Noite em Caracas

Resenhas - NOITE EM CARACAS

Mariana.Magon 14/04/2024

Surpreende
Começa bem chato
Ai no meio a leitura fica interessante e flui super bem
E de repente o livro acaba, mas sem um final de fato, só acaba.

Beca 07/04/2024

Impactante
É uma leitura fluida, a personagem principal narra seu passado e seu presente, sem esperanças de um futuro. Um livro fictício que se baseia na história dos habitantes de Caracas na Venezuela, uma história triste, cheia de injustiças e absurdos. Adelaida tem que fazer escolhas extremamente difíceis e extremas para sobreviver num país de guerra civil. Indico muito!

Valério 27/03/2024

Estreia avassaladora
Karina traz em sua estreia um grande presente para todos nós. Juntando ficção com realidade, baseada em sua vivência na Venezuela e com a realidade atual daquele país, entrega uma obra muito bem construída, gostosa de ler (ao mesmo tempo que nos deixa doentes ao lermos sobre as injustas e consequências desastrosas de um governo populista, autoritário e economicamente desastroso de esquerda). A narrativa ora apresenta a protagonista em sua infância, ora no presente da estória. E também coném trechos descrevendo a vida de alguns personagens envolvidos na trama. Trama esta que nos faz sentir como se estivéssemos vivendo naquele inferno - defendido por todos, inclusive pelo nosso presidente, como modelo de democracia. As pessoas lá acordaram tarde demais (e nem todos). Aqui vamos pelo mesmo caminho. A mesma ideologia. As mesmas medidas econômicas. O mesmo modus operandis (Viram a polícia daqui fazer qualquer operação em 2023 e 2024 que não fosse contra os opositores, investigando inclusive "falsificação de cartão de vacina" e "importunação de baleias"? Enquanto traficantes, corruptos e delinquentes vão sendo soltos aos milhares e tratados com simpatia e deferência? Este livro pode dar um vislumbre de onde podemos chegar se demorarmos tanto quanto eles a enxergar. Se é que ainda dá tempo de reverter.
Mas, independente da questão política, é um excelete livro - e não faz alusão á política. Somente à realidade diária que aquele povo vive, sem qualquer comenários sobre os motivos disso tudo.

Letsantiago 27/03/2024

Inexplicável
No livro, acompanhamos um enredo que se passa em meio a uma crise civil. Na tentativa de sobreviver a personagem principal faz coisas que jamais imaginou fazer, tudo para tentar escapar da guerra que se passa no país.
O tipo de livro que deixa qualquer um de cabelos em pé e olhos arregalados. Amei e indico muito ?

Eve 24/03/2024

Um livro bastante impactante baseado na realidade das pessoas que vivem em Caracas. Adelaida é uma personagem que me fez refletir sobre diversas situações com as escolhas dela, realmente é algo brutal. Gostei bastante do livro em si, só algumas coisas que as vezes ficavam confusas ou que demoravam a acontecer. Queria muito saber mais sobre o final, se ela conseguiu convencer ou não.

Paulinha 07/02/2024

Intenso
Um livro curto, fácil de ler e que prende demais.
Torci muito por Adelaida, me coloquei no lugar dela e eu não seria tão corajosa.
Achei alguns momentos confusos, mas no geral a narrativa é ótima e emocionante .

Andy.Sena 03/12/2023

Quando li a sinopse desse livro, acreditava que seria uma espécie de biografia e não uma obra meio fantasiosa de um sistema ditatorial em Caracas. Tudo bem que a autora aborda questões verídicas na história, mas a "fantasia" dá um certo tom e acaba gerando tédio. Talvez, se tivesse focado mais numa história real, teria sido mais empolgante a leitura.

Juliane4 01/12/2023

O livro explora temas como perda, luto, e as consequências da opressão política. A narrativa é intensa e emotiva, mergulhando nos sentimentos de desespero e sobrevivência em um ambiente hostil. A autora utiliza uma linguagem poética para abordar questões profundas e atuais relacionadas à sociedade e à política venezuelana.

