As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

Priii Reis 03/08/2023

Viva o hoje,amanhã pode ser tarde demais.
Gabriela perde a melhor amiga em um acidente horrível,e em negação ela tenta mostrar pra si mesma que não aceita aquele fim.
Em uma promessa as amigas fazem uma lista de 10 coisas que a outra tem que fazer caso morra,e em meio a essa dor e se agarrar aos últimos desejos da amiga ela cumpre cada um e se reinventa.

É um livro super sensível que fala de luto,recomeço e pensar mais em si quando Gabriela sempre pensou em Júlia como seu centro,sua voz,a outra personalidade que dominava.
Bem informal e íntimo,parece um desabafo de como lidar com tantos altos e baixos.
ATENÇÃO POSSÍVEL SPOILER
______________________
Infelizmente o dia chegou o aniversário de Júlia ela não estaria presente e Gabriela teria de abrir os envelopes e ler às 10 coisas que deveria fazer caso Júlia morre-se.
Ninguém imagina fazer nada disso quando sua melhor amiga tinha 17 anos,muito menos quando elas estavam prontas para seguir a fase da faculdade,vida adulta,de filhos e casamento ou não se preferisse.
Era uma amizade de personalidades diferentes e que se completavam em si.

"A Júlia se incomodava um pouco com meu posicionamento de vida. Achava que eu era acomodada.Ela não entendia que isso me bastava.Do jeito que era estava bom.Sou bonitinha,sei que sou.
Mas a Júlia me queria linda, exuberante.Como ela.E da forma que ela acreditava que eu também era debaixo da armadura."

"— Eu não preciso disso pra me sentir bem. — Sei que não. Mas por que se contentar com o bom se você pode ter o incrível? — Será que o seu incrível é o mesmo que o meu? — Claro que não, Gabi. O meu é muito melhor!"

O foco de Júlia era tirar Gabi desse lugar e estado que teimava que deveria ficar para sempre,e conhecendo os medos foi logo em:

1 - Saltar de para-quedas.

"Ela sabia... Tenho medo, costumo ter medo de tanta coisa.Tinha medo de saltar, tinha medo de o paraquedas não abrir, de desistir e me arrepender, de ir e gostar, de perder o medo de me jogar."

"Foi uma daquelas coisas que a gente detesta no momento em que está fazendo, mas sabe que, quando passar, vai achar incrível pelo resto da vida."

2 - Fazer aula de dança.

"Não quero fazer isso,não quero fazer aula de dança, não quero realizar nenhum desejo que não seja o único que tenho há um tempo e o último que terei até o fim da vida: não fazer coisa nenhuma."
Até chegar um parceiro incrível,que a fez mudar completamente de energia.
Seu Toninho foi um anjo que não só ajudou como a fez se abrir e sentir essa dor que ela não queria sentir e viver.
"Ô, seu Toninho... Como assim, seu Toninho? O senhor me conhece há vinte minutos... e já me entendeu? No fim talvez seja verdade. Talvez eu tenha encontrado meu par ideal. "

3- Se apaixonar!

Essa estava em construção e sem muita pressa mesmo tendo oportunidade,de conhecer alguém ela estava com medo.

"Você é apaixonada pela fantasia de se apaixonar por alguém que acredita ser perfeito e que não vai te magoar. Mas eu vou fazer uma revelação que vai mudar a sua vida: não existe ninguém perfeito pra ninguém, e, quanto mais você evitar se apaixonar, mais vai perder coisas incríveis na vida.
— Você acha que não dá pra ser feliz sozinha?
— Não o tempo todo. Em algum momento você não vai mais ser suficiente para você. Talvez eu não acredite num único amor pra vida toda,mas acredito em vários amores numa única vida."
______________________
"Ainda estou perdida sem minha amiga por perto.Era com ela que eu fazia tudo, era com ela que eu fazia nada.
Com a morte da Júlia, Fabinho e eu nos aproximamos ainda mais.
O engraçado é que, de certa forma,ainda formamos um trio. Dizem que quem perde um braço ou uma perna continua sentindo o membro. É um pouco assim com a Júlia."
Fabinho não consegue falar mais na Júlia,e para Gabi é como se sentisse que falar dela a mantesse viva dentro de si.
Os dois tentam seguir em frente,mas todos os dias lidam com a pena dos colegas,os professores tentando discutir o assunto em sala de aula.
Enquanto cumpre suas promessas Gabi se vê sendo ela mesma,e apreciar quem quer na sua vida nesse momento e quem deve chegar para somar e Lorena (conhecida da escola) com toda a sua paciência tem conquistado esse lugar.
Entre ir para festas estranhas, beijar YouTubers famosos,ter medo de encontrar um gatinho que conheceu na Av.Paulista,acampar,flertar.
Além de cantar para uma multidão,fazer uma tatuagem em outro país e finalmente ter consentimento de Júlia para uma nova amizade.

