As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

Patricia Lima 18/02/2020

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você
Sem sombra de dúvidas é um livro muito divertido, pelo fato das tarefas serem coisas que a personagem nunca imaginou fazer.

A primeira reação que ela tem quando abre os envelopes é muito engraçada, ela diz coisas como: "não acredito Julia, que você vai me fazer passar por isso!"

Mas depois ela percebe que por mais exagerado que seja pra ela, é muito a cara da Julia esses pedidos. São experiências marcantes e intensas.

São coisas que a Julia faria e arrastaria a Gabi junto, ou até tem coisas que a Julia já pediu em algum momento pra Gabi fazer e a Gabi nunca deu bola.

Então tem alguns flashes durante a leitura do passado, da amizade delas duas, a Gabi relembrando esses momentos que tem a ver com o pedido da Julia, e assim você conhece um pouco como era a Julia, como era a amizade delas.

Ela só pode abrir um novo envelope depois de cumprir a tarefa do anterior, mas conforme os envelopes vão sendo abertos a Gabi vai demorando um pouco mais pra abrir eles, como se finalizando todas as tarefas ela daria o adeus definitivo para a amiga.

Então através disso o luto da Gabi vai sendo trabalhado também ao longo da história, porque ela precisa se despedir da amiga, precisa aceitar que agora ela vai crescer a amadurecer sozinha.

E que ela tem que continuar fazendo coisas malucas e divertidas sem a companha da Julia. Aproveitar a vida, viver tudo que a amiga não teve a oportunidade de viver.

E que ela precisa estar aberta também pra fazer novas amizades, tem muitos outros personagens próximos a Gabi durante a leitura que vão acabar ajudando ela também a cumprir as tarefas e a superar a morte da Julia.

Tem um personagem em específico, que é maravilhoso, o Seu Toninho, que é um senhorzinho bem idoso que ela acaba conhecendo em uma das tarefas que a Júlia mandou ela fazer.

E a Gabi se apega muito a ele, acaba se tornando um grande amigo e conquista muito nós leitores, não tem como você não se encantar com o Seu Toninho.

Então pelo fato da história trabalhar muito todo esse processo de luto de você perder alguém muito querido, o livro acaba se tornando muito emocionante em muitas partes.

Principalmente no final, você se pega despreparado para o último envelope, então é um livro que te toca bastante.

Mas ele é uma história ao mesmo tempo bem jovem e divertida, a Julia está amadurecendo está se descobrindo também, então ela aprende muito com suas aventuras.

A única coisa que eu achei meio estranha, é que na hora da paquera, na hora da Gabi se envolver com algumas pessoas no livro, eu achei que a personagem teve uma postura, uma atitude bem diferente do que a personalidade dela apresentava.

Mas pode ser que já seja por influência da Julia na vida dela mesmo, é nessas partes que a Gabi se mostra mais espontânea e com mais atitude.

A forma dela agir nessas situações eu acredito que seria o que a Julia faria também. Então por isso a personagem pareceu diferente.

Então pode esperar romance nesse livro também, mas não é o foco principal, ele é colocado na história de uma forma bem interessante se encaixando ali com essa lista, então ficou bem legal.

A escrita da Fernanda é bem gostosa de ler, os capítulos passam voando. A autora conseguiu conduzir um tema pesado como o luto de uma forma muito leve e muito bonita também.

Porque tudo passa a ser uma grande homenagem que a Gabi faz à Julia, é uma história muito sincera e linda sobre amizade.
Drica 18/02/2020minha estante
Nem li tudo pra não pegar nenhum spoiler, mas eu já amei o jeito da história. Quero muito ler!

Gabriel 26/02/2020minha estante
Sua resenha é maravilhosa.

