Ponti

Ponti Sharlene Teo

Resenhas - Ponti

Gigio 19/03/2024

Cada solidão esconde uma história. Às vezes, mais de uma.
Acompanhamos um pouco da vida de três mulheres Singapurenses em tempos diferentes, Amisa na década de 70, sua filha Szu e a amiga Circe nos anos 2000 e Circe em 2020. Com o avançar da leitura vamos percebendo as interconexões entre as personagens ao longo das décadas em uma trama envolvente, repleta de nuances emocionais e detalhes sensoriais que transportam o leitor para o cenário vibrante e multifacetado de Singapura. A autora habilmente explora a psicologia das personagens, oferecendo uma visão perspicaz das complexidades das relações humanas e dos dilemas universais das protagonistas.

laiszanella 05/03/2024

Torturantemente verdadeiro
Ponti me dava dois tapas na cara a cada página, me mostrava a realidade das suas personagens tão bem que me lembrava que sou uma mulher tão real quanto
é um livro profundamente triste e perturbado, mas é isso que o torna tão bom

Bianca 01/02/2024

Não julgue o livro pela capa
Nesse caso, comprei o livro porque achei a capa belíssima? Acontece que foi um livro sem pé nem cabeça, sem começo nem fim! Achei beeeeem ruinzinho, mas pelo menos vai ficar bonito na minha estante

Leonardo896 18/10/2023

Interessante
A princípio achei um pouco estranho e confuso sobre a temática. Ponti seria um terror sobre o folclore de Pontianak? Na verdade me parece mais um livro sobre amizade e solidão, pequenas e grandes tragédias, e, relacionamentos e dramas bem comuns pra jovens. O fato de ser ambientado em Cingapura foi uma diversão a parte pra mim, gosto da pequena pílula de cultura adicional e sempre me interesso por histórias e lugares que eu dificilmente conheceria não fossem os livros. Livro tem capítulos de tamanho médio, o início da leitura foi mais lento mas melhorou conforme a história ia se desenrolando.

Maridumendessc 12/09/2023

Surpreendente
Pelas resenhas que li, imaginei que o livro seria péssimo, e na verdade é ótimo.
Gostei muito da forma como ele é escrito, por diferentes mulheres, em terceira e primeira pessoa, em momentos diferentes da vida dessas mulheres.
Eu costumo ler livros que contam histórias e esse é um desses livros. Ele simplesmente conta uma boa história, a história da vida dessas mulheres e seus entrelaçamentos.
Recomendo pra quem se agrada por relações familiares e histórias sem pressa em se desenvolver. Bom passatempo!

Jazz 27/07/2023

Um livro sem fim
Honestamente, eu estou surpresa que consegui terminar essa leitura.
Comecei a ler achando que a história tomaria um rumo mais folclórico, sobrenatural, mas o terror mesmo está nas relações conturbadas das personagens.
O livro não tem um clímax, o livro não tem um foco.
Eu acho que a ideia era falar da relação entre essas 3 mulheres, mas mesmo assim fiquei confusa.
Não leria de novo e nao recomendo.

Chris Silva 13/06/2023

Ponti
O livro vai nos apresentar 3 protagonistas, Szu, Amisa (sua mãe) e Circe (amiga). Contato pela perspectiva das 3 personagens em épocas diferentes.

Amisa, mãe de Szu, conta sua história a partir de 1970. Quando era uma jovem muito cobiçada por sua beleza, mas que tinha problemas com os pais, decide mudar de cidade aos 17 anos e construir a própria vida. Vamos acompanhar suas dificuldades financeiras, seu relacionamento amoroso, amizade e posteriormente o encontro com um diretor de cinema, não muito conhecido, que a convida para fazer o teste para o papel de Pontianak nos filmes Ponti 1, 2 e 3. Filme não faz tanto sucesso e Amisa volta a sua vida anterior.

Szu, conta sua história a partir de 2003. Quando é uma adolescente desprovida de beleza, enfrenta bulling na escola, e tem a autocobrança de não ser amada por sua mãe. Sem ter amigas, Szu se vê muito sozinha, com um pai que abandonou a casa. Em um momento, Circe etra em sua vida, quando chega na escola de Szu e se vê tão esquisita quanto ela.

Circe conta sua história, já adulta, a partir de 2020, quando não é mais amiga de Szu e se vê apenas nas lembranças do passado.

O livro não tem reviravoltas mirabolantes, tem uma narrativa muito linear, mas traz muitas reflexões sobre a vida. Como Amisa enfrentou as dificuldades que a vida trouxe, como Szu enfrentou um luto doloroso e como Circe decidiu seguir em frente após ver os problemas que a amizade estava lhe trazendo.

