A Guerra do Lobo

A Guerra do Lobo Bernard Cornwell

Resenhas - A Guerra do Lobo

Sparr 28/09/2023

Por mais Uhtreds no mundo...
Algumas pessoas reclamando da fórmula do senhor Bernard Cornwell de fazer a história quebrar-se no tempo, mas eu simplesmente adorei o que ele fez neste volume.
Ele não apenas mostra a lentidão com que as coisas se desenrolavam no Reino de Wessex, como bem mostrou o quanto Eduardo e sua corja eram completamente filhos da p#t@ em suas conduções de aliança e jogos para manter o trono e o sonho da nação unificada. Para além disso, Bernard usa Uhtred para mostrar o quanto os noruegueses, guiados pela promessa de prestígio, reputação e riquezas, estavam dispostos a derrubar reis e passarem por cima dos seus iguais.
A narrativa mostra como a consolidação da fé cristã por meio da guerra, acabou por fazer um grande apagamento dos costumes e ritos pagãos. Ele também mostrou que o homem obrigado a abandonar suas crenças, reza a Jesus na cara de seu senhor, mas beija o martelo de Tor e pede proteção a Odin em seu coração. Ele apresenta a expertise religiosa do sincretismo para fazer os mais jovens acreditarem no Deus Cristão. Os mais humildes, aqueles para quem seguir ordens é questão de sobrevivência, abandonavam suas antigas percepções para serem abraçados nessa nova ideologia, por medo e por sobrevivência. Isso me deu até embrulho no estômago, mas as coisas são o que são.
Sobre Uhtred, vi um senhor da guerra mais cansado, mais emotivo, mais feroz e temível, também mais esperto e contido. Chorei com ele em alguns momentos, torci por ele em tantos outros e o vi ser usado pelos deuses, nas mãos hábeis do senhor Bernard.
Fiquei muito satisfeita com a construção desse arco. A história é o que é, tal qual o destino. Nem sempre satisfará a todos. Como eu abraço o que me vem, adorei passar por essa fase do lobo.

AdsonFinho 28/08/2020

Excelente
Um dos livros da saga que mais me deixou com medo pelos personagens, narrativa do Bernard Cornwell sempre espetacular, recomendo a todos que gostam de romances históricos

Cristiano.Franco 03/11/2020

Saudades desse universo.
A melhor resenha para um livro desses pode ser resumida com a constatação de que a leitura se esgotou praticamente no mesmo dia. Só consegui parar quando a última página apareceu na minha frente. Incrível o poder desse autor maravilhoso.

Ju 06/04/2020

Credo, que delícia
Sou uma grande admiradora da escrita de Bernard Cornwel e sem dúvida as crônicas saxônicas é uma saga bem escrita, instigante e de leitura muito prazeroza, porém tudo tem seu fim. Da mesma maneira que não gostaria que acabasse tão cedo, sinto que não consigo mais imaginar Uthred e Finan tão potentes assim nas batalhas. Também percebi com a leitura deste último livro que as repetições de jargões, de atitudes, e de desafetos são muito presentes, e o que me instigava antes hoje não me instiga mais tanto assim, não tem como ser diferente depois de tantos livros, por isso torço pro último ser o 12 e que assim Bernard crie uma nova saga, com novas personagens e novas batalhas! O destino é inexorável.

denis.caldas 27/10/2023

Intrigas estatais e eclesiásticas
Interessante acompanhar a história da formação do Reino Unido, assim como o avanço da Igreja Católica sobre os pagãos. O nosso querido herói e pagão sempre nos faz pensar e rir, preso em suas crendices e promessas, mas com uma ética superior aos autoproclamados éticos cristãos, que não respeitam mas exigem respeito. Pena que ele está envelhecendo, mas essa é a realidade da vida, e tomara que ele aguente o baque!

Carlinha 07/05/2020

" A corte saxã era um ninho de vespas, refleti, e eu secretamente havia acrescentado o meu ferrão aquela confusão régia."

