As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

Patricia Lima 18/02/2020

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você
Sem sombra de dúvidas é um livro muito divertido, pelo fato das tarefas serem coisas que a personagem nunca imaginou fazer.

A primeira reação que ela tem quando abre os envelopes é muito engraçada, ela diz coisas como: "não acredito Julia, que você vai me fazer passar por isso!"

Mas depois ela percebe que por mais exagerado que seja pra ela, é muito a cara da Julia esses pedidos. São experiências marcantes e intensas.

São coisas que a Julia faria e arrastaria a Gabi junto, ou até tem coisas que a Julia já pediu em algum momento pra Gabi fazer e a Gabi nunca deu bola.

Então tem alguns flashes durante a leitura do passado, da amizade delas duas, a Gabi relembrando esses momentos que tem a ver com o pedido da Julia, e assim você conhece um pouco como era a Julia, como era a amizade delas.

Ela só pode abrir um novo envelope depois de cumprir a tarefa do anterior, mas conforme os envelopes vão sendo abertos a Gabi vai demorando um pouco mais pra abrir eles, como se finalizando todas as tarefas ela daria o adeus definitivo para a amiga.

Então através disso o luto da Gabi vai sendo trabalhado também ao longo da história, porque ela precisa se despedir da amiga, precisa aceitar que agora ela vai crescer a amadurecer sozinha.

E que ela tem que continuar fazendo coisas malucas e divertidas sem a companha da Julia. Aproveitar a vida, viver tudo que a amiga não teve a oportunidade de viver.

E que ela precisa estar aberta também pra fazer novas amizades, tem muitos outros personagens próximos a Gabi durante a leitura que vão acabar ajudando ela também a cumprir as tarefas e a superar a morte da Julia.

Tem um personagem em específico, que é maravilhoso, o Seu Toninho, que é um senhorzinho bem idoso que ela acaba conhecendo em uma das tarefas que a Júlia mandou ela fazer.

E a Gabi se apega muito a ele, acaba se tornando um grande amigo e conquista muito nós leitores, não tem como você não se encantar com o Seu Toninho.

Então pelo fato da história trabalhar muito todo esse processo de luto de você perder alguém muito querido, o livro acaba se tornando muito emocionante em muitas partes.

Principalmente no final, você se pega despreparado para o último envelope, então é um livro que te toca bastante.

Mas ele é uma história ao mesmo tempo bem jovem e divertida, a Julia está amadurecendo está se descobrindo também, então ela aprende muito com suas aventuras.

A única coisa que eu achei meio estranha, é que na hora da paquera, na hora da Gabi se envolver com algumas pessoas no livro, eu achei que a personagem teve uma postura, uma atitude bem diferente do que a personalidade dela apresentava.

Mas pode ser que já seja por influência da Julia na vida dela mesmo, é nessas partes que a Gabi se mostra mais espontânea e com mais atitude.

A forma dela agir nessas situações eu acredito que seria o que a Julia faria também. Então por isso a personagem pareceu diferente.

Então pode esperar romance nesse livro também, mas não é o foco principal, ele é colocado na história de uma forma bem interessante se encaixando ali com essa lista, então ficou bem legal.

A escrita da Fernanda é bem gostosa de ler, os capítulos passam voando. A autora conseguiu conduzir um tema pesado como o luto de uma forma muito leve e muito bonita também.

Porque tudo passa a ser uma grande homenagem que a Gabi faz à Julia, é uma história muito sincera e linda sobre amizade.
Drica 18/02/2020minha estante
Nem li tudo pra não pegar nenhum spoiler, mas eu já amei o jeito da história. Quero muito ler!

Gabriel 26/02/2020minha estante
Sua resenha é maravilhosa.

Priii Reis 03/08/2023

Viva o hoje,amanhã pode ser tarde demais.
Gabriela perde a melhor amiga em um acidente horrível,e em negação ela tenta mostrar pra si mesma que não aceita aquele fim.
Em uma promessa as amigas fazem uma lista de 10 coisas que a outra tem que fazer caso morra,e em meio a essa dor e se agarrar aos últimos desejos da amiga ela cumpre cada um e se reinventa.