Juliana Mendo 02/09/2020

A história da Gabi é linda!
Esse livro é sobre uma adolescente tentando viver com o luto da perda de sua melhor amiga.
Essa amiga, lhe deixa 10 cartas com coisas que ela tem que fazer, que vai desde pular de paraquedas até se apaixonar.
A premissa desse livro me chamou muita atenção, principalmente pois ele me lembrou um pouco do livro Sr. Daniels que também trata do luto de perder uma irmã. Porém, ele tem uma pegada bem mais leve e as vezes até um pouco imaturo os relacionamentos da personagem principal. Excluindo o seu Toninho é claro ;)
O final é emocionante e o livro é muito bem escrito.
Recomendo a leitura.
Sandroka 14/09/2020minha estante
Amo tanto esse livro.
S2

Carolina 24/06/2020

Superação
Livro com temática de superação/perda/luto no universo adolescente! Leitura leve porém um pouco previsível. Uma opção para leitura mais rápida
Daniela.Matos 24/06/2020minha estante
Quero muito ler!!!

Carolina 25/06/2020minha estante
Leia sim! É bem leve, engraçadinho e adolescente haha bom para passar tempo acalmando a mente!

Kelthy 17/03/2020

As dez-vantagens
Gabriela e Julia eram melhores amigas desde crianças, mesmo tendo personalidades opostas, tudo na vida elas faziam juntas, mas o destino as separa, e o luto se torna o maior desafio.⁣
Com a morte prematura de Julia, ocasionada por um acidente de carro, Gabi terá que aprender a viver sem sua amiga, ela se distancia de todos, dos pais, de colegas e especialmente da família de Julia. Ainda de luto, Gabi encontra os envelopes contendo desejos que Julia e ela escreveram uma para a outra, no caso que uma delas morresse, claro que não esperavam que isso acontecesse tão rápido. ⁣
Nesses envelopes numerados de 1 a 10, ela tem que realizar um por um dos desejos deixado por sua amiga, fazendo-a sair da zona de conforto e principalmente do chão. ⁣

Uma leitura gostosa de ler, pois além de narrada em primeira pessoa, a escrita é leve, com linguagem jovial e descontraído, você sente como se tivesse em uma conversa com adolescentes. ⁣No desenrolar da trama, aprendemos junto com a personagem que temos que aproveitar a vida, enquanto estamos vivos e com

site: https://www.instagram.com/p/B82BYLkjHNV/

gabi 27/07/2020

Gabriela nunca se imaginou saltando de paraquedas. Nem fazendo aulas de dança. Nem cumprindo nenhum dos objetivos daquela lista. Mas desde que sua melhor amiga (Júlia) morreu, tudo está confuso, e essa parece a única forma de seguir em frente.

Acompanhamos Gabi tentando viver em meio ao luto, e como isso afeta sua relação com a família, os amigos e a escola. E principalmente quem ela quer ser quando esse processo terminar.

Desde que vi o livro na livraria fiquei bastante intrigada, principalmente pelo título. E a leitura correspondeu às expectativas. A história tem humor, e tem descobertas de uma adolescente, mas também tem toda carga dramática que esperaria do tema.

Mas admito que a protagonista me irritou um pouquinho. Entendo o momento difícil, mas suas atitudes egoístas me tiravam do sério. (Ainda estou a procura de uma personagem com meu nome que eu goste totalmente 😅)

Em compensação queria mais de Lorena, Fabinho e Ana, que eram personagens muito bacanas. Ah, e dou destaque pro fato de que o foco da narrativa não estava em encontrar um amor, ainda que ela tenha ficado com vários caras ao longo do livro, isso nem de longe era o centro da história.

Lari 13/09/2020

Primeiramente: QUE TÍTULO GENIAL! Achei o trocadilho simplesmente incrível e que resume bem a história. A escrita da autora é muito envolvente, por isso li MUITO rápido (o que eu não esperava, porque estava em uma tremenda ressaca).

Infelizmente, tiveram muitas coisas que me irritaram durante a leitura. Uma delas é a dependência emocional que a Gabriela tem da Júlia. Quando a Júlia morre, a Gabriela não perde só uma amiga, ela perde a sua identidade, porque toda a sua vida girava em torno da Ju e somente dela.

A Gabriela é uma personagem egoísta e imatura, que magoa as pessoas ao seu redor e não entende que os outros também estão sofrendo tanto quanto ela. Usa seu luto como barganha emocional, principalmente para justificar as besteiras e babaquices enormes que faz.

