Ponti

Ponti Sharlene Teo

Resenhas - Ponti

LarissaLemes 29/01/2023

O livro conta a história de Amisa, sua filha Szu e da amiga de Szu, Circe.
A leitura e bem agradável, cada capítulo é narrado por uma das três e em anos diferentes. É legal ver o relato das três sobre os mesmos fatos e a dinâmica de suas relações.

Landressa 23/01/2023

Achei ok... é uma leitura agradável, mas nada chega em lugar nenhum e nada se resolve. Os personagens e os acontecimentos não têm propósito.
Parece a vida real, só que mais chato. Foi uma leitura relativamente rápida, mas acho que é porque estava esperando acontecer alguma coisa.

Marcio.Caldas 17/01/2023

Morno, mas agradável
Diferentemente do que lemos hoje o tempo todo, não espere grande reviravoltas ou mistérios....se trata apenas da passagem de tempo da vida de 3 mulheres que se entrelaçam durante os anos devido as suas relações maternas/amizade. Uma leitura para refletir sobre se colocar no lugar das pessoas com as quais nos relacionamos. Interessante.

Lays91 01/01/2023

Reflexivo
Esse livro traz uma reflexão sobre a vida de um forma bem pesada. Terminar ele da uma sensação de alívio.

romulorocha 14/12/2022

Ponti, de Sharlene Teo -
SHARLENE TEO nasceu em Cingapura em 1987. Tem bacharelado em
Direito pela Universidade de Warwick e mestrado em Escrita Criativa pela
Universidade de East Anglia, onde recebeu o Booker Prize Foundation
Scholarship e o prêmio David TK Wong Creative Writing. Foi finalista do
prêmio Berlim Writing Prize. Em 2016, ela ganhou, com Ponti, o prêmio de
autor estreante do Deborah Rogers Writer’s Award.

Em Ponti, Amisa, Szu (filha de Amisa) e Circe (amiga de Szu) narram e protagonizam suas histórias, ambas marcadas pelo olhar de suas próprias idiossincrasias. Amisa conta sua trajetória para de tornar atriz e estrelar em uma trilogia inédita na historia de Cingapura e que leva o nome do livro. Szu conta da sua relação conturbada com os pais, principalmente com sua mãe Amisa. Já Circe conta de seus medos e inseguranças na adolescência, sobretudo com sua sexualidade.

O livro possui uma narrativa super fluida e com muitas referências culinárias e da cultura locais, mas também retrata a influência direta do Japão e China. Sob a ótica das três personagens, entramos em contato com diferentes temáticas, como sexualidade, feminismo na Ásia, parentalidade e aspectos sociais. Achei muito interessante a forma como a autora realizou a transição das narrativas das personagens, no início parece um pouco confuso, mas depois vai ficando mais fluido.

Vale muito a leitura!

#ResenhasDoRomulo
#literaturacingapura
#sharleneteo
#ponti

Erika Neves.1 06/12/2022

Sinceramente não consegui entender o pq de tantas pessoas não terem gostado desse livro e da sua nota baixa aqui no Skoob. Sem querer falar mal, mas já falando, eu acho que as pessoas estão tão acostumadas com a mediocridade das Collen Hover da vida, e seus plot twist mirabolantes tirados das profundezas do meio do cool, que simplesmente não conseguem apreciar uma história simples, sobre a vida de 3 mulheres sem nada de especial. Pq assim, é a vida. muita vezes (na maioria das vezes, eu me atrevo a dizer) não acontecem altas reviravoltas incríveis na vida de ninguém. Vc apenas vai vivendo a sua vida, e é isso!

No livro acompanhamos a história de 3 mulheres diferentes em épocas diferentes. Amisa cuja história se passa em 1978, Szu em 2003, e Circe, em 2020. Amisa é a mãe de Szu, e Circe é a melhor amiga da menina.

