As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você Fernanda de Castro Lima

Resenhas - As Dezvantagens de Morrer Depois de Você

Antonella 10/07/2021

Vale a pena
Pra mim, o ponto alto do livro foi a maneira em que a autora abordou o luto e a superação da perda. Esse livro foi um conforto enorme em um momento difícil da minha vida. Além disso, o fato de ser um livro nacional e as referências à cultura brasileira fizeram a leitura ficar ainda mais gostosa.

Os capítulos são bem curtos e a narrativa fluida, o que faz o livro - que já é curtinho - ser ainda mais fácil de devorar.

Ainda sim, eu acho que faltou desenvolvimento e profundidade nos
personagens. Uma das coisas que mais me incomodou foi a representatividade estereotipada da comunidade lgbt. O único personagem assumidamente gay no livro é o estereótipo do "melhor amigo gay"; a personalidade do Fabinho se resume a ajudar a protagonista pro que ela precisar e falar de jeito afeminado.

Outra coisa que me incomoda um pouco no livro são os adolescentes que não se comportam como adolescentes. Autores, pasmem: ninguém com 18 anos nas costas paga pau pra youtuber nem fala "pacas, bi (como vocativo), affff, nem manda aquelas mensagens bem vergonha alheia enquanto tá flertando.

Essas são minhas principais críticas mas de maneira geral, o livro cumpre bem com sua proposta, tem um ritmo bom e tem uma história lindíssima de superação.

Evelyn 22/03/2021

O melhor livro
Sou meio suspeita pra falar sobre porque é o meu livro favorito, mas tudo bem kkk.
O livro conta a história de uma menina (Gabi) que perdeu a sua melhor amiga (Julia), só que, antes de falecer, Júlia escreveu 10 cartas com 10 coisas para a Gabi fazer após sua morte, porém, tem uma regra, a próxima carta só pode ser aberta quando o desafio da outra for cumprida.
É uma jornada linda em que a Gabriela se descobre e vive experiências únicas. É uma leitura leve, divertida e emocionante. Chorei bastante lendo...
Caso goste de história sobre amizades esse é o livro perfeito pra você.
Nara 22/03/2021minha estante
Ja quero ler ?

Lorena Roseno 29/06/2021

Uma história sobre lidar com o luto.
Esse livro foi muito gostoso de ler e ao mesmo tempo doloroso. Gabi perdeu sua melhor amiga Júlia, e agora tem de cumprir alguns desafios que sua amiga lhe deixou. Ao realizar essas tarefas Gabi aprende a lidar com o luto e a como seguir em frente quando o mundo parecia não ter mais graça.

Bananinha 27/05/2021

Livro que te faz refletir sobre a vida.
Muitos críticos irão dizer que é uma história muito clichê adolescentes, mas ele me fez refletir sobre a amizade e como vivo minha vida, nas minhas atitudes, espero que vocês também sintam o mesmo.

ju 18/04/2021

muitooo fofo!! tiveram umas partes tão tristinhas que confesso que chorei
no geral a unica coisa que eu não gostei no livro foram algumas atitudes da gabriela (ela me irritou bastante em alguns momentos), mas tirando isso foi uma leitura ótima!

Juliana Mendo 02/09/2020

A história da Gabi é linda!
Esse livro é sobre uma adolescente tentando viver com o luto da perda de sua melhor amiga.
Essa amiga, lhe deixa 10 cartas com coisas que ela tem que fazer, que vai desde pular de paraquedas até se apaixonar.
A premissa desse livro me chamou muita atenção, principalmente pois ele me lembrou um pouco do livro Sr. Daniels que também trata do luto de perder uma irmã. Porém, ele tem uma pegada bem mais leve e as vezes até um pouco imaturo os relacionamentos da personagem principal. Excluindo o seu Toninho é claro ;)
O final é emocionante e o livro é muito bem escrito.
Recomendo a leitura.
@eu_sandroka 14/09/2020minha estante
Amo tanto esse livro.
S2

Thalita - @voandopelaestante 02/08/2021

Um livro emocionante e maravilhoso
Estava com muita vontade de ler esse livro e foi uma grata surpresa quando vi ele na caixa de um projeto que faço com uma amiga.

Esse livro fala sobre a perda, luto, dor e como fazemos para lidar com a morte de quem amamos. Julia e Gabi eram melhores amigas inseparáveis até o dia em que num acidente de carro Julia morre e Gabi vê seu mundo cair. Gabi não consegue ficar sem ter a presença e influência de Julia em sua vida, até que um dia ela lembra de uma lista que elas fizeram com 10 coisas que precisavam fazer quando uma delas morresse.

Com essa lista Gabi fica louca pois são coisas que ela não faria jamais se não fosse por Julia e a cada item da lista ela começa se soltar e sair da sua bolha. Devido um dos itens ela conhece seu Toninho um senhor incrível que ela faz amizade e adota como seu avô, também conhece Lucas um rapaz que parece entender ela perfeitamente em tudo e que faz ela se sentir a vontade. Mas mesmo assim ela ainda sente a falta de sua amiga em todo instante mas aos poucos ela vai deixando outras pessoas entrar em sua vida.

📍Estou apaixonada por esse livro e com a escrita da autora por ser tão envolvente, eu não conseguia largar o livro. O tema é tratado de forma leve mas não banalizado, é difícil falar sobre luto e esse livro fala de uma maneira linda que nos faz entender e até se colocar no lugar da Gabi em relação aos seus sentimentos e atitudes.

