A Segunda Aurora Juliano Righetto

Resenhas - A Segunda Aurora

Leonardo 20/12/2021

Fala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro A dama da floresta lançado pela editora Chiado. O livro é de autoria de Cláudia Cardoso e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.

A trama de 'A segunda aurora' se passa em um Brasil no futuro, onde após um grande incidente (um incêndio terrível que destruiu grande parte do distrito federal) que aconteceu em uma cidade próxima a da qual conhecemos nessa história, a população local decidiu construir suas residências no subsolo.

Por mais que estejamos no futuro, a sociedade parece ter regredido no modo de viver, já que agora precisa-se caçar para ter alimentos e todos os costumes parecem, de forma ou outra, remeter a pequenos vilarejos da Idade Média. Com isso, o contato com a natureza é mais intenso, seja através da caça nas florestas locais ou da observação das estrelas no Estrelatário.

Além disso, existe uma grande mitologia envolvendo toda a existência deles, principalmente de um deus chamado Sucara, extremamente vingativo que a qualquer momento pode se virar contra eles. Esse momento parece ter chego quando Tine, uma jovem, encontra um ser estranho de floresta; um ser de olhos brilhantes que parece não ser dali.

Assim que a aldeia estabelece contato com aquela figura misteriosa, eles descobrem que Heitor é um astronauta que vivia em uma São Paulo extremamente tecnológica de antes da regressão, conforme Heitor e o time de astronautas vão se interligando a população local, o choque de culturas e crenças começa a criar um abismo que pode se propagar para todos os cantos, causando uma verdadeira revolução naquilo que eles conhecem como existência.

Com uma narrativa interessante e reflexiva, esse é meu primeiro contato com a escrita de Righetto, que traz elementos de um gênero que eu amo tanto, a ficção científica, de um modo repaginado e bem nacional. Digo isso porque não estou acostumado a ler esse gênero escrito por autores nacionais, e fiquei bem feliz por ter tido acesso a essa história.

Como um grande épico, a história de "A segunda aurora" tem uma série de personagens e relações entre si, se por um lado temos a jovem Tine, seu primo Lemaro (caçador daquele local), Rubiza (com quem Tine tem um leve conflito no início da trama) e Deati (uma espécie de sabedoria daquele grupo) possuem seu devido protagonismo e ajudam a trama crescer conforme a tensão vai criando forma.

Do outro lado temos Charlie, Caroline, Heitor Rushid e Yuankai, os membros da espaçonave "Aurora" que desembarcam naquele local. Um dos pontos mais interessantes do livro é em como esse confronto de duas realidades opostas se casam. O autor estabeleceu pontos bem importantes de serem discutidos, como por exemplo o fanatismo a religião, o preconceito e outras pautas sociais que são abordadas.

Por ser um livro grande, o ritmo de leitura pode sofrer um pouco, principalmente no começo onde temos a apresentação do enredo, cultura local e personagens! Cheguei até em travar em algumas partes e acho que o plot inicial poderia ser trabalhado um pouco mais para fichar mais fluído e um pouco menor, mas isso vai muito da experiência pessoal de cada um.

De resto, a leitura foi bem interessante e me prendeu durante o mês inteiro que eu me dediquei a ele! A edição está incrível e vale a pena dar uma conferida!

Bru 25/05/2021

Genial
O autor conseguiu elaborar uma história muito completa e de forma espetacular, sem deixar pontas soltas. Eu simplesmente tô apaixonada!! Daria uma ótima série.

rodrigoferreira 17/11/2020

Um livro MUITO melhor que a sinopse!
O título de minha resenha é uma brincadeira com o próprio Juliano, que me disse (e com razão) que a sinopse desse livro é muito ruim. Não porque o livro seja ruim. É exatamente o oposto disso. O livro é tão sensacional, te prende tanto, que a sinopse não consegue transmitir toda a sua qualidade. Durante toda a leitura fiquei pensando em como seria uma boa sinopse para ele, então. Uma que não entregasse o conteúdo e nem estragasse todas as surpresas e reviravoltas que o livro traz e... não consegui pensar em nada!!
Bem, o que importa é que o livro é muito bom e faz com que você leia as centenas e centenas de páginas sem perceber que o tempo passou.
Parabéns Ju por ter criado um material tão rico e tenho certeza que isso ainda será uma excelente série de TV, mesmo com os eventuais altos custos de produção.
Um grande abraço.

