A visita de João Gilberto aos Novos Baianos

A visita de João Gilberto aos Novos Baianos Sérgio Rodrigues

Resenhas - A visita de João Gilberto aos Novos Baianos

Angelica75 04/12/2023

Nota 3,5
Bom livro de contos de Sérgio Rodrigues, os melhores pra mim foram o que dá nome ao título e a deliciosa novela final sobre o roubo da taça Jules Rimet. Muito bom também o conto sobre "Conselhos literários fundamentais" e acredito que os escritores que leram gostaram mais ainda.

Vinícius 05/11/2021

O ouro desse livro é, por acaso, o ouro da Jules Rimet na melhor parte do livro que bem poderia ter sido "Jules Rimet, meu amor" e só, mas que tem uns excertos de outras coisas que soam arremedos e anotações de bloco de notas. Longe de "o drible", mas vale pela Jules

Eduardo.Mathias 07/02/2022

Um LP que não ouviria de novo
O título de minha resenha da-se devido a estrutura que o autor propõe pro livro
Um Lado A e um Lado B (+ uma terceira margem)
[Fora a divisão de contos, não há abordagem além que percebi dessa estruturação em formato de disco]
No Lado A temos o conto que da título ao livro, que considero o mais fraco. E outros contos que bebem de uma intertextualidade
No Lado B temos contos de histórias mais curtas ou enumeracoes anedoticas (como um conto redigido por tuites)
Na terceira margem temos um conto que foi publicado internacionalmente.

Quando penso nessa organização que digo, não consigo pensar num LP que ouviria.

Pra além, a narrativa dos contos presentes é de um preciosismo rebuscado e descritivo para histórias que considero fracas
A maioria (digo quase todas) são anedotas com final inesperado ou comico
O que cansa a leitura
Temos apresentado um cenário A bem descrito pelo narrador => narrador encaminhará o cenário A para um final provável => Um cenário B surpreendente acontece

Enfim, me decepcionei.

Claudio 17/09/2022

Mais um golaço de Sérgio Rodrigues
Livro delicioso com 3 partes bem marcadas e escrita sempre muito fluida.

Na primeira, Sergio Rodrigues vai da comunidade hippie dos Novos Baianos no Rio, a um romance proibido durante a Inconfidência Mineira passando pela lua de mel da mais famosa personagem de Machado de Assis.
Depois, altas doses de metalinguagem, falando do ofício da escrita através de tweets.
Por fim, um folhetim incrível, que traz de volta o futebol como pano de fundo, depois do maravilhoso ?O Drible?, na minha opinião a coroação dessa obra.

Tamires 12/07/2019

A visita de João Gilberto aos Novos Baianos, de Sérgio Rodrigues
Eu pensei em muitas formas de iniciar essa resenha. Mas sempre acabava encurralada pela questão fundamental da existência desse blog (olha o drama!): indicar bons livros, mas sem prejudicar a experiência de leitura ou tornar nulo o fator surpresa das narrativas. Muitas sinopses (infelizmente) já fazem esse trabalho, mas o leitor tem sempre a opção de pular esse parágrafo — que, por aqui, sempre é bem sinalizado, — e ler apenas as impressões e sensações que esta resenhista teve com a leitura.

Pois bem, agora me sinto mais confortável em dizer que não vou dar muitos detalhes sobre os textos que compõem A visita de João Gilberto aos Novos Baianos, de Sérgio Rodrigues, publicado recentemente pela Companhia das Letras. Não seria justo! Esse livro é tão bom, mas tão bom, que o melhor que eu posso dizer é que você pare agora tudo o que está fazendo e leia-este-livro! Não vou ficar chateada, pode clicar aqui e comprar agora mesmo (a versão em e-book tem a vantagem de poder começar imediatamente a leitura).

Se você permaneceu mais um pouco (obrigada), enquanto o e-book carrega no seu Kindle, no app do celular ou no navegador da internet mesmo, vou dizer mais o seguinte: eu li (e reli) o e-book de A visita de João Gilberto aos Novos Baianos e ainda é difícil saber qual dos três lados desse disco-livro é o meu favorito. As faixas-capítulos A fruta por dentro e Conselhos literários fundamentais estão entre as que mais gostei, mas Jules Rimet, meu amor é de uma perfeição que faz querer voltar a agulha para o início do disco. A visita de João Gilberto aos Novos Baianos é o tipo de livro que faz o leitor ter saudade, ter vontade de regressar e dar aquela espiadinha, uma relida em uma ou outra parte mais bacana. Nas vezes em que eu fiz isso, confesso, acabei lendo o livro inteiro novamente quase que em uma só sentada.

“O roubo da Jules Rimet revela tanto sobre o Brasil quanto a conquista da Jules Rimet. Inferno e céu. Uma coisa precisa da outra, do contrário a imagem do país fica incompleta. Aqui a gente vive no inferno e no céu ao mesmo tempo. E como menos com mais dá menos, fica matematicamente provado que não temos salvação!”

Do autor eu havia lido apenas Viva a língua brasileira, que eu amei, mas em nada é semelhante a esse livro de agora. A visita de João Gilberto aos Novos Baianos é conto, novela, crônica, divagação metalinguística e mais um monte de coisa que eu não vou saber explicar. Só sei dizer que é um livro maravilhoso, principalmente se você curte uma prosa mais enxuta, inteligente e tipicamente brasileira. Sem exagero, um dos melhores livros que li nos últimos tempos.

site: https://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-a-visita-de-joao-gilberto-aos-novos-baianos-de-sergio-rodrigues/
Keyse B. 12/07/2019minha estante
eita, fiquei com mó vontade de ler esse livro (que eu não conhecia) por causa da sua resenha :)

Tamires 12/07/2019minha estante
Ah, que maravilha! Super divertido, super brasileiro! Depois me conta o que achou!

samuelcarneiroh 14/08/2019

O Encontro De João Gilberto Aos Novos Baianos
Sérgio Rodrigues é um renomado autor Brasileiro, ganhador de inúmeros prêmios de literatura, que traz em sua recente obra, um encontro fictício entre João Gilberto com Novos Baianos. Nota-se, que o livro foi lançado dias antes do falecimento de João Gilberto.

O livro tem uma proposta e escrita diferente: É escrito pra ser pensado como se fosse um vinil; Ele tem lado A e B. Cada lado, conta uma estória diferente, que chega a se tornar um pouco confuso, pois você não sente a continuidade do livro. O livro tem um início bem-humorado, "... um táxi Opala novo e de banho tomado para na estradinha de terra e me desce um cara de terno preto carregando um violão". Posição 1%, que acaba narrando um cara extremamente sério, introvertido, com uma turma meio hippie (novos baianos), toda a trama não se passa no Rio de Janeiro, mas sim, em uma espécie de chácara.