Os onze

Os onze Felipe Recondo...

Resenhas - Onze

Pedro Henrique 02/04/2021

Uma leitura muito agradável
Os Onze é um livro que cumpre fielmente aquilo que se propôs a narrar: os bastidores e as crises do Supremo Tribunal Federal e de seus ministros.

Trata-se de um livro fluido, até por ter sido escrito por jornalistas, e de grande relevância com, inclusive, curiosidades sobre ministros e agentes políticos e esclarecimentos sobre o funcionamento do STF e regras processuais.

Eu o recomendo à todos, mas, em especial, aos operadores do Direito, notadamente aqueles que, como eu, se afeiçoam pelo STF e seus bastidores.

Will 14/02/2023

Ótimo relato dos bastidores e funcionamento do STF
Ótimo livro, muito detalhado e trazendo vários fatos interessantes sobre a vida pessoal e relação entre os ministros, suas excentricidades e também decisões e seus efeitos. Bela leitura.

Marcianeysa 30/12/2021

Excelente
O livro conta os bastidores do STF, com foco nos últimos anos. Leitura super agradável, mesmo para quem não é da área jurídica.

Felps / @felpssevero 26/05/2020

Que saibamos o que criticar, para melhor defendermos.
Leitura concluída do incrível livrorreportagem "Os Onze", que mostra os bastidores do Supremo Tribunal Federal na última década. Os autores, dois jornalistas especializados na cobertura do STF, abordam as mudanças no tribunal desde o julgamento da Ação Penal 470 (o Mensalão), que mudou o modo de agir da Corte, até o início do "governo" Bolsonaro, em que os ministros se encontram sob constantes ameaças por parte do Executivo e ataques da máquina de fake news bolsonarista.

É um livro que nos ajuda a entender como chegamos até aqui. Ele passa por momentos sensíveis da nossa história recente, como o já citado Mensalão, a morte do ministro Teori Zavascki, a Lava Jato, o impeachment de Dilma, o afastamento de Eduardo Cunha da presidência da Câmara, a prisão de Lula, a decisão sobre prisão após julgamento em segunda instância, que tirou Lula da cadeia... Fatos que tiraram o STF das sombras e colocaram os onze ministros como protagonistas da política brasileira.

Além do ótimo levantamento histórico, o livro é recheado de intrigas palacianas que mostram como o jogo é jogado. Uma Corte que abriu mão das decisões colegiadas para assumir que cada ministro é uma ilha, que atua sozinho seguindo suas próprias agendas, muitas vezes abrindo mão do caráter técnico de sua posição para atender a interesses políticos ou agradar a opinião pública. Conhecemos melhor a postura equilibrada do decano Celso de Mello (que se aposentará em breve e será substituído por uma indicação de Bolsonaro, socorro!), o corporativismo de Luiz Fux, a atuação errática de Carmen Lúcia, o ativismo de Barroso, a virada de casaca de Fachin e Toffoli, e sobre "essa pessoa horrível, uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia" que é o Gilmar Mendes.

Livro essencial para que façamos as críticas justas ao STF, para que possamos defender melhor essa instituição tão fundamental para a democracia. Recomendo muito a todos.

@felpssevero

Thiago275 18/05/2021

As entranhas do poder
Sempre fui daqueles que acompanhavam e gostavam de política. Na época em que os sites dos grandes jornais eram abertos e gratuitos, eu passava bastante tempo lendo análises e notícias. De uns tempos pra cá, parei. Não que eu tenha me alienado totalmente, mas a descrença nos Três Poderes fez eu dedicar cada vez menos tempo ao assunto.

No entanto, de tempos em tempos, gosto de ler algo a respeito. Nunca tinha lido nada sobre o Supremo Tribunal Federal, órgão de cúpula do Poder Judiciário, então resolvi dar uma olhada em Os Onze, lançado em 2019.

O livro começa no trágico acidente de avião que ceifou a vida do Ministro Teori Zavascki, para mostrar, através da reação de cada ministro, a dinâmica interna e externa do tribunal.

Os autores, que devido à longa experiência, têm acesso a ministros, assessores e políticos de toda ordem, nos contam os bastidores do STF durante episódios de grande importância, como o mensalão, a Lava Jato, a Vaza Jato, os impeachments de 1992 e 2016, etc.

Além disso, através do olhar acurado dos jornalistas, vemos como o tribunal reage à "opinião pública" (esse instituto que ninguém sabe direito o que é), as vaidades, egos e disputas entre as onze ilhas.

Indico a leitura principalmente para os ingênuos (se é que os há) que ainda acham que o STF toma suas decisões com base na técnica. Até pode acontecer, mas isso é exceção numa corte permeada pela política com p minúsculo.

Meu único senão é que os autores sustentam que o STF está em uma tendência de queda no ativismo que o marcou nos últimos anos. Não concordo. Vejo o tribunal cada vez mais protagonista do debate público. E não posso dizer que o saldo de suas decisões seja positivo.

Nathalie.Murcia 22/08/2019

Atual e necessário
Em tempos obscuros e de polaridade extrema insana, foi uma surpresa gratificante ler um livro coerente e bem escrito, analisando os meandros do STF e seus Ministros, desde a ação 470, conhecida por "Mensalão", passando pelo governo petista, até os dias hodiernos, sob a presidência de Bolsonaro.

Alguns dos principais julgamentos não políticos foram retratados, assim como as idiossincrasias, bastidores das indicações, e as particularidades dos Ministros como "ilhas", algo que se nota com proeminência ao longo dos últimos anos, descaracterizando o STF como tribunal coletivo guardião da CF, mais se assemelhando a uma guerra de egos interna, inflamada pelos julgamentos de cunho político, amplamente retratados pela imprensa, e instrumentalizados, por vezes, por intermédio da concessão de liminares monocráticas em prejuízo da apreciação do plenário, ou no adiamento infundado de pautas.