Anna Clara e Clarissa 31/07/2021

VOCÊ PRECISA LER ESSE LIVRO!
> ? Juliano Righetto ?

Olá, gente! Sextou com essa resenha de um nacional que nos cativou do início ao fim! Vem ver e comentar com a gente o que achou, hein?

Temos um calhamaço nacional de 630 páginas (um livro de respeito!), de uma ficção científica que nos fez ficar de bocas abertas!

A história é criativa e inovadora, que nos fez querer ler mais a cada página. Em uma pacata vila um povo vive com ideias pequenas até que um acontecimento que muda a vida de todos que moram ali. Uma das personagens principais é uma garota, Tine, de 13 anos que encontra o primeiro tripulante da Nave Aurora: Heitor é muito diferente, que chama a atenção por ser o primeiro tripulante a sair da nave. Junto com Heitor, tem mais quatro pessoas que estão vivendo tudo com ele.

Os moradores eram tão inocentes devido à ?Grande escuridão? que achavam que eles eram deuses. Mas Deati, uma jovem moça historiadora mostra o contrário e ela se apaixona por Heitor no mesmo dia (amamos um romance, né?)?

A história é fluida e ficamos curiosas para saber mais do que vai acontecer. Os personagens são cativantes, cada um do seu jeito, e o melhor de tudo é que a amizade e companheirismo são pontos fortes do livro.

O desfecho do livro foi incrível, do jeito que tinha que ser e nos faz refletir de diversas maneiras de como enxergamos o mundo, e que tudo é uma questão de ponto de vista.

Super indicamos esse livro sensacional, pra pensar fora da caixa e ter uma experiência incrível com a leitura!

Matthew Bates 15/06/2021

Fraco, mal desenvolvido, personagens confusos, cenas forçadas
(Na verdade dei 1,5 estrelas de 5, mas no computador, não tem como quebrar estrela, sofro)

Fui atrás do autor para poder conhecer a obra porque vi um potencial muito bom na sinopse e a trama que aparentemente seria trabalhada. Mas, infelizmente, não supriu nem metade das minhas expectativas.

Uma coisa que gostei no livro foi a ambientação. Achei muito boa a forma do autor de criar as crenças pro povo da cidade, os costumes diferentes e a forma de viver. Porém não gostei de como ele apresentou isso no livro. Temos momentos onde recebemos um monte de informações de uma só vez e outros onde temos cenas que eu considerei "fracas" por não abordarem nenhum desenvolvimento para o livro.

Ao longo da narrativa temos diversas cenas e situações como um todo que são fáceis demais. Os personagens conseguem sair de situações que aparentemente são muito complexas facilmente, com uma resolução de 1 frase do autor. Ou por exemplo paixões no livro que surgem do nada, literalmente um amor a primeira vista que nem é trabalhado.

Falando em relacionamentos, isso foi outra coisa que me irritou. Os personagens principais se apaixonam do absoluto nada, e ainda temos uma paixão enorme de uma criança por um cara ADULTO da trama, E esse último ponto não é nem trabalhado, o autor nem tenta justificar a menininha se arrumando pra chamar atenção do homem. Pelo contrario, temos diversas cenas no livro da menina sendo ajudada a fazer isso.

Sem falar que uma das coisas que mais temos aqui é a objetificação da mulher. Isso é uma das características do povo da cidade, que é subdesenvolvido, então eu entendo isso estar presente na trama. Mas os outros personagens, que não fazem parte da cidade, e que aparentemente deveriam ir contra esses pensamentos retrógrados, seguem EXATAMENTE A MESMA COISA. Temos ainda muita sexualização da Tine que é uma menina pequena e muito influenciada a se vestir/maquiar, e se produzir, TUDO ISSO PROS HOMENS.

Por tanto, temos um total de zero representatividade no livro, e com isso não quero dizer lgbt (apesar de eu ter sentido falta sim), mas quero dizer que todos os personagens seguem o mesmo padrão, e quando não seguem o padrão são esculachados pelos outros, como o ÚNICO personagem negro da trama que é ofendido em diversos momentos e o autor não faz NADA, e segue NORMALIZANDO as cenas.

Além de cenas mal desenvolvidas e conveninetes para os personagens, temos uma contínua repetição de histórias. Basicamente, cenas que se repetem ao longo da trama, e plots que são previsíveis e mal desenvolvidos, tornando a trama cada vez mais rasa.