Amisa foi a estrela de um filme B de terror, e uma mulher que desde muito nova tinha uma beleza estonteante, e continuou sendo extremamente bonita mesmo depois dos 40. O que dificultou seu relacionamento com a filha Szu, que não chegava nem perto de ter a beleza da mãe. Em 2003, acompanhamos Szu e o inicio de sua amizade com Circe, que começa absolutamente por acaso, e demonstra ser bastante tóxica, já que Circe é bem egoísta.

Já em 2020, acompanhamos Circe adulta, tendo que preparar uma campanha nas redes sociais para o remake de “Ponti”, o filme B estrelado por Amisa, fazendo com que ela comece a lembrar o tempo que era amiga de Szu.

As personagens desse livro me deixaram completamente envolvida, pela forma como as mesmas são desenvolvidas e sobre todas as reflexões que de forma melancólica, a autora nos coloca. Em nenhum momento ela tenta esconder os defeitos de cada uma delas e admito que elas são difíceis de gostar, especialmente Circe, que demonstra ser uma amiga falsa é extremamente tóxica. Incapaz de apoiar Szu, no momento mais difícil de sua vida.

No meu entendimento a maior reflexão e lição que podemos tirar do livro é de como o tempo passa de uma forma tão rápida e imparável, que quando nos damos conta, já se passaram 10 anos e vc simplesmente não percebeu. A solidão tb é mostrada de uma forma bem profunda. Amisa com sua beleza, que fascina e afasta as pessoas. Szu, com sua feiura e esquisitice, e Circe em seu casamento fracassado. Todos são exemplos de solidão.

A escrita da autora é extremamente agradável, e fluida, apesar de em alguns momentos ela ser muito escatológica, e com algumas passagens bem nojentas que considerei desnecessárias. Mas ao mesmo tempo, ela é muito envolvente e cativante. Além disso, as suas descrições de Singapura são tão assustadoramente vívidas, que em determinados momentos eu quase consegui sentir o cheiro das ruas ou das comidas que ela estava descrevendo. E por falar em Singapura, definitivamente ela é a quarta personagem desse livro, que tb vai evoluindo com o passar dos anos. Da extrema pobreza dos anos 70 até a metrópole super moderna dos anos 2020.

De um modo geral, esse livro faz refletir sobre solidão, luto, amizades desfeitas, sonhos não realizados, principalmente sobre o tempo e como ele passa rápido. Recomendo bastante, a não ser que vc seja fã da “maravilhosa” Co-Ho e suas reviravoltas patéticas. Se for esse o caso, fique longe!
Lais544 06/12/2022minha estante
Nunca li o livro entt não posso opinar kk
Mais acho que o livro deve ser muito bom só não alcançou o público que deveria .

E as notas vão do gosto de cada pessoa, não é pq gostam de collen haver e seus plots mirabolantes que também não podem gostar de um livro mais lento kkk

Só minha humilde opinião ??

Mirella.Catarina 29/12/2022minha estante
Adorei sua resenha e concordo com tudo! É um absurdo a avaliação baixa desse livro aqui no Skoob, o que só pode ser explicado pelo intelecto baixo dos leitores que deram uma nota tão baixa (sinceridade beirando a agressividade kkk)

Erika Neves.1 31/12/2022minha estante
Nossa, sim. Eu fiquei super reflexiva depois de ler esse livro e passei diversos dias pensando nele.É um livro tão profundo, com tantas coisas nas entrelinhas, mas é assim mesmo. Sinceramente, sem querer ofender mas já ofendendo, só um intelecto muito baixo mesmo pra não ter gostado.
E Feliz Ano Novo pra vc. :)

Dani 19/03/2023minha estante
Oi Érika td bem? Vim aqui pq depois de terminar o livro tbm fiquei pensando no pq dele ter uma avaliação média pra baixo por aqui, e me peguei no seu comentário muito claro sobre como as pessoas estão esperando sobre os livros que leem né !? Faz muito sentido!
Tô aqui pensando em tantas coisas que o livro aborda , eu tô aqui meio nauseada com os cheiros e o pessimismo que a autora consegue nos fazer sentir.
Parabéns pela resenha! ?