"Não sei o que acontece. Mesmo. Talvez seja porque estou me sentindo mais bonita e confiante, talvez o cabelão tenha aumentado a minha autoestima, talvez os envelopes da Júlia estejam me obrigando a fazer coisas que eu não faria e me oferecendo oportunidades que não existiriam sem eles. Talvez tudo isso junto. O fato é que fui mais paquerada nos últimos dois meses que no ano passado inteiro."

Com tudo que sentia de bom, Gabi se sentia culpada e depois de muita dificuldade em aceitar ela começa a terapia,e entende que precisa ter seu tempo e paciência para colocar a cabeça no lugar e focar em sua vida agora.Onde ela tem amigos,um amor e pensar em seu futuro sem se cobrar tanto,aproveitando a nova pessoa que se tornou por causa da Júlia e seguir em frente!

"Espero, do fundo do coração, que tenha se divertido um pouco com as coisas que pedi para você fazer. Eu morreria para te ver saltando de paraquedas, distribuindo abraços a estranhos, dançando e, principalmente, cantando para uma multidão. Torço para que os meus desejos tenham lhe proporcionado momentos inesquecíveis."

"Gabriela Muniz: eu te amo, minha verdadeira amiga, e por isso liberto você. Seja feliz. Do jeito que quiser, mesmo que esse jeito não seja o que eu acho que deveria ser. Mas, acima de tudo, por favor, não seja sozinha. Este é o último desejo que deixo para você realizar: tenha uma nova melhor amiga. O maior beijo de todos os mundos, Júlia"

Fernanda1756 01/08/2023

Amizade
Me fez lembrar da minha amiga, em muitos momentos lembrei da nossa amizade, até falei que queria fazer isso com ela mas acho que não daria certo por ene motivos. Enfim, falei que ela tinha que ler, emprestei o livro para ela,ela ainda não terminou, mas se ela não gostou não me importo porque eu gostei. Leiam e muito bom te faz repensar um pouco.?

Costa44 28/07/2023

Delicinha??
Como sabemos pela sinopse a melhor amiga da Gabi morreu? e deixou uma lista de 10 coisas (desejos) pra q ela cumprisse? ent o livro já começa assim, no meio do primeiro desejo: pular de paraquedas.
A escrita flui bem, a história da um quentinho (apesar do tema do luto), o personagens são legais e a gabi tem uma rede de apoio incrível.
O livro cumpre o que promete, conta aquilo que precisa ser contado e se prende aos momentos importantes, nada de encher linguiça.
A gabi (protagonista) me irrita um pouco quando tem umas atitudes que eu n concordo e vejo que é burrada. E tenho certeza que amaria muito mais esse livro se eu fosse mais nova (tenho 19).
No mais, é uma delicinha de ler, rápido e bem feito.
E o fato de ser de autora nacional eleva muitíssimo minha consideração. VAI BRASIL!!!

