Impostores

Impostores Scott Westerfeld

Resenhas - Impostores

Dani do Book Galaxy 08/09/2020

Me senti em 2014, e de um jeito bom
Fiquei feliz ao me deparar com um novo livro que divide o universo de "Feios", uma série de distopia do mesmo autor que li lá em 2014 e curti bastante. Essa série surgiu na época em que tivemos o boom das distopias, com Divergente, Jogos Vorazes e O Teste e, e em "Feios", o autor nos traz uma sociedade altamente tecnológica em que avançamos tanto com a tecnologia, que, quando os adolescentes completam 16 anos, têm o direito de fazer uma cirurgia para se tornarem bonitos. Perfeitos. É uma sociedade altamente tecnológica que usa essa tecnologia para reforçar a ditadura da beleza e da perfeição.

Em “Impostores” o autor revisita esse universo complexo e distópico com nossa protagonista - Frey -, e sua irmã gêmea, Rafi. Essas garotas não vivem como irmãs "normais"; filha de um importante governador, Rafi - que nasceu mais velha por uma diferença de 26 minutos da Frey - foi criada como a filha perfeita, oradora, representante do governo, uma embaixatriz perfeita do governo. Já Frey foi criada longe de todos, treinada desde criança para matar e agir como uma dublê da irmã mais velha, substituindo-a em situações de perigo e sendo instruída, desde criança, a se sacrificar pela irmã mais velha.

Gostei bastante de retornar ao universo de "Feios". Extremamente leve e rápido de ler, o livro me entreteve e manteve interessada na história. Também gostei que o autor explica os acontecimentos e descreve as cenas de uma forma objetiva e dura, sem ficar floreando muito as coisas. Assim, mesmo que um pouco rasa às vezes, a história fica muito dinâmica e com uma frequência constante de acontecimentos.

Porém, em alguns momentos senti que essa dinamicidade e velocidade na história se refletiu de forma negativa. Às vezes, senti que as coisas foram tão rápidas que nem deu tempo de eu absorver ou deixar o cérebro decantar. Isso se reflete claramente na personalidade de Frey, a protagonista, que em alguns momentos é uma pessoa madura com habilidades incríveis e instintos de liderança, para no momento seguinte "regredir" e se comportar como uma adolescente apaixonada e um pouco obcecada (como toda adolescente de 16 anos parece ser).

Gostei da atmosfera política e distópica que aparece em "Feios" e aqui também, principalmente no que concerne aos aspectos tecnológicos. Partindo de aparelhos que nos deixam conectados com os feeds 24h por dia e passando por pranchas voadoras, comidas desidratadas e redes sociais desenfreadas, Scott Westerfeld imagina um futuro distópico assustadoramente plausível e, ainda assim, deliciosamente inovador.

Ritchelly - @garotagirassol_ 01/02/2020

#resenhadagirassol - Impostores
Ninguém além de algumas pessoas selecionadas sabem, que o governante de Shreve tem duas filhas.

Nascidas com apenas 26 minutos de diferença, as filhas do poderoso e autoritário governante receberam criações diferentes. Rafia, cresceu como a filha perfeita, aprendendo habilidades necessárias para governar ao lado de seu pai.

Já para Frey, foram ensinadas técnicas de batalha, lutas e a matar, com o único propósito de proteger sua irmã. Ninguém que não precise saber sobre sua existência, sabe que ela existe a fazendo viver pelos olhos da irmã em muitas das suas missões com o público.

Foi em uma dessas missões, que Frey é enviada como impostora de sua irmã, como garantia de um perigoso acordo entre governos. Sob todos os holofotes e longe da irmã, Frey irá colocar em prova todos os ensinamentos que aprendeu e descobrir mais de si mesma e o governo de seu pai do que imaginava poder saber um dia.

Essa leitura se arrastou bastante, eu não consegui me apegar aos personagens, que apesar de carismáticos não demonstravam aspectos tão humanos a ponto de me convencer. Todos eles tinham atitudes e pensamentos em prol do governo que acreditavam e isso se tornou a personalidade deles bem rasa.

Eu gosto de uma boa trama política e aqui vamos acompanhar um governante que não mede esforços para ser absoluto, (utilizando inclusive métodos que oprimem o seu povo) sendo questionado sobre suas atitudes.

