Ponti

Ponti Sharlene Teo

Resenhas - Ponti

Navi.Azuos 11/03/2020

Sem Trama? SQN
Curti bastante o livro, embora para alguns leitores comuns ele cause tédio e transpareça não ter uma trama, o fio condutor desta narrativa e que une as três personagens são as relações: relações com a família, com o mundo e também consigo.

Anna caldieri 04/04/2021

Não sei se captei a mensagem do livro. Senti que a autora falou falou e não disse nada. Gostei da escrita do livro, mas o enredo foi pobre pra mim..

Me incomodou um pouco as mil comparações que a autora faz com verme e fases hahah mas blz.

Não leria novamente.

Kelly 02/09/2021

leitura razoável
a autora tem uma boa escrita. a história em si é até interessante, mas não vai pra lugar nenhum. a autora constrói muito bem as três personagens, mas não dá nenhum desfecho, o final fica meio em aberto. achei que faltou uma reviravolta ou uma explicação da história contada, mas não temos. ela só entregou uma história de três mulheres que se conheceram, intercalando passado e presente, e pronto.

ManiMeira 05/07/2021

Intenso
Sharlene Teo descreve personagens profundas e reais. Com um tom melancólico e descrições de um cotidiano grotesco.
Esse livro mostra três personagens em tempos diferentes, Szu, sua mãe Amisa e a amiga Circe, e a convivência entre elas, famílias e o mundo. Ao longo da história acompanhamos o impacto que elas tiveram uma na vida da outra.

A leitura me deixou completamente envolvida, me despertou diversas emoções e reflexões. Uma pena que para muitas pessoas o que mais vale em um livro é um plot twist avassalador, aqui temos simplesmente uma escrita impecável e o desenvolvimento de personagens cativantes mesmo com todos seus defeitos, tragédias e a solidão.
Dani Fuller 06/07/2021minha estante
Pelo que contou parece mesmo uma história a ser apreciada e bem interessante

Myzlen1 06/07/2021minha estante
Muito bom, gosto de livros que fogem o comum e certamente vou ler!

Fabi 26/10/2021minha estante
estou começando a ler agora e já senti que não é um livro comum!
qual foi a reflexão mais marcante q vc teve lendo o livro?
(pode dar spoiler, viu)

Mirella | @readingmirella 01/06/2021

é um livro esquisito;
eu não sei, demorei muito para conseguir refletir sobre o que realmente achei desse livro. as críticas sociais dele são super interessantes, mas o livro em si é todo esquisito e eu ainda tô tentando entender a obsessão com vermes.

Erika Neves.1 06/12/2022

Sinceramente não consegui entender o pq de tantas pessoas não terem gostado desse livro e da sua nota baixa aqui no Skoob. Sem querer falar mal, mas já falando, eu acho que as pessoas estão tão acostumadas com a mediocridade das Collen Hover da vida, e seus plot twist mirabolantes tirados das profundezas do meio do cool, que simplesmente não conseguem apreciar uma história simples, sobre a vida de 3 mulheres sem nada de especial. Pq assim, é a vida. muita vezes (na maioria das vezes, eu me atrevo a dizer) não acontecem altas reviravoltas incríveis na vida de ninguém. Vc apenas vai vivendo a sua vida, e é isso!

No livro acompanhamos a história de 3 mulheres diferentes em épocas diferentes. Amisa cuja história se passa em 1978, Szu em 2003, e Circe, em 2020. Amisa é a mãe de Szu, e Circe é a melhor amiga da menina.

Amisa foi a estrela de um filme B de terror, e uma mulher que desde muito nova tinha uma beleza estonteante, e continuou sendo extremamente bonita mesmo depois dos 40. O que dificultou seu relacionamento com a filha Szu, que não chegava nem perto de ter a beleza da mãe. Em 2003, acompanhamos Szu e o inicio de sua amizade com Circe, que começa absolutamente por acaso, e demonstra ser bastante tóxica, já que Circe é bem egoísta.

Já em 2020, acompanhamos Circe adulta, tendo que preparar uma campanha nas redes sociais para o remake de “Ponti”, o filme B estrelado por Amisa, fazendo com que ela comece a lembrar o tempo que era amiga de Szu.

As personagens desse livro me deixaram completamente envolvida, pela forma como as mesmas são desenvolvidas e sobre todas as reflexões que de forma melancólica, a autora nos coloca. Em nenhum momento ela tenta esconder os defeitos de cada uma delas e admito que elas são difíceis de gostar, especialmente Circe, que demonstra ser uma amiga falsa é extremamente tóxica. Incapaz de apoiar Szu, no momento mais difícil de sua vida.

No meu entendimento a maior reflexão e lição que podemos tirar do livro é de como o tempo passa de uma forma tão rápida e imparável, que quando nos damos conta, já se passaram 10 anos e vc simplesmente não percebeu. A solidão tb é mostrada de uma forma bem profunda. Amisa com sua beleza, que fascina e afasta as pessoas. Szu, com sua feiura e esquisitice, e Circe em seu casamento fracassado. Todos são exemplos de solidão.