JL Marcal 18/09/2022

Um drama asiático
Gostei muito deste livro. Ele se passa praticamente todo em Cingapura e alterna entre passado e presente durante os capítulos. Achei a história comovente e bem escrita. Recomendo demais!!!!!

livrosmortificados 07/08/2022

esse livro logo de início me interessou pela parte do terror/gore da lenda do folclore malaio pontianak que são mulheres que morreram dando a luz e que atacam homens. bom o livro não fica muito nesse terror, o início do livro tem até um pouco de suspense mas logo para
eu amei a ambientação da autora, o jeito que ela descreve os lugares, cheiros e etc me fizeram sentir que eu estava lá, acredito que o que mais me prendeu nesse livro foi a relação de mãe e filha da amisa e da szu.
o livro trás também diversas reflexões sobre luto, sentido da vida...
se esse livro tivesse apenas a szu e a amisa(no caso ela é narradora oculta) narrando seria muito melhor, eu não gosto da circe narrando e tbm não me importo muito com ela, talvez se fosse ela criança narrando fosse mais interessante

"esses dias eu estava assistindo a um programa sobre a NASA e me ocorreu que o unico jeito de sair desse planeta é morrer ou vira astronauta" (pag 227)

Tay 29/07/2022

O livro conta a história de uma garota com mommy issues e a amiga que é apaixonada por ela. No geral, é isso.

indieprincesz 27/07/2022

a história é contada pela perspectiva de três mulheres, o que torna a leitura bem interessante. a escrita da autora é bem simples e fácil de ler.

Nathy.Mileno 26/07/2022

Amisa sob 3 pontos de vista
O livro Ponti na verdade conta a história da personagem Amisa sob 3 pontos de vista: Szu, a filha de Amisa; Circe, amiga da Szu; e o narrador observador. Todos os 3 vemos um personagem sombrio, triste.

Mello 02/07/2022

Fiquei o tempo todo esperando alguma coisa acontecer e no fim nada acontece. Rsrs. A história relata a vida de SZU, seu relacionamento com a mãe, a amiga e a tia. A história é morna e da a entender que algo aconteceu na relação delas, mas no fim não tem nada. São vidas comuns.

leiturasdabiaprado 30/06/2022

Nada de especial nesse livro, na verdade eu diria que é decepcionante mesmo.
Achei a história arrastada e sem um enredo de verdade.
Mistérios que não se revelam e nem se mostram coerentes.
O marcador de livro diz: "Três mulheres unidas pelo que nunca disseram". E pra mim continuaram sem dizer até o final.
Amisa é uma egocêntrica, atriz frustrada que nunca amou qma filha.
Szu é uma jovem problemática que lida com o abandono desde cedo, tanto do pai como o da própria mãe dentro de casa.
Circe? Circe pra mim nem deveria estar no livro, colocaram como o terceiro elemento na história, mas sinceramente não vejo importância na sua narrativa, muito embora seja ela quem escreva quase o livro todo no presente!
Recomendo a leitura? Não, definitivamente não! Fui até o final porque sou insistente e fiquei esperando a história engrenar, o que, na minha opinião, não aconteceu!

line50 26/06/2022

"Era uma solidão que parecia maior e mais adulta do que o meu corpo, maior até do que um país. Ah, essa solidão tinha proporções continentais."

Liverei 24/06/2022

Foi uma leitura válida, com certeza muito bem escrita e fluída mas a história em si não me deixou feliz kkkk o final não me deixou contente, esperava algo mais elaborado.
Ler um livro com 3 pontos de vista e que se passa em 3 anos diferentes já é algo complicado, pois são mais coisas pra se detalhar e pro leitor ter que ficar lembrando já é complicado. Mas esse livro tem muita -muita mesmo- descrição de lugares desnecessários que ao meu ver não precisava e só arrastaram mais a história.