O livro também fala sobre o controle que a política tem sobre a mídia, e sobre um povo que não pode falar sobre seu governante ou desaparece da noite pro dia acusado de traição. O autor tem o cuidado de comparar este cenário com outro onde é respeitado o limite da liberdade do próximo, e esse foi um ponto positivo do livro.

Gostaria que o livro desse mais espaço para a resistência e mostrasse suas motivações, mas acredito que será algo a ser tratado em uma continuação que já está sendo esperada depois daquele final incrível.

“Impostores” é um romance que se passa no mesmo universo da série “Feios”, mas com uma gama de personagens e tramas diferentes. Se você assim como eu nunca leu a série, pode ser que se perca em alguns termos ou citações sobre o passado, mas não irá prejudicar a leitura.

No mais, recomendo a leitura para quem gosta de histórias que abordam política e muitas reviravoltas, com um enredo que apesar de parecer clichê pode te garantir fortes emoções.

site: https://www.instagram.com/garotagirassol_/

AndyinhA 28/02/2020

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Série nova no blog, mas a verdade é que a história é uma velha conhecida nossa. (Re)surfando na onda de seu grande sucesso ‘FEIOS’, o autor trouxe uma nova série baseado no mundo fútil que nos foi apresentado com a protagonista Tally, mas, tivemos tantas reviravoltas e em EXTRAS, a história já começou a seguir outro rumo. E aqui também é na mesma essência, mas o original pouco a pouco fica para trás.

Eu lembro que quando li Extras, fiquei bem decepcionada pois esperava voltar ao mundo criado por Scott, mas a ideia já seguiu algo diferente, e aqui podemos dizer que está mais diferente impossível. Apesar de ser vendido como universo de Feios, eu vi bem poucas referências a isso. A coisa já teve tanta mutação e o nome da protagonista original virou uma lenda. Acho que ele quis puxar a brasa para seus fãs mais antigos.

Mas esquecendo o mundo de feios e indo no agora, a narrativa continua cativante e ágil como sempre, isso é algo que curto no autor, seus capítulos são fáceis e rápidos de ler, a gente realmente quer saber o que acontece.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2019/07/ImpostoresPoison.html

Carina 11/03/2021

Impostora
A história se passa em um ambiente de características futuras. A escrita me fez soltar a imaginação e acreditar que o final seria diferente com um romance avassalador e um pai corroído pelo remorso.

Maria13201 27/05/2023

Impostores
Meu livro favorito até hoje, incrívelmente bom, uma história cheia de detalhes e muito intensa. Fiquei extremamente chateada porque nunca saberei o fim, já que a segunda edição só tem em inglês e é 80 REAIS. Mas a história é impecável

Naty__ 04/11/2019

Nunca tinha lido nada do autor. A série Feios nunca me encheu os olhos, não sei se pela capa ou coisa do tipo, mas nem a sinopse dos livros eu li, então não posso afirmar com propriedade.

Frey nasceu 26 minutos após Rafia e ambas foram criadas de forma bem diferentes. Enquanto Rafia, sob os cuidados do pai, foi criada para ser o exemplo de menina, de comportamento e educação, Frey era totalmente o oposto. Não entendia nada de francês, não sabia se portar numa mesa na hora do jantar e sequer sabia como se vestir. Mas ela tem algo que a torna especial – e digo isso no presente porque até hoje Frey age assim e nasceu para isso: proteger a irmã gêmea.

Rafia é totalmente bela, recatada e do lar, treinada para aparecer diante das câmeras e de qualquer pessoa da alta sociedade; Frey é aventureira e precisa representar a irmã em situações embaraçosas. Ela foi treinada para aprender a defender, a lutar e, se preciso, matar. Ninguém sabe da existência dela, exceto seu pai, a irmã e alguns funcionários.

Já era previsível que algo aconteceria, com tanto treinamento que o pai impunha, ele tinha alguma intenção com tudo isso. O pai das meninas fazem um acordo com os Palafox. Ele dará proteção contra os rebeldes em troca de explorar o metal deles, porém, os Palafox não confiam e pedem a Rafia como garantia, ou seja, pedem-na como refém. Mas a queridinha do papai não poderia ir, afinal, seria muito arriscado. Então, quem é que dá a cara para bater? É claro… Frey. No entanto, ninguém sabe disso.

