Este é o mar Mariana Enríquez

Resenhas - Este É O Mar

Julia.Eleguida 27/03/2024

Gosto muito da premissa de inventar uma mitologia dos ídolos, relacionando cada grande estrela de rock a uma deidade que provocou a sua decadência, como se cada astro de rock estivesse ligado a um súcubos que leva a ruína, e para isso Marina vai buscas nas mitologias obscuras ligadas ao caos e a escuridão, principalmente a grega, para construir estes seres fêmeas que provocam a ruina. Gosto quando o autor traz estes embasamento da mitologia e da realidade, os astros decaídos, e achei que seria o livro perfeito, mas confesso que não gostei do enredo, achei chato e previsível, ficava torcendo para que algo desse errado, e a trama mudasse de direção. E depois de ler a Nossa Parte da Noite que tem uma trama muito mais complexa, fiquei um pouco desapontada, e não sei para quem Mariana escreveu, pois para o público adulto que conhece os ídolos, a trama não é interessante, e o público jovem talvez sequer conheça os ídolos. Enfim vale pela distração.

Breno 17/03/2024

Este é o mar
O que vemos aqui é uma sociedade (dentre muitas) de criaturas mágicas que se alimentam de sentimentos humanos, relacionados à devoção que fãs têm com os seus ídolos musicais. Michael Jackson, Elvis Presley, ..., as grandes estrelas da música, imortais do modo que alguém pode ser imortal. Todos eles foram "produzidos" por alguém do Enxame, uma espécie de colônia de seres, responsáveis por incitar as massas à se devotarem mais a um ídolo, fazendo papéis de fãs n° 1. Helena era parte do Enxame, mas ela chamou atenção das Luminosas (o próximo passo evolutivo de alguém do Enxame) por seu trabalho especialmente bom com o James, um cantor de uma banda em ascensão. Agora, seu trabalho é torná-lo uma estrela, permitindo que Helena se torne também uma Luminosa.
É um ótimo livro, com uma história interessante, personagens interessantes e uma escrita interessante. Mariana Henriquez realmente é uma ótima escritora e este livro atesta isso de novo.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/03/2024

Toda a sua espécie vivia em movimento perpétuo e nunca dormia , como os tubarões .Todas as noites iam gritar em algum show .Precisavam convencer essas fãs humanas a tatuar os logos das bandas , jurar lealdade .Era preciso fazer uma estrela se destacar mais que todas as outras, fazê-la brilhar e brilhar , envernizada de lágrimas e umidade .

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788551005002

Clara 24/01/2024

Livro curtinho e bem tranquilo de ler. Me fez relacionar vários casos da vida real se a trama fosse verdade. Enfim, super recomendo!

Elly.Sozul 26/12/2023

Este é o mar
Livro fluido, trágico e apaixonante, logo de cara me apaixonei pelo livro, me levou de volta para a época em que decorava meu quarto com pôsteres, fotos e revistas de artistas...
Personagens maravilhosos, ao decorrer do livro você compreende a história dos personagens e o que eles querem, seus objetivos, sem dúvidas está na minha lista de favoritos!

Sarita.Talmeli 29/10/2023

A história é bem escrita, instiga a saber mais sobre o que vai acontecer. A ideia de seres atemporais, míticos, transformando humanos em lendas do rock, o modo como é abordada a ascensão das estrelas do rock em lendas é genial.
A autora construiu uma narrativa fantástica, bem elaborada e com passagens críveis, absurdamente realistas quanto aos shows e toda a loucura do showbiz.

salivrando 15/10/2023

Livros com banda, me ganham fácil, mas...
Eu achei a proposta do livro bem diferente, fazendo pensar como as lendas do Rock se mantém e se tornam lendas, mas eu achei o final meio??? Ainda estou tentando entender.

Natália 04/09/2023

Só a Mariana Enriquez para me fazer gostar de um livro de fantasia. É incrível como ela consegue criar uma história tão envolvente em um livro tão curto.

Uma fantasia bem diferente e bem criativa que mescla elementos mitológicos com um horror urbano. É um livro curto que traz no enredo, seres sobrenaturais que possuem o trabalho de criar uma "lenda do rock" se alimentando da adoração dos fãs e criando um ídolo que morrerá em breve e se tornará um deus do rock.

Nick 03/09/2023

Até que é bom
Tipo, quando eu comecei a ler, eu fiquei muito mal e intrigada com a história, ela é interessante e tem uma escrita muito fluida, livro para você se ler em um dia, no máximo dois

Bruna 07/08/2023

Este é o Mar
Não é o melhor da autora, mas é bem gostosinho dr ler. Tem um ar meio macabro meio juvenil que eu gostei demais!

lavinão 05/08/2023

este é o mar
eu não sei nem o que dizer de tão ruim que foi a experiência lendo esse livro.

eu não consegui entender quase nada da linha do tempo. os acontecimentos são muito desconexos. os personagens não são desenvolvidos. é tudo tão nada a ver que parece que a autora só juntou palavras aleatórias e disse que era um livro.

foi uma leitura que não me causou nada, apenas desgosto kk ainda mais porque, do nada, tem umas partes sexuais bizarras e muito assustadoras. eu fiquei muito apavorada.

Maira144 28/07/2023

Foi uma bela surpresa
Comecei sem esperar nada e acabei de separando com uma história incrível!
Adoro história que mexem com a nossa realidade e que fazem a gente imaginar coisas do tipo:" e se..." Tem algumas coisas que pra mim não encaixaram muito bem, mas não deixa de ser uma bela distração.

Patyys2 02/07/2023

Fama
Eu gostei bastante do livro a leitura é fluida, a diagramação é maravilhosa, é um livro rápido de ler.
No início não dá pra entender muito bem, é confuso, mas a medida que você adentra a história começa a entender os personagens e a história em si.
Confesso que não entendi muito bem o que a personagem era, sei que é sobrenatural, mas não sei dizer qual ser ela seria. Os personagens são ótimos e me apeguei a um, não dá pra negar.
Esperava um final diferente e por isso ele foi triste pra mim, mas de igual forma foi ótimo.
Devo deixar aqui uma observação de que o livro traz uso de drogas, alcoolismo, fanatismo, nudez infantil e outros. São coisas pesadas e não indico para pessoas que são sensíveis a esses assuntos leiam.

Dila 20/05/2023

Leitura fluida e gostosa!
Fantasia definitivamente não é o meu estilo favorito, mas este livro é muito bem escrito! Daqueles que não dá vontade de parar de ler. A começar pelas referências da minha adolescência, o livro já começa com uma citação de uma música de Hole. Depois fala das lendas do rock, que também permearam a minha formação: Kurt Cobain, Nick Drake, Jim Morrison...
Vale a leitura pela criatividade, pela qualidade da escrita, pela trama... Sigo sem amar o gênero, mas gostei muito do livro!

Mayara 01/05/2023

Lendas nunca morrem ?
O livro é super curtinho, tornando a leitura bem rápida. Não posso dizer que não gostei do livro porque eu curti a história. Achei muito interessante a proposta e ele não tem exatamente o ?final feliz? que esperam que tenha.
Devo admitir que eu AMO livros assim, que são coerentes com o desenrolar da história.
Tem lá seus momentos mais ?chatinhos? e fica ok, já que por ser curto, não é tão difícil de passar por eles.
Eu gostei, mas entendo que nem todos consigam ter o mesmo sentimento.