Sem contar, que daria para tirar umas 200 páginas do livro, tranquilamente. A primeira metade, que, pelo que entendi, é como uma introdução, é, obviamente, uma introdução ENORME. O que acabou, deixando a leitura cada vez mais arrastada para mim. Sem contar que quandoo chegam os verdadeiros plot-twists (lá pro final) eu já não estava nem um pouco conectado com a história, depois de 500 páginas de mal desenvolvimentos de personagens, cenas, etc.

Não me conectei nem um pouco com os personagens, pois não achei eles bem trabalhados. Alguns mudam de ideia muito facilmente e outros tem ações que não condizem com o que o autor veio falando ao longo da trama.

Tive uma experiência péssima com esse livro, mas acho que valeu a pena, como mais uma experiência a ser contada.

Camargo 05/11/2021

?????? RESENHA ??????

Livro recebido em parceria com o autor @juliano_righetto

?| A Segunda Aurora - Nacional

?| Ficção científica

????| Avaliação: ?????+??

?| Em um vila pequena e sem muitos recursos, um povo humilde e guerreiro luta bravamente para sobreviver dia após dia. Vivem da caça de animais como ursos e guarás. Suas casas são embaixo da terra, pois temem a ira de Sucara o deus da escuridão ao dormirem sob o céu e as estrelas. Acreditam que cairá sobre eles uma grande pedra de areia luminosa (que nada mais é do que material radioativo) que irá matar todos eles assim como seus ancestrais.
Para cada evento, problema ou fenômenos naturais eles tem uma crença, uma explicação, sempre incluindo os deuses.
Acreditam serem os únicos ali na cidade. Porém certo dia chega até a vila um "ser" de olhos que brilham e tudo muda por ali. Pois nunca chegou ninguém de fora da cidade. Quem será ele? Um deus?

?| Deati a bela historiadora da cidade se apaixona por Heitor e passam por muitos desafios para ficarem juntos. Mas será que esse amor é forte o suficiente para permanecer intacto diante das dificuldades?

????| Vindos do espaço (e do passado) os tripulantes da Aurora, são os últimos sobreviventes de seus países. Após o mundo "ser explodido" eles chegam até a cidade e abalam todas as crenças daquele povo.????

?|Esse livro nos faz refletir. Pensar se nossas crenças são reais. Se aquilo que acreditamos realmente é o melhor para nós. Porque as vezes criamos "crenças" em nossas cabeças que acabam nos prejudicando, assim como prejudicou aquele pequeno povo. E se tudo o que a gente acredita não for real?? E se for apenas uma fuga da realidade ou um meio de justificar nossas ações? Você iria contra tudo aquilo que acredita? Pois é são muitos "e se" e esse é o objetivo. Te fazer pensar e refletir.

?| Eu fiquei completamente apaixonada pela história muito bem escrita e pelos personagens bem desenvolvidos. É uma leitura muito fluída e cativante. O autor usa muito da nossa realidade na história. Enfim, minhas congratulações ao autor, muito obrigada por me permitir prestigiar essa obra maravilhosa. Aguardando o próximo livro. @juliano_righetto

leiturasda_le 15/06/2022

Que leitura envolvente
"E aprenda uma coisa importante: goste primeiro de você. Só assim ela vai gostar de você depois."

Que escrita fluida, incrível e envolvente, te deixando sempre com gostinho de "só mais uma página" e quando você for ver já devorou metade do livro em um único dia.

O autor conseguiu o equilíbrio perfeito nesse livro, onde ele trouxe temas complicados de uma forma leve.

Cada personagem tão bem escrito e desenvolvido cada um com suas características próprias. O universo é bem complexo mas como se passa no Brasil é fácil de se achar nas descrições dos locais por mais que tenham passado mil anos algumas das características citadas são exatamente como estão hoje, por exemplo no livro é citado Brasília e São Paulo lugares que eu conheço então me localizei tão facilmente.

Todo o mistério, explicações e plot aconteceram no momento certo sem deixar pontas soltas. E esse final é de deixar qualquer um de queixo caído querendo mais desse universo.

Joyce 07/06/2019

A Segunda Aurora
Nunca fui fã de ficção científica ( mas sempre fui apreciadora das estrelas) e esse livro mudou radicalmente minha visão a respeito do gênero.