No decorrer do livro nos pegamos com dó da Frey por tanto descaso que o pai tem, sentimos que ele não a considera como filha e sim como um objeto, uma escrava que está ali apenas para servir a irmã. Isso é lamentável e torna a leitura mais comovente. Rafia é dependente, a gente sente também uma certa pena, mas nada se compara ao que Frey passa.

Todo o desenrolar da história é bem pensado. O pai criou a garota para ser tão, mas tão esperta que é até bonito de ver como Frey consegue sair de qualquer cilada, desde a mais simples até mesmo a mais embaraçosa. Acreditem! E dá vontade de aplaudir.

Este é só o primeiro livro, ainda haverá continuação, talvez por esse motivo você pense que existem coisas que não foram respondidas. E você está certo, mas não é nada que prejudique a compreensão. Começa-se com A, desenvolve-se com B e percorre o alfabeto inteiro. Apenas alguns elementos (insignificantes) ficam sem respostas. Mas isso é só para nos preparar para a continuação, que não vejo a hora de lê-la.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2019/08/resenha-impostores.html
Angela Cunha 21/04/2020minha estante
Taí um livro que sempre quis ler, mas fui deixando meio que de lado. Também não li a série Feios, mas ela é bem dividida em matéria de opiniões, uns amaram, outros nem tanto.
Fiquei meio assim com isso das irmãs sendo tratadas de forma tão diferentes. Mas tudo com um propósito.
Com certeza se ainda puder, quero muito ler!!!
Beijo

Raah 03/06/2020minha estante
Quero muitooo fazer a leitura desse livro, eu até tenho ele na estante, só preciso começar rsrs. Confesso que a premissa deste livro chamou muitooo mais minha atenção do que a da série Feios.
Achei bem triste isso de o pai tratar as filhas de maneiras tão distintas.
Estou curiosa para conhecer as protagonistas, que parecem ser muito bem construídas, principalmente Frey.
Espero fazer essa leitura muito em breve! Beijos ?

Samara.Rocha 15/11/2021

Scott não decepciona nunca
Gostei muito do livro, a série feios é minha série favorita e amo os outros livros dele.
Gostei de ser ambientada no universo pós o de feios e explicar como a revolução da Tally refletiu no mundo.
Achei que o livro podia ser maior, achei a história meio corrida e apressada, assim como o romance que surgiu em menos de uma semana.
Tirando isso estou muito ansiosa pela sequência, espero que explique um pouco mais do sumiço da Tally e a desesperança dos rebeldes.

Thiago Silva 05/06/2020

Westerfeld é você mesmo ?
Breves considerações

- A história tem potencial, mas foi mal desenvolvida nesse primeiro livro.

- Os acontecimentos aconteceram rápido demais, teve momentos que a história mudava para um cenário diferente e ficava me perguntando se tinha lido direito.

- O romance, os sentimentos de ódio e de identidade também achei mal desenvolvidos.

- E para quem leu Feios, sabe que a escrita do Westerfeld é muito mais superior ao que foi mostrado nesse livro.

Mas num todo é sempre bom revisitar o universo de Feios e relembrar de Tally Youngblood.

Sandrics 25/07/2019

Pensem em um livro que foi devorado. É este. Afinal eu amo uma boa distopia.
O autor Scott Westerfeld já era conhecido pela série Feios, inclusive o livro Impostores faz parte de mesmo universo, mas eu nunca li a série Feios. Ainda. Pois agora preciso.
No livro conhecemos as irmãs gêmeas Rafi e Frey, filhas do autoritário e odiado líder de Shreve. Mas o mundo conhece apenas Rafi, a filha perfeita, a princesa. Enquanto isso Frey é mantida como segredo, sendo treinada para lutar e matar, proteger sua irmã e também morrer por ela.
Devido à negociações sórdidas de seu pai, Frey é enviada em uma missão como refém (enquanto todos acham que trata-se da Prince Rafi) e é nessa missão que ela tomará consciência de como é usada e como é descartável. É aí que tem início uma revolução.
O livro é intenso, com uma narrativa super fluída e que prende o leitor até o fim e além, pois eu fiquei ansiando pela continuação e ao mesmo tempo por saber o que aconteceu no passado (série Feios, que já estou aguardando chegar de uma troca no Skoob).
Indico pra quem gosta de aventura, livros juvenis e distopia.

site: https://www.instagram.com/culturinhas/

Ivy (De repente, no último livro) 25/07/2019

Resenha do blog "De repente no último livro..."
Eu nunca havia lido nada do autor e foi uma experiência bem legal conhecer a escrita dele. Scott escreve para jovens leitores, então sua narrativa é bem leve e dinâmica, fácil de acompanhar e seus personagens, apesar de maduros e capazes de fazer coisas extraordinárias, são bem novinhos.

