O livro dos jardins

O livro dos jardins Ana Martins Marques

Resenhas - O livro dos jardins

Lara 03/11/2022

Precisei ler esse livro pra uma disciplina e foi uma boa surpresa. Há um bom tempo queria ler as obras da Ana Martins Marques e pude encontrar nessa obra a delicadeza das plantas espelhada nas palavras dos poemas.

Observação: uma pena que esta edição esteja esgotada.

Sabrina 03/08/2020

...mais valia, você sabe...
O livro dos jardins de Ana Martins Marques é um livro-presente, sem dúvidas. Entre as palavras e esse jardim construído pela escritora há um mundo! Dividido em duas partes, a escritora traça uma escrita intimista que conversa com a natureza, os cactos, os dentes-de-leão, rosas e girassóis;
?mais valia, você sabe, plantar jardins do que escrever poemas sobre jardins [...]?

?Um dia
abandonado
o jardim invadirá a casa
como a memória é invadida pelo esquecimento
das coisas que passaram?

É como o tempo de espera ao plantar vida, há o tempo de plantar e colher desse texto. Na parte dois, as flores são outras. O que germina é por meio da escrita de outras mulheres que vieram antes ou mesmo atravessam a escritora. Não à toa podemos ver um jardim de Szymborska, Pizarnik, Plath, essas algumas das que já conhecia, mas também fui apresentada a Ingeborg, Laura Riding e outras. Cada uma com as suas rosas possíveis e horas e jardins.

Esse livro é todo um poema e também semente, há de ser colhido no tempo de cada um e me traz mais uma vez a profundidade de Ana Martins ao escrever sobre o ?simples?, o que é possível tocar e ainda assim ser fulgaz, (in)finito que se repete num tempo outro.

Desde o trabalho de edição do livro tudo é pensado com o detalhe necessário tal qual a terra quando decidimos plantar algo, é preciso cuidar e preparar. Vou plantar um pedacinho do meu marcador, que é feito de semente de camomila e esperar germinar, afinal não é toda terra que dá frutos e isso também se relaciona com cada um nessa troca milenar. Um livro para revisitar sempre. Leitura de um bonito domingo.

Instagram @de_literatura

Mariana Dal Chico 20/06/2019

“O livro dos jardins” de Ana Martins Marques tem uma edição especial e limitada, produzida pela @editoraquelonio onde o carinho empregado na confecção da obra chega nas mãos do leitor se forma palpável.

Ana Martins Marques é a poetisa contemporânea que roubou meu coração e foi capaz de me conectar profundamente com a poesia, gênero que eu já tinha desistido de acreditar que pudesse entrar na minha vida de forma consistente e persistir por um período maior que o tempo de tomar uma xícara de café.

Para mim, a poesia está muito no sentir, os argumentos e justificativas que povoam minha mente racional fogem ao menor sinal de um poema. Por isso, desculpem-me a falta de capacidade de traduzir uma experiência de leitura tão sublime em palavras que façam sentido, vou ter que me render à frase clichê, porém verdadeira: “amei o livro”.
“dente-de-leão
Aprender