A escrita da autora é extremamente agradável, e fluida, apesar de em alguns momentos ela ser muito escatológica, e com algumas passagens bem nojentas que considerei desnecessárias. Mas ao mesmo tempo, ela é muito envolvente e cativante. Além disso, as suas descrições de Singapura são tão assustadoramente vívidas, que em determinados momentos eu quase consegui sentir o cheiro das ruas ou das comidas que ela estava descrevendo. E por falar em Singapura, definitivamente ela é a quarta personagem desse livro, que tb vai evoluindo com o passar dos anos. Da extrema pobreza dos anos 70 até a metrópole super moderna dos anos 2020.

De um modo geral, esse livro faz refletir sobre solidão, luto, amizades desfeitas, sonhos não realizados, principalmente sobre o tempo e como ele passa rápido. Recomendo bastante, a não ser que vc seja fã da “maravilhosa” Co-Ho e suas reviravoltas patéticas. Se for esse o caso, fique longe!
Lais544 06/12/2022minha estante
Nunca li o livro entt não posso opinar kk
Mais acho que o livro deve ser muito bom só não alcançou o público que deveria .

E as notas vão do gosto de cada pessoa, não é pq gostam de collen haver e seus plots mirabolantes que também não podem gostar de um livro mais lento kkk

Só minha humilde opinião ??

Mirella.Catarina 29/12/2022minha estante
Adorei sua resenha e concordo com tudo! É um absurdo a avaliação baixa desse livro aqui no Skoob, o que só pode ser explicado pelo intelecto baixo dos leitores que deram uma nota tão baixa (sinceridade beirando a agressividade kkk)

Erika Neves.1 31/12/2022minha estante
Nossa, sim. Eu fiquei super reflexiva depois de ler esse livro e passei diversos dias pensando nele.É um livro tão profundo, com tantas coisas nas entrelinhas, mas é assim mesmo. Sinceramente, sem querer ofender mas já ofendendo, só um intelecto muito baixo mesmo pra não ter gostado.
E Feliz Ano Novo pra vc. :)

Dani 19/03/2023minha estante
Oi Érika td bem? Vim aqui pq depois de terminar o livro tbm fiquei pensando no pq dele ter uma avaliação média pra baixo por aqui, e me peguei no seu comentário muito claro sobre como as pessoas estão esperando sobre os livros que leem né !? Faz muito sentido!
Tô aqui pensando em tantas coisas que o livro aborda , eu tô aqui meio nauseada com os cheiros e o pessimismo que a autora consegue nos fazer sentir.
Parabéns pela resenha! ?

Cyntia Bender 03/04/2021

Sinceramente, não entendi hahah
Então, como falar sobre esse livro que eu não entendi qual é o objetivo, mas também eu não consegui parar de ler até acabar? Chega a ser engraçado depois de quase 300 páginas um livro não fazer o menor sentido e ainda assim ser bom de ler. Até onde eu consegui entender, a história é contada por três mulheres ao longo de suas vidas, e o ponto comum entre elas é o fato de uma delas Amisa, ter feito uma trilogia de terror sobre uma lenda antiga. Mas assim, a sinopse desse livro dava a entender uma coisa completamente diferente do que realmente tem nesse livro. Eu não consigo nem explicar como é confuso e não vai pra lugar nenhum essa história. Acho que eu estava querendo tanto chegar em algum ponto que fizesse tudo ser esclarecido que acabei ficando na gana de ler até o final, mas sinceramente, não indico.

Isaac 16/01/2022

ok
Foi uma experiência diferente. A leitura não foi difícil, mas entender o que a autora queria passar foi difícil. Não recomendaria esse livro, mas não me arrependo de ter lido.

Verona 29/03/2021

Não era o que esperava
O livro é um drama e gostei, mas creio que muitos podem se enganar e achar que se tratava de um livro de terror hahaha
O fundo é sobre um filme de terror, mas a história em si é sobre três mulheres, que de uma forma ou de outra se interligam!
Foi um bom passatempo!

Beth 23/07/2021

Diferente de tudo que já li!!!
Se você está procurando um livro com muitos plots e grandes acontecimentos, esse livro não é pra vc. Em Ponti acompanhamos Szu, Amisa sua mãe e Circe amiga de Szu, o livro retrata os relacionamentos das personagens entre si e entre as pessoas ao seu redor, a escrita da autora é muito boa, achei bem rápido de ler, gostei bastante das histórias e me identifiquei com a Szu, eu pensava um pouco como ela aos meus 16 anos kkkk
E a autora tem alguma pira esquisita com cocô, todo capítulo tem alguém cagando kkkkkkk
Maxwell.Leal 09/08/2021minha estante
mds eu achei que era o único que tinha reparado nessa nóia com cocô kkkkkk

30/06/2021

Tenho como regra não avaliar mal um livro. Porque pode ser que eu não tenha compreendido. Ou porque não tenha sido o melhor momento para ler. De qualquer forma, um livro sempre, SEMPRE, irá ensinar algo, ou trazer alguma lição, por menor que seja. Ou simplesmente nos mostrar o que não escrever ou como não redigir uma história. Ponti é interessante, mas não é brilhante. Por vezes é enfadonho, mas nos faz conhecer um pouco de outra cultura. Poderia ter sido melhor explorado, a sensação ao terminar é de que saí de uma narrativa comum de uma vida sem graça. Até mesmo as tragédias do livro acabam sendo entediantes. Talvez o melhor aprendizado que tirei desse livro é que precisamos uns dos outros. Precisamos conversar e desabafar, precisamos ser sinceros nas nossas dores. Temos que exercer nossas vontades e necessidades. Calar não te faz mais forte, apenas mais entediante.