Os protagonistas até que agradam. São personagens de teor bem juvenil, então apesar de serem obrigados a lutar pela sobrevivência, o autor também se encarrega de que eles mantenham atitudes corriqueiras, tenham dúvidas e fraquezas, pois se trata de uma história onde ambos cresceram sem conhecer a realidade cruel de outros lugares.

Eu me senti um pouco desconectada com o romance dos dois, achei que a paixão de Frey por Col ocorreu muito rápido, quando me dei conta a perigosa assassina já estava caidinha pelo herdeiro dos Palafox, mas... acredito que é coerente se a gente levar em conta que Frey é uma garota que cresceu sozinha, sem amigos, sem consolo e certamente sem se apaixonar. Então de repente ela vê a chance de desabrochar e o garoto ao lado acaba se tornando uma tremenda novidade na nova vida de Frey. Quando a gente analisa Frey, dá pra entender porque o autor optou por esse amor instântaneo já que ele quis motrar de certa forma o quanto ela está deslumbrada com tantas novas coisas e possibilidades. Por isso fica a dica pra antes de a gente como leitor julgar a rapidez de Frey em se declarar apaixonada tentar entender também todo o destino louco que a garota teve desde então, pois assim fica mais fácil digerir esse romance atípico.

Ainda assim, faltou mais quimica nos momentos românticos de Frey e Col. O autor quis colocar romance sem querer perder muito tempo com cenas e mais cenas de amor, só que acabou se tornando uma relação mecânica onde às vezes eles mais pareciam estar movidos pela dependência de um pelo outro do que por amor de verdade.

A trama segue a linha das distopias tradicionais, onde a tecnologia é usada para o mal na maioria das vezes, as pessoas comuns convivem em um regime de extrema opressão e o líder é um tirano que só se apega à ele mesmo. Eu gostei desse vilão de Impostores, mas achei que ele ainda recebeu pouco espaço pra mostrar do que é capaz. Espero que Scott Westerfeld foque mais nele no próximo volume pois me parece um vilão com potencial.

A narrativa, como já disse, é dinâmica. À todo momento acontecem coisas, e o leitor fica na dúvida com relação à vários outros detalhes já que como tudo se centra muito em Frey e Col, somos privados de qualquer informação sobre o que ocorre em outros lados da batalha. Estar à cegas é bom se tratando de uma série, pois abre infinitas possibilidades para o autor desenvolver mais nos próximos volumes.

site: www.derepentenoultimolivro.com

Matheus 18/01/2022

sabe aquele livro farofa para sair de uma ressaca literária?
preciso começar dizendo que a escrita do scott westerfeld é tão leve que quando você percebe já está na metade do livro - e eu AMO isso. o fato de a história ter uma proposta muito boa e os personagens serem atrativos também ajuda muito a desenvolver a leitura. no entanto, eu achei tudo muito corrido e desesperado, algumas coisas nem tiveram tempo de ser desenvolvidas. quando você percebe já aconteceu 50 coisas em 2 capítulos, porém isso não anula o fato de ser um livro muito bom.

Jey Canavezes 30/03/2020

Scott está de volta!
Acho incrível como Scott Westerfeld consegue nos cativar em meio ao caos que ele cria.

Impostores é uma história rica, com personagens poderosos e uma trama de dar água na boca. Alô, Editora Galera, estamos prontos para o resto da história! Pode lançar os livros que estamos ansiosos por mais!!!

Mads 19/06/2020

Incrível
Leitura instigante, acabei lendo em um dia... Adoro a escrita e o universo de Scott Westerfield.

Gis 10/03/2020

"O mundo inteiro parece sem limites agora. Nada de treinamentos de combate pela manhã, nunca mais. Sem cafés com os Palafox enquanto finjo ser Rafi. Sem fingimentos. Só eu e meus aliados - e as coisas no escuro que querem nos matar.  A liberdade pode ser bem assustadora".