Os onze

Os onze Felipe Recondo...

Resenhas - Onze

leuu_lima 02/10/2020

A política dentro da Corte
O livro traz um panorama jornalístico do Supremo no extenso período entre o mensalão e o início do governo Bolsonaro. O texto é muito bem escrito e o trabalho de reconstrução dos encontros, conversas e demais bastidores é sensacional! Os Onze não segue pela cronologia dos fatos, escolhe os dispor pela temperatura e também pela força da noticiabilidade (ambos conceitos do jornalismo). É por isso que a Lava Jato aparece antes do mensalão, por exemplo. Essa distribuição funciona bem para traçar a linha de raciocínio dos autores. Apesar de em alguns momentos ficar um 'vai e volta' de informações, acaba sendo bom para relembrar o leitor de alguns acontecimentos importantes que podem se perder no mar de relatos que o livro traz. Com certeza é um ótimo trabalho para entendermos e analisarmos profundamente as políticas feitas dentro da mais importante Corte do país.

Lanna Victoria 08/08/2020

STF: Criticar para defender
A razão que me fez ler esse livro foi o protagonismo que o STF possui hoje. Inúmeros fatores contribuíram para essa ascensão do poder judiciário nos últimos anos. Entre eles, há fatores exógenos, como a corrosão progressiva da imagem do executivo e legislativo, o que favoreceu a constitucionalização da política, além da própria constituição de 88 abrir espaço a inúmeras possibilidades de ação. E talvez, principalmente, fatores endógenos, como a preferência do próprio tribunal por menos autocontenção e mais ativismo. Viu-se difundir no supremo uma adesão generalizada à ideia de que a constituição é um organismo vivo, mutável cujo conteúdo poderia ser alterado de fora para dentro.
Fazendo um resumo geral, a expansão do supremo foi resultado de um cenário complexo, que incluiu a judicialização de questões políticas, sociais e morais,(que é um elemento circunstancial independente de opção do judiciário), unido a uma postura proativa de seus membros, o chamado ativismo judicial, interpretando a constituição de forma a expandir seus poderes em detrimento da função legislativa e executiva. O STF, antes distante, adquire protagonismo, deslocando o equilíbrio prévio de freios e contrapesos da democracia (inclusive, foi popularizado o termo supremocracia).
Esse é o plano de fundo do livro, escrito em prosa jornalística. Sem dúvidas, uma leitura muito interessante e importante em tempos atuais. "Que saibamos o que criticar, para melhor defendermos".

Davi A. 11/07/2020

Bem raso, como todo livro de bastidores
O livro é bem semelhante ao "Tormenta", de Thaís Oyama, recentemente lançado sobre o Governo Bolsonaro. É cheio de fofocas sobre os bastidores do STF, seus personagens e situações.

Para quem conhece aqueles corredores do órgão, as desavenças e vaidades, ficará maravilhado.

Uma pena que um dos autores fez questão de temporizar um entrevero que teve com um dos Ministros que o mandou "chafurdar no lixo", lá em 2013...

Ponto positivo para a linguagem, ágil e bem escrita.

flaviopsa 26/04/2020

Bastidores do Poder
O livro retrata e esmiuça o processo político de indicação e aprovação dos candidatos ao cargo de Ministros do STF, chamados de supremaveis, após as CF88. Também aborda o relacionamento dos Ministros, e do próprio Supremo, com a impressa tradicional. Demonstra, também, a evolução institucional da "jurisdição política" (ativismo judicial) ao narrar processos judiciais, e seus bastidores, na metade do ano 2000, na qual a Corte adotou e se posicionou como guardião da constituição, inclusive, normatizando situações polêmicas. Por fim, não se trata de uma leitura retruncada, perfeito para quem não é da área do Direito e que possui curiosidade sobre os arranjos da cúpula do Poder Judiciário.

Diego 29/06/2022

Jogos dos tronos
Esse livro é incrível. É possível compreender um pouco não apenas de como funciona o STF, mais propriamente as relações entre os ministros: "no STF existem 11 ilhas". Mas também o jogo político que acontece em brasília. É pra abrir sua mente pra o poder. Uma percepção é que até pra ser ministro do STF nesse país é necessário ter alguém que indique. Marquei como favorito, a parte ruim é que acaba. Poderia ter as fotos dos ministros pra consulta.
Wesley 03/07/2022minha estante
Caramba, já me convenceu a ler.

Maria Eliete 02/01/2021

Os Onze
Pois é, toda aquela aura de justiça sem imparcialidade, sem os conchavos costumeiros e afeitos aos outros dois Poderes e passando à população que o STF era um pedestal de bons costumes e "imaculado", vemos e confirmamos que, como diz o velho ditado, "as aparências enganam". Tudo muito permeável. Mas é importante que se diga: ruim com ele, pior sem ele.

Anne.Bittencourt 25/01/2023

EXCELENTE
se você frequenta o meio jurídico/político e/ou se interessa por esses meios, LEITURA OBRIGATÓRIA.

