A Rainha Branca

A Rainha Branca Philippa Gregory

Resenhas - A Rainha Branca

Eugenia 13/11/2022

Muito bom,
A história é muito boa, tem sempre reviravoltas e nunca se sabe bem quem está do lado de quem.
Devo admitir que fiquei um pouquinho triste de não saber quem ganhou a batalha, se Ricardo ou Henrique Tudor, mas espero descobrir ainda ....

Paula 02/06/2022

Como sempre, esta autora é genial nos seus romances, de ficção histórica. Impossível não se envolver com toda a trama. Com certeza, já ansiosa para ler os demais livros dessa trilogia.

E. Ritt 03/12/2021

Historia e ficção
Adoro estes livros que escrevem "ficçao" em cima da história. Por que ficção? Porque os detalhes que a autora coloca certamente são inventados, prováveis, mas coisas que não temos como saber. A história só tem registro de eventos macros e o resto é interpolado pela autora.
Para mim está sendo um aprendizado porque tenho um projeto semelhante :)

Cris 11/05/2021

A Rosa Branca
Ela era uma Lancaster mas se tornou uma York. Única rainha que escolheu seu rei, se apaixonou completamente e sofreu horrores nas mãos de seus inimigos e invejosos. Livro que deu origem à série aclamada da BBC The White Queen.

Denise 06/03/2021

A Rainha Branca
Tô amando essas histórias, eu acho incrível conhecer esses jogos todos por trás do poder e a ambição como transforma as pessoas. A família Rivers ascendeu à nobreza, mas o custo foi muito alto. Fiquei com pena da Elisabeth pela perda dos filhos
??
Simone 06/03/2021minha estante
Dizem que os livros de philippa sao ótimos

Denise 07/03/2021minha estante
Sim muito legais

Amanda.Penha 03/11/2020

Eu amo o jeito como a Philipa dá voz a essas personagens, mesmo que metade seja exagero. Há um outro olhar sobre Elizabeth de York, não apenas como a mulher com sangue York que foi um presente para os tudors.

Jananazario28 23/08/2020

A Rainha York
A guerra dos primos continua mas agora contada pelo olhos de Elizabeth Woodville, viúva de um lorde da casa de Lancastre que se tornou uma rainha de York. Com as reviravoltas da histórica, as tramas ficam completas qndo contadas por Elizabeth. Neste livro, o 3° na ordem cronológica, conhecemos as angústias de Elizabeth quando fica viuva, sem a herança do marido e com 2 filhos p criar, os temores das constantes batalhas do seu novo marido sem saber se regressará vivo, o martírio de se refugiar por 2 vezes em um santuário, a tristeza da separação dos filhos e a incerteza se estão vivos ou mortos. Por mais que muitas vezes o futuro pareça certo na verdade ele é sempre muito incerto.

Gaby Alexandria 05/02/2016

Uma personagem forte
“A man will always promise to do more than he can do to a woman he cannot understand.”
O que mais me encanta na Philippa Gregory são as mulheres fortes que ela retrata, numa época em que as mulheres eram silenciadas, existiram mulheres, como Elizabeth Woodvile, que conseguiam ter voz.
A Elizabeth Woodvile do livro "The white queen" é uma das personagens mais determinadas que eu já me deparei, decidida em controlar o seu destino e conseguir o melhor para sua família. Elizabeth sofreu com traições, golpes de estado e a perda de seu grande amor, no entanto, isso não abalou sua força e terminação. A grande rainha da casa de York.
Um livro envolvente e muito bem escrito, com uma história real de tirar o fôlego, com toques históricos, políticos, ideológicos e até mesmo míticos, que te prendem até o final. Um vocabulário de época intrigante e incrível (eu li em inglês, não sei se é o mesmo em português) que nos dá um gostinho de como seria morar na Inglaterra no meio da Guerra das Rosas.

Adrya_Daewen 25/08/2012

Interessante...
Gostei da Gregory se arriscar alem do periodo Tudor, que ela domina como ninguem. O livro eh bom e a historia promete, so preferia que a obra tivesse menos ficçao sobrenatural e fosse narrada de forma direta. Detesto esses autores que nao sao explicitos sobre quem narra, e embora se perceba que eh a Rainha Isabela Woodville, acho que a linguagem da narraçao podia ser mais direta. Aguardando as continuaçoes.