Alguns diálogos infelizmente foram muito forçados e esteriótipados. Quando se tratava de meninos, a Gabi mudava TOTALMENTE e a sensação que eu tinha, era de que estava lendo cenas de outra pessoa. Sinceramente, ficava com uma vergonha alheia tão grande que tive que pular certas cenas e certas atitudes bem non senses.

Breh | @aceita.cafe 19/01/2020

Queria ter conhecido a Júlia, amei a história!
"Falar Sobre o luto é falar sobre o pior momento da sua vida, porque é a compreensão do fim."

A gente nunca sabe quando é nosso último momento com as pessoas que amamos.
Se soubéssemos cada segundo seria ainda mais precioso.

Júlia e Gabriela eram amiga inseparáveis, unha e carne. Durante um dia bem tedioso Júlia sugere que elas escrevam 10 coisas que a amiga terá que fazer assim que a outra morrer, parece uma coisa besta e muito improvável, talvez, como a morte parece estar sempre tão distante, elas fazem essa tal lista.
O tempo passa e uma delas sofre um acidente fatal, deixando para a outra 10 missões a serem cumpridas em sua memória.

O livro já começa com a ausência de uma das amigas, a Júlia, o sentimento de dor e sofrimento reina por todas as páginas do livro.
Durante aquele período terrível de luto, a Gabriela se lembra da lista e decide que sua amiga merece que seus desejos sejam realizados e aí que a coisa toda começa.

O mais interessante do livro é ver o amor que uma tinha pela outra, o quanto essa amizade era valiosa para elas, a Júlia levou a lista a sério, e tudo o que foi imposto para Gabriela era para ela sair totalmente de sua zona de conforto, como, saltar de paraquedas, abraçar estranhos na rua e por aí vai.

Foi impossível conter as lágrimas em muitos momentos da história e isso fez ele se tornar tão marcante pra mim, mesmo sendo uma história muito leve.

Terminei o livro com uma vontade enorme de ter uma Júlia na minha vida.

"Tem gente que é grande demais para ser finita."

@aceita.cafe

gabrielrjf 09/08/2020

Amei e super recomendo! E é NACIONAL
Felicidade define em ter lido esse livro em menos de 48h e ele ser nacional! Infelizmente encontro raríssimos autores nacionais bons (que eu me lembre e que eu indico, somente o Raphael Montes)

E confesso que já comecei com a expectativa baixa devido a nacionalidade mas que surpresa!!! E super recomendo povo! Leiam por favor e fortaleçam

Se trata de um drama... uma amizade linda e não ?romantizada?. Gostei que a autora não colocou ambas como perfeitas e eu posso dizer que amei a Gabi inclusive em todos seus erros e defeitos. E não gostei do par romântico dela, porém não atrapalha a história porque não é o foco principal

Só amor por esse livro que é o de estreia da Fernanda!!!! Quero ler tudo que ela escrever!!!

Emilly 11/09/2020

Você precisar ler!!!!!
História sobre luto sempre me chamam atenção e com esse livro não seria deferente q por sinal é nacional !!!
Foi super leve, divertido e é claro em alguns momentos melancólicos a autora soube muito bem trabalhar pra n fica tão pesado o que foi uma estratégia maravilhosa, q me tirou boas risadas hahaha
Sobre o desenvolvimento da personagem foi ótimo!! além de estar passando pelo luto ela passa pelo processo de descobertas e amadurecimento durante sua jornada no livro, e com uma pitada de romance o q me fez gostar ainda mais da história sem dramalhão romântico!!!