Então espero que vocês estejam preparados para embarcar comigo na mãe nave e embarcar junto comigo nessa ficção científica pra lá de especial.
O livro traz uma das personagens principais encantadora, Tine , a garota de 13 anos que vive numa vila no planalto central brasileiro e tem sua vida completamente mudada quando encontra o primeiro tripulante da Nave Aurora. Heitor é o primeiro astronauta que teria saído da nave, para observar os habitantes daquela pequena vila sobrevivente da Grande Escuridão. O elenco de personagens que o rodeiam são muito engraçados, porque mesmo nas situações mais sérias da trama, proporcionam para nós leitores momentos de pura diversão.
Com a descoberta de Tine, a garota falante ( que nos remete uma mistura de Anne Green Gables, Pollyanna e Emília juntas ) , é logico que, logo todo o povoado ficaria sabendo do grupo dos 5 tripulantes, porque ela não conseguiria guardar segredos. Foi uma grande surpresa para aquele povo de estatura pequena verem aqueles homens tão grandes e diferentes, o que causou alvoroço e medo na grande maioria, pois pensavam serem deuses, mas não foi a mesma coisa que aconteceu com Daeti, a historiadora da cidade, que logo se apaixonou por Heitor e o mesmo por ela.

Não seria nada fácil para Heitor ficar com Deati, pois Lemaro, o grande e melhor caçador da cidade também lutava para conseguir ficar com a moça. Contudo é na construção da pequena cidade que reside a maior qualidade da obra, pois a ambientação e seus meios de sustentação e sobrevivência foram muito bem pensados e elaborados pelo autor, onde a narrativa fascina tanto que dá vontade até de passear por lá.

Além dos personagens que citei , a obra carrega também outros personagens todos bem construídos na trama como Ário, o garoto apaixonado por Tine, João Pedro, o líder da Cidade , Rubiza a garota rival de Tine e Veizar, a médica do povoado, que é a vilã que luta com todas as forças para impedir o avanço da protagonista.

A narrativa casou bem com a juventude dos personagens, onde a amizade, companheirismo e lealdade entre eles foi algo forte e lindo no livro.
O autor soube muito bem dosar conhecimentos e teorias científicas com uma linguagem super fácil e recheadas de bom humor, onde consegue extrair do leitor boas gargalhadas. Juliano tem o dom de conquistar a atenção de um bom leitor fazendo com que 600 páginas terminem como num passe de mágica e você ainda fique desejando mais 600 kkk ( e olhe que eu também não curtia livros com muitas páginas).

E dando um salto agora para o desfecho, ele não poderia ter sido melhor, um final onde o autor respeitou as diferenças e crenças dos personagens, e encerrou da melhor maneira possível, ah e claro, com uma surpresa inesperada!
Com o objetivo de fazer o leitor parar pensar o quanto a realidade é uma questão de perspectiva, Juliano Righetto entrega perfeitamente o que promete na sinopse e orelha do livro e consegue o belo feito de superar em qualidade e criatividade o seu livro de estreia, que por sinal será adaptado para as telinhas e eu mal vejo a hora de isso aconteceeeer! Uhuuu!

Confesso que essa é uma das resenhas mais difíceis que já escrevi por nunca ter lido nada de ficção científica ( porque antes desse livro eu odiava ) e sim , o autor também conseguiu mudar a minha perspectiva em relação ao gênero.

Por Leandra Salvadora! Leiam, leiam e leiam esse livro! Vale a pena entrar nessa nave e fazer essa viagem , se entregar ao prazer da imaginação, se encantar com o Estrelário, desbravar mundos com os personagens e viver as aventuras mais alucinantes do seu mundo literário.
Acredito que num futuro muito próximo ele estará nas telonas de sucesso! O livro já é o meu favorito do ano!

site: https://pedagogaliteraria.blogspot.com/2019/06/a-segunda-aurora-resenha.html

Cristinaa 12/09/2020

A Segunda Aurora [Resenha literária]
A Segunda Aurora é um livro escrito pelo ator e roteirista Juliano Righetto, que apresenta uma boa obra escrita em terceira pessoa e em 2018 foi publicado pela Editora Chiado Books.

“Prometo contribuir para que a cidade prospere da melhor maneira possível.”

Heitor, Carolina, Charlie, Rushid e Yuankai, cinco tripulantes que no século XXII no ano de 2134 embarcaram na nave aurora em uma missão que deveria durar por volta de seis meses, porém, nem tudo aconteceu como o esperado. Seis meses transformaram-se em mil trezentos e vinte oito anos. A terra estava devastada, as tecnologias, os ambientes artificiais, as estações de trem, tudo estava destruído.