Ka Ladybook 21/07/2023

Um YA muito gostosinho de ler!
Gabriela tem 17 anos e, além de estar na fase mais conturbada de sua vida por conta de terminar o ensino médio e prestar vestibular, ela ainda perdeu a sua melhor amiga de infância em um acidente de carro.
Mal sabia ela que a lista que elas fizeram uma para a outra executar, caso morressem, iria ter utilidade mesmo. O combinado é cumprir cada um dos 10 envelopes em ordem e só pode abrir o próximo depois de cumprir o anterior.
Gabriela é uma garota caseira e vai ter que ser muito corajosa para cumprir os 10 itens da lista que a Júlia fez. Mas também, ela vai colher muitos frutos valiosos!

Eu devorei esse livro em apenas um final de semana. Achei a escrita super fluida, fácil de ler e eu, particularmente, adoro livros com listas! Acho que porque eu sou uma pessoa que adora marcar cada item cumprido de uma checklist.

O livro é bem infanto juvenil, apesar do tema pesado. Eu gostei da leitura, mas acho que o meu eu adolescente teria gostado ainda mais, porque aposto que eu teria achado um máximo as coisas que aconteceram e, hoje em dia, com uma visão mais madura, eu não achei tanto.

Mas eu adorei acompanhar a saga da Gabriela ao cumprir cada item da lista. Eu com certeza não teria conseguido cumprir já no primeiro, que era pular de paraquedas. Se eu pudesse abrir os outros envelopes, sem ter cumprido o anterior, eu teria cumprido alguns itens, mas não muitos também.

No fim das contas, achei um livro bem criativo e gostosinho de ler. Acho uma ótima pedida para quem gosta de livros YA e para sair de uma ressaca literária também!

Brenda 10/07/2023

Eu te liberto.
As dez vantagens de morrer depois de você é sobre luto, compreensão, risco, amor e empatia. Você começa lendo sem pretensão alguma, aos poucos a Gabi ? a protagonista? vai te enlaçando e te instigando a ver sua jornada de aceitação de novos riscos e prazeres pela vida. E acima de tudo como ela lida com todo o luto.

melissalfr 08/07/2023

Me surpreendeu
Eu não tava dando nada! Quase abandonei no início e no final das contas virou um favoritado. Estou com a sensação de plena felicidade após um bom livro

Sarah manzano 06/07/2023

É isso
Esperava mais, criei muita expectativa, mas o
livro é fofo, me emocionei com a carta da Julia, gostei
de acompanhar isso tudo

Amabile.Debortoli 01/07/2023

Chorei
Chorei do começo ao fim. Confesso que não dava nada pro livro e me emocionei horrores ???????

winxS2 06/06/2023

Dez vantagens
O livro é sobre melhores amigas que decidiram escrever "10 coisas que vc deve fazer se eu morrer primeiro" obviamente, a que morreu deixou para a outra as coisas mais inusitadas.
achei muito legal a ideia do livro, a escrita é bem gostosinha e flui muito.
meu primeiro livro nacional e eu achei mt legal, quero maissss

Eduardo 31/05/2023

Leve e de fácil leitura
Livrinho mais leve, comumente usado por mim para transicionar após leituras pesadas e densas. Não é muito algo dentro do meu tipo de gênero favorito, portanto não posso dizer que me cativou totalmente.

No entanto, a história é sim, um tanto envolvente, e possui umas partes que podem te levar ao menos a um olho lacrimejante.
Se mostrou mais que apenas um clichê de romance agua com açúcar, apesar de não deixar de ser um clichê.

Melhor que minhas expectativas.

gabic_m 22/05/2023

Meu primeiro romance nacional e eu achei uma fofura de verdade... gostei muitíssimo "referências" ao brasil e coisas daqui

natholvr 20/05/2023minha estante
Ah e por mais q tenha odiado a protagonista, vou guardar o livro com muito amor pois foi um presente então considero ele muito especial ?

Luzimara.Santos 28/04/2023

É uma leitura rápida e os capítulos são curtos. Gostei do livro, mas senti falta de uma profundidade maior, o final foi um pouco corrido também

dhayjully 13/04/2023

Depressão
Depois que eu terminei de ler este livro, me deu uma crise existencial enorme. tirando isso, o livro é muito bom. muito legal ver o crescimento da personagem, o romance, a construção da história. amei o senhorzinho tb ?