Pandora 22/04/2021
"Eu acho que ela se chamava Esther, disse meu pai. Sim, talvez Esther. Eu tinha duas avós, e uma delas se chamava Esther, isso mesmo.
Como assim, 'talvez'?, perguntei indignada. Você não sabe o nome da tua avó?
Nunca a chamava pelo nome, ele me respondeu. Eu a chamava de 'babucha', e meus pais de 'mãe'." (pag. 172/173)
Eis um livro difícil de definir: "Talvez Esther" da Katja Petrowskaja. Nele se encontram gêneros tantos tipos diferentes de livros quanto diferentes foram foram os sentimentos da autora ao escrever. Nele Katja tenta sistematizar em forma de escrita a história de sua família formada por judeus que ao longo do século XX por escolha ou medo abriram mão ou perderam sua identidade cultural e étnica como judeus ao migrar por escolha ou falta de opção para a União Soviética, atual Rússia.
De certa forma esse livro é uma tentativa da autora de através da História construir a árvore genealógica de sua família, reatar os pedaços do passado, reconstruir os vínculos culturais com seu povo ancestral.
"História é quando de repente, não há mais ninguém a quem perguntar, só restam as fontes. Eu não tinha mais ninguém a quem pudesse fazer minhas perguntas, ninguém que pudesse se lembrar dos tempos passados." (pag. 26)
Ela poderia ter escrito um romance autobiográfico ou um livro reportagem e seria lindo, mas não sei por qual capricho ela acabou escrevendo um livro é Diário Intimo, Biografia Familiar e uma Grande Reportagem com vários fatos ocorridos antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial com pessoas de origem judaica na Europa.
Como Diário Intimo o livro contém o relato das memórias familiares da Katja enfatizando seus sentimentos e sua sensação de falta de pertencimento tanto a União Soviética como a comunidade judaica do mundo. Apesar de ter vivido uma infância feliz em um apartamento novo nas margens de um rio na cidade de Kiev ela carregou durante a infância toda uma melancolia imensa que se transforma em magoa na vida adulta, para ela, pertencer a União Soviética custou a alma de seus ancestrais. No entanto, quando ela finalmente encontra o real sobrenome da família e o direito ao uso dele ele já não parece algo vivo, para ela ele toma formas de fantasma.
"Quando fiquei sabendo do nosso sobrenome original, soube também de pronto que, apesar de tudo, éramos autênticos; os Stern eram e permanecem sendo fantasmas, jamais serei uma Stern. Semion tinha passado por um batismo revolucionário que prometia igualdade de direitos à gente humilde: aqui não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois seres humanos e proletários." (pag. 117)
Como Livro Reportagem ela vai atrás de documentos oficiais, jornais, fotos, relatos de pessoas judias atualmente espalhadas pelo mundo, conversa com quem consegue encontrar, visita lugares, fala pessoalmente com pessoas, faz um esforço jornalístico de grande folego ao qual dedica anos de sua vida de forma obsessiva (expressão usada pela própria autora). Como jornalista a autora da um banho de História, muitos dados, números, ela consegue resgatar até imagens.
"... eu não tinha poder sobre o passado, que vive como quer, só não consegue morrer." (pag. 112)
Como Biografia Familiar ela mergulha nos galhos de sua peculiar árvore genealógica até onde os documentos permites misturando a tudo seu discreto talento para romancista. Ela conta a história de suas avós, avôs, tias, tios, tias-avós, tios-avôs, bisavôs e bisavós. Caminha por onde eles e elas caminharam, tenta vê as coisas que eles e elas viram, documenta, registra, lembra, conta da vida e da morte das várias pessoas formaram primeiro a família dos Stern e depois a dos Petrowsk. O titulo do livro faz referencia a uma de suas avós paternas cujo nome seu pai não lembra ao certo, talvez ela se chame Esther, não documento capaz de comprovar quando a memória do único neto dela vivo falha.
"No começo, eu achava que uma árvore genealógica era algo assim como um pinheiro, uma árvore da família toda, adornada com enfeites tirados de caixas velhas, muitas bolas se quebram, frágeis como são, alguns anjos são feios e robustos, capazes de resistir as mudanças de endereço. De todo modo o pinheiro era a única árvore que minha família possuía; todo ano comprávamos um e, depois, na véspera do meu aniversário, nós o jogávamos fora." (pág. 15)
De muitas formas lendo "Talvez Esther" acabei me sentindo companheira da Katja em sua romaria atrás da História de sua família. Muitas vezes considerei ela uma boa companhia e foi gratificante passar a tarde com ela, outras vezes nas madrugadas de leitura eu olhava para ela e pensava: "Mulher de Deus, você está reclamando de que?". A Katja foca tanto em seu próprio umbigo que não olha o mundo ao seu redor, a história de outras famílias em outros contextos do século XX. Ela enxerga muito bem as falhas da utopia Comunista Soviética, não há olhos para os méritos. Só interessa a ela a vida, o passado e o presente dos judeus, os outros são os outros não existem. Para mim todos os não ditos da Katka sobre o Capitalismo faz parecer que nós vivemos no Paraiso de Deus como Adão e Eva antes do Pecado Original.
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