E se fosse a gente?

E se fosse a gente? Becky Albertalli
Adam Silvera

Resenhas - E se fosse a gente?

Markarroni 03/06/2020

Me irritou pra car*lho, mas é gostosinho
Só pra deixar claro, 3 estrelas é bom, okay!? Eu gostei desse livro, a escrita de Albertalli e Silvera é ótima e eu não tive problemas com a fluidez da leitura. O problema foram os personagens. Fazia tempo que eles não me deixavam tão irritado.

Os protagonistas são adolescentes, eu sei, mas eles não acabaram de sair da infância. Eles começam uma briga ridícula por nada relevante, que poderia ter sido evitada se tivessem maturidade condizente com a idade.

Eu amo referências pop/geek em livros? Eu amo! Mas aqui é algo extremamente exacerbado. Eu me senti sendo forçado a gostar de Hamilton, o que me fez ficar irritado com tanta forçação de barra. Pra quem gosta de musicais, vai se esbaldar.

Não devo deixar de dizer que os personagens secundários foram os meus favoritos. Queria ser amigo de todos eles. Mas com os protagonistas, nem como colegas eu queria me relacionar. Talvez apenas como conhecidos.

Fiquei pensando se eu não estou velho demais pra ler esse tipo de YA, porque eu não me importo com quase nada do que os protagonistas se importam como se fosse as coisas mais importantes do mundo, sabe?

Eles têm muito tempo livre, mas nenhum problema, exceto por aqueles que eles mesmos criam. Eu não me importo com musicais, fanfics, e muito menos ficar obcecado por um homem 24 horas por dia.

Eles são a representação exata do egocentrismo adolescente e do drama sem sentido. E mais um dos motivos que me fizeram ficar irritado foi porque eu não suporto pessoas que estão sempre atrasadas e que me fazem esperar e perder meu tempo. Faça isso uma vez comigo e será a última.

Apesar de eu não ter amado o livro, o final foi a coisa mais realista e saudável possível. De modo geral, pra mim, o livro foi um pouco frustrante, mas mesmo assim, foi uma leitura que eu gostei de ter feito, mesmo me deixando irritado.

site: https://www.instagram.com/marksreading
Ryan 15/08/2020minha estante
Os atrasos do Ben são ridículos e ele da a desculpa de que "ele tá em outro fuso horário" sendo que isso é impossível já que ele cresceu nos EUA, ele é só um mal educado que arrumou uma desculpa idiota. Eu tbm achei meio forçado toda aquela discussão dele ser branco mas ser portoriquenho

Melhor refeição 27/10/2020minha estante
Meu deus! Comentou tudo oq eu pensei durante a leitura. Eu amei o final mds

lueaven 11/11/2020minha estante
Você descreveu exatamente o que eu pensei, comecei a gostar mais dos personagens secundários, que dos principais. E não sei se é por eu ser aquariano e não gostar de tanto grude, mas eu achei muito irritante quase todos os momentos que eles estavam juntos, e sem contar na burrice do Ben por voltar a falar com o Hudson e a Harriet, que são pessoas super tóxicas, em fim, mas me decepcionou do que agradou.

Matheus Sobral 16/04/2021minha estante
Você foi cirúrgico! Exatamente isso

dóris 19/11/2021minha estante
eu acabei de ler o livro e tive que vir pra ver se tinha mais resenhas falando que se irritou com a história. vc literalmente tirou todas as palavras da minha boca KKKKKK tive que deixar isso registrado aqui porque é literalmente tudo o que eu penso

bellerosie 27/12/2021minha estante
descreveu tudo oq eu escrevi e passei durante a leitura. Gostei bastante desse livro mas achei ele meio sem sal e me irritou bastante, 3 ainda é uma nota boa!!!!!

