Ponti

Ponti Sharlene Teo

Resenhas - Ponti

Anabel.Carolina 01/06/2022

Ponti
Acho que não foi um momento bom pra ler.. A história não tem bem uma trama.. é só fatos da convivência de mãe e filha e amigas.. então não me apaguei muito! E tem muitos detalhes ( o que eu também não dou muito valor, acho que tenho memória curta) kkkk é isso!

leiturasdabiaprado 30/06/2022minha estante
Exatamente, achei sem sentido tanto destaque para a Circe! E o mistério ensaiado não foi apresentado até o final... achei decepcionante!

Rosângela Martins 07/05/2022

[?] Mas sei que é mentira. Porque todo mundo tem arrependimentos. E todo mundo se pergunta como o tempo pode passar tão rápido. (p.196)

oieamare 28/04/2022

GATILHO. GATILHO. GATILHO.
Existem livros que ensinam. Existem livros que fazem doer. E existe Ponti - que ensina, destrói, reconstrói e quebra tudo de novo.

Eu nunca li um livro tão sensível, tão cheio de gatilhos, tão injusto e tão verdadeiro como Ponti.
Sério! Este livro é 10/10 pra fazer chorar, para aprender e para viver.

A história tem o ponto de vista de três pessoas que estão interligadas pela mesma situação mudana: a existência nessa terra e o sofrimento derradeiro.
Natural de Cingapura é bem interessante essa imersão que a autora nos traz, mostrando não de forma romantizada mas trazendo a realidade e sendo dura e cruel como deve ser.

As três personagens passaram por momentos difíceis em sua vida e é muito doloroso vê que o processo se repete em alguns ciclos (como entre Amisa e Szu).
Não é um livro fácil de ler - há muitos gatilhos. Mas é uma leitura que recomendo muito.
As personagens nos fazem pensar sobre a vida e seus valores. Refletir sobre essa ansia que temos de ser algo e pensar que nosso ego faz sofrer.

Essa leitura me destruiu, mas sinto que amadureci uns trinta anos depois disso. ?

Lu Persuhn 21/04/2022

Uma reflexão
Vivências, experiências, memórias que entrelaçam as histórias das personagens e influenciam suas vidas e decisões. Vidas complexas e cheias de melancolia. Explosões de pensamentos, de o porquê das coisas serem como são, de expectativas não alcançadas ou superestimadas. Um lembrete de como a história de um ser pode afetar a de outro. Esse livro é um retrato psicológico do enredo. Não há emoções ou frenesi nessa leitura, como se espera geralmente, mas pode-se experimentar um reflexão de como nossas ações e sentimentos afetam outros a nossa volta e a nós mesmos. É um chamado para nos olharmos em nosso âmago.

Gi Lisboa 10/04/2022

Boa leitura
Apesar das muitas críticas que li sobre a história, achei interessante. Me prendeu do início ao fim e considero uma leitura boa para passar o tempo. Nos traz uma bela reflexão sobre amizade.

Ju Rocha 08/04/2022

Achei a leitura pouco fluida e cansativa em alguns momentos. Não consegui me apegar a Amisa e nem a Circe, muito menos a Szu. A história é parada porém não é de todo ruim.

Fabiana 10/02/2022

Esse livro conta sobre a histórias de 3 mulheres em épocas diferentes e como essas vidas são entrelaçadas.

Karina.Loureiro 26/01/2022

Meio caótico
Eu demorei bem mais que o normal para ler esse livro, porque ele não me prendeu em nenhum momento, a escrita é fluida e fácil de entender, mas acredito que o excesso de descrição torna a leitura cansativa.
É a história de três mulheres que se entrelaçam, então tem aquela pegada mais vida real, o que pode deixar a narrativa mais tediosa, mas ao mesmo tempo, há a inclusão de elementos fantásticos e folclóricos que poderiam adicionar maior riqueza para a história, porém acredito que a escritora não conseguiu de fato relacionar esses elementos com a história, deixando uma sensação de que foi algo incluído de maneira forçada. Para mim o penúltimo capítulo deixa isso evidente, ainda não entendi qual a importância e relação da madame Chang com a história, porque para mim parece apenas uma justificativa (meio tosca) para os problemas para dormir de Circe e deixar um certo mistério no ar, o que deixou a obra mais caótica ainda.
Apesar de não ser uma das minhas leituras favoritas, foi interessante ter contato com elementos culturais asiáticos e observar um pouco de como as relações se constroem por lá. Por isso acho que a leitura valeu a pena, embora não acredite que seja um livro muito memorável para mim.
(Um breve adendo: encontrei alguns sérios problemas de gramática, concordância e digitação no livro, provavelmente problemas na hora da tradução, o que é estranho pelo livro ser publicado pela Intrínseca)

Alícia 16/01/2022

Interessante
O livro mostra perspectivas realistas das três personagens principais, destrinchando seus pensamentos acerca das relações que desenvolvem. Deixa alguns pontos em aberto, mas é interessante ter sobre o quê especular depois que a leitura acaba.

Isaac 16/01/2022

ok
Foi uma experiência diferente. A leitura não foi difícil, mas entender o que a autora queria passar foi difícil. Não recomendaria esse livro, mas não me arrependo de ter lido.

Mayara 08/01/2022

Terror? Não do jeito que você espera..
Comprei o livro sem tanta pretensão, numa promoção dessas da Amazon e achando que seria mais um livro de terror a explorar o mundo asiático. Ledo engano.

Achei a história bem construída. O ponto de vista das personagens se desenvolve muito bem e apesar de começar devagar, quando engata não dá vontade de parar.

O livro possui alguns gatilhos que sempre faço questão de pontuar nas minhas resenhas sobre ele. Essa é a parte que considero oficialmente terror.

É um livro que vale a pena, não só pelo enredo, mas para conhecer um pouco de uma cultura totalmente diferente. Eu adorei a experiência e por isso recomendo!

Margallyne 31/12/2021

A história tem pontos bons, mas apenas isso. Nada que você termine e sinta que valeu muito a pena ler.

Kakau 21/12/2021

Construído em forma de recurso não linear?com flashbacks?,o livro Ponti retrata desde o fenômeno das monções,presente em Cingapura,até o relacionamento problemático entre mãe e filha?Amisa e Szu,respectivamente.
Mesmo não tendo lido a sinopse,na expectativa de uma melhor experiência,tanto o desenvolvimento como o desfecho não me provocaram nenhuma emoção ou entuasiamo;estava neutra,imparcial quanto às atitudes dos personagens.No entanto,ao mesmo tempo,me senti presa na escrita,ela flui perfeitamente.Com certeza,lerei mais livros da autora,Sharlene Tao.
Não me conectei muito com a história e os personagens,mas foi bacana fugir um pouco do padrão e consumir um romance cingapurense.São outras perspectivas.