As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

Thalita - @voandopelaestante 02/08/2021

Um livro emocionante e maravilhoso
Estava com muita vontade de ler esse livro e foi uma grata surpresa quando vi ele na caixa de um projeto que faço com uma amiga.

Esse livro fala sobre a perda, luto, dor e como fazemos para lidar com a morte de quem amamos. Julia e Gabi eram melhores amigas inseparáveis até o dia em que num acidente de carro Julia morre e Gabi vê seu mundo cair. Gabi não consegue ficar sem ter a presença e influência de Julia em sua vida, até que um dia ela lembra de uma lista que elas fizeram com 10 coisas que precisavam fazer quando uma delas morresse.

Com essa lista Gabi fica louca pois são coisas que ela não faria jamais se não fosse por Julia e a cada item da lista ela começa se soltar e sair da sua bolha. Devido um dos itens ela conhece seu Toninho um senhor incrível que ela faz amizade e adota como seu avô, também conhece Lucas um rapaz que parece entender ela perfeitamente em tudo e que faz ela se sentir a vontade. Mas mesmo assim ela ainda sente a falta de sua amiga em todo instante mas aos poucos ela vai deixando outras pessoas entrar em sua vida.

📍Estou apaixonada por esse livro e com a escrita da autora por ser tão envolvente, eu não conseguia largar o livro. O tema é tratado de forma leve mas não banalizado, é difícil falar sobre luto e esse livro fala de uma maneira linda que nos faz entender e até se colocar no lugar da Gabi em relação aos seus sentimentos e atitudes.

'Falar sobre luto é falar sobre o nada. Luto é ausência, é vazio. Falar sobre luto é reconhecer que acabou. E está aí um paradoxo da morte: tem gente que é grande demais para ser finita. (...) Às vezes sinto como se não fosse possível levantar da cama. Às vezes acredito que não vou ser capaz de continuar. Quase sempre tenho vontade de desistir. E preciso seguir adiante, porque é o único caminho que há.' (pág.97)
Bem bom esse livro né..

Thalita - @voandopelaestante 02/08/2021minha estante
Muito Dani eu amei ele demais, e estou chocada por ele não ser tão falado quanto deveria :)

Dani steffens 02/08/2021minha estante
Pois eh, comprei ele Tb pq tava em promoção mas me surpreendi tb

Dani steffens 02/08/2021minha estante
As cinco pessoas que você encontra no céu, eh lindo tbm e pouco falado

Thalita - @voandopelaestante 02/08/2021minha estante
Bom saber já vou anotar a dica e procurar esse livro :)

Sophia.Bonadio 24/04/2022

Eu simplesmente detestei esse livro, detestei o fato de eu entrar tanto na história que chorei até com as menores situação que a Gabi passava, detestei me apaixonar pelo Lucas, detestei que eu simplesmente ameio o casal de idosos fictícios que mesmo assim me dói o coração pensar que eles vão morrer (que por sinal não vai,mas mesmo assim dói) detestei as situações de vergonha alheia que a Júlia faz a Gabi sofrer,e com toda certeza alguma detestei o Rafa. E também detestei que agora eu sou tipo uma testemunha de Jeová com esse livro, já indiquei ele para todos que conheço e não conheço. Sem dúvidas alguma esse é o melhor livro que já li.
Clarinha 30/04/2022minha estante
Você poderia me dizer a classificação do livro?

Sophia.Bonadio 01/05/2022minha estante
Classificação de gênero literário, classificação de idade ou classificação de nota ao livro?

Clarinha 14/07/2022minha estante
Classificação de idade :)

Sophia.Bonadio 18/07/2022minha estante
Talvez 16 mas não tenho certeza, a cenas de sexo mas não explícitas

Gio_mo 05/04/2022

Perda de tempo
Eu me obriguei a ler esse livro. A narrativa é fraca e a protagonista é insuportável.

As coisas acontecem tão emboladas uma na outra que não dá nem pra acompanhar. Fora os diálogos que são fracos também.

Pelo plot tinha tudo para ser uma boa história, mas me decepcionei muito.
mari 05/04/2022minha estante
tirando agora da minha tbr

Gio_mo 05/04/2022minha estante
Sério mesmo não vale a pena

Laura 02/12/2022

que livro perfeito
eu amei demais esse livro, aprendi bastante com ele e percebi que a gnt precisa aproveitar a vida pq ela é mt curta.
a Gabi deu bastante mancada, mas eu meio q entendo ela, ela tbm teve um baita de um avanço ate o final do livro e eu amei o amadurecimento dela.
eu amei o desenvolvimento dos outros personagens tbm
enf, nao sei fzr resenha, mas o livro é mt bom??
Geovanna.Kayla 12/12/2022minha estante
Qual a classificação indicativa dele??

Laura 22/12/2022minha estante
@Geovanna.Kayla eu nao sei amg, mas acho q é 12/13

Carolina 24/06/2020

Superação
Livro com temática de superação/perda/luto no universo adolescente! Leitura leve porém um pouco previsível. Uma opção para leitura mais rápida
Daniela.Matos 24/06/2020minha estante
Quero muito ler!!!