Speedy 11/08/2022minha estante
Eu dei 2 estrelas kk e concordo com tudo que disse e com as respostas ao comentário, a leitura, apesar é fácil e ter um ritmo bom de escrita, foi bem cansativa pela história e pelos personagens, achei o Arthur de uma infantilidade absurda, um ciúme descontrolado, o Ben com atrasos desnecessários e toda aquela coisa de portoriquenho. Os secundários me conquistaram mais, fiquei triste com o término do ethan e da Jessie sem uma explicação ?? (Alerta spoiler)

Spinola.l 10/01/2023minha estante
to começando o livro agora e agora estou totalmente desmotivada a lê

Vanderliuze 04/02/2023minha estante
Livro muito bom, final horrível

Camila Soares 06/02/2023minha estante
Finalmente uma resenha em que eu me identifique, hahahaha.
Tô realmente pensando em parar de ler livros adolescentes, e começar a ler uns com uma faixa pelo menos 20+.. tu muita coisa que não tem cabimento

Let 22/07/2022

Um bom clichê de romance de verão
Eu AMO a escrita desses 2 autores. É jovem, é fluída, tem capítulos curtos e é engraçada. E, de fato, foi uma leitura muito divertida! Sem contar na representatividade que vai além da LGBTQIA+, com um protagonista judeu e outro porto-riquenho. Inclusive trabalhando o racismo e homofobia

Até mesmo o final que foge do ?felizes pra sempre? previsível eu amei! O que o Adam sabe fazer como ninguém.

O problema? Mais pro final fiquei um pouco irritada com o drama excessivo dos personagens. Mas dei um desconto pq é um romance YA com personagens adolescentes, então sim, eles agem de acordo com a idade. Apesar disso, também vi mta maturidade em como eles lidaram com tudo, então bônus!

O que realmente me fez abaixar a nota foi o fato da história ficar meio monótona ali pro meio, com nada relevante acontecendo. Dava pra ter tirado alguns caps e não mudaria nada pra história. Sem contar a quantidade excessiva se referências a HP. Não era referência pop no geral, era SÓ HP. Achei bem cansativo

Mas, no geral, é um romance divertido de ler e eu estou ansiosa pela continuação! Vamos ver o que o destino reserva pros dois
Joana 22/07/2022minha estante
Quanto às referências a HP, esse livro foi originalmente publicado na gringa em 2018, antes das polêmicas envolvendo JK Rowling. Acredito que se escrevessem esse mesmo romance atualmente, não existiriam mais tantas referências assim.

Let 22/07/2022minha estante
Sim, super imagino isso também. Mas a questão nem foi so ser a JK, foi a quantidade mesmo. Poderia ser sobre outro livro famoso, achei que exagerou na dose sabe? Kkkk mas eu que sou chata com isso

bibia 28/04/2021

Tive várias opiniões diferentes ao longo do livro; primeiramente eu tava achando o romance muito constrangedor? não aquele fofo que você lê que te acolhe, sabe? Mas depois de um tempo eu comecei a amar o livro, amei as pessoas, o casal e tudinho. Achei as brigas totalmente infantis, mas não durou menos de 5 páginas então achei isso ótimo. No geral, tiveram coisas que me irritaram, mas nada que estrague a história do livro em si, então eu gostei bastante.
E eu amei o final, não esperava isso, foi um final mais real, mas aquele que você gosta!! Achava que seria um clichê e me surpreendi.

@azevedo.augusto 30/01/2021

Montanha russa de sentimentos
Gosto de pensar que todas as coisas que os autores inventam saem de suas cabeças ou talvez de seus desejos mais reprimidos. A história de Ben e Arthur é muito bem contada nas vozes dos autores. Os dois personagens são bem construídos e diferentes entre si. Essa ideia de intercalar os capítulos, um contado na versão de Ben e outro na de Arthur, foi uma sacada mestre. Não que não haja outros livros com essa fórmula, mas para essa história em questão ajudou muito a mostrar a visão de ambos os personagens e faz com que a história não fique maçante. Dito isso, é bom lembrar que metade das situações que acontecem na obra, não aconteceriam na vida real. Determinadas coisas parecem muito ilógicas, a começar pela separação dos dois logo após se conhecerem. De tantas coisas que poderiam ser inventadas, aquela não me convenceu de que eles não podiam, simplesmente, esperar a muvuca passar. Mas o que mais me chateou foi esse final, que pareceu ter sido feito as pressas. Não é o tipo de final que eu esperava com uma história como essa, cheia de reviravoltas positivas. Nos dois últimos capítulos, Arthur nem parecia o mesmo Arthur. Torci muito do inicio ao fim para que eles ficassem juntos. Vesti minha “capa YA” e tentei ver todo aquele drama na visão de um adolescente sem muitas experiências. Ao concluir o livro, fiquei com aquele gostinho de quero mais, pois para mim a história não terminou ali. Finalizo ele com um feedback positivo, mas sem adicionar a obra a minha lista de favoritas.
Léo Soares 28/02/2021minha estante
Comprei ano passado e até agora tá parado na estante acredita, vou tentar me organizar pra ler ele, vc né deixou com vontade de investir

@azevedo.augusto 28/02/2021minha estante
Boaaa. Depois me diz o que achou ?