Mii 20/06/2021

Sinceramente não achei o livro ruim
Ponti conta a história de três mulher e como ambas tem um papel importante na vida das demais. Os personagens são bens construídos e apresentam características bem reais, me peguei algumas vezes me comparando do a Szu. Enfim, acho que o grande problema é que as pessoas estão acostumadas a grandes reviravoltas, o que não acontece nessa história. Foi uma leitura reflexiva para mim e de certa forma reveladora e contrariando o que muitos dizem tem enredo sim e uma história riquíssima
ManiMeira 05/07/2021minha estante
Concordo com suas palavras.

Gio 29/09/2021

Atenção, pessoas vocês precisam parar com a mania de comprar um livro só porque ele ficou 7 reais na Amazon sem ler a sinopse e depois sair por aí falando que o livro é muito ruim.

Uma história de três mulheres em Cingapura, um país na Ásia.

Eu achei as personagens tão reais e tão bem escritas, nenhuma delas tinha aquele objetivo de fazer o leitor se apaixonar por elas, são simplesmente mulheres existindo num mundo onde as pessoas são uma droga. A autora desenvolveu a história parece que com o objetivo de mostrar as relações entre elas e justificar seus comportamentos, quem ler realmente esperando uma história com plots twists inusitados ou focada na lenda de Ponti - e de repente esperar aparições assustadoras- está embarcando na história errada. As pessoas compraram a história pelo preço sem ler a sinopse e quebram a cara porque não é o estilo de história que vende hoje em dia.

Na minha opinião foi uma grande descoberta essa autora asiática maravilhosa, a ambientação que ela criou em Cingapura me deixou imersa, desmistificou o estereótipo da cidade e das pessoas a que habitam.

Com certeza não faz o estilo de leitura que a maioria gosta mas está longe de ser esse bicho de sete cabeças que todos falam, única coisa que me desanimou foi porque eu queria mais detalhes e cenas sobre Ponti (lenda asiática) em si, mas na verdade se trata de um filme "ponti" que uma das personagens protagonizou, e não sobre realmente a lenda que ia aparecer na história.
Maxwell.Leal 29/09/2021minha estante
Nossa concordo com tudo, nunca vi sentido desse livro ser massacrado

David 11/09/2020

Uma Agradável Surpresa
Foi meu primeiro contato com a literatura asiática; realmente não sabia o que esperar. Talvez isso tenha contribuído para que eu ficasse tão satisfeito com essa leitura.
Apesar da história se passar do outro lado do mundo, as inseguranças da vida adulta e, principalmente, da adolescência são universais. Pessoalmente eu me vi representado pela Szu quando ela olha pra sua vida e não consegue ver nada de extraordinário; a angústia de não ter um bom relacionamento com a família, a falta de amigos, o sentimento de não pertencimento a nenhum grupo, a baixo autoestima, tudo isso é muito real pra mim. Szu é uma representação clara daqueles que têm dificuldade de encontrar um lugar confortável que permita o desabrochar da sua personalidade.
Um bom livro doméstico, com uma boa dose de drama familiar e reflexões que nos permeiam a vida toda.

Déa 21/04/2019

Livro denso e intenso!
Uma história contada por três mulheres em épocas diferentes, Ponti mostra-nos como a vida vai passando e como podemos deixar com que as frustrações tomem conta dela. Amisa é frustrada no amor e na carreira de atriz. Szu, sua filha, é frustrada porque não tem a beleza da mãe, foi abandonada pelo pai e vive na sombra sem ter coragem de sair do caos caótico que vive. Circe entra no mundo de Szu e ambas constroem uma amizade, da maneira delas, mas se afastam depois de um tempo com certas mágoas e também dúvidas. Um livro que mostra-nos ao fundo um pouco da Cultura de Cingapura, de seus costumes e de seus valores. ?

Me lembrou muito alguns livros da Tag Curadoria, pois fazem-nos pensar, refletir sobre tantas coisas da vida. Achei a narrativa fluida, e pode parecer confusa para alguns, mas como estou acostumada a este tipo de leitura, soube identificar no modo da escrita, as sensações e aflições profundas dessas personagens. Quem já não desfez amizades da infância e da adolescência? Ou que se afastou de algum amigo(a) e nem sabe explicar o por quê? Achei Amisa egoísta demais, mas como julgar uma mulher desiludida e amarga? Sua filha vivia à sua sombra, sem perspectivas de vida! Foi a personagem que mais me tocou, justamente por não ser compreendida. Mas gostei muito do final ?vago? e esperançoso.