Carolina 25/06/2020minha estante
Leia sim! É bem leve, engraçadinho e adolescente haha bom para passar tempo acalmando a mente!

Patricia Lima 18/02/2020

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você
Sem sombra de dúvidas é um livro muito divertido, pelo fato das tarefas serem coisas que a personagem nunca imaginou fazer.

A primeira reação que ela tem quando abre os envelopes é muito engraçada, ela diz coisas como: "não acredito Julia, que você vai me fazer passar por isso!"

Mas depois ela percebe que por mais exagerado que seja pra ela, é muito a cara da Julia esses pedidos. São experiências marcantes e intensas.

São coisas que a Julia faria e arrastaria a Gabi junto, ou até tem coisas que a Julia já pediu em algum momento pra Gabi fazer e a Gabi nunca deu bola.

Então tem alguns flashes durante a leitura do passado, da amizade delas duas, a Gabi relembrando esses momentos que tem a ver com o pedido da Julia, e assim você conhece um pouco como era a Julia, como era a amizade delas.

Ela só pode abrir um novo envelope depois de cumprir a tarefa do anterior, mas conforme os envelopes vão sendo abertos a Gabi vai demorando um pouco mais pra abrir eles, como se finalizando todas as tarefas ela daria o adeus definitivo para a amiga.

Então através disso o luto da Gabi vai sendo trabalhado também ao longo da história, porque ela precisa se despedir da amiga, precisa aceitar que agora ela vai crescer a amadurecer sozinha.

E que ela tem que continuar fazendo coisas malucas e divertidas sem a companha da Julia. Aproveitar a vida, viver tudo que a amiga não teve a oportunidade de viver.

E que ela precisa estar aberta também pra fazer novas amizades, tem muitos outros personagens próximos a Gabi durante a leitura que vão acabar ajudando ela também a cumprir as tarefas e a superar a morte da Julia.

Tem um personagem em específico, que é maravilhoso, o Seu Toninho, que é um senhorzinho bem idoso que ela acaba conhecendo em uma das tarefas que a Júlia mandou ela fazer.

E a Gabi se apega muito a ele, acaba se tornando um grande amigo e conquista muito nós leitores, não tem como você não se encantar com o Seu Toninho.

Então pelo fato da história trabalhar muito todo esse processo de luto de você perder alguém muito querido, o livro acaba se tornando muito emocionante em muitas partes.

Principalmente no final, você se pega despreparado para o último envelope, então é um livro que te toca bastante.

Mas ele é uma história ao mesmo tempo bem jovem e divertida, a Julia está amadurecendo está se descobrindo também, então ela aprende muito com suas aventuras.

A única coisa que eu achei meio estranha, é que na hora da paquera, na hora da Gabi se envolver com algumas pessoas no livro, eu achei que a personagem teve uma postura, uma atitude bem diferente do que a personalidade dela apresentava.

Mas pode ser que já seja por influência da Julia na vida dela mesmo, é nessas partes que a Gabi se mostra mais espontânea e com mais atitude.

A forma dela agir nessas situações eu acredito que seria o que a Julia faria também. Então por isso a personagem pareceu diferente.

Então pode esperar romance nesse livro também, mas não é o foco principal, ele é colocado na história de uma forma bem interessante se encaixando ali com essa lista, então ficou bem legal.

A escrita da Fernanda é bem gostosa de ler, os capítulos passam voando. A autora conseguiu conduzir um tema pesado como o luto de uma forma muito leve e muito bonita também.

Porque tudo passa a ser uma grande homenagem que a Gabi faz à Julia, é uma história muito sincera e linda sobre amizade.
Drica 18/02/2020minha estante
Nem li tudo pra não pegar nenhum spoiler, mas eu já amei o jeito da história. Quero muito ler!

Gabriel 26/02/2020minha estante
Sua resenha é maravilhosa.

Lucelia16 12/03/2023minha estante
Eu tbm odiei ela, toda vez que vejo esse livro da minha estante só consigo lembrar disso

natholvr 20/05/2023minha estante
Ah e por mais q tenha odiado a protagonista, vou guardar o livro com muito amor pois foi um presente então considero ele muito especial ?