@Ju 14/03/2021

5 estrelas sim!
Quase não dou cinco estrelas, porém mereceu!
Gente esse livro é prefeito.
?Todo o desencontro promove o encontro perfeito!? -essa é a frase que define o livro.
Enfim romance incrível ?

Marcos 16/04/2020

E se fosse a gente?
Um livro divertido, cheio de momentos cômicos. Os capítulos são intercalados entre os dois personagens principais, Arthur e Ben, o que permite ao leitor processar bem os dois pontos de vista. Além disso, o livro aborda ainda que brevemente, a ideia de destinos sendo cruzados, e as estranhezas do universo, de que cada pessoa que passa em sua vida, nunca é por acaso, ela sempre vai deixar algo positivo ou negativo por onde passar.
Não é um livro inovador do gênero, e apesar de ser bem divertido, o final é previsível, mas nada que estrague a leitura.
*P. S - No decorrer da leitura, somos apresentados a diversas músicas que casam bem com vários momentos do livro. Recomendo ouvir as músicas, que servirão como um complemento para a leitura.

Lucas990 09/09/2022

Dois autores muito bons se juntam para escrever um livro que tinha tudo pra ser muito bom, mas não passa de razoável.
Nada aqui é apaixonante, é tudo muito morno, desde os diálogos até o desenrolar da história. Os personagens são extremamente imaturos e previsíveis.
Normalmente eu não tenho problemas com clichês, mas esse é um clichê bem fraquinho (para não dizer que é ruim mesmo).
Terminei o livro com aquele meme na cabeça ?acaba pelo amor de Deus?.

Tatiane.Nogueira 10/05/2023

Maravilhoso
Divertido único perfeito em todos os detalhes, tem algumas cenas picantes mas nada exagerado na medida certa para quem gosta de um romance gay e que não é tão clichê, quando eu terminei de ler fiquei com vontade de ler denovo, mas ops me lembrei dos outros milhões de livros que ainda vou ler este ano

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0

Debbye 28/11/2020

E Se Fosse A Gente?
Mesmo com seus problemas, E Se Fosse A Gente? tem lições válidas e é uma leitura prazerosa. A parceria de Albertalli e Silvera trouxe um quê de novidade para o Young Adult e eu recomendo para quem gosta de acompanhar uma história de amor do mundo real ? ainda que, para nós, leitores brasileiros, seja meio difícil imaginar um estágio de verão em Nova York, né?

"Mas talvez não seja assim que a vida funciona. Talvez seja tudo sobre pessoas entrando em sua vida por um tempo e você pegando o que elas lhe dão e usando na sua próxima amizade ou relação. E se você tiver sorte, talvez algumas pessoas voltem depois que você pensou que elas foram embora para sempre..."

Joseph 16/05/2020

Amorzinho da minha prateleira
Esse livro é daqueles adolescentes que você mesmo tendo passado da idade para ler Não resiste e acaba devorando ele em no máximo 4 dias. Um livro leve, personagens maravilhosos.
ncamilafreitas 16/05/2020minha estante
ai que legal! amo livros assim! tá na minha meta de leitura \o/

Joseph 16/05/2020minha estante
Vc vai amar

Izabela 26/05/2021

Mais um livro que entrou para minha lista de livros que eu devia ter lido faz tempo, mas enrolei para ler porque sou cabeçuda e final de história (haha). A Becky, que é uma das autoras do livro, é uma das autoras favoritas de um amigo meu e ela é muito conhecida por ter criado o Simonverse, que é o universo dos livros (filme e série também) de Com Amor, Simon. Mas, por motivos até então desconhecidos (eu ser cabeçuda), eu ainda não tinha lido nada dela. O que aconteceu foi que esse livro estava numa super promoção e eu achei que era um sinal do universo para eu comprar. Além disso, a capa da continuação saiu na semana dessa promoção e eu vi que o livro se passava em New York e não resisti. O livro tem tantas referências aos musicais da Broadway, filmes da Disney e até mesmo Harry Potter que eu podia jurar que, enquanto estava lendo, estava também conversando com algum amigo ou amiga minha. Mas, como nem tudo são flores, achei a reta final do livro um pouco lenta e enroladinha e, por isso, o livro acabou com quatro estrelas e meia (o que ainda assim é fantástico). OK, menos drama e mais ação, eu sei. Vamos para um pouco da história e o que achei dela no geral.