Mas uma vez deixo claro que cada leitor vai ter sua própria experiência. Então, leiam o livro e saiam da sua zona de conforto literária, com certeza você terá boas lições sobre a vida! *Minha edição foi do Clube intrínsecos, caixinha 007.

plucas2003 12/06/2023

Pensava que ia ser sobrenatural
O livro tem uma estética muito bem construída, mas eu pensava que ia tomar um rumo mais sobrenatural. Eu gostei do desenvolvimento Szu e Amisa, muito complexo e interessante. Assim como Szu, eu realmente me vi apaixonado mas sufocado pela Amisa. Toda a história da Circe me pareceu meio desnecessária, acho que ela deu uma arrastada no livro. Cuidado com as amizades e cuide bem do meio ambiente!

Nai Lima 01/06/2023

Uma leitura voltada mais para a reflexão e que não faz muito o meu estilo, mas que a experiência foi válidq

Natalia Faria 31/05/2023

Ponti conta a história de Amisa, Szu e Circe em diferentes períodos de tempo e quais foram os impactos que cada uma causou na vida da outra. Além de apresentar a cultura de Cingapura, debate temas como a maternidade, o misticismo, e a amizade. Não há reviravoltas ou um grande enredo, basicamente vamos descobrir como Amisa se tornou protagonista de uma série de filmes de terror cult, como foi parte da adolescência de Szu e como anos depois Circe lida com o fato de estar envolvida com o remake do filme de Amisa.

“Porque é um consolo saber que existe alguém como a gente no mundo: faz a gente se sentir menos imperfeita e solitária”.

Levando em consideração a falta de um impulsor na história, a experiência de leitura para mim não foi das melhores, embora também não foi algo em que ansiava terminar logo. Foi algo mediano, bem como a vida das protagonistas são e não há problema nisso, afinal, foi o suficiente para me instigar mais sobre a cultura de Cingapura.

Kaprãn 06/05/2023

Eu entendi que o objetivo do livro é mostrar o dia a dia das pessoas em Cingapura ao longo dos anos, sobretudo pelo ponto de vista de três mulheres com fortes prdonalidades, mas senti falta de uma trama mais forte, com algum objetivo.

Laurete | @queridaeusouleitora 25/04/2023

A história de uma inimizade
O livro acompanha duas amigas.
Uma parte da histórias é narrada por Szu e acompanhamos sua adolescência a partir de 2003 época em que ela conhece a Circe. Circe é a nossa narradora em capítulos que se passam em 2020, ela está vivendo sua vida adulta e tendo que lidar com o passado após receber uma função no trabalho, que a remete a ele.
E temos também Amissa, mãe de Szu, uma atriz que tem sua história contada em capítulos cheios de remorsos e dores.

É uma leitura boa mas o final foi um pouco frustrante contando que ao longo do livro tivemos personagens com personalidade fortes e o destino de uma ficou um pouco desconexo. Mas vale a pena mesmo assim

Amanda Salomone 23/02/2023

Ponti é um romance de Cingapura, envolto no clima e no folclore local. É contado a partir de três perspectivas em três épocas diferentes.
Gostei da construção dos narradores e acho que funcionou, mas o livro não chega em lugar nenhum. Tinha muito potencial mas nada acontece, as histórias não evoluem e nada é bem explorado.
No geral, não foi uma leitura que me agradou e não recomendaria.

Luiza 01/02/2023

Péssimo
Não gostei desse livro, não me prendeu nem um pouco.

Contado por 3 perspectivas diferentes, seguimos a vida de Szu, da sua mãe Amisa e da sua amiga Circe. intercalando entre passado, presente e futuro, conhecemos essas três mulheres que não poderiam ser mais diferentes.

Amisa vai embora de seu vilarejo para tentar a sorte na cidade. É uma garota deslumbrante, chama atenção por onde passa. Até que é convidada para gravar um filme, Ponti, porém não foi o sucesso que ela e o diretor estavam esperando.

Szu, filha de Amisa, uma menina desengonçada e feia, que não consegue fazer amizade com ninguém, ate que aparece Circe.

Todo o livro é contado através do ponto de vista das três, de forma intercalada.

Luísa @amochileiraliteraria 01/02/2023

Esse é um livro bem introspectivo, que se passa na Cingapura e aborda a vida de três mulheres bem diferentes entre si, mas que estão ligadas de alguma forma: Uma atriz que ficou brevemente famosa por atuar em uma série de filmes de terror cult; sua filha que se sente inadequada comparada a mãe; e sua única amiga da época da escola, que acabou se envolvendo no drama familiar e muitos anos depois, teve que revisitar as memórias de quando frequentou a casa misteriosa da família.

Os capítulos intercalam entre as narrativas de cada personagem, que se passam em épocas diferentes, e aos poucos vai desenhando a personalidade de cada uma dessas mulheres, e esclarecendo suas relações conturbadas.
O livro é muito bem escrito, senti como se estivesse junto com elas na Cingapura de cada época retratada aqui.

Eu sou uma leitora que gosta muito de mergulhar na psique dos personagens, então a história funcionou muito pra mim até certo ponto. Minha decepção foi por sentir que a história tinha grande potencial, mas acabou indo para lugar nenhum, deixando aquele sentimento de que faltou habilidade em criar um fechamento adequado, uma amarração final para todo o contexto que foi construído.