Uma luz chamou a atenção dos tripulantes quando ainda estavam na aurora, os suprimentos estavam acabando e a nave não conseguiria fazer outra viagem como aquela. Descobriram então, que a luz era oriunda de uma grande fogueira, feita por um povoado de uma pequena vila no planalto do Brasil. Tal fogueira era destinada a uma prática cerimonialista como forma de indulto para enviar os mortos ao céu, logo depois descobriram então que estavam no século XXXV.
Um povo simples e fiel a suas crenças, a vida na pequena vila era difícil e as crianças que nasciam estava morrendo nos primeiros dias de vida, por falta de uma vitamina essencial para a sua sobrevivência. A busca constante pela cura acabou se tornando uma exploração ao desconhecido, uma viagem repleta de descobertas e ensinamentos.

"A fogueira a que se refere é parte de nossa cerimônia fúnebre, é como enviamos nossos mortos aos céus, para se encontrarem com os antepassados que lá vivem, em forma de anjos."

Foi reflexivo e ao mesmo momento assombroso fazer elos com a história do livro com o que o mundo pode se tornar em um futuro próximo. A obra apresenta uma narrativa detalhada sobre o “Brasil” no ano de 2134, no qual a tecnologia tinha um enorme poder sobre os habitantes. E como a sinopse da obra expõe “A Segunda Aurora é uma jornada em busca do melhor que o homem tem, uma ode às conquistas da humanidade, e uma maneira de você, leitor, questionar sua própria perspectiva de realidade...”
A obra conta com uma narrativa envolvente, com personagens distintos, audaciosos e carismáticos. Um livro longo que flui de uma forma surpreendente com um enredo bem estruturado e elaborado.

site: https://febredelivro.blogspot.com/2020/06/a-segunda-aurora-resenha.html

Mila | @milaeoslivros 25/05/2021

UM DOS MELHORES DO ANO!
Finalizei essa leitura e não sei o que fazer, que história sensacional!

Extremamente bem construída, com personagens cativantes e não deixa nenhuma ponta solta. Tudo que eu espero de um bom livro e com as expectativas superadas.

Assim que tiverem a oportunidade, apenas leiam!!! Esse é um daqueles nacionais que merecia ser mais reconhecido.

Mel 01/06/2021

Incrível
Você quer se aventurar na história de Heitor, Tine, Ário e Deati? Uma história num Brasil primitivo de meados dos anos 3.000? Quer saber o que ocorreu para o Brasil virar um povo primitivo, um milênio após a atualidade? Então encare essa história de Juliano, incrível, sem pontas soltas e com um toque de romance

Gabesxx 26/06/2021

A Segunda Aurora
A Segunda Aurora foi meu primeiro livro do gênero e meu primeiro calhamaço, foi uma experiência interessante. Em alguns pontos, não consegui me envolver tanto com os personagens e nem com o romance, mas gostei da história de uma forma geral! E o final... que Plot Twist! Fiquei curiosa por uma continuação.

maria1691 05/09/2021

"Os Órfão da Liberdade dizem que estamos vivendo a Segunda Aurora da Humanidade', que são os novos donos do mundo e nós temos que os servir"
Quem diria que algum dia eu iria ler uma ficção cientifica e gostar tanto???

Este livro é bem grande, mas a escrita do autor é tão leve, fácil e divertida que li em praticamente uma semana.

O livro traz temas bem complicados, mas coloca várias pitadas de humor, amor e lealdade ❤️

Temos como personagens principais os moradores da Cidade e os tripulantes da Aurora, cada um com uma característica, cada um com seu jeitinho que faz com que nos amemos eles (ou não).

Fiquei impressionada em como Juliano conseguiu criar um universo tão diferente assim, mas tão fácil e rápido de ser entendido. Eu lia e parecia que se eu olhasse na janela também ia ver dampos pela floresta e que no café da manhã iria comer pó de croque-croque.

Amei que as explicações vieram nos momentos corretos, o mistério criado neste livro é um dos melhores que eu já vi, as reviravoltas me deixaram realmente assustada e algumas vezes triste...

O livro traz críticas interessantíssimas e que fazem tanto sentido...

Consegui fazer uma relação com a famosa frase do Einstein: “Não sei como será a terceira guerra mundial, mas sei como será a quarta:pedras e paus”.
Percebemos que a Grande Escuridão pode ser usada de referência como uma guerra, e o Brasil que fica depois é extremamente diferente do que vivemos, mas muito parecido com o mundo há anos e anos atrás.