Rafael 13/02/2022

Sempre haverá guerra?
O resumo perfeito vem do próprio Bernard Cornwell: “Os cristãos gostam de sonhar com um mundo perfeito, um lugar onde não existem batalhas, onde as espadas são transformadas em arados e o leão, que quer que isso seja, dorme com o cordeiro. É um sonho. Sempre houve guerra e sempre vai haver. Enquanto um homem desejar a esposa de outro, a terra de outro, o gado de outro ou a prata de outro, haverá guerra. E, enquanto um padre pregar que seu deus é o único deus ou que é o melhor deus, haverá guerra”.

E nesse livro a guerra tem um motivo ainda mais importante: Stiorra. Um livro onde as emoções falam mais alto e vemos o temido jogo pelo poder aflorando ainda mais. Para não perder o costume, uma batalha nos deixa aflitos e querendo fazer parte da parede de escudos.

Chegando aos passos finais, fica aquele embate de querer descobrir o final mas ter medo do que vai acontecer.

Alê Guimarães 20/07/2023

Não perde o vigor
11o livro da saga de Uthred e da Inglaterra, o livro de Cornwell mantém a força com batalhas empolgantes e viris, que nos colocam nas paredes de escudo e sentindo o gosto das lutas. Excelente.

Myhh 01/08/2021

Wyrd bið ful aræd.
A Inglaterra ainda não existe, mas seu nascimento, com sangue, matança e horror, está próximo.
É Bernard Cornwell, é Uhtred. Não tem como ser ruim.

Evaldo29 18/04/2023

Como não gostar desta saga não e?
Livro muito bom, as cenas de batalhas são incríveis e muito únicas, neste livro o sentimento de perda e muito grande, a reviravolta do último capítulo foi sensacional ????

Rubens Andrei 14/11/2021

A guerra do Lobo
Que obra magnífica, o cenário todo reflete á um final onde Uhtred sai derrotado, onde a vingança não é alcançada, porém o desfecho é extraordinário!

Uhtred desde o início foi um Rei sem coroa.

Thiago Amorim 20/08/2022

Um rei pagão
Nesse livro vimos o surgimento de um novo personagem norueguês que tenta dominar a Northumbria. Uhtred precisa enfrentar riscos absurdos, e quase perde tudo numa batalha contra uma fortaleza tão formidável quando Bebbanburg.

Otávio 01/12/2020

Entre a ficção e a realidade, a guerra e os bastidores dela
Mais um excelente volume das Crônicas Saxônicas, de Bernard Cornwell. Acompanhando mais um capítulo do senhor Uhtred de Bebbanburg, importante líder militar na embrionária Inglaterra.

Em linhas gerais, sem adentrar detalhes da história, a narrativa é traçada com objetividade, como se esperaria de um homem de ação, como Uhtred. Relata batalhas e bastidores de uma reunião pelo qual o último reino saxão ainda não submisso à Wessex, o Reino da Nortúmbria, se entrelaçaria ao Rei Eduardo de Wessex. Ainda, a luta contra o invasor norueguês (viking) Sköll Grimmarson.

Ansioso pelos próximos volumes, que, creio, já se aproximarão do final da série de livros.

Márcio 20/09/2019

Ótimo
Acho q foi um dos melhores da saga...mas quando você acha que a história de Uthred vai terminar.. surpresa...ela continua..kkk...esse velho é imortal..kkk mas é um ótimo livro, principalmente para quem gosta de romances históricos.
Aisha Andris @AishandoBooks 21/09/2019minha estante
O próximo sai este ano ainda nos EUA #desnecessauro

Márcio 21/09/2019minha estante
Kkk parece q a saga não acaba nunca.kkkk

Aisha Andris @AishandoBooks 21/09/2019minha estante
Vai terminar com ele morrendo velho depois de atazanar os padres tudo, pelo jeito. Como sabemos que vai acontecer mesmo.

Márcio 21/09/2019minha estante
Kkkk verdade

LOSK 22/10/2019minha estante
Ele andou falando que a saga acaba no 12.

Aisha Andris @AishandoBooks 13/11/2019minha estante
Tomara que acabe mesmo.

Aisha Andris @AishandoBooks 26/12/2019minha estante
Pois é, concordo com você. Foi um livro ótimo, mesmo que a morte de certo personagem que eu amava. Mas ainda quero que acabe logo. Vamos ver se o 13 será o último XDDDDD