É um livro super sensível que fala de luto,recomeço e pensar mais em si quando Gabriela sempre pensou em Júlia como seu centro,sua voz,a outra personalidade que dominava.
Bem informal e íntimo,parece um desabafo de como lidar com tantos altos e baixos.
ATENÇÃO POSSÍVEL SPOILER
______________________
Infelizmente o dia chegou o aniversário de Júlia ela não estaria presente e Gabriela teria de abrir os envelopes e ler às 10 coisas que deveria fazer caso Júlia morre-se.
Ninguém imagina fazer nada disso quando sua melhor amiga tinha 17 anos,muito menos quando elas estavam prontas para seguir a fase da faculdade,vida adulta,de filhos e casamento ou não se preferisse.
Era uma amizade de personalidades diferentes e que se completavam em si.

"A Júlia se incomodava um pouco com meu posicionamento de vida. Achava que eu era acomodada.Ela não entendia que isso me bastava.Do jeito que era estava bom.Sou bonitinha,sei que sou.
Mas a Júlia me queria linda, exuberante.Como ela.E da forma que ela acreditava que eu também era debaixo da armadura."

"— Eu não preciso disso pra me sentir bem. — Sei que não. Mas por que se contentar com o bom se você pode ter o incrível? — Será que o seu incrível é o mesmo que o meu? — Claro que não, Gabi. O meu é muito melhor!"

O foco de Júlia era tirar Gabi desse lugar e estado que teimava que deveria ficar para sempre,e conhecendo os medos foi logo em:

1 - Saltar de para-quedas.

"Ela sabia... Tenho medo, costumo ter medo de tanta coisa.Tinha medo de saltar, tinha medo de o paraquedas não abrir, de desistir e me arrepender, de ir e gostar, de perder o medo de me jogar."

"Foi uma daquelas coisas que a gente detesta no momento em que está fazendo, mas sabe que, quando passar, vai achar incrível pelo resto da vida."

2 - Fazer aula de dança.

"Não quero fazer isso,não quero fazer aula de dança, não quero realizar nenhum desejo que não seja o único que tenho há um tempo e o último que terei até o fim da vida: não fazer coisa nenhuma."
Até chegar um parceiro incrível,que a fez mudar completamente de energia.
Seu Toninho foi um anjo que não só ajudou como a fez se abrir e sentir essa dor que ela não queria sentir e viver.
"Ô, seu Toninho... Como assim, seu Toninho? O senhor me conhece há vinte minutos... e já me entendeu? No fim talvez seja verdade. Talvez eu tenha encontrado meu par ideal. "

3- Se apaixonar!

Essa estava em construção e sem muita pressa mesmo tendo oportunidade,de conhecer alguém ela estava com medo.

"Você é apaixonada pela fantasia de se apaixonar por alguém que acredita ser perfeito e que não vai te magoar. Mas eu vou fazer uma revelação que vai mudar a sua vida: não existe ninguém perfeito pra ninguém, e, quanto mais você evitar se apaixonar, mais vai perder coisas incríveis na vida.
— Você acha que não dá pra ser feliz sozinha?
— Não o tempo todo. Em algum momento você não vai mais ser suficiente para você. Talvez eu não acredite num único amor pra vida toda,mas acredito em vários amores numa única vida."
______________________
"Ainda estou perdida sem minha amiga por perto.Era com ela que eu fazia tudo, era com ela que eu fazia nada.
Com a morte da Júlia, Fabinho e eu nos aproximamos ainda mais.
O engraçado é que, de certa forma,ainda formamos um trio. Dizem que quem perde um braço ou uma perna continua sentindo o membro. É um pouco assim com a Júlia."
Fabinho não consegue falar mais na Júlia,e para Gabi é como se sentisse que falar dela a mantesse viva dentro de si.
Os dois tentam seguir em frente,mas todos os dias lidam com a pena dos colegas,os professores tentando discutir o assunto em sala de aula.
Enquanto cumpre suas promessas Gabi se vê sendo ela mesma,e apreciar quem quer na sua vida nesse momento e quem deve chegar para somar e Lorena (conhecida da escola) com toda a sua paciência tem conquistado esse lugar.
Entre ir para festas estranhas, beijar YouTubers famosos,ter medo de encontrar um gatinho que conheceu na Av.Paulista,acampar,flertar.
Além de cantar para uma multidão,fazer uma tatuagem em outro país e finalmente ter consentimento de Júlia para uma nova amizade.