Evelyn 22/03/2021

O melhor livro
Sou meio suspeita pra falar sobre porque é o meu livro favorito, mas tudo bem kkk.
O livro conta a história de uma menina (Gabi) que perdeu a sua melhor amiga (Julia), só que, antes de falecer, Júlia escreveu 10 cartas com 10 coisas para a Gabi fazer após sua morte, porém, tem uma regra, a próxima carta só pode ser aberta quando o desafio da outra for cumprida.
É uma jornada linda em que a Gabriela se descobre e vive experiências únicas. É uma leitura leve, divertida e emocionante. Chorei bastante lendo...
Caso goste de história sobre amizades esse é o livro perfeito pra você.
Nara 22/03/2021minha estante
Ja quero ler ?

graziele117 29/10/2022

QUE LIVRO
Eu sinceramente não li muitos livros ainda, estou começando agora minha vida de leitura kk, mas este livro já está em um dos melhores da minha lista, me apaixonei por cada parte, mesmo sendo triste e que relata uma realidade de muitas pessoas.
A morte é algo que sempre esperamos, porém nunca estamos preparados para receber a notícia, e perder sua melhor amiga não deve ser nada fácil, amei muito como com todos os problemas e confusões ela se mostrou forte, amei cada detalhe, simplesmente pelo fato da lista em que elas fizeram juntas, acho que é uma forma de conexão entra elas e foi muito legal saber e acompanhar as aventuras (amei cada umaaaa).
e entre outras coisas que fizerem ela conhecer pessoas incríveis que já tem meu coração.
amei cada parte e pretendo reler outras vezes me diverti muito, leitura super boa, passaria um dia inteiro deitada na rede lendo este tesouro, de verdade um dos meus favoritos.
obrigada a minha melhor amiga por ter me dado este livro ?
Mariane 09/12/2022minha estante
De nada vida ?

Isabella638 19/04/2022

É como uma fanfic.
O livro não era bem o que eu tava imaginando.

O plot da história é muito bom, porém o seu desenvolvimento é péssimo.

A escrita da autora não te envolve e a protagonista é insuportável. É uma história bem rala que trata o luto de uma forma bem genérica. Alem disso, os problemas surgem de situações toscas que rapidamente se resolvem. No fim, tudo magicamente da certo e todos se resolvem.

Esse livro é como uma fanfic de nível mediando que a gente encontra no Spirit. Nada demais.
Estante_da_jubinha / Cecília 30/04/2022minha estante
Você sabe a classificação?

Juliana Mendo 02/09/2020

A história da Gabi é linda!
Esse livro é sobre uma adolescente tentando viver com o luto da perda de sua melhor amiga.
Essa amiga, lhe deixa 10 cartas com coisas que ela tem que fazer, que vai desde pular de paraquedas até se apaixonar.
A premissa desse livro me chamou muita atenção, principalmente pois ele me lembrou um pouco do livro Sr. Daniels que também trata do luto de perder uma irmã. Porém, ele tem uma pegada bem mais leve e as vezes até um pouco imaturo os relacionamentos da personagem principal. Excluindo o seu Toninho é claro ;)
O final é emocionante e o livro é muito bem escrito.
Recomendo a leitura.
@eu_sandroka 14/09/2020minha estante
Amo tanto esse livro.
S2

Mariane 16/12/2022

As dez vantagens de morrer depois de você
O livro é leve incrível, uma história tentadora muito gostosa com personagens incríveis nem vou falar que sou apaixonada por todos queria um livro dois só para acompanhar o futuro dessa história para ver oq ela resolveu, nem tem oq dizer EU ADOREI
graziele117 16/12/2022minha estante
OBAAAAA QUE DELICIA

Patty sheppherd 08/09/2019

Lindo tocante e fofo

Crika || @pitacosliterarios 21/11/2019

Com apenas 17 anos, Gabriela Muniz está passando por um dos momentos mais dolorosos da vida. Sua melhor amiga, Julia, morreu num acidente de carro e agora Gabi precisa conviver com a dor, tristeza e apenas lembranças. Mas também restou algo particularmente especial. Antes de morrer, as duas amigas fizeram uma lista com desejos que gostariam que a outra cumprisse caso uma delas morresse. E agora Gabi tem dez envelopes e uma longa jornada pela frente.

Gabi e Julia funcionavam bem juntas, mas eram muito diferentes. Enquanto Gabi é mais quieta e comedida, Julia era extrovertida e queria sempre mais. E a lista que Julia deixou para a amiga reflete bem sua personalidade. Mas vai muito além disso.. Julia sabia do que Gabi precisava e seus desafios - criativos e, por vezes, um tanto quanto desconcertantes - vão fazer Gabi sair da zona de conforto.

"Já cogitei a ideia de que a Julia sabia que ia morrer antes de mim, por isso fez uma lista tão sacana."

Em meio a aulas de dança, saltar de paraquedas e até se apaixonar, Gabi vai rompendo barreiras, consertando os erros e amadurecendo ao longo do caminho. Aos poucos ela aprende a lidar melhor com o luto. E aprende também que tudo bem não ser forte o tempo todo e pedir ajuda, afinal, a vida é mais leve quando percebemos as pessoas a nossa volta e vivemos com mais alegria e intensidade.

Esse livro foi uma grata surpresa. Apesar dele tratar de um assunto delicado como o luto, a leitura é leve e descontraída. Cada desafio que Gabi cumpre é um aprendizado e uma experiência inesquecível. Foi bonito acompanhar sua jornada e amadurecimento. E o último envelope, aquele que finaliza seus desafios, é mais que especial. É emocionante!

site: @pitacosliterarios