Arthur está vivendo o sonho de muitos ao passar suas férias em Nova Iorque para um estágio e para fazer companhia para sua mãe, que está trabalhando lá por um tempo. Ao mesmo tempo que tudo parecia surreal demais e ele estivesse amando estar tão perto dos musicais que tanto amava e do movimento da cidade, ele estava um pouco cansado daquilo tudo e ainda teria mais quatro semanas pela frente. Ben nasceu e foi criado na cidade que nunca dorme, mas tudo que ele quer é ficar quieto na dele e, principalmente, esquecer seu ex que quebrou seu coração em pedacinhos e ainda deixou muitas coisas dele na sua casa. E é assim que, como uma tentativa de superar tudo, ele resolve colocar as coisas todas em uma caixa e enviar pelo correio para o ex. Ele não queria mais nada dele por perto e, em tese, entregaria pessoalmente nas aulas de recuperação, que os dois estavam, na escola. O problema é que o digníssimo não apareceu e ele queria se livrar logo daquilo tudo. Foi assim que ele foi parar no correio com uma grande caixa nas mãos.

Arthur e Ben estavam ao mesmo tempo naquela agência dos correios e o pouco de conversa que tiveram fez Arthur ter certeza de que o mundo e o universo havia conspirado para que os dois estivessem ali juntos. Ben, por outro lado, ainda estava muito inseguro com toda a história do último relacionamento dele e não acreditava, de fato, em coisas planejadas assim pelo tal universo. É aí que quando um flashmob (sim, isso mesmo, aquele evento com pessoas aleatórias que sabem a mesma coreografia) começa ali dentro do correio para um pedido aleatório de casamento e Ben foge do que poderia ser seu destino sem trocar maiores informações com Arthur. O que eles nem imaginavam é que a vontade se reencontrarem seria real e eles precisariam bancar os detetives para se encontrarem de novo. Além disso, depois de muito trabalhar para conseguir isso, será mesmo que essa história seria leve e embalada por músicas clichês dos musicais? E se não fosse para ser assim... mas e se fosse?

Como eu comentei, eu simplesmente amei o tanto de referência legal que tem nesse livro o tempo todo (mas sem ficar cansativo ou fora de contexto). Além disso, torci demais para o Arthur e o Ben se ajeitarem e pelo final feliz deles... o que me fez ter muito preguiça da reta final da história e do quão enrolado eu achei que ficou (mesmo tendo gostado muito). Um personagem que merece destaque é o melhor amigo do Ben, que é um espetáculo a parte com seus comentários, manias e ele tentando conquistar o amor da vida dele (daquele mês) também. Um livro leve, divertido, romântico e que deixa com aquele quentinho no coração. Sem esquecer, que estamos falando de um livro LGBTQIA+ e que isso merece destaque também. Enfim, se você assim como eu ama musicais, romances clichês, Disney e Harry Potter tudo junto e misturado em uma história sobre acreditar nos sinais do universo... leia esse livro. De nada.

site: http://www.brincandodeescritora.com/

DaniloVeronezzi 17/08/2022

Leitura leve
Diria que é um livro adolescente, a história é leve e embala a leitura com suavidade. Sem grandes reviravoltas, é uma trama fofinha. Uma leitura bacana. Recomendo.

Luscas 12/05/2021

O livro tem um início bem parecido com o início de fanfics, mas o final acaba sendo realista.

Confesso que queria saber mais sobre o Dylan, acho que a autora não deu o devido valor ao personagem.

As brigas do livro quase sempre eram iniciadas por puro drama adolescente, mas acho que isso já era de se esperar.

Fora isso a leitura flui bem e acaba sendo um livro divertido de ler.