Bruna Fazio 09/06/2020

Resenha @brunafazio
[RESENHA] #resenhabfml ✉
Título: As Dez-vantagens de Morrer Antes de Você
Autora: @fecastrolima
Editora: @veruseditora
Gênero: YA

Sinopse: Arraste para o lado! 👉🏼

De repente, comecei a ver diversas resenhas positivas sobre esse livro e decidi comprá-lo. Estava todo mundo recomendando a leitura desse nacional de capa linda! Comecei a ler e, finalmente, entendi o que todos estão dizendo por ai.
Neste livro, vamos conhecer a Gabriela, uma garota doce, divertida e meio perdida que está tentando superar a morte de sua melhor amiga, Júlia. Gabi tem apenas 17 anos e passar por essa dor está sendo terrível para aula. Eu estava com certo receio de começar essa história pois temia que seria muito pesada, mas acreditem, não é nada disso!
O enredo fala sobre o período pós-luto que Gabi está vivendo, e a autora nos apresentou diversas temáticas de maneira tão leve que foi impossível não devorar esse livro! O texto é fluído, as passagens, divertidas e não há como não simpatizarmos com a Gabi.
O que mais gostei nessa história é o quanto ela é real. Fala sobre os sentimentos contraditórios dos adolescentes, fala sobre as aventuras e as desgraças da vida, fala sobre família e amizades e fala sobre uma coisa muito importante: sobre a plenitude de realmente viver a vida!
Quando terminei essa história, me senti inspirada a viver a vida como eu realmente quero, mas também entendi uma coisa MUITO importante: Cada um sabe o que quer pra si e devemos sempre nos permitir viver.
Uma história fofa e interessante com personagens intrigantes (sinto que conheço a Júlia tão bem quanto conheço a Gabi) e diversas passagens que te farão refletir sobre o valor da vida e de quem está ao nosso lado. Valeu super a leitura e ouso dizer que agora é um dos meus favoritos! Leiam!

Já leram esse livro? O que acharam?

site: https://www.instagram.com/p/B-s28ZDjXbv/

Kat 12/06/2020

Um livro bom!
Sem sombra de dúvidas, o livro é muito divertido e a trama no geral é uma boa ideia porquê apresenta uma nova visão de que o romance não precisa estar no centro da história e sim uma amizade entre duas garotas.

Em relação a narrativa achei que o texto fluiu bem, terminei o livro em alguns dias, porém em alguns momentos foram bem desnecessários e tediosos para a narrativa. A escrita da Fernanda conseguiu arrancar boas risadas minhas.

A história é narrada pela personagem Gabi que intercala o presente com alguns flashbacks. No geral, achei a Gabi uma personagem razoável, por isso que ao mesmo tempo que gosto dela também a odeio, muitas das vezes ela o usa o fato do luto dela como motivo para praticar ações egoístas. Além, de alguns momentos com os meninos que achei que não era a mesma menina do início do livro.

O livro é bom, mas peca em alguns momentos e eu indico para pessoas que gostam do gênero.

Marlia 11/09/2020

Me estrecei um pouco com a personagem principal em algumas partes, mas acho que essa era a intenção da autora e um pouco da personalidade dala. Mas gostei, apesar disso, a personagem se arrisca e enfrenta seus medos e foi bem divertido.

Nath Garcia 12/05/2020

Favoritado!!!
Desde quando comecei a ler, eu me apaixonei incondicionalmente pela história.. Passei nervoso com a Gabi em alguns momentos, mas não deixei de me envolver demais com ela e com quase todos os personagens!!!! Indico MUITO! Favorito do ano por enquanto!!!

Rina 12/02/2020

Foi uma boa leitura
A linguagem é leve e bem jovial, mas ainda assim a autora consegue abordar bem o luto de forma a mostrar o seu impacto na vida das pessoas. Em momentos estava tudo bem e eu estava me divertindo. Em outros já estava me emocionando ou até mesmo chorando. O ritmo é bem rápido e não vamos ficando presos na rotina da personagem. A autora nos mostra os momentos realmente relevantes. Os capítulos são curtos, o que ajuda no ritmo da leitura. Tivemos personagens cativantes e a protagonista (Gabi) tem suas camadas e seus momentos bons e ruins. Gostei bastante dos desafios da Julia e de como isso impactou na vida da Gabi. Deixa uma mensagem bem interessante. A autora escreveu de uma maneira que me fez visualizar ainda mais as cenas, como um filme bem detalhado. E imagino que daria uma ótima adaptação para as telas, sem perder muito do impacto do livro.

Gih Camargo 25/09/2020

Amei
Perfeito, n consegui largar o livro desde o momento q peguei ele