Eu sou dinamite!

Eu sou dinamite! Friedrich Nietzsche
Sue Prideaux

Resenhas - Eu sou dinamite!

lacklusterstarchild 08/11/2023

Friedrich Nietzwchgfsdsche my beloved
Em prosa rica e espontânea, Sue Prideaux ilumina o labirinto obscuro da vida e obra do poeta-filósofo mais mesmerizante (e mal-interpretado) de todos os tempos. A biografia é uma aventura pelos confins reais e oníricos da Mãe Alemanha de Nietzsche, da qual ele viria se afastar cada vez mais durante a vida. Desde a moral dominante da vila de nascença até o profundo desconforto em se identificar alemão, Prideaux ilustra a jornada trilhada pelo pequeno pródigo acometido por crises de saúde, que se tornou o andarilho pobre e escritor prolixo que financiava a publicação de seus próprios livros, convencido que se tornariam celébres somente após sua morte. Infelizmente, estava certo.

A autora destrincha com cuidado suas principais influências, suas músicas, peças, poetas, matérias e filósofos favoritos a ponto de eu me sentir confortável em chamar nietzsche de meu amigo porque reconheci o seu âmago solitário que clama por elevação, superação de si mesmo através do enfrentamento da morte de Deus. "O homem é um erro de Deus, ou Deus é o erro do homem?" Friedrich indaga, indaga, indaga com sua excessiva sutileza a berros.

Eu vejo com meus dois olhinhos, uma vontade absurda de despir sua própria moral cristã (que durante a sua infãncia foi o alicerce de seu ser), indignação por seus contemporâneos endorssando em mentiras tradicionalistas e inabalável fé na difusão do pensamento afirmador da vida e do eu, livre de cadeias criadas por filósofos e padres. Fiel a sus posição anti-sistema, Nietzsche foi cuidadoso em não elaborar qualquer tipo de receita específica. Ele disse "Torne-se quem você é, vai lá, não importa se você não sabe o que isso é..." e foi o suficiente para abalar o mundo.

Em suma, nietzsche, como o resto de nós mortais, buscava uma filosofia que não lhe fizesse querer meter uma bala na cabeça que doía dias por vez ou em seu coração partido. Encontrou na música, montanhas suíças e em longas caminhadas o trabalho de sua vida, e enlouqueceu. Se Nietzsche não coube em si mesmo, será que caberá em um de nós? - talvez...

Joaquim 24/08/2023

A pólvora de dentro da Dinamite
Quando eu encontrei 'Eu sou Dinamite' na livraria, não pensei duas vezes antes de adquiri-lo, tanto pelo fato de ser um usual e entusiasmado leitor de biografias de vultos da história da humanidade, como também pelo fato dessa obra ser sobre um dos maiores pensadores da era pré-moderna.
Friederich Nietszsche desde sua fase pré-acadêmica já demonstrava uma grande inquietação com as ideias pré-estabelecidas da sociedade ocidental, o que se traduziu em insights que foram pouco compreendidos em sua época, mas cuja reverberação explodiu, infelizmente, apenas a partir do ocaso de sua vida.
Seus famosos aforismos são conhecidos até hoje por serem muito atuais como, por exemplo, ' O que não me mata me faz mais forte'.
Trata-se, pois, de uma excelente leitura, principalmente para aqueles que desejam se iniciar na filosofia nietszcheriana, conhecendo um pouco de sua vida, de sua obra e das suas ideias explosivas.
Eu recomendo.

CharlesSouto 21/07/2023

DINAMITE,
... elemento perigoso que exige perícia e cautela.

Nunca tive interesse em biografias contudo minha dificuldade em compreender Nietzsche e seu pensamento me levaram a esta.

Aqui encontrei um Humano demasiado humano, cheio de contradições, dúvidas, desejo de potência e medos.
A vida de Nietzsche me ajuda a compreender seu pensamento.

Instigante. Espetacular.

Lilly 27/11/2022

Chocante...
Estou sem palavras... Nietzsche me pareceu um fracasso em vida lúcida, e o que tem de atmosfera de elevação ao redor dele tem fortes chances de ter sido por fruto de manipulação de sua irmã...

Viviane Alves 29/09/2022

Ótimo
Terminei já pouco mais de um mês, mas enfim?
Um ótimo livro, muito bom saber como foi a vida desse ser tão inteligente. Pena que tudo foi tão distorcido depois de sua morte.

Bruna.Bandeira 30/07/2022

Explosivo
Muito mais que uma biografia de Nietzsche, um retrato da mais efervescente sociedade intelectual da Europa do final do século XIX.
Com uma narrativa cativante, a autora passa pelo pensamento filosófico e político e pelas deliciosas fofocas de várias personalidades que conhecemos.
Delícia!

Joao 15/06/2022

A porta está aberta
Lembro-me que antes de iniciar esta leitura, muitos me alertaram que não era de muito valia ler uma biografia escrita por um terceiro, sem antes ter lido um livro do biografado. Não os ouvi, pois ouvi Leandro Karnal.

Valeu muito a pena ter lido este livro, visto que hoje me sinto preparado para dar continuidade da vasta biblioteca de Nietzsche.

Thaiana.VilasBoas 13/05/2022

Eu sou dinamite
Não é um livro fácil de ser lido, mas muito interessante. Será apresentado um Nietzsche mais humano e toda sua história. Deu vontade de ler algumas obras do filósofo.

Fabio 13/05/2022

Começou minha paixão por biografias
Sinto que estou preparado para ler qualquer livro de Nietzsche depois dessa biografia. Que maravilha de se ler! Honesta, sem rodeios e impiedosamente imparcial foi a sensação que tive da autora ao ler esse livro. Senti que entrei na vida desde fantástico autor e pude sentir sua essência, seu calor e o que, enfim, Nietzsche quis dizer à humanidade. Me fez ter vontade de ler mil biografias depois dessa!

Luh 21/04/2022

Mais um livro recomendado pelo clube do livro. Infelizmente como não conhecia a obra de Nietzsche acredito que não consegui aproveitar ao máximo a sua biografia. No entanto, em termos gerais, o texto e a edição são ótimos e cumpriram o papel de me apresentar a vida do filósofo e o aspecto geral de suas obras. Fiquei com vontade de começar a leitura de algumas e imagino que daqui algum tempo irei reler este relato com uma visão mais ampla.

Fer 19/04/2022

Bibliografia e filosofia
Não é uma simples bibliografia. Entra a fundo da filosofia Nietzcheana... dificil não se apaixonar pelos aforismos de Nietzche lendo esse livro

Bruna.Dietrich 16/04/2022

O filósofo do ?talvez?
Eu nunca li nenhuma obra de Nietzsche e nunca havia lido nenhuma biografia antes! Fico feliz de esta ter sido minha primeira..
Sue escreve essa biografia de forma brilhante e envolvente, repleta de detalhes e informações, o leitor se sente parte da história e não consegue parar de ler!
Sem deixar spoilers, fiquei impressionada em como a Lhama é totalmente diferente de seu irmão, e triste por algumas coisas terem acontecido justamente da forma com ele não gostaria que fosse..

Esse livro com certeza despertou em mim a vontade de conhecer as obras de Nietzsche!!