'Falar sobre luto é falar sobre o nada. Luto é ausência, é vazio. Falar sobre luto é reconhecer que acabou. E está aí um paradoxo da morte: tem gente que é grande demais para ser finita. (...) Às vezes sinto como se não fosse possível levantar da cama. Às vezes acredito que não vou ser capaz de continuar. Quase sempre tenho vontade de desistir. E preciso seguir adiante, porque é o único caminho que há.' (pág.97)
Bem bom esse livro né..

Thalita - @voandopelaestante 02/08/2021minha estante
Muito Dani eu amei ele demais, e estou chocada por ele não ser tão falado quanto deveria :)

Dani steffens 02/08/2021minha estante
Pois eh, comprei ele Tb pq tava em promoção mas me surpreendi tb

Dani steffens 02/08/2021minha estante
As cinco pessoas que você encontra no céu, eh lindo tbm e pouco falado

Thalita - @voandopelaestante 02/08/2021minha estante
Bom saber já vou anotar a dica e procurar esse livro :)

Bea 26/06/2021

Um ótimo livro para adolescentes.
Ainda estou chocada com tudo o que aconteceu, é um livro muito bom, a história é pra adolescente, escrito em primeira pessoa vivências de uma adolescente.
A história é ótima, te envolve, faz você comer o livro em uma piscada de olhos. A escrita da autora e rápida e fluida, não tem nenhuma dificuldade para ler.
Uma coisa que não gostei no livro, depois da metade do livro ela começa a correr com a história, do nada passa semanas no livro.
Amei toda a lista e todos os desejos que a amiga deixou pra ela, estou inclusive com vontade de fazer alguns.
Por não ser mais adolescente teve horas que achei um pouco exagerada as atitudes da protagonista, sinceramente no início achei que a autora não estava sabendo escrever sobre a adolescência, agora acho que adolescentes são realmente chatos e complicados.. kkk
(Spoiler)
Gabriela uma menina exemplar, que passar por uma perda, e tem que começar a viver experiência maravilhosas em que a amiga lhe "desejou" e isso deixa ela confusa pois está vivendo o momento de luto ainda.
Amei viver todas os sentimentos com a Gabi, as vergonhas, as felicidades, os abraços, os peguetes, ela amadurecendo.
Leitura concluída: 26/06/21
Lido em: 1 semana.

cadelinha.Aelin 12/07/2021

Um amor de livro
Sinceramente eu comecei com a expetativa alta e todas as expetativas foram atingidas. Uma história comovente de amigas. Meu coração doeu o livro inteiro com medo de perder meus amigos. Um livro que retrata muito como passar pelo período de luto. Os personagens são maravilhosos e cativantes. Meu novo comfort book.

Isadora1494 01/05/2022

QUERO MAIIIIS
Esse livro nos mostra o luto de uma forma muito verdadeira, trazendo os momentos de saudade que apertam o peito e também os momentos maia tranquilos que conseguimos acreditar que vai passar. A escrita é muito fluída, os personagens são divertidos e os capítulos são curtinhos oq é ótimo para quem quer sair da ressaca literária. O final me fez chorar litros, mas fiquei descepcionada por não ter um epílogo me mostrando como ficou a vida da Gabi sem ter os envelopes para guiá-la.

Ps: Seu Toninho e Dona Mirtes, vocês tem todo o meu coração!!!

Nicki 15/10/2021

As Dez-Vantagens de Morrer Depois de Você
Se você quiser ler um livro para chorar toda a água do seu corpo, esse é o livro. Mas brincadeiras a parte, eu simplesmente amei a história de todas as formas possíveis, e admito para vocês que eu me identifiquei MUITO com as dificuldades de giovanna com aos seus traços introvertidos, e por conta disso acredito que vivenciei muito mais sua montanha russa de emoções ao sair totalmente de sua zona de conforto. Se você quiser ler um livro para chorar toda a água do seu corpo, esse é o livro. Mas brincadeiras a parte, eu simplesmente amei a história de todas as formas possíveis, e admito para vocês que eu me identifiquei MUITO com as dificuldades de giovanna com aos seus traços introvertidos, e por conta disso acredito que vivenciei muito mais sua montanha russa de emoções ao sair totalmente de sua zona de conforto.
Me segurei para não dar nenhum spoilerskk mas espero que tenham gostado do review ?

olucaas 10/09/2021

Resenha "As Des-vantagens de morrer depois de você"
MIL ESTRELAS SE FOSSE POSSÍVEL!!!!!!!

Que livro perfeito meu deus. Li ele mto rapidinho e foi mto gostoso o processo. Ver a melhora e a superação da Gabi, ela enfrentando os medos pela Julia foi algo muito bom. Sem contar o ***** que é mto fofo e os dois juntos ????

Juro, amei, não me arrependo nadinha, quero livro dois hoje msm

Mirella 26/05/2021

Bobo e fofo
Esse é o tipo de leitura que você precisa ler quando se sentir sozinha. Sim, foi o que fiz. Essa vai ser uma little resenha mais emocional do que racional, pois me vi muitas vezes na Gabriela, e vi muitas vezes a minha amiga Yasmim na Júlia. Escrita leve, há algumas informações meio jogadas, mas a mensagem é muito bonita.

Carolina 24/06/2020

Superação
Livro com temática de superação/perda/luto no universo adolescente! Leitura leve porém um pouco previsível. Uma opção para leitura mais rápida
Daniela.Matos 24/06/2020minha estante
Quero muito ler!!!

Carolina 25/06/2020minha estante
Leia sim! É bem leve, engraçadinho e adolescente haha bom para passar tempo acalmando a mente!