Exemplo claro foi o episódio da cizânia ocorrida no ano passado, envolvendo Gilmar Mendes e Barroso, do que resultaram memes inesgotáveis nas redes sociais.

Um livro que vale a pena ser lido, independentementende de ideologias políticas.

"A colegialidade, por vezes, não é o instrumento para construir melhores decisões, mas alguns passam a encará-la como obstáculo para suas metas. Os conflitos deixam de ser jurídicos. Migram para outras esferas, inclusive a pessoal."

Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br

Chiabaibr 18/09/2023

Livro super interessante
O livro mostra os bastidores do Supremo Tribunal Federal, as alianças políticas, as desavenças, a vida pessoal de cada ministro? muito interessante ter acesso a esse tipo de conhecimento sem que seja pela mídia tradicional, pois nos dá uma visão completamente diferente das grandes repercussões jurídicas e políticas que vivenciamos nos últimos anos.

E conhecer um pouquinho mais sobre essa instituição secular, carregada de história e classitudes, instiga ainda mais a curiosidade e a vontade de ler cada página do livro. Adorei! Essencial para todos, mas principalmente para os do meio jurídico e acadêmico.

Gabi Sagaz 28/11/2021

Política e Direito
Não há meio de compor o direito sem perpassar pelo estado político do país. Não dá para fazer lei sem pensar na situação atual e talvez futura. Ótimo para conhecer um pouco das linhas e formas de abordagens dos magistrados.
Para os autores há uma crise, uma crise bem real dentro do STF.

Juliano 13/08/2021

Livro essencial para entender a mais alta corte do nosso país. Adorei saber dos bastidores, os bate bocas entre os ministros...kkk as alianças políticas.
Esse livro cita o caso do julgamento do mensalão muito detalhadamente, o caso que deu mais dor de cabeça aos ministros.
Leitura espetacular!!

Suzanne 23/09/2020

É isto:
?No Estado Democrático de Direito, absolutamente ninguém está acima das leis, nem mesmo os mais poderosos agentes políticos governamentais.?

lucas.pinheiro.5815 06/08/2022

Os onze
?Os Onze? é um livro que retrata os bastidores e crises ocorridas no Supremo Tribunal Federal, em um recorte temporal que vai do início do julgamento do Mensalão até à abertura do controverso ?Inquérito das Fake News?.
Desde o início, os autores deixam claro como é a estrutura do ?arquipélago STF?: onze ilhas isoladas e independentes, que possuem suas próprias regras de funcionamento e que, eventualmente, reúnem-se em plenário para emitir decisões colegiadas. Nesse sentido a diplomacia entre as ?ilhas? se dá, muitas vezes, por questões de conveniência e são bastante variáveis, a depender das assuntos a serem tratados nas decisões.
O livro também mostra como se deu a metamorfose da dinâmica do Tribunal, que deixou de ser ?o grande desconhecido?, que lutava pela conservação da ordem e da autonomia dos demais poderes, para se tornar um dos protagonistas dos rumos políticos do país, o que lhe fez extrapolar as suas competências originárias. Essa postura ativista do ?Guardião da Constituição? é gravíssima é uma das principais responsáveis pela crise institucional pela qual o país passa atualmente.
Apesar de tudo, a ideia posta é que o Supremo, apesar de todos os caminhos tortuosos pelos quais tem sido guiado, é uma das instituições mais importantes para a democracia brasileira, razão pela qual as críticas devem servir para salvar o Supremo, e não para dar-lhe rumos tão ou mais obscuros que os atuais.

Leandro 10/01/2022

Bastidores das crises
Muito interessante como são mostrados os bastidores das decisões polêmicas do STF. Um tribunal cada vez mais requisitado para assuntos importantes do país e, ao mesmo tempo, criticado por isso. O livro ajuda muito a entender o atual clima de insegurança jurídica, que, na minha opinião, decorre do agravamento da situação política que passamos.

flaviopsa 26/04/2020

Bastidores do Poder
O livro retrata e esmiuça o processo político de indicação e aprovação dos candidatos ao cargo de Ministros do STF, chamados de supremaveis, após as CF88. Também aborda o relacionamento dos Ministros, e do próprio Supremo, com a impressa tradicional. Demonstra, também, a evolução institucional da "jurisdição política" (ativismo judicial) ao narrar processos judiciais, e seus bastidores, na metade do ano 2000, na qual a Corte adotou e se posicionou como guardião da constituição, inclusive, normatizando situações polêmicas. Por fim, não se trata de uma leitura retruncada, perfeito para quem não é da área do Direito e que possui curiosidade sobre os arranjos da cúpula do Poder Judiciário.

leuu_lima 02/10/2020

A política dentro da Corte
O livro traz um panorama jornalístico do Supremo no extenso período entre o mensalão e o início do governo Bolsonaro. O texto é muito bem escrito e o trabalho de reconstrução dos encontros, conversas e demais bastidores é sensacional! Os Onze não segue pela cronologia dos fatos, escolhe os dispor pela temperatura e também pela força da noticiabilidade (ambos conceitos do jornalismo). É por isso que a Lava Jato aparece antes do mensalão, por exemplo. Essa distribuição funciona bem para traçar a linha de raciocínio dos autores. Apesar de em alguns momentos ficar um 'vai e volta' de informações, acaba sendo bom para relembrar o leitor de alguns acontecimentos importantes que podem se perder no mar de relatos que o livro traz. Com certeza é um ótimo trabalho para entendermos e analisarmos profundamente as políticas feitas dentro da mais importante Corte do país.