Nica 28/03/2012

Depois de ter lido e resenhado aqui A Rainha Vermelha de Philippa Gregory, trago a resenha de A Rainha Branca, este sim, o primeiro livro da trilogia Guerra dos Primos desta escritora que só tem recebido elogios e prêmios por sua literatura voltada aos períodos históricos. Dos três livros dessa trilogia de Philippa Gregory, nenhum ainda foi publicado no Brasil, adquiri esses dois através da Livraria Cultura, mas constam que sejam da editora portuguesa Civilização. O terceiro volume da trilogia, A Senhora dos Rios, acaba de ser lançado em Portugal por essa mesma editora.

Para quem não sabe, a Guerra dos Primos é historicamente conhecida como Guerra das Duas Rosas, período de lutas que durou 30 anos e tinha como objetivo o domínio do trono inglês entre 1455 a 1585. Duas famílias com ramificações de decentes entre si, portanto, parentes, dividiam-se em duas facções: A Casa de Lancaster, que tinha como ícone e bandeira uma rosa vermelha e a Casa de York, que tinha como ícone e bandeira uma rosa branca. Daí o nome dos livros, pois neste período de guerra, as duas casas alternavam-se na luta pelo trono. E são exatamente essas duas mulheres fortes que contam a história, a qual Philippa Gregory, baseada principalmente em fato históricos e rumores, ou até lenda já que se trata de uma época tão distante, enriqueceu os pontos obscuros e velados com explicações e justificativas que ela própria inventou. São também estas duas mulheres fortes e poderosas que terão pela união de seus filhos, o fim dessa sangrenta guerra e o início da Dinastia Tudor.
O que mais me chamou atenção no livro, se é que eu posso dizer que algo me chamou mais atenção que outro, já que tudo nesses livros são essencialmente envolventes, foi o fato das duas rainhas rivais contarem a mesma história, a mesma guerra, as perdas, as vitórias, cada uma contando sob o seu próprio ponto de vista. Quando eu li Rainha Branca eu já conhecia a guerra e muitas das intrigas através da Rainha Vermelha, pois os fatos principais de ambas são os mesmos, o que muda é a perspectiva da protagonista.
Aqui, em Rainha Branca, temos Isabel Woodville uma jovem lindíssima, que não fazia parte da realeza, viúva, mãe de dois filhos pequenos e que veio se transformar na primeira Rainha da Inglaterra na Dinastia dos York, por conseguir seduzir e se casar em segredo com o rei Eduardo IV. Este ponto da história é recheado de magia, pois segundo a lenda, Isabel era descendente de Melusina, uma deusa das águas (como uma sereia) e possuía poderes sobrenaturais como uma bruxa. O momento do primeiro encontro entre Isabel e o rei, no meio da mata e depois todos os artifícios que ela utilizou para seduzi-lo é contado por ambas, as rainhas, nos dois livros, e faz gosto em compará-los. O fato é que, com magia ou sem magia, Isabel casou-se com o rei e teve oito filhos, contando com os dois que já tinha, ficaram dez. Era uma mulher forte, uma verdadeira procriadora. No entanto, seu nome nunca será esquecido nos livros de história da Inglaterra por ela ter sida a primeira rainha de York, por ser a matriarca da Dinastia dos Tudor, mas principalmente por ser mãe dos dois príncipes que desapareceram na Torre de Londres. Até hoje não se sabe o que realmente aconteceu - se morrerem de acidente ou doença, se os mataram. Aqui temos um ponto da história em aberto, pois não há documento algum que prove que eles tenham sido mortos na torre, pois seus corpos nunca foram encontrados. O que se sabe é que depois da morte do rei, seus os dois filhos homens, herdeiros do trono, foram levados presos para a torre por seu tio, Ricardo III, para que não houvesse descendentes de seu irmão Eduardo IV.

Leia o restante no blog Ler é o melhor lazer, entre no link abaixo:
Ale 11/07/2014minha estante
Você sabe onde encontro os livros em pdf??? Estou louca pra ler.