Livia M. 11/10/2023

Usurpar a vida do outro
Na guerra tudo é crime
Nem tudo é criminoso
Instinto de sobrevivência
No rastro de crueldade deixado pela humanidade
A história é testemunha de sua falência

Bruna.Delgado 21/08/2023

#RESENHA35 - NOITE EM CARACAS
Antes mesmo de falar sobre o livro gostaria de destacar que ele caiu em minhas mãos através de uma bela promoção na Amazon. E só fui descobrir que dei sorte quando fui procurar outros livros de autores venezuelanos e fiquei decepcionada com a escassez de autores que foram traduzidos no Brasil. Resultado da minha pesquisa: na época da minha leitura, 2020, apenas ele tinha sido traduzido no Brasil, mas em 2021 mais três livros foram trazidos para cá!

Em relação ao livro, mesmo ele tendo apenas 200 e poucas páginas, a leitura dele não é fácil. Há momentos em que ele ficava pesado de uma forma que precisava parar a cada parágrafo para digerir o que estava acontecendo. A narrativa te faz sentir de uma forma como se você estivesse ao lado da personagem principal em cada momento do livro, passando pelas mesmas situações.

Adelaida Falcão é uma jovem venezuelana que acabou de enterrar a mãe e já tem que se preocupar em como irá sobreviver em um país que está longe de ser o lar que já foi pra ela um dia. Durante a sua jornada para a sobrevivência, Adelaida precisará ir além de seus valores para ter a chance de ter um futuro, de uma forma que nos faz questionar se teríamos a mesma força e se seriamos capazes de tomar as mesmas decisões. Adelaida mostra coragem e o desejo por um futuro.

Durante a sua saga, vamos acompanhando uma Venezuela um pouco diferente do que é apresentado em noticiários, imagino que por esse motivo ocorreu a mudança do título na hora da tradução para NOITE em Caracas, por revelar em sua narrativa o que não está a mostra.

Adelaida é apenas a representação das pessoas que vivem em uma nação sem pátria que luta apenas pelo direito mais básico de todos, viver.

MESMO SENDO UM LIVRO DE FICÇÃO, ALGUNS EPISÓDIOS E PERSONAGENS FORAM INSPIRADOS EM FATOS REAIS, PORÉM NÃO ATENDEM À EXIGÊNCIA DOS EVENTOS.

Francisco152 17/05/2023

Em situações extremas medidas extremas
Um livro curtinho e muito bom para você passar o tempo, ele nos coloca em um cenário de uma Venezuela arrasada e uma protagonista que luta para sair daquela realidade, e nisso somos colocados a avaliar como os princípios éticos em situações extremas.

JoAo 19/03/2023

NOITE EM CARACAS
Eu não esperava muito desse livro pra ser sincero porém devo dizer que gostei dele a da sua crítica social e política do conflito que acontece na Venezuela.

Danilo546 17/03/2023

O livro se passa numa Venezuela em crise, rachada e sofrida. Enquanto a protagonista sofre seu luto pela morte da mãe, a nação também está enlutada, pois é apenas um espelho do que poderia ser.
É uma narrativa fluida, super rápida de ler, envolvente e emocionante. Mas também é dura, pelos horrores que são narrados.
Desde meu TCC da faculdade eu me interesso bastante pelo tema dos refugiados, então foi muito marcante ler esta história, em que uma mulher enlutada pela mãe e pelo país encontra uma alternativa louca para começar a vida em outro lugar.
Senti um pouco de dificuldade, porém, para situar a história no tempo e identificar os grupos da narrativa com os grupos da vida real, mas a história fluiu muito bem e, quando acabei, fiquei com a sensação de que o livro poderia ter mais 100 páginas, pois acabou rápido demais.
Não é uma leitura leve, mas recomendo demais!

Juliana1392 24/02/2023

Emocionante e reflexivo
De início não dava muita coisa pro livro, porém ele até me surpreendeu, curto, com boa escrita, fácil de entender e uma ficção de te tirar o fôlego. Além disso tudo, ele é bastante emocionante e você se coloca no lugar de Adelaida, se pergunta o que faria no lugar dela. Gostei bastante e confesso que torci muito por ela. Vale a pena

Nice Freiry 30/01/2023

No geral gostei da escrita da autora, muito fluída, mas por se tratar de um livro que retrata muita violência alerto que os leitores estejam dispostos e preparados a ler passagens bem chocantes.
Gostei de como a história vai evoluindo, no início temos a Adelaida lidando somente com o luto mas logo a história vira e ela tem de lidar também com o país, uma Venezuela crua e cruel.
Lendo a sinopse achei que o livro iria se parecer muito com Um amor incômodo da Elena Ferrante, mas me surpreendi positivamente.