100% esclarecedor de como funciona o STF por trás das câmeras.

eu fiz direito e sempre acompanhei bem a política brasileira, e esse livro conseguiu me mostrar aspectos desconhecidos das articulações políticas que permeiam o STF e o meio jurídico/político no geral.

importante mencionar que dentre os colaboradores do livro (pessoas que foram entrevistadas, enfim) estão grandes figuras políticas e grandes juristas brasileiros, o que dá ao livro uma maior credibilidade em comparação com outros materiais sobre o assunto.

os próprios jornalistas escritores do livro são jornalistas políticos e que permeiam o cenário político/jurídico em brasília.

morei por muitos anos em brasília e isso me ajudou a compreender melhor a dinâmica espacial que nos é apresentada.

100% recomendo a todos que tiverem algum interesse no assunto.

Carlos.Pery 16/05/2021

Livro de fácil leitura, especialmente para aqueles que acompanharam, ao longo dos últimos anos, as discussões jurídicas e políticas que passaram pelo STF. É impactante conhecer o funcionamento daqueles que compõem o Tribunal e como, muitas vezes, a legalidade é deixada de lado em relação ao ego dos Ministros.

Neves 10/11/2021

Boa leitura.
Apesar de trazer questões e curiosidades muito interessantes acerca do STF, achei um pouco maçante, a quantidade de nomes expostos podem confundir um pouco caso o leito fique desapercebido. Leitura interessante e que permite ao leitor entender um pouco mais acerca desse órgão superior.

adijobs 13/04/2020

"Esse outro desconhecido"
A palavras que o ministro Aliomar Baleeiro escolheu para descrever o STF à sua época, e que titulam esta breve resenha, descrevem bem o que a instituição já foi um dia.

Hoje, o STF com os seus 11 ministros escreve, paralelo ao Executivo e o Legislativo, a história do País ao olhos da população. De um ilustre desconhecido o STF foi se revelando graças a transmissão pela TV Justiça, através de importantes sessões e julgamentos históricos que condenaram nomes de corruptos do cenário político, impugnáveis até então. Um processo iniciado no mensalão que revelou o esquema de corrupção envolvendo membros do PT, PSDB, PMDB, DEM e outros partidos, sob o governo Lula. Foi daí que os nomes e os perfis dos ministros do Supremo começaram a ganhar projeção e o próprio STF foi mudando e adquirindo a importância que possui no presente. Longe de revelar um Supremo ideal, o livro esmiuça numa narrativa pra lá de bem escrita, os bastidores e as idiossincrasias dos seus agentes - que poderiam agir como um colegiado, mas que têm comportamentos monocráticos. Fato é que os seus mandos e desmandos contribuem para empurrar (ou não) o Brasil adiante, já que o Supremo é responsável por discutir e decidir importantes questões de cunho constitucional que tem reflexo direto na sociedade (tendo já sido acusado de legislar, papel que não é o seu). Não é a toa que alguns falam até de uma suposta supremocracia (que ao final acaba por se reduzir a uma ministrocracia). Exageros à parte, não há caminho a trilhar sem o Supremo, como dizem os autores.

É uma leitura essencial para entender como funciona o STF, o contexto político de vários processos, julgamentos, decisões e liminares. E o posicionamento dos ministros em cada um deles - e as inúmeras bravatas entre eles.

E vale repetir: o texto é simplesmente delicioso.

Leandro.Santana 05/09/2020

Por trás da toga
É certo que nunca a Suprema Corte brasileira foi tão atuante e influente na política e sociedade brasileiras. Isso ocorre aos aplausos de uns e à ojeriza de outros. Gostando ou não desse novo papel, Os Onze conta um pouco sobre os meandros da Corte, as idiossincrasias de seus ministros, além de um histórico sobre como chegamos até aqui.

Quem assina a obra é Felipe Recondo, jornalista, sócio-fundador do portal de notícias jurídicas Jota e autor do livro?Tanques e Togas?. São 12 capítulos em ritmo de thriller. O autor não segue exatamente uma sequência cronológica, então são idas e vindas que exigem atenção para não misturar as coisas.

Os relatos apresentados confirmam o perfil geralmente atribuído a cada um dos ministros (Cármen Lúcia discreta, Gilmar Mendes estridente, Marco Aurélio imprevisível), porém, traz aspectos da vida pessoal e do funcionamento dos gabinetes que eram totalmente novos para mim.

A leitura do livro sem dúvida contribui para compreender os posicionamentos dos ministros durante as últimas crises envolvendo o STF, mesmo quando revelam incoerência, são incoerências se encaixam num quadro maior de alianças e disputas dentro e fora da corte.

Enfim, nesta semana encerra o mandato de Toffoli como presidente da Corte, o que com certeza ainda será tema de muitos livros.

Sofia.Riechi 23/06/2021

descubra o STF
Mais uma obra de Felipe Recondo.
Descubra o real STF. Desde relatos de ex assessores e ministros a intrigas pessoais, Recondo apresenta as verdadeiras intrigas que conduzem a maior corte do país.

Dyyego 19/02/2024

Os onze
Uma excelente leitura com uma escrita muito boa e fluída. O livro traz acontecimentos que nos permite entender não apenas o STF de antes, mas, também, como ele se transformou no STF que nos deparamos atualmente.

Vanessa453 18/11/2021

Fifty Shades of STF [explicit] ? Ótima leitura (eu adorei) pra quem quer entender os mecanismos de atuação do Supremo e suas nuances.

Helena 10/02/2022

O livro é ótimo! É possível entender um pouco mais as relações entre os ministros e os bastidores do tribunal. Recomendo muito a leitura para aqueles que acompanham as decisões da corte.