Os jogadores

Os jogadores Vinícius Pinheiro

Resenhas - Os jogadores

Luisa1033 09/09/2022minha estante
Eu não achei exatamente do nada. Eu acho que representa a admiração que o Rodrigo tem pelo Bernardo. E tudo o que ele representa. Tanto que o final ao mostrar a espiral de acontecimentos também mostra isso.

douglaseralldo 17/06/2019

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE OS JOGADORES, DE VINÍCIUS PINHEIRO OU SOBRE ROLETA CAPITALISTA
1 - Os jogadores é romance que não apenas procura retratar movimentos recentes na história do país, mas que também vai discutir as éticas e os valores no insano mercado financeiro, se tomarmos a visão de Pinheiro como média comportamental num meio que envolve muito dinheiro e poder, além da prática constante da roleta capitalista, cujo mercado movido menos por ciência e mais por especulação e apostas, o que condiz com o título do romance;

2 - Narrado pelo protagonista, Rodrigo Antunes, um operador do mercado financeiro que é recrutamentado meio que ao acaso e acaba tornando-se presidente de um banco internacional, o livro procura percorrer sob a ótica e a égide do mercado financeiro recente período da história que levou o Brasil a tornar-se uma das esperanças globais de desenvolvimento e de como os financistas foram levados ou participaram de tais movimentações sempre na ótica do lucro rápido, fácil, e às custas de quem quer que fosse;

3 - Para tanto, embora com fragmentos temporais intercalados, o romance narra o período de utopia e bonança da economia brasileira, a partir do ano de 2002 e com a descoberta de que a eleição de Lula não seria a bancarrota do mercado, até os anos de 2012. Nesse período compreendido o protagonista desfila por incorporadoras financeiras, bolsa de valores, e por onde quer que a captação de recursos demandem, vivendo uma vida abnegada apenas ao exercício selvagem de "ganhar" dinheiro sendo que a cada meta atingida, novas outras eram postas, de certo modo pondo-o ao mesmo tempo numa prisão e numa espécie de roleta russa, a roleta capitalista, que de acordo com sua posta tanto pode levar-te ao Olimpo quanto à derrocada falimentar, experiências no horizonte de Rodrigo Antunes;

site: http://www.listasliterarias.com/2019/06/10-consideracoes-sobre-os-jogadores-de.html

Tyler 06/02/2021

Um retrato de uma vida ambiciosa
Um retrato de uma vida ambiciosa e o quão longe alguém pode chegar e ser bem sucedido, embora para isso escolha passar por cima de valores, família e amigos.

Os Jogadores demonstra muito potencial, inclusive em seus primeiros capítulos se mostra interessante, mas a falta de carisma do personagem principal, assim como os demais acaba por deixar o livro com a leitura um tanto arrastada.

Luisa1033 31/12/2021

"Festa estranha com gente esquisita"
Os jogadores é um livro que não funciona para todo mundo e acredito que nem seja a intenção. Parece uma grande piada interna de um período com o pano de fundo histórico; iniciando em 2002 com a vitória do Lula até um pouco depois da quebra do Lenham Brothers. A construção de quem Rodrigo, o protagonista, o cenário, o Banco de Investimentos e tudo que rodeia isso é ficcional mas pode muito bem não ser, isso porque há vários elementos que para quem conhece o meio financeiro e corporativo como um todo sabe que tudo ou funciona mais ou menos daquele jeito ou possui elementos que remetem a pontos reais do mercado.O protagonista é o ponto central da trama, toda a saga dele direciona o tom do livro. Ele é carismático apesar do leitor não torcer para ele propriamente durante a história. Os demais personagens são pinceladas durante a trama, eles não são o foco mais mesmo assim, é possível traçar o perfil de cada um e visualiza-los. A mim, me pareceu que o livro não se leva a sério em nenhum momento, é sátira dele mesmo em todos os sentidos. Para quem conhece um pouco de mercado financeiro um livro é bastante divertido. Porém, no Cassino quem ganha é sempre a banca. E é no final que o livro se perde. O autor não soube finalizar muito bem o livro. Apesar de você saber como tudo irá acabar antes mesmo do início da leitura e entender que esse protagonista viverá um momento de derrocada natural ao tom de tragédia que o livro trás quem não é recompensado é o leitor. O livro não pede desculpa por seus atos ou Ser o que é em momento nenhum, afinal são jogadores jogando um jogo. No entanto, a redenção para o leitor não existe o que se justifica pelo metáfora de Cassino e jogadores mas a sensação final é agridoce e preguiçosa do escritor.

Mah 11/02/2023

Curto muito assuntos que sejam relacionados ao mundo dos investimentos, foi uma leitura diferente mas que nos torna bem reflexivos durante a leitura, curti a experiência!

Anderson668 01/06/2023

Leve e rápido
Você sabe que está lendo uma ficção mas sente um gostinho de história baseada em fatos. Apesar de algumas questões com relação a escrita e envolvimento na narrativa, o autor consegue permear por vários contextos do jovem que ingressa no mercado financeiro com um sonho de parar, não consegue parar, perde tudo, recupera e, no final deixa um gatinho de quero mais.
O livro é muito envolvente e você consegue ler bem rápido. Em alguns momentos deixa a história com um hiato bem grande. Mas em outros é super envolvente.
A capa fala muito sobre sexo, drogas e outras atividades, mas o autor também deixa a desejar nos detalhes, trazendo uma expectativa que não foi atendida. É só um relato, mas nada profundo.
Vale bastante a leitura, mas não espere muito.

duda 15/12/2023

Gostei do livro, é envolvente então acabei rápido
Rodrigo me irritou muitas vezes, mas faz parte kkk