapiens

As últimas notícias do Sapiens Silvana Condemi...

Resenhas - As últimas notícias do Sapiens

Tama 21/03/2021

Curioso
Leitura agradável.
Um tanto superficial, cronologica e geograficamente bagunçado em certos momentos.
Mas interessante, ainda assim.
Útil a nível de atualização sobre as descobertas e linhas teóricas vigentes sobre a paleoantropologia.

Ogro 26/02/2020

Trajetória Sapiens
Bom livro. Os autores trazem conhecimento científico em uma linguagem didática, digerido já para o leigo. Senti falta de mais citações, onde o leitor poderia buscar mais informações. Além disso, a dispersão que ocorreu nas Américas não foi aprofundada, sendo um pouco corrida (aliás, como pareceu ser tudo no terço final do livro). De qualquer forma, um livro que inicia o leitor na curiosíssima história dos humanos, não só do 'H. sapiens'.

bardo 16/07/2022

Eis um livro que funciona bem como um apanhado geral do que se sabe hoje sobre a evolução do gênero humano, entretanto ele peca um pouco por sua superficialidade. O tom geral da obra é um tanto desigual e os diversos gráficos e figuras parecem um tanto jogados. Faz falta aqui um complemento falando sobre os diversos hominídeos citados, em certos pontos parece uma sucessão de nomes sem muita ligação entre si, de forma que o caráter informativo se perde. Por outro lado o que se tem aqui que é bastante interessante é o deslocamento da forma de explicar nossa evolução. De um modo geral se tem como senso comum que o ápice da evolução humana advém da mão com o polegar opositor e uso de ferramentas, aqui somos apresentados a ideia de que essa diferença começa por algo bem mais sutil; a postura ereta e o nossos pés.

Guynaciria 11/05/2019

As Últimas Notícias do Sapiens, foi escrito por: Silvana Condemi, uma respeitada paleoantropóloga e por François Savatier, um jornalista que publica textos sobre arqueologia, ou seja, o livro é super bem embasado.

Esse livro nos traz as ultimas noticias referentes a evolução do homo sapiens, mais ao mesmo tempo ele tenta nos da uma ideia global do que aconteceu com a evolução do homem desde os seus mais remotos ancestrais.

Foi muito interessante ser informada a respeito do contexto histórico e biológico dessa evolução, inclusive tinha vários dados que eu não fazia ideia, como por exemplo como o verdadeiro motivador para evolução foi o aspecto cultural que vinha surgindo naqueles grupos, que estavam descobrindo novas formas de sobrevivência e por isso mesmo necessitaram desenvolver uma nova forma de convívio.

Eles também explicam de uma forma didática o processo migratório da África para outros continentes; como a estocagem de gordura é importante a sobrevivência e reprodução; como nossos cérebros foram crescendo à medida que passávamos de uma fase evolutiva a outra; a domesticação de animais, em especial o cachorro que auxiliava na caça, fazendo que eles obtivessem melhores resultados.

Enfim, o livro é instrutivo, de leitura fácil e rápida, cheio de ilustrações autoexplicativas, e está em uma edição impecável, com uma diagramação confortável. Recomendo demais a leitura.

katiadantas 27/06/2019

Em um livro bem curtinho, os autores nos trazem um mundo de novas informações sobre o homo sapiens. Com uma linguagem simples e sem rodeios, nos deparamos com um livro didático, porém interessantíssimo de ler. Possui alguns gráficos que ilustram super bem as informações, e faz com que fique mais tranquilo de entender.

São interessantes também as explicações do por que das dores do parto, do tamanho craniano dos nossos bebês em comparação ao dos primatas e até mesmo nossa necessidade de viver em grupo. Não tem como não pensar “Ahhh, então é por isso!” a cada novo dado apresentado, porque tudo é resultado da evolução.

Esse apanhado de informações também nos traz evidências de guerras, estocagem de comida, grupos socialmente organizados, canibalismo e até mesmo rituais fúnebres bem elaborados. Enfim, esse é um daqueles livros em que você lê e não para de se surpreender com as descobertas.

Pra quem gosta de livros sobre pré-história, esse é um prato cheio!

site: https://www.instagram.com/p/BzONZWGjScG/

Volnei 07/05/2023

As últimas notícias do Sapiens
Este livro nos dá uma ótima ideia de como a sociedade evoluiu saindo do continente Africano e se espalhando pelo mundo Como no livro sobre os Neandertais este também fala sobre possibilidade da miscigenação entre as duas espécies e também uma terceira oriunda da região onde é hoje a Rússia