Vou finalizar dizendo que amei esse livro, virou um dos meu favoritos da vida, fiquei com raiva do escritor em um momento no final mas depois perdoei, leria (pretendo ler) mais 1000 páginas dessa história, e estou ansiosa para o proximo livro e para as explicações do final.

site: https://instagram.com/maratonistaonline?igshid=1q6oom5w6wezr

Pam 30/10/2021

A Segunda aurora- Juliano Righetto.
UM CALHAMAÇO NACIONAL DE RESPEITO!!!

Heitor, uma figura diferente e intrigante, é um dos tripulantes da nave Aurora, que viajou anos antes da "Grande escuridão" e voltou muito tempo depois.

Junto com Heitor, temos outros 4 tripulantes, e quando eles chegam na cidade, os moradores por serem tão ingênuos acham que eles são deuses. Apenas Deati, a historiadora do local e alguns outros pensam diferente. Tanto é, que esta primeira se apaixona pelo Heitor no mesmo momento em que o vê, daí temos uma pitada de romance que faz toda diferença na história.

Os personagens são cativantes e muito bem construídos, cada um nos conquista com o seu jeitinho de ser!
E uma coisa que achei bem legal é que cada tripulante da Aurora é de um país diferente, eles tem suas próprias culturas e personalidades mas são muito unidos.

O livro aborda assuntos bem importantes, dentre os quais posso destacar: machismo, escravidão, fanatismo religioso, preconceito e muuito mais!

Quase impossível resumir a história desse livro pra não dar spoiler, só lendo mesmo pra vocês terem a noção do quão enriquecedora é essa leitura!
Me tirou da minha zona de conforto e superou minhas expectativas. Eu sempre dizia que ficção científica não me prendia na leitura.. pois bem! Esse livro foi totalmente o contrário! 630 páginas e eu não conseguia parar de ler, sempre querendo descobrir mais sobre esse universo incrível que o autor criou.

Uma história marcante que me ensinou demais e me fez ter outra perspectiva do mundo. Além de, é claro, me trazer váaarias horas de reflexões e teorias hahaha.

Quero parabenizar o autor pela grande obra e trabalho impecável! E agradecer a oportunidade e confiança.

Grazi 17/03/2022

Simplesmente, amei!
Confesso que já tive algumas boas e más experiências com livros do gênero, por isso sempre me dá aquele friozinho na barriga antes de iniciar a leitura.

E ainda bem que, no caso de "A Segunda Aurora", esse friozinho na barriga inicial foi substituído pela vontade de devorar cada página à medida que a história avançava, até chegar ao final e aquela mistura maravilhosa de "Como assim já acabou?" e "Quero mais!".

O Autor conseguiu equilibrar muito bem temas complicados com pitadas de amor e lealdade que nos cativam e nos fazem torcer pelos personagens!

No século 22, quando em 2134 cinco tripulantes da nave Aurora estão em uma missão que deveria durar algo em torno de 6 meses. Porém, algo acontece e esses seis meses se transformam em mais de mil anos.

Quando finalmente na terra, encontram um lugar devastado e longe do lar tecnológico e evoluído que conheciam.

Como seus suprimentos estão no fim, impossibilitando outra viagem, eles resolvem ir atrás de uma luz, que já havia chamado atenção ainda enquanto estavam na Aurora.

Descobrem que essa luz, na verdade, é uma grande fogueira, feita por um povoado de uma pequena vila no planalto do Brasil.

Se você for um pouco mais atento, consegue perceber as "semelhanças" entre esse povoado e o mundo em que vivemos hoje.

Gosto das críticas, ainda que sutis em algumas partes, mas o que realmente me agradou foi a visão futurista desse Brasil em que o poder da tecnologia tem tanta influência sobre a população.

Além disso, a obra como um todo me fascinou. Adorei a escrita do Juliano e seus personagens. Bem desenvolvidos e envolventes!

E já estou super ansiosa para o próximo livro!

Eu não quero de maneira alguma estragar a sua leitura, já que esse é o tipo de livro que quanto menos você souber antes de ler, melhor.

O que eu posso dizer é que esse sem dúvida está entre os melhores livros que li nos últimos tempos e que recomendo a leitura sem medo de errar!

site: https://www.instagram.com/adoroumlivro/