"Não sei o que acontece. Mesmo. Talvez seja porque estou me sentindo mais bonita e confiante, talvez o cabelão tenha aumentado a minha autoestima, talvez os envelopes da Júlia estejam me obrigando a fazer coisas que eu não faria e me oferecendo oportunidades que não existiriam sem eles. Talvez tudo isso junto. O fato é que fui mais paquerada nos últimos dois meses que no ano passado inteiro."

Com tudo que sentia de bom, Gabi se sentia culpada e depois de muita dificuldade em aceitar ela começa a terapia,e entende que precisa ter seu tempo e paciência para colocar a cabeça no lugar e focar em sua vida agora.Onde ela tem amigos,um amor e pensar em seu futuro sem se cobrar tanto,aproveitando a nova pessoa que se tornou por causa da Júlia e seguir em frente!

"Espero, do fundo do coração, que tenha se divertido um pouco com as coisas que pedi para você fazer. Eu morreria para te ver saltando de paraquedas, distribuindo abraços a estranhos, dançando e, principalmente, cantando para uma multidão. Torço para que os meus desejos tenham lhe proporcionado momentos inesquecíveis."

"Gabriela Muniz: eu te amo, minha verdadeira amiga, e por isso liberto você. Seja feliz. Do jeito que quiser, mesmo que esse jeito não seja o que eu acho que deveria ser. Mas, acima de tudo, por favor, não seja sozinha. Este é o último desejo que deixo para você realizar: tenha uma nova melhor amiga. O maior beijo de todos os mundos, Júlia"

Aline 11/08/2021

Nacional muito bom
Não vou mentir que o livro é bom, traz toda uma história de superação, luto e construção de uma autoestima.
Um ótimo livro para pessoas de 14 - 17 anos.
É um livro rápido de se ler.
A protagonista dá uma raiva as vezes mas faz parte, e coisas como o esteriotipo do amigo gay dela me incomodou bastante.
Mas é uma leitura legal

Luma 09/01/2023

simplesmente sem boom
a sinopse e a reputação da história me deixaram extremamente intrigada para ver do que se tratava. assim que comecei percebi que não era um livro que me agradaria mas continuei. é sobre uma menina que perdeu a melhor amiga recentemente e durante o desenrolar da história cumpre dez desafios que a amiga deixou caso morresse primeiro.
pra mim não teve animação. a parte que mais gostei da história foi dos avós postiços e as aparições da tia ana, achei um doce a relação deles. por isso uma estrela.
não consegui me interessar pela gabriela. ela me parecia extremamente egocêntrica e derrotista. entendo que a personagem está passando por um luto e por isso a narração pode soar um pouco mas triste, mas foi longe do equilibrado, pra mim nao foi nada confortável de ler. o par ?romântico? não fez sentido algum. e nao teve um plottwist que fizesse alguma diferença. ainda sim, quero ler mais livros da autora? a ideia foi boa e sinto que ela pode trazer algo melhor em outros projetos

Melise.Pagotto 02/04/2021

Lindo!!
É da Julia que parte a idéia de escrever 10 coisas para que Gabriela faça caso ela morra antes e o pedidopara que a amiga faça o mesmo.
Gabriela e Julia são melhores amigas desde a infância, inseparáveis. E quando Julia faz a sugestão para amiga nem imagina que pode morrer tão cedo. Mas a vida nem sempre é como imaginamos e agora cabe a Gabriela, em meio ao luto, realizar os desejos da amiga e encontrar uma maneira de recomeçar sem ela.

Seria hipocrisia da minha parte dizer que não sabia dos gatilhos, soube desde qdo li a sinopse pela primeira vez, mas as vezes tudo que a gente deseja é alguém que sinta o mesmo, ainda que seja só uma estória.
O que eu não imaginava era me identificar tanto, me vi na Gabi, muitos dos medos dela também foram e são os meus. O maior deles é o medo de esquecê-lo, talvez por isso a nossa foto nunca saiu do meu quarto. Lembro das vezes, em que também me peguei digitando msgs que nunca mais seriam respondidas, lembro de quando achei recados seus em meus cadernos anos depois de você ter partido, lembro das risadas, de como você me chamava, lembro do quanto um cuidava do outro, das brigas que nunca eram realmente brigas. Nunca esqueço que foi você que me fez enxergar que o meu Lucas estava bem debaixo do meu nariz e parar de ser cabeça dura, como você dizia...
Mas lembro menos do que anos a trás e morro de medo de esquecê-lo.
O tempo realmente apaga as dores, cura as feridas, mas nunca diminuiu a saudade.

Celia91 18/07/2022

Favoritei no calor do momento
Eu tinha achado esse livro perfeito e eu tinha favoritado no calor do momento quando eu tinha acabado ele, qm leu a outra resenha leu e qm n leu ja foi. E agr q eu tenho outra opiniao vou mandar: na minha opiniao, o livro é bom mas n é perfeito e eu n favoritei. Ele é bom mas n perfeito. A gabriela parece uma maluca obcecada por qualquer menino bonito q aparece msm sendo timida e...é. Oq eu tinha falado na outra resenha sobre esse livro ser interessante é vdd, mas acho q a autora deu uma exagerada em algumas partes, mas como o livro foca no q eu mais achei interessante, as cartas da julia, pra mim vale 4 ?. Resumo:ele é bom mas n é tudo isso.

Opinalivros_ 18/02/2022

bom para sair da ressaca
livro leve,pequeno e fácil d ler ótimo para sair da ressaca.
gostei muitooo da escrita e da história em geral.

Tekapatti 06/03/2021

Eu queria começar dizendo que definitivamente eu não estava preparada pra esse livro, mas normalmente eu nunca estou preparada para um livro.

Bom eu amei, eu me identifiquei muito com a personagem, e isso em fez me conectar com a história de uma forma incrível.

Não vou hipócrita e dizer que ela não me irritou nenhuma vez, pq isso não aconteceu, pois a Gabi me irritava constantemente, má seu entendo a dor dela.

Falando do livro no geral, foi incrível, a história foi super envolvente e a escrita maravilhosa, não vejo a hora de poder ler mais alguma coisa da autora.

Outra coisa que eu amei é que esse foi meu primeiro livro nacional, e sério foi maravilhoso, por mais que o livro trabalhe temas delicados, foi incrível.

Romero.nAo 07/12/2022

Sejamos sinceros... Dez-vantagens de morrer depois de você
Sendo sincera... POR QUAL MOTIVO ESSE LIVRO NÃO É O QUERIDINHO TIKTOK?

"Gabriela Muniz acaba de perder sua melhor amiga e invés de chorar em sua cama ela enfrenta os malucos desafios que sua amiga -Julia- propôs, tais como: pular de paraquedas ou ir na Paulista abraçar quem precisa.
Gabriela se vê em um luto no meio da adolescência. Como ela vai superar isso? Descubra lendo!"

Um livro nacional escrito de uma forma tão fluida que você se sente na pele da Muniz.
Gabriela Muniz foi a personagem que de todas eu mais me indentifiquei em questão de QUALQUER livro e/ou filme, tanto pelo modo de agir quanto pela história. Ela não é uma personagem perfeita mas é uma personagem que tem consciência do bem e do mal, ela é totalmente quebrada -ainda mais pelo que tá passando- mas ela tem um toque humano. Ela é grossa e insensível porém também é protetora, gentil e amável na maioria do tempo.
Um livro terapêutico que eu chorei lendo ao som da minha música favorita (ALL I WANT - Kodaline)
Cinco estrelas e favoritado!
+13

Sejamos sinceros... Esse livro é perfeito

flavs 12/07/2021

eu tava morrendo de ansiedade pra ler esse livro, mas minhas expectativas foram superadas!! alguns pontos me incomodaram um pouco, mas fora isso, td pft

a história é fantástica, a escrita mlr ainda, tanto q DEVOREI o livro

é muito interessante ver como a Gabi lida com a morte da Júlia, os desafios, a vida sem ela? tanto q ao longo da história, é até meio chatinho ver algumas atitudes da Gabi, de tanto q focou só na própria dor

Lorena e Seu Toninho são os mlrs persongens e isso choca o total de 0 pessoas

recomendo de olhos fechados!! vale muito a pena

letícia 23/01/2022

as desvantagens de morrer depois de você
primeira leitura do ano ?

vou ser sincera, esperava mais...

*é uma leitura leve e bem adolescente.

Ally 08/05/2021

As dez-vantagens de morrer depois de você.
Eu tava com tanta, mas tanta expectativas sobre esse livro... Quebrei a cara, pra variar.

Não posso dizer que o livro é ruim, porque não é. A escrita da autora é muito boa e fluída, o que faz a leitura ser bem rapidinha; a premissa é interessante, trata de assuntos mais delicados sem perder a simplicidade de um livro jovenzinho, mas eu não consegui me envolver na história da forma que provavelmente deveria.

Os personagens não me cativaram. Achei a maioria bem chatinha e estereotipada (não que esse seja o grade problema, pois levei em consideração que são adolescentes/jovens), o que me incomodou é que apesar de relevar esse fato, não consegui me conectar a nenhum deles. Minha relação com a Gabi e os demais ficou bem superficial, o que foi bastante desconfortável como leitora, pois não consegui ter a empatia necessária que a trama pedia.

O único personagem que me ganhou de verdade foi o seu Toninho, e em certas partes só continuei lendo por causa dele.

Enfim, eu queria muito ter adorado essa história, porém não rolou. É uma pena ter que dar nota baixa pra um livro nacional, considerando que a literatura aqui já não é valorizada.. mas nesse caso não tem jeito.

Mesmo assim, recomendo muito. Não funcionou pra mim, mas é como dizem: literatura não é consenso.

Antonella 10/07/2021

Vale a pena
Pra mim, o ponto alto do livro foi a maneira em que a autora abordou o luto e a superação da perda. Esse livro foi um conforto enorme em um momento difícil da minha vida. Além disso, o fato de ser um livro nacional e as referências à cultura brasileira fizeram a leitura ficar ainda mais gostosa.

Os capítulos são bem curtos e a narrativa fluida, o que faz o livro - que já é curtinho - ser ainda mais fácil de devorar.

Ainda sim, eu acho que faltou desenvolvimento e profundidade nos
personagens. Uma das coisas que mais me incomodou foi a representatividade estereotipada da comunidade lgbt. O único personagem assumidamente gay no livro é o estereótipo do "melhor amigo gay"; a personalidade do Fabinho se resume a ajudar a protagonista pro que ela precisar e falar de jeito afeminado.

Outra coisa que me incomoda um pouco no livro são os adolescentes que não se comportam como adolescentes. Autores, pasmem: ninguém com 18 anos nas costas paga pau pra youtuber nem fala "pacas, bi (como vocativo), affff, nem manda aquelas mensagens bem vergonha alheia enquanto tá flertando.

Essas são minhas principais críticas mas de maneira geral, o livro cumpre bem com sua proposta, tem um ritmo bom e tem uma história lindíssima de superação.

Gio.1 05/04/2022

Perda de tempo
Eu me obriguei a ler esse livro. A narrativa é fraca e a protagonista é insuportável.

As coisas acontecem tão emboladas uma na outra que não dá nem pra acompanhar. Fora os diálogos que são fracos também.

Pelo plot tinha tudo para ser uma boa história, mas me decepcionei muito.
mari 05/04/2022minha estante
tirando agora da minha tbr

Gio.1 05/04/2022minha estante
Sério mesmo não vale a pena

cigarra :) 09/09/2021

Divertido!
"As dez-vantagens de morrer depois de você" é um livro leve e divertido, com uma leitura fluida e fácil. É o livro ideal para sair de uma ressaca literária!
O livro de maneira leve e encantadora, te ensina a aproveitar a vida e as pessoas, a viver sempre como se fosse o seu último dia, você vai aprender